Peças para o próximo leilão

444 Itens encontrados

Página:

  • NETZUKE EM MARFIM DE MUITO BOA QUALIDADE REPRESEENTANDO PERSONAGEM DE TEATRO COM LEQUE, MARTELO E PERUCA. CHINA, SEC. XIX. 3,8 CM DE ALTURA
  • DOIS SUPORTES PARA INRO EM MARFIM SENDO UM COM FEITIO DE AVE E OUTRO COM FEITIO DE CCUNHA. CHINA, SEC. XIX. 4 CM DE ALTURA (O MAIOR)
  • TRES SUPORTES PARA INRO EM MARFIM REPRESENTANDO VEGETAIS, SALAMANDRAS  E INSETOS. CHINA, SE.C XIX. 4 CM DE ALTURA
  • PRECIOSA TAÇA DE LIBAÇÃO EM NEFRITA NEGRA DA REGIÃO DE GUANGXI. DECORADA COM FRUTOS E FLORES. POSSUI SUPORTE SIMULANDO FOLHA COM NERVURAS E RAMAGENS. CHINA  ,SEC. XIX. 12 CM DE COMPRIMENTONOTA: Segundo os costumes chineses, vinho de arroz ou chá é derramado em frente a um altar horizontalmente da direita para a esquerda com as duas mãos como oferenda aos deuses e em honra dos antepassados.A oferta é geralmente colocada sobre o altar por um tempo antes de ser oferecido em libação.Em cerimônias mais elaboradas, para honrar divindades, a libação pode ser feito sobre as oferendas de papel em chamas; enquanto que para os antepassados, o vinho só é derramado no chão.
  • LINDA TAÇA DE LIBAÇÃO EM NEFRITA NEGRA DA REGIÃO DE GUANGXI. DECORADA COM FLORES E REMAGENS. POSSUI SUPORTE SIMULANDO FOLHA COM NERVURAS E RAMAGENS. CHINA  ,SEC. XIX. 10 CM DE COMPRIMENTO
  • MAGNIFICA TAÇA DE LIBAÇÃO EM NEFRITA NEGRA DA REGIÃO DE GUANGXI. DECORADA COM FLORES E RAMAGENS. POSSUI SUPORTE SIMULANDO FOLHA COM NERVURAS ONDE REPOUSA UM SAPO, FLORES E RAMAGENS. CHINA  ,SEC. XIX. 11 CM DE COMPRIMENTO
  • FORMIDÁVEL TAÇA DE LIBAÇÃO EM NEFRITA NEGRA DA REGIÃO DE GUANGXI. DECORADA COM FLORES E RAMAGENS. POSSUI SUPORTE SIMULANDO FOLHA DE PARREIRA E CACHO DE UVA.  CHINA  ,SEC. XIX. 11 CM DE COMPRIMENTO
  • RARO BULE DE CHÁ YIXING  DE FEITIO NATURALISTA, FEITIO DE VERDURA E TAMPA COM PEGA EM FORMATO DE RÃ. COM CARACTERÍSTICAS DO REINADO KANGXI ESSE BELO BULE TEM ASSINATURA DE ARTIFICE DO REINADO QIANLONG,.AO CONTRÁRIO DAS MARCAS DE PORCELANA DA CHINA, OS BULES YIXING TRAZEM EMPRE O SELO COM A ASSINATURA DO OLEIRO QUE O FEZ. UM BULE YIXING É UM RECIPIENTE DE CHÁ ESPECIAL FEITO PARA PREPARAR CHÁ, TAMBÉM CONHECIDO COMO BULE DE ESTUDIOSO OU BULE DE ERUDITO. ESTE BULE É TIPICAMENTE FEITO DE ARGILA NÃO ESMALTADA E APRESENTA UMA ESTRUTURA DESPRETENSIOSA. OS BULES SÃO FEITOS DE ARGILA ENCONTRADA PERTO DE YIXING, NA PROVÍNCIA DE JIANGSU, NA CHINA. ELES INCLUEM DEPÓSITOS DE ARGILA ROXA E ARGILA VERMELHA. BULES YIXING FORAM DESENVOLVIDOS PELA PRIMEIRA VEZ COMO UMA ALTERNATIVA AOS POTES DE CHÁ DE PORCELANA ELABORADAMENTE ORNAMENTADOS USADOS EM CELEBRAÇÕES CERIMONIAIS HÁ SÉCULOS NA CHINA. SEC. XIX. 18 CM DE COMPRIMENTO  NOTA: Durante séculos, o bule Yixing gozou da reputação entre os bebedores de chá chineses como sendo, nas palavras de um escritor, um recipiente superior para beber chá. De fato, estudos científicos foram conduzidos em um esforço para identificar as características objetivas que fazem do Yixing o perfeito recipiente para chá. O bule Yixing foi o primeiro bule projetado especificamente para fazer chá. Antes de cerca de 1500 EC, os chineses preferiam uma mistura de chá em pó misturada em uma tigela de chá. Esses primeiros bules Yixing (também escritos Ixing, I-hsing ou Yi-Hsing) originaram-se na província de Jiangsu (ou Kiangsi), cerca de 160 quilômetros a oeste de Xangai. Inicialmente, a Corte Imperial Chinesa preferia os vasos de chá mais ornamentados e vitrificados. Yixing tornou-se, em vez disso, o favorito dos literatos ou classe de intelectuais chineses por sua simplicidade e naturalismo tanto no material quanto na forma. Os artesãos europeus também imitaram os potes de barro Yixing, inspirando as conhecidas empresas britânicas de cerâmica conhecidas hoje como Wedgwood. A história nos diz, no entanto, que os britânicos não tiveram muito sucesso em suas tentativas de copiar Yixing e continuaram a importar grande parte de seus utensílios de cerâmica da China. Os bules Yixing, famosos por seu charme singular e qualidades únicas de fabricação de chá, desfrutaram de um notável ressurgimento de arte e popularidade nos últimos anos. Yixing, perto de Xangai, tem uma longa história como a Capital da Cerâmica da China. Foi aqui durante a Dinastia Ming (1368-1644 dC) que os primeiros bules do mundo foram criados. Durante os anos que se seguiram, os distintos bules de grés avermelhado de Yixing passaram a ser considerados o melhor recipiente para fazer chá pelos aficionados do chá chinês. No final do século XVII, os bules Yixing foram introduzidos na Europa junto com as primeiras remessas de chá e forneceram os modelos para os primeiros bules holandeses, alemães e ingleses. A celebridade de longa data dos bules Yixing se deve a várias razões. Primeiro, quando o chá é preparado em bules feitos de argila especial Zisha (areia roxa), uma pequena quantidade de chá é absorvida no interior. Esses bules nunca são lavados com sabão  apenas enxaguados com água fria. Com o uso continuado, forma-se uma camada de sedimento de chá e está-se a preparar chá dentro de chá. Isto é ideal para realçar o sabor, a cor e o aroma do chá verde ou semi-preto fino. A argila Zisha e a tampa bem ajustada conservam o calor dentro do bule, melhorando ainda mais o processo de preparo. Muitos bules Yixing projetados para o mercado chinês são pequenos (100-300 ml) para os padrões ocidentais. Isso é para que todo o conteúdo do pote possa ser esvaziado rapidamente após cada infusão. Este método garante que o chá seja servido fresco, quente, e forte sem o resfriamento e o amargor que podem ocorrer quando as folhas de chá são deixadas em infusão por muito tempo em uma panela maior. Além de sua função cervejeira, esses potes são simplesmente encantadores, com uma elegância rústica de forma tirada da natureza, geometria simples ou puro capricho, e uma qualidade tátil que quase exige que sejam apanhados e manuseados. Os Potters of Yixing tradicionalmente assinam seus trabalhos com suas marcas de corte pessoais. Essa prática reflete o grande orgulho da mão de obra do oleiro e proporciona aos catadores a satisfação de atribuir o trabalho de acordo com o oleiro e a época. e uma qualidade tátil que quase urge que sejam apanhados e manuseados. Os Potters of Yixing tradicionalmente assinam seus trabalhos com suas marcas de corte pessoais. Essa prática reflete o grande orgulho da mão de obra do oleiro e proporciona aos catadores a satisfação de atribuir o trabalho de acordo com o oleiro e a época. e uma qualidade tátil que quase urge que sejam apanhados e manuseados. Os Potters of Yixing tradicionalmente assinam seus trabalhos com suas marcas de corte pessoais. Essa prática reflete o grande orgulho da mão de obra do oleiro e proporciona aos catadores a satisfação de atribuir o trabalho de acordo com o oleiro e a época. Yixing desfrutou de longos períodos de prosperidade durante a Dinastia Ching (1644-1911 EC). Durante o início da República (1911-1938), os produtos Yixing foram exportados em quantidade para o Japão, Sudeste Asiático, Europa e Estados Unidos da América. A grande turbulência da guerra e revolução na China durante as décadas de 1930 e 1940 paralisou a fabricação de bules Yixing. Só em 1954 o governo chinês estabeleceu comunas com o objetivo de reunir os antigos mestres ceramistas para recrutar e formar uma nova geração de oleiros, garantindo assim a preservação das grandes tradições. Esse processo continuou apesar das dificuldades da Revolução Cultural na década de 1960. Em 1979, a Yixing Purple Sand Factory #1 empregava 600 trabalhadores. Ainda assim, apenas um punhado de oleiros eram mestres artesãos. Em meados da década de 1980, a reabertura da China trouxe uma redescoberta dos bules Yixing por colecionadores de arte chineses e conhecedores de chá fora da China. Com esta infusão de patrocínio entusiasmado, o potencial artístico da nova geração de ceramistas Yixing explodiu. Hong Kong tornou-se o foco de exposições internacionais com colecionadores vindos de comunidades chinesas na Ásia, particularmente Cingapura e Taiwan. Em 1988, uma exposição intitulada Innovations in Contemporary Yixing Pottery foi apresentada pelo Flagstaff House Museum of Tea Ware em Hong Kong. Mais de 200 das melhores obras dos principais ceramistas foram apresentadas. Esta esplêndida exibição de forma, tema e acabamento, criada pela nova geração, era absolutamente deslumbrante. Alguns trabalhos igualaram e até superaram os esforços dos grandes mestres ceramistas da Dinastia Ching!
  • LINDO DESK CLOCK EM PRATA DE LEI E OURO ESTILO E ÉPOCA ART DECO. CAIX COM LINDOS GUILLOCHES MOSTRADOR ESMALTADO COM ALGARISMOS ARÁBICOS. MECANISMO A CORDA. CAIXA EM PRATA INGLESA CONTRASTADA E NUMERADA 1075. CORDA PARA OITO DIAS. FUNCIONA PERFEITAMENTE. INICIO DO SEC. XX. 12 CM DE ALTURA
  • BELO BULE DE CHÁ YIXING  DE FEITIO GEOMÉTRICO, DITO BALÃO. DECORADO COM DRAGÕES EM RELEVO. A TAMPA TEM INTERESSANTE DECORAÇÃO DE  DRAGÃO QUE SAI DE SEU INTERIOR,  QUANDO SE VERTE O LÍQUIDO O DRAGÃO SE PROJETA PARA FORA. AO CONTRÁRIO DOS VASOS DE PORCELANA DE JINGDEZHEN, QUE PASSAM POR MUITAS MÃOS, UM BULE YIXING É FEITO DO COMEÇO AO FIM POR UM OLEIRO E É CARIMBADO COM SEU NOME.. UM BULE YIXING É UM RECIPIENTE DE CHÁ ESPECIAL FEITO PARA PREPARAR CHÁ, TAMBÉM CONHECIDO COMO BULE DE ESTUDIOSO OU BULE DE ERUDITO. ESTE BULE É TIPICAMENTE FEITO DE ARGILA NÃO ESMALTADA E APRESENTA UMA ESTRUTURA DESPRETENSIOSA. OS BULES SÃO FEITOS DE ARGILA ENCONTRADA PERTO DE YIXING, NA PROVÍNCIA DE JIANGSU, NA CHINA. ELES INCLUEM DEPÓSITOS DE ARGILA ROXA E ARGILA VERMELHA. BULES YIXING FORAM DESENVOLVIDOS PELA PRIMEIRA VEZ COMO UMA ALTERNATIVA AOS POTES DE CHÁ DE PORCELANA ELABORADAMENTE ORNAMENTADOS USADOS EM CELEBRAÇÕES CERIMONIAIS HÁ SÉCULOS NA CHINA. INICIO DO SEC. XX. 17 CM DE COMPRIMENTO
  • DINASTIA SONG (960-1279)  MAGNIFICA TAÇA TEMMOKU PARA CHÁ EM LOUÇA DOS FORNOS DE JIAN. ESMALTE EM MARROM COM LISTRAS EM NEGRO COM PADRÃO DE PELE DE LEBRE.CARACTERISTICA DA DINASTIA SONG. CHINA, 12,5 CM DE DIAMETRO. NOTA: Embora durante a dinastia Tang as tigelas de vidro Celadon fossem as mais admiradas para beber chá, o entusiasmo ainda maior pelo chá  se deu durante a dinastia Song e várias mudanças ocorreram a partir de então. As festas de chá se tornaram a moda e os concursos de chá eram frequentemente realizados em uma das muitas casas de chá. Os conhecedores se orgulhavam de sua capacidade de preparar chá, e concursos eram planejados para a preparação do chamado chá batido, que era batido para produzir uma espuma branca no topo. Como o vencedor era a pessoa cuja espuma durasse mais tempo, ter uma tigela cuja cor mostrasse a espuma com vantagem logo foi considerado desejável. As tigelas de chá preto tornaram-se moda e foram feitas em vários fornos no norte e no sul da China, incluindo os fornos Jian de Fujian. Em seu Cha lu (Registro do Chá) , Cai Xiang observou que: "A espuma do chá é vista mais claramente em uma tigela de chá com esmalte preto. As tigelas de chá feitas em Jian'an têm esmalte preto arroxeado com padrão de pele de lebre. o corpo é ligeiramente mais grosso e por isso retém bem o calor. É excelente." Beber chá também era popular na corte e o Imperador Huizong da Canção do Norte (r. AD 1101-1125) era um grande devoto de beber chá e escreveu uma dissertação de doze capítulos Da Guan cha lun (Discussão do Chá no período Daguan). Ele também admirou as tigelas de chá de pele de lebre de Jian e declarou: "As tigelas de chá em tons pretos são as preferidas. As com o esmalte de pele de lebre distintivo são as melhores". O nome Temmoku é na verdade a pronúncia japonesa da montanha chinesa Tianmu Shan , onde estava localizado um importante mosteiro budista. Em geral, esse nome é frequentemente usado para um grupo muito mais amplo de tigelas pretas e marrons avermelhadas do que a real 'Jian ware'. Segundo a tradição, monges budistas japoneses que trouxeram essas tigelas com o costume de beber chá de volta ao Japão visitaram este templo. O uso do chá era como um meio de ficar acordado durante a meditação e cerimônias religiosas noturnas. As tigelas de pele de lebre de Jian ware eram muito admiradas na China e também em outros países asiáticos, principalmente no Japão. Algumas dessas antigas tigelas de chá de monge originais desse tipo foram preservadas no Japão, onde foram transmitidas de geração em geração e são nomeadas individualmente e mantidas como tesouros nacionais. O nome Temmoku tem sido usado indiscriminadamente para incluir todas as tigelas de chá pretas e marrons desse período. Atualmente, os esforços são feitos com mais precisão para identificar o forno ou área em que as tigelas de chá Song e Yuan foram feitas.
  • DINASTIA MING (1368-1644)  - TIGELA PARA CHÁ EM CERÂMICA COM ESMALTES CELADON DOS FORNOS DE LONGQUAN. . EXCEPCIONAL QUALIDADE!  O FUNDO NÃO É VIDRADO MOSTRANDO A IDADE, O TIPO DE ARGILA . CHINA, DINASTIA MING, 16 X 8 CM
  • DOIS SUPORTES PARA SELO ESCULPIDOS EM BLOCO DE PEDRA COM ESCULTURAS DE DRAGÕES PROFUSAMENTE ORNAMENTADOS NAS LATERAIS. CHINA, SEC. XIX. 18 CM DE ALTURA
  • GRANDE E MAGNIFICO PAR DE INCENSÁRIOS COM FEITIO DE GANSOS CONSTRUIDOS EM BRONZE CLOIZONEE DE EXCEPCIONAL QUALIDADE COM RICA ESMALTAGEM. CHINA, DINASTIA QING,  SEC. XIX. 33 CM DE ALTURA
  • LINDA ESCULTURA EM BRONZE ORIENTAL COM FEITIO DE CAVALO REMATADO EM OURO. BELISSIMA ESCULTURA! CHINA, ISEC. XIX 50 CM DE COMPRIMENTO. .
  • LINDO CENTRO DE MESA/FLOREIRA  E SEU PRESENTOIR EM METAL ESPESSURADO A PRATA . ELEGANTE FEITIO DE FIBRAS NATURAIS TRANÇADAS COMO CESTA. POSSUI SUPORTE INTERNO PARA ARMAZENAR OS ARRANJOS FLORAIS INDEPENDENTE DA ESTRUTURA DO CENTRO. PEÇA ELEGANTE, EM MUITO BOM ESTAOD E BASTANTE DECORATIVO. FRANÇA, FINAL DO SEC. XIX. 36 CM DE DIAMETRO. (PRESENTOIR)
  • BELA EPERGNE  EM METAL ESPESSURADO A PRATA COM PRATO EM VIDRO ARTISTICO AMBAR DE  FEITIO CIRCULAR COM BORDAS TIOTADAS. ESTILO E ÉPOCA ART NOUVEAU. EUROPA, FINAL DO SEC. XIX. 33 X 30 CM
  • GRANDE MOLDURA EM PRATA DE LEI.. FEITIO DE ESCUDELA. 42 CM DE ALTURA 1336 G (PESO TOTAL)
  • CHRISTOFLE - PRATA DE LEI - LINDA MOLDURA EM RARA PRATA DE LEI DE CHRISTOFLE COM FEITIO RETANGULAR. MARCAS DE CONTRASTE CHRISTOFLE, STERLING E TEOR 925. FRANÇA, SEC. XX. 32 X 25 CM
  • A partir desse momento apregoaremos parte da coleção em porcelana que foi originalmente pertencente ao DR ALCIDES DA COSTA VIDIGAL. Tratam-se de peças de excepcional qualidade, algumas foram de serviços reais de Dom João VI e de Dona Carlota Joaquina. Também peças do período KANGXI E QIANLONG. Iniciaremos com o lote que segue: COMPANHIA DAS INDIAS  FAMILIA ROSA  REINADO QIANLONG (1735 -1796)  LINDA TRAVESSA EM PORCELANA DA COMPANHIA DAS INDIAS DECORADA COM ESMALTES DA FAMÍLIA ROSA. FEITIO FACETADO, TEM BORDA  FILETADA EM OURO SUCEDIDADA POR DELICADA GUIRLANDA EM CORAL DELIMITADA POR FRISOS EM GRIZZEILE. AINDA NA BORDA ARRANJOS FLORAIS E RAMAGENS.  A CALDEIRA APRESENTA TAMBÉM GUIRLANDA EM CORAL QUE EMOLDURA GRANDE RESERVA CONTENDO FLORES E RAMAGENS. NO FUNDO DA TRAVESSA, A BASE TEM A DESEJÁVEL FINALIZAÇÃO UNGLAZED (SEM COBERTURA DO  ESMALTE) QUE MOSTRA A PASTA RUGOSA DA PORCELANA COM A COR NATURAL DA ARGILA (TÍPICA DA BOA PRODUÇÃO DO PERÍODO QIANLONG). CHINA, SEGUNDA METADE DO SEC. XVIII. 31,9 CM DE COMPRIMENTONOTA: Alcides da Costa Vidigal nasceu na cidade de São Paulo no dia 1º de agosto de 1895, filho de Afrodísio Vidigal e de Luísa Benvinda da Costa Vidigal. Seu irmão, Gastão Vidigal, foi deputado classista representando os empregadores do comércio de 1935 a 1937 e ministro da Fazenda em 1946.Realizou os primeiros estudos no Grupo Escolar Prudente de Morais e no Ginásio São Bento, entre 1906 e 1911, diplomando-se em 1916 pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Durante sua vida universitária foi primeiro-secretário do Centro Acadêmico XI de Agosto e membro da primeira biblioteca circular da sua faculdade. Foi inspetor federal do Ginásio de Campinas de 1916 a 1920, curador das vítimas de acidentes do trabalho entre 1920 e 1924 e procurador de banco de 1927 a 1931. Participou da Revolução Constitucionalista de 1932, irrompida em São Paulo, tendo sido secretário da comissão executiva da Campanha do Ouro, organizada para financiar as ações dos rebeldes paulistas. Diretor do Banco de São Paulo de 1934 a 1937, em 1936 tornou-se consultor jurídico da Bolsa de Valores do estado e em 1941 foi nomeado diretor da Caixa Econômica Federal em São Paulo, cargo que exerceria até 1945. De 1943 a 1945 integrou também o conselho administrativo e em 1949 foi nomeado presidente da Caixa Econômica Federal de São Paulo. Nas eleições de outubro e 1950 elegeu-se suplente de deputado federal por São Paulo na legenda do Partido Social Democrático (PSD). Em 1953 passou a presidir o Instituto dos Advogados de São Paulo e a integrar o Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados. De junho a novembro de 1954 ocupou uma cadeira na Câmara dos Deputados. Em abril de 1955 foi nomeado presidente do Banco do Brasil, sucedendo a Clemente Mariani, que se exonerara do cargo no dia 5 de abril, por discordar dos termos do chamado Acordo Jânio Quadros-Café Filho. Segundo esse acordo, Jânio Quadros, então governador de São Paulo (1955-1958), deveria desistir de sua candidatura à presidência da República em favor da de Juarez Távora, apoiada pelo presidente Café Filho (1954-1955). Em troca, os paulistas teriam sua presença assegurada em dois ministérios e na presidência do Banco do Brasil. Alcides Vidigal deixou o cargo em outubro do mesmo ano. Foi superintendente da Companhia Brasileira de Material Ferroviário e da sucursal de São Paulo da Companhia de Seguros Minas Brasil, diretor da sociedade Construtora de Imóveis, diretor-presidente da construtora de imóveis Casa Bancária, vice-presidente da Companhia Industrial São Paulo-Rio e presidente da Fábrica de Tecidos Labor, da Companhia Vidigal Prado Comissária Exportadora de  Café e da Vidigal Aranha Comissionária Exportadora (também de café). Casou-se em primeiras núpcias com Tercília Camargo Vidigal, e em segundas núpcias com Maria da Costa Carvalho Vidigal. Teve 13 filhos. Publicou Legislação social (1925) e Acidentes do trabalho (1935).

444 Itens encontrados

Página: