Peças para o próximo leilão

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  • QUANIM -  PERIODO GUANGXU - GRANDE ESCULTURA EM CRISTAL DE ROCHA TRANLUCIDO DE MUITO BOA QUALIDADE REPRESENTANDO A DEUSA DA MISERICORDIA SEGURANDO PEONIA.  BELISSIMA E EM OTIMAS CONDIÇÕES. ASSENTE SOBRE BASE EM MADEIRA. CHINA, FINAL DO SEC. XIX. 32 CM DE ALTURA
  • QUANIM - PERIODO GUANGXU - GRANDE ESCULTURA EM JADE REPRESENTANDO QUANIM SEGURANDO CRIANÇA NO COLO E TENDO OUTRA CRINAÇA AO SEU LADO SEGURANDO O MANTO. CHIA, FINAL DO SEC. XIX. 30 CM DE ALTURA
  • FLOREIRO EM BRONZE COM TRES DRAGOES ENRODILHADOS AO LONGO DO CORPO. MARCAS DO REINADO KANGXI. CHINA, SEC, XIX. 22 CM DE ALTURA
  • QUANIM COM CÃO DE FÓ - PERIODO GUANGXU - BELA ESCULTURA EM JADE REPRESENTANDO QUANIM SEGURANDO PEONIA AO LADO DE CÃO DE FÓ. CHINA, SEC. XIX. 12 CM DE COMPRIMENTO
  • SATSUMA - LINDO FLOREIRO EM  LOUÇA COM LINDA DECORAÇÃO CONTENDO MAJESTOSOS PAVÕES, CEREJEIRA EM FLOR E PEONIAS. REMATADO EM PROFUSO OURO. JAPÃO, FINAL DO SEC. XIX.26 CM DE ALTURA
  • CHINA - PERIODO MINGUO -  LINDOVASO EM PORCELANA COM ESMALTES DA FAMILIA ROSA. EXCELENTE PRODUÇÃO DO PERIODO MINGUO. FEITIO BOJUDO. EXUBERANTE DECORAÇÃO COM PÁSSAROS, FLORES E INSETOS. MARCAS SOB A BASE. CHINA, INIICIO DO SEC. XX. 28 CM DE ALTURA
  • CHINA REINADO TONGZHI - BELO FLOREIRO BALAUSTRE EM PORCELANA COM EXUBERANTES ESMALTES EM ROSA E AZUL DECORADO COM FIGURAS DE IMORTAIS. FUNDO TEM UM FURO PARA PASSAGEM DE FIO (ADAPTADO PARA LUMINÁRIA). ASSINADO EM VERRMELHO. CHINA, SEGUNDA METADE DO SEC. XIX. 34 CMD E ALTURATongzhi
  • CÍRCULO DOS OITO AMIGOS DE ZHUSHAN  FORMIDÁVEL PLACA EM PORCELANA DECORADA COM ESMALTES DA FAMÍLIA ROSA. A PINTURA RETRATA CENAS DE CORTE. TEM 52 X 32 CMNOTA: O GRUPO DOS FAMOSOS "OITO AMIGOS DE ZHUSHAN" FOI O PRECURSOR DA ARTE DA PINTURA EM PLACAS NO INICIO DO SEC. XX. SUAS OBRAS CONTINUAM A SER PROCURADAS POR COLECIONADORES E SÃO DIFÍCEIS DE ENCONTRAR ATUALMENTE. A PRIMEIRA EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DO PANAMÁ-PACÍFICO EM 1915, CONHECIDA COMO "EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DO PANAMÁ", TAMBÉM É CHAMADA DE "EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL PANAMÁ-PACÍFICO DE 1915" (EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DO PANAMÁ-PACÍFICO DE 1915). A EXPOSIÇÃO ERA PRINCIPALMENTE PARA COMEMORAR A ABERTURA DO CANAL DO PANAMÁ, E FOI UMA GRANDE FESTA. O LOCAL DO EVENTO FOI EM SÃO FRANCISCO, ESTADOS UNIDOS. A EXPOSIÇÃO DUROU 9 MESES E MEIO, DE 20 DE FEVEREIRO A 4 DE DEZEMBRO DE 1915. O NÚMERO TOTAL DE VISITANTES ULTRAPASSOU 18 MILHÕES, CRIANDO A EXPOSIÇÃO MAIS LONGA E O MAIOR NÚMERO DE PARTICIPANTES DA HISTÓRIA DO MUNDO. COMO PARTICIPANTE DE UMA EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL PELA PRIMEIRA VEZ, A CHINA FEZ UMA APARIÇÃO PÚBLICA NO CENÁRIO MUNDIAL PELA PRIMEIRA VEZ E ALCANÇOU REALIZAÇÕES DE RENOME MUNDIAL. WANG DAFAN E OS PREDECESSORES DOS OITO AMIGOS DE ZHUSHAN CRIARAM COLETIVAMENTE OBRAS COMO "GRANDE RIQUEZA E LONGEVIDADE" E GANHARAM A MEDALHA DE OURO NA EXPOSIÇÃO MUNDIAL DO PANAMÁ. A CERÂMICA CHINESA DE JINGDEZHEN TORNOU-SE NOVAMENTE FAMOSA NO EXTERIOR. DESDE ENTÃO, OS CERAMISTAS DE JINGDEZHEN, PRINCIPALMENTE OS "OITO AMIGOS DE ZHUSHAN", CRIARAM A ERA DA NOVA FAMÍLIA DA PINTURA EM PORCELANA ROSA NA REPÚBLICA DA CHINA, QUE CONTINUOU ATÉ OS TEMPOS MODERNOS E SE TORNOU UMA PARTE IMPORTANTE DA PINTURA E CALIGRAFIA CHINESAS.
  • CRUZ  DE MARINHEIRO -  MARFIM INDO PORTUGUÊS   RARO CRUCIFIXO SEISCENTISTA EM MARFIM ACOMODADO SOB CÚPULA EM  GROSSO VIDRO REMATADO EM GUIRLANDA EM OURO. ASSENTE SOB BASE EM MADEIRA. A CRUZ EM MARFIM É CONSTRUÍDA EM BALAÚSTRE COM PONTEIRAS REMATADAS EM MADEIRA. TÍPICO TRABALHO GENTÍLICO INDO PORTUGUÊS. O CRISTO É TAMBÉM ESCULPIDO EM MARFIM. ESSA É UMA ESCULTURA DEVOCIONAL DE MARINHEIRO QUE ACOMPANHAVA SEU PROPRIETÁRIO NAS INSEGURAS TRAVESSIAS OCEÂNICAS NOS PRIMÓRIDOS DA NAVEGAÇÃO ULTRAMARINA. EXEMPLARES DE CRUZES DE MARINHEIRO SÃO HOJE ENCONTRADOS EM IMPORTANTES MUSEUS EUROPEUS  E EM COLEÇÕES PARTICULARES.  ESSA RELÍQUIA FOI ACOMODADA SOB A REDOMA ONDE SE ENCONTRA JÁ NO SEC. XIX.  CARREGA A ASPIRAÇÃO DE PROTEÇÃO  AO  LANÇAR-SE AO MAR EM UMA VIAGEM NO TENEBROSO OCEANO E SE VIESSE A PERECER NESSA CONDIÇÃO, A PREOCUPAÇÃO EM RECEBER UMA MORTE CRISTÃ. ESTE ERA O ELO DA ESPIRITUALIDADE E DA INVOCAÇÃO DO SOCORRO DIVINO FRENTE A INCERTEZA DA SOBREVIVÊNCIA  AO ENFRENTAR A FÚRIA DO MAR E  OS PERIGOS DA EXPEDIÇÃO.   GOA, POSSESSÃO PORTUGUESA NA ÍNDIA, 8 CM DE ALTURA (SOMENTE A CRUZ) E  14 CM DE ALTURA (A REDOMA).NOTA: SE QUERES APRENDER A ORAR FAÇA-TE AO MAR. Esse era um ditado corrente na época dos descobrimentos marítimos que ilustra bem o risco e a desventura de quem ousava desafiar os perigos do MAR OCEANO como era chamado o OCEANO ATLÂNTICO na época. Extremamente desconfortável, insalubre e perigosa. Em média, a cada três navios que partiam de Portugal nos séculos 16 e 17, um afundava. Cerca de 40% da tripulação morria nas viagens, vítimas não só de naufrágios mas também de sede, inanição, doenças e ataques de corsários. Mas porque então os marujos aventuravam-se arriscando numa empreita onde o mais certo era a morte ?  Em uma sociedade em que a fome e a peste eram ameaças constantes para a imensa maioria do povo, os lucros de uma viagem muito perigosa mas lucrativa era a chance de fugir dessa condição precária de vida e redimir nessa condição toda a família. Pouco antes da partida, em meio ao choro dos parentes que temiam nunca mais ver seus entes queridos, uma missa era realizada em favor da tripulação. Para indenizar os que assumiam tão arriscada aventura, o governo português oferecia uma recompensa financeira à sua família equivalente a um ano de trabalho. A vida a bordo não era nada fácil ou prazerosa. Passada toda a agitação que cercava o cotidiano do navio diurnamente, os tripulantes se recolhiam à noite para buscar algum descanso no porão do navio. Nesse momento, marujos, soldados, cargas e animais se misturavam na insalubridade de um lugar nada confortável. Era esse o momento em que os marujos podiam encontrar-se em sua fé em Deus e fazer em paz suas orações. Aí se apegavam em seus objetos devocionais e com firmeza e fé pediam a Deus por mais um dia em segurança. Vejamos alguns aportes da viagem de Pedro Álvares Cabral na aventura do achamento do Brasil para se ter idéia dos percalços de uma viagem como essa. Quando pensamos na exitosa viagem de Cabral corremos o risco de romantizar a aventura do descobrimento e a recompensa de seus heróis. Mas a história não foi bem assim... O destino de Cabral, de Pero Vaz de Caminha e de outros bravos capitães e oficiais que partilharam dos eventos do descobrimento foi cruel. A viagem do descobrimento da Ribeira das Naus em Lisboa até a volta demorou pouco mais de um ano e três meses (8 DE MARÇO DE 1500  23 de junho de 1501) das  13 embarcações que partiram somente cinco retornaram ao porto de origem. Pelo descobrimento do Brasil e a sequencia dessa mesma viagem até a índia, retornando depois de inúmeras dificuldades Cabral recebeu como recompensa pela viagem 10 mil cruzados. Cada cruzado valia o equivalente a 3,5 gramas de ouro.  Portanto do rei de Portugal  Cabral recebeu 35 kg de ouro. Além dessa pequena fortuna, Cabral embolsaria ainda o lucro referente a 500 quintais de pimenta  ou inacreditáveis 3 toneladas  que ele tinha o direito de comprar, às próprias custas, e transportar gratuitamente no navio. A Coroa se comprometia a adquirir essa pimenta pelo valor corrente em Lisboa  cerca de sete vezes o preço pago na Índia.  De todas as especiarias existentes no Oriente e cobiçadas pelos europeus, nenhuma era mais importante e mais valiosa do que a pimenta. Hoje considerada mero condimento, a pimenta, nos séculos XVI e XVII, era artigo de fundamental importância na economia europeia. Na Europa, o preço da pimenta era altíssimo e na Índia os hindus só aceitavam trocá-la por ouro. Os portugueses chegaram a trazer cerca de 30 mil quintais por ano (quase 2 mil toneladas) de pimenta da Índia para Lisboa. Os membros da tripulação, oficiais, soldados e religiosos tinham também seus privilégios.  O capitão-mor podia trazer ainda 10 caixas forras (ou livres de impostos) de qualquer outra especiaria. Os capitães das demais naus recebiam mil cruzados sobre cada 100 tonéis de arqueação de seus navios (a maioria, portanto, embolsou cerca de 1.800 cruzados), acrescidos de seis caixas forras e da possibilidade de adquirir 50 quintais (ou 300kg) de pimenta para revenda em Lisboa. Mestres e pilotos ganharam 500 cruzados, quatro caixas forras e 30 quintais de pimenta cada. Os marinheiros recebiam 10 cruzados por mês, uma caixa forra e 10 quintais de pimenta, cabendo aos grumetes a metade disso. Ainda segundo Gaspar Correia, os bombardeiros tinham a mesma remuneração que os marinheiros. Os demais soldados  chamados de gente de armas, em contraposição a gente do mar  ganhavam 5 cruzados por mês e podiam transportar 3 quintais de pimenta. Todos os integrantes da armada ainda teriam direito aos bens saqueados aos povos que entrassem em luta com os portugueses. A divisão dessas presas de guerra era feita da seguinte forma: primeiro, o capitão-mor tirava sua parte (chamada joia), Depois, era separado o quinto do rei. A seguir, o butim era dividido em três partes iguais  duas para o próprio rei, pela armação, mantimentos e artilharia do navio, e a parte restante dividida na proporção de 15 partes para o capitão-mor, 10 partes para cada capitão, quatro partes para os pilotos, três partes para os mestres, duas partes para as gentes do mar e duas para as gentes de armas. A viagem de Cabral como todas as outras viagem ultramarina era incerta. No momento em que as barcaças zarparam do porto do Restelo em direção aos navios, deixando atrás de si o rumor dos prantos e das bênçãos, a multidão urrou excitada. As velas das naus foram então içadas lentamente, ao ritmo dos apitos dos contramestres. Eram necessários todos os braços disponíveis para essa vigorosa manobra, sacralizada pelas imensas cruzes vermelhas da Ordem de Cristo, pintadas nas velas que então se desfraldaram aos céus daquele início de primavera. Ao final daquela tarde de domingo, porém, o tempo virou. Soprando do sul, ventos sacudidos e finos  impediram que a multidão pudesse assistir à frota descendo majestosamente o Tejo. Só na manhã do dia seguinte, bafejada pelas brisas do quadrante Norte, a armada se pôs em marcha. Era uma segunda-feira, 9 de março de 1500  dia normal de trabalho para os lisboetas. A folga domingueira dera lugar aos afazeres cotidianos. Enquanto os marujos se debruçavam nas amuradas dos navios, acenando com seus gorros vermelhos, o alarido das vendedoras, com suas grandes panelas de cuscuz, já ecoava pelo porto. Suas vozes se misturavam às dos vendedores de tripas cozidas. Aquela era uma Lisboa ardente e sedenta, de poucos chafarizes, à beira dos quais o povo e os escravos brigavam pela vez de abastecer suas moringas. Esgueirando-se pelo porto, os vadios aguardavam o melhor momento e o menor descuido para se apoderar da bolsa dos passantes. A partir do alvará de 6 de maio de 1536, esses velhacos seriam desterrados para o Brasil. Embora ainda não fosse a Lisboa manoelina, faustosa e oriental dos anos seguintes, a cidade já começara a esburacar sua velha mas resistente capa medieval, transformando-se no burgo marítimo cosmopolita que falava desvairadas línguas. Umas 60 mil pessoas se apinhavam então em cerca de 18 mil casas, de três andares e poucas janelas. Pelas suas 270 ruas e 89 becos, sinuosos e estreitos, pavimentados com lajes desiguais, a peste espreitava. De fato, um novo surto da doença irromperia em 1505 (como ocorrera sete vezes no século anterior e voltaria a ocorrer em 1520 e em 1523). Quando a frota zarpou, ao meio-dia daquela segunda-feira, a tripulação voltou seus olhos para admirar as torres do castelo de São Jorge, construído pelos visigodos no século V, reformado pelos árabes no século IX e, desde o reinado de Afonso Henriques, iniciado na aurora do século XII, transformado em sede das Casas Reais lusitanas. À sua sombra esparramava-se a Alfama (a Cidade Branca erguida durante o período da dominação muçulmana). Mais abaixo ficavam o Beco das Cruzes, a Rua da Judiaria e o bairro do Rossio, onde viviam os pescadores e a marujada. Tudo isso era agora deixado para trás.  Era, de fato, uma armada imponente: vistas das alturas da Alfama, um dos bairros altos de Lisboa, sob a luminosidade daquele fim de inverno, as dez naus e as três caravelas balouçavam na contraluz das águas do rio Tejo, em frente ao Restelo, que o mesmo Barros chamara de praia das lágrimas para os que vão, e terra do prazer para os que vêm. É lícito supor que muitos dos jovens que em breve embarcariam na frota de Cabral tenham estado naquele mesmo porto ainda crianças, em dezembro de 1488, quando a ele retornara Bartolomeu Dias com a notícia de que a África podia ser contornada. Após vencerem os perigosos bancos dos Cachopos, na barra do Tejo, as naus foram erguidas pela grande ondulação do oceano. Era em geral nesse ponto que os soldados e os marinheiros de primeira viagem começavam a vomitar, sujando-se uns aos outros. Mas enjoos eram o de menos: para a maioria dos embarcados, aquela seria uma viagem sem volta. Na verdade, não havia quem desconhecesse os riscos de semelhante jornada. Tanto é que a maioria dos homens a bordo tinha deixado assinado seu testamento. Contando com a experiência dos irmãos Dias e de Nicolau Coelho, esses homens eram responsáveis pelo rumo e pelas singraduras da armada. O imediato, o contramestre e o guarda  soberanos respectivamente da proa, da popa e do convés entre os mastros  respondiam pela manutenção da ordem a bordo, e não abandonaram um só instante o seu território durante toda a viagem. Por meio de poderes e costumes precisos, codificados ao longo de quase um século de navegação oceânica, esses três principais senhores do destino da embarcação comandavam, com o som de seus apitos, o trabalho de 60 marinheiros  a maioria dos quais eram profissionais instruídos e respeitados. Todos eram auxiliados por grumetes, garotos que exerciam as tarefas mais pesadas e em quem todos mandavam, frequentemente com brutalidade. A bordo, havia também uma multidão de artesãos, carpinteiros, calafates e tanoeiros, indispensáveis ao sucesso da viagem. De mulheres, nem sinal. Mais do que por sua suposta fraqueza, ou pela tentação que poderiam representar, elas eram indesejáveis por superstição. O Bojo da Danação O interior das naus e caravelas do século XVI era um lugar escuro, sujo e perigoso. Embora fossem autênticos quartéis flutuantes, os navios do descobrimento não se livravam da imundície característica das ruas e das cidades medievais da Europa. Nos porões, havia ratos e baratas em profusão, e muitos dos tripulantes faziam suas necessidades ali mesmo, mareados demais para subirem ao convés. As doenças  especialmente o escorbuto  eram frequentes e altamente mortíferas. Só quando a rota singrada por Cabral e Gama se tornou uma viagem frequente  a chamada Carreira da Índia , a presença de mulheres a bordo seria tolerada. Ainda assim, a maioria delas eram órfãs e ex prostitutas, enviadas para casar com os colonos portugueses que viviam na Índia ou no Brasil. De qualquer forma, Cabral comandava uma espécie de quartel flutuante, no qual não havia lugar para mulheres. De fato, qualquer observador mais atento que tivesse assistido à partida da armada  ou que pudesse vê-la agora, já em alto-mar  haveria de perceber, alinhados no convés, na proa e na popa, os cilindros esguios das bocas de fogo, das bombardas e dos falcões, antigas peças de artilharia com as quais Cabral atacaria Calicute. As pedras e bolas de ferro que lhes serviriam de munição estavam armazenadas no interior das naus. O artilheiro-mestre e o sargento eram responsáveis por esses canhões e pelos cerca de 700 soldados a bordo. Em agosto de 1497, Dias chegara a partir com a expedição de Gama para a Índia, mas, por ordem do rei, sua missão era permanecer na fortaleza da Mina, na Guiné. Nos primeiros meses de 1500, escalado para participar da armada de Cabral, Bartolomeu Dias de novo não receberia permissão para navegar até a Índia. Sua nova missão era criar uma feitoria em Sofala, na costa oriental da África, no atual território de Moçambique. O destino que o aguardava, porém, seria mais cruel: em maio de 1500, Dias naufragou no cabo da Boa Esperança  que ele fora o primeiro a cruzar e que, muito apropriadamente, batizara de cabo das Tormentas. A única recompensa que o grande navegador recebeu foi póstuma: ele foi eternizado como um dos mais comoventes personagens dos Lusíadas, de Camões, o mais importante poema da língua portuguesa. Diogo Dias protagonizou uma história similar à do irmão mais velho, embora menos amarga. Quando o cabo tormentoso foi vencido, Diogo estava junto com o irmão. Dez anos mais tarde, chegou à Índia, como escrivão na nau de Gama. Embora na frota de Cabral sua missão fosse ficar em Sofala, ele receberia permissão para seguir até a Índia. Bartolomeu e Diogo Dias eram escudeiros da Casa do Rei. O rei D. João II, em sua política de menosprezar a nobreza e afastá-la do comando das expedições marítimas, nomeou Bartolomeu Dias chefe da viagem de 1488. Mas, quando Vasco da Gama partiu para a Índia em 1497, seguindo a rota que o próprio Bartolomeu descobrira, o novo rei era D. Manoel I, e esse monarca estava disposto a reatar relações com os nobres. Bartolomeu e Diogo Dias foram preteridos. De qualquer forma, Cabral comandava uma espécie de quartel flutuante, no qual não havia lugar para mulheres. De fato, qualquer observador mais atento que tivesse assistido à partida da armada  ou que pudesse vê-la agora, já em alto-mar  haveria de perceber, alinhados no convés, na proa e na popa, os cilindros esguios das bocas de fogo, das bombardas e dos falcões, antigas peças de artilharia com as quais Cabral atacaria Calicute. As pedras e bolas de ferro que lhes serviriam de munição estavam armazenadas no interior das naus. O artilheiro-mestre e o sargento eram responsáveis por esses canhões e pelos cerca de 700 soldados a bordo. Essa era uma tarefa das mais difíceis. De acordo com o navegante francês Pyrard de Laval, que viajou numa das naus da Carreira da Índia, os bombardeiros eram, quase todos, artífices, sapateiros ou alfaiates, de modo que não sabem o que é dar um tiro de peça quando é mister. Com os soldados era ainda pior: Filhos de camponeses e outra gente de baixa condição, e apanhados à força desde a idade de 12 anos, nunca tinham visto uma guerra e não sabiam como se portar num combate. 10 Ainda assim, ao contrário dos marinheiros, os soldados podiam dormir sob o convés. Também alojados sob as cobertas do navio iam os religiosos  com exceção do frei D. Henrique Soares de Coimbra, ao qual fora reservado um camarote ao lado do de Cabral. Homem de vasto saber teológico e político, D. Henrique largara a toga de desembargador da Casa de Suplicação de Lisboa para entrar como noviço no convento de Alenquer. Após a viagem ao Brasil, ele se tornaria bispo de Ceuta, confessor do rei D. Manoel e embaixador em missões junto aos papas Júlio II e Leão X. Mais tarde, teria sido inquisidor  e presidido a primeira queima de um judeu em Portugal, O Escorbuto De todas as na praça de Olivença. 11 Mas, naquele momento, o franciscano D. Henrique achava que estava indo ao Oriente para encontrar cristãos. De fato, induzidos na ilusão de Gama  que não soubera diferenciar as estátuas de deuses hindus das imagens de santos cristãos , Cabral e seus homens partiam para a Índia ainda supondo que iriam encontrar muitos cristãos em Calicute.  Por cerca de 10 dias, a frota de Cabral arrastou-se à velocidade de 1 nó (ou 1,9 quilômetro por hora). Anos mais tarde, esse mesmo trecho seria o primeiro calvário pelo qual passariam as naus que seguiam a Carreira da Índia. Nos doldrums, onde às vezes os navios chegavam a ficar retidos por 40 dias, acabava-se a água. A morte rondava os tripulantes; as velas pendiam, frouxas, no ar escaldante. A vida a bordo tornava-se então mais monótona do que o habitual. Quase todas as atividades de lazer eram proibidas. Ainda assim, sempre que possível, os marujos dedicavam-se ao carteado. Quando os padres os pegavam em flagrante, tomavam os naipes e os atiravam ao mar. Os romances de cavalaria, tidos como uma armadilha do demônio que causava grandes danos à alma,  também eram vetados. Havia teatro a bordo, mas sempre de teor religioso. Enfadonho e repetitivo, cada novo dia era anunciado pelo canto dos galos e pelo balido das ovelhas, que os capitães tinham direito de levar para bordo. No dia 9 de abril, ao completar um mês em alto-mar, a esquadra de Cabral cruzou o equador  e o que durante séculos fora motivo de terror agora era pretexto para festa. Após o equador, os ventos sopravam de sueste. Mas como eles também eram fracos, a armada de Cabral seguiu as instruções de Vasco da Gama e abriu seu rumo para sudoeste, empreendendo a volta do mar. Empurrada pelas forças marítimas hoje chamadas de Corrente Brasileira, a esquadra logo retomou a velocidade de 5 nós. Quarenta e dois dias já se haviam passado desde que a armada chefiada por Pedro Álvares Cabral se lançara ao mar com destino à Índia. Com 10 naus e três caravelas, era a maior e mais poderosa frota que Portugal jamais enviara para singrar o Atlântico. Embora apenas duas semanas após a partida uma das naus houvesse desaparecido  comeu-a o mar, na frase poética e terrível de então , a jornada fora rápida e tranquila. Nada ocorrera  nem temporais, correntes ou ventos bravios  que pudesse justificar um desvio involuntário de rota. E como atribuir um avanço tão resoluto para oeste a um erro de cálculo se a esquadra estava sob o comando dos pilotos mais habilidosos de seu tempo? Cinco dias antes do surgimento das ervas e das aves, a frota tinha vencido uma data muito temida pelos mareantes  mas o céu não escurecera nem trovões ribombaram naquela Sexta-Feira Santa, 17 de abril de 1500. Durante toda a Quaresma, os sacerdotes de bordo  sob o comando de frei Henrique de Coimbra  haviam tido tempo de sobra para apregoar sua liturgia de mistérios e consolações. Aqueles homens de batinas negras recitaram ladainhas e restringiram as absolvições. Um temor reverencial semeou-se na alma dos viajantes. Se queres aprender a orar, faça-te ao mar, dizia um ditado da época. A bordo, durante vários dias, houve jejum e penitência O domingo de Páscoa foi celebrado quando os navios se encontravam a uns 250 quilômetros da costa, na altura de Salvador. a ressurreição de Cristo pôde ser comemorada com uma missa solene, celebrada no convés da nau-capitânia, entre os mais ricos paramentos e os mais belos castiçais. O órgão de frei Maffeu, um dos oito frades da frota, modulou a música sacra, cuja melodia barroca ecoou nos corações e mentes dos soldados e da marinhagem, dos degredados e dos comandantes. As rações foram melhoradas  a marmelada deixou os caixotes e foi distribuída entre os cerca de 1.350 homens embarcados nos agora 12 navios; os canecões de vinho rodaram com alguma liberalidade. A essas alturas, sem que ainda se pudesse saber, a armada estava a uns 250 quilômetros da costa, na altura daquela que, poucos anos mais tarde, viria a ser chamada de Bahia de Todos os Santos. Dois dias depois, próxima dos recifes depois chamados Abrolhos (aglutinação de Abra os olhos), a frota deparou com sargaços flutuantes: eram as algas botelhos e rabos-de-asno.  PedrÁlvares, de 32 anos, mais um militar do que propriamente navegador, ajoelhou-se em frente à imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança, que ele próprio escolhera como padroeira da viagem e mandara entronizar num altar erguido no convés da capitânia.  Era uma oração legítima: os santos do céu (e os deuses do mar) pareciam de fato estar do seu lado. Então, a cerca de 70 quilômetros da costa, nas horas de véspera, mais com alívio e prazer do que com surpresa ou espanto, o capitão e seus pilotos, os marinheiros e os soldados, os sacerdotes e os degredados, acotovelados todos à mureta das naus, puderam vislumbrar o cume de um grande monte mui alto e redondo 5 erguendo-se no horizonte longínquo. Ao entardecer, depois de avançar cautelosamente por mais 40 quilômetros, a frota deparou com outras serras, mais baixas, esparramando-se ao sul do grande monte. Silhuetadas contra o crepúsculo, cercadas por terras chãs, 6 elas surgiram vestidas por um arvoredo denso que avançava quase até o limite das águas claras, das quais as separava apenas uma estreita faixa de areia. A seis léguas (ou cerca de 40 quilômetros) da costa, a armada lançou âncoras. Elas mergulharam 34 metros no mar esverdeado antes de tocar o fundo arenoso. Estava descoberto o Brasil. Por volta do dia 5 de maio, a armada iniciou a segunda parte da volta do mar e, afastando-se do Brasil provavelmente na altura do cabo Frio, dirigiu-se para sudeste. No dia 12 de maio, um cometa com uma longa cauda cor de fogo 4 surgiu no céu e permaneceu visível pelas 10 noites seguintes. No sábado, dia 23, quando a frota se achava nas proximidades do cabo da Boa Esperança, desencadeou-se uma terrível tormenta. O desespero tomou conta dos tripulantes. Se queres aprender a orar, faça-te ao mar, diz um provérbio da época. O mar ficou tão grosso que parecia impossível escaparem as naus de serem comidas, escreveu Fernão Lopes de Castaneda em sua História do Descobrimento da Índia. As ondas se levantavam tão altas que parecia que as punham as naus nas nuvens e depois no abismo, com os vales que abriam. De dia era a água cor de chumbo e de noite cor de fogo, e o ruído que fazia o madeirame era medonho e tudo era tão espantoso que o não pode crer quem não o viu. Na tormenta naufragaram as naus de Aires Gomes, Simão de Pina e Luís Pires  levando mais de 300 homens, cujos corpos serviram de alimento para os peixes. Ali afundou também a caravela de Bartolomeu Dias, com 80 tripulantes. O cabo vingavase de seu descobridor, de acordo com a estrofe que Camões escreveu em Os Lusíadas: Aqui espero tomar, se não me engano, De quem me descobriu, suma vingança E não se acabará só nisso o dano Da vossa pertinaz confiança Antes em vossas naus vereis a cada ano; Se é verdade o que meu juízo alcança Naufrágio, perdições de toda a sorte, Que o menor mal de todos seja a morte.  O Paraíso das Especiarias Eis a descrição de Calicute feita na Relação do Piloto Anônimo: A cidade de Calicute é grande, e não tem muros que a cerquem; no seu interior tem muitos lugares vazios, e as casas, afastadas umas das outras, são cobertas de pedra e cal, chapeadas de relevos, e em cima cobertas de folhas de palmeiras. As portas são muito grandes e os portais muito bem trabalhados. Em torno das casas há um muro dentro do qual estão muitas árvores e lagos de água em que seus moradores se banham, e também os poços de onde bebem. Pela cidade há outros grandes lagos, onde o povo miúdo vem se lavar.  Mas, no dia 16 de dezembro de 1500  quando Cabral permanecia ancorado em Calicute com muitas dificuldades para carregar suas naus de especiarias, devido à franca oposição e à concorrência mercantil dos árabes , a feitoria foi atacada por cerca de 300 árabes e hindus. Mais de 50 portugueses foram mortos, entre os quais o feitor Aires Correia, o escrivão Pero Vaz de Caminha e seis frades franciscanos. Durante dois dias, Cabral ordenou que Calicute fosse ininterruptamente bombardeada, matando infinita gente e causando muito dano à cidade.  A frota de Cabral zarpou no dia 20 de dezembro rumo ao reino de Cochim, 200 quilômetros ao sul, na mesma costa do Malabar, onde o rajá, rival de Calicute, permitiu ao comandante carregar as naus de pimenta, gengibre e canela. Em 16 de janeiro de 1501, com uma feitoria instalada em Cochim e os navios recheados de especiarias, Cabral partiu de volta para Lisboa. No início da viagem de retorno, depois de a frota ter cruzado o oceano Índico, a nau abarrotada de Sancho Tovar encalhou num banco de areia em frente à cidade de Melinde (hoje no Quênia). Cabral determinou que ela fosse incendiada. A esquadra então ficou reduzida a cinco navios: a nau capitânia, as naus de Nicolau Coelho, de Simão de Miranda e de Pero de Ataíde, mais a caravela Anunciada, de Nuno da Cunha. A armada dobrou o famigerado cabo da Boa Esperança em 22 de maio de 1501, dessa vez sem problemas. Com bom tempo e correntes favoráveis, os navios de Cabral conseguiram chegar a Bezeguiche (hoje Dakar), no dia 2 de junho. Ali, encontraram o navio de Diogo Dias, que se desgarrara da frota havia mais de um ano, durante a tempestade no cabo da Boa Esperança (em maio de 1500). Restavam apenas sete homens a bordo, quase todos doentes e esqueléticos. Ao rever a frota de Cabral, um deles morreu de emoção. Ao chegar ao porto de Bezeguiche, localizado junto à foz do Senegal  o antigo rio do Ouro que D. Henrique buscara por quase meio século , Pedro Álvares Cabral não encontrou apenas a caravela de Diogo Dias. Por uma extraordinária coincidência, ancorados ali estavam também os três navios da nova expedição que o rei D. Manoel enviara para explorar mais detalhadamente o território que o próprio Cabral havia descoberto um ano antes. Como piloto dessa nova esquadra, que havia partido de Lisboa em maio de 1501, estava um florentino rico e culto de nome Américo Vespúcio. Três anos antes, seguindo a rota descoberta por Cristóvão Colombo, Vespúcio estivera no Caribe e na América Central. Em Bezeguiche, ele pôde comunicar aos homens de Cabral que, durante o tempo em que eles se encontravam ausentes do reino, uma outra expedição portuguesa, sob o comando de Gaspar Corte Real, zarpara de Lisboa em maio de 1500 e retornara em outubro com a notícia de que havia descoberto, a 50 de latitude norte, uma terra com árvores enormes  batizada de Terra Verde. Era uma parte do atual território canadense hoje chamada de Terra Nova. Foi então que, ao reunirem pela primeira vez tantas informações, Cabral e seus pilotos concluíram que deveria haver uma continuidade entre as vastidões setentrionais divisadas por Corte Real, as Antilhas espanholas já visitadas por Vespúcio e aquela costa caprichosamente recortada que eles próprios haviam avistado após zarpar de Porto Seguro rumo à Índia. A partir de tais informações, Cabral e seus homens começaram a compartilhar a certeza de que haviam estado em um novo continente. Por enquanto, esse novo mundo não tinha nome.  Em 23 de junho de 1501, o primeiro navio da frota de Cabral chegou a Lisboa. Era a caravela Anunciada, que fora armada por Bartolomeu Marchioni. Quatro dias depois, Marchioni já escrevia para seus sócios em Florença relatando o que se passara na viagem. No mesmo dia, dois outros italianos redigiam suas missivas em Lisboa: eram Giovanni de Affaitati, representante comercial de sua família, dona de um banco em Cremona, e Mateo Cretico, secretário do embaixador de Veneza na Espanha, Domenico Pisani. As cartas tratavam basicamente do que se passara na Índia, embora se referissem de passagem ao Brasil. Cabral só chegou a Lisboa um mês mais tarde, a 21 de julho de 1501. O rei o recebeu em Santarém, em seu suntuoso palácio de verão. Há de ter sido um encontro amistoso: além de ter cumprido (mesmo que por vias transversas) sua missão diplomática, Cabral trouxera navios repletos de especiarias. Elas renderam tanto dinheiro para Portugal que há indícios de que as cotações do mercado foram bruscamente alteradas em Veneza. Em 28 de agosto de 1501, desculpando-se por fazê-lo tão tarde, D. Manoel escreveu para os reis da Espanha, Fernando e Isabel, seus sogros e rivais. O ponto central da carta, evidentemente, era a Índia. Mas D. Manoel mencionou a terra descoberta por Cabral, chamada de Santa Cruz, na qual as gentes viviam nuas como na primeira inocência, mansas e pacíficas. O rei atribuiu a descoberta a um milagre do Nosso Senhor. Porém três anos depois desses eventos, o próprio Pedro Álvares caíra em desgraça na corte, jamais voltando a navegar ou a manter qualquer vínculo não só com o Brasil, mas com o próprio império ultramarino que ajudara a criar. Pouco mais de um mês após retornar a Lisboa, Cabral recebera do rei uma tença (ou pensão) anual de 30 mil reais, quase 14 vezes menos do que os 400 mil reais dados em 1498 a Vasco da Gama. A diferença se explica porque, no caso de Gama, a pensão também foi um prêmio por ter sido ele o primeiro a chegar à Índia por via marítima. Logo em seguida à chegada de Cabral, D. Manoel começou a armar a chamada Esquadra da Vingança, que seria enviada para desferir novo e violento ataque contra Calicute. O descobridor do Brasil foi escalado para fazer parte dela. Não se sabe exatamente o que houve, mas o fato é que, ao recusarse a aceitar o cargo de subcomandante, Cabral se indispôs com o rei. Os motivos podem ter sido dois. O primeiro é que da esquadra faria parte uma frota comandada por um certo Vicente Sodré  e, como ela teria autonomia de movimentos no Índico, Cabral se indignou com o que julgou ser uma diminuição de seus poderes. O segundo motivo, mais provável, é que, baseado nos poderes conferidos por uma carta régia assinada em 2 de outubro de 1501, Vasco da Gama  nomeado Almirante das Índias  teria exigido que o comando da armada fosse exclusivamente seu. O fato é que, quando a Esquadra da Vingança deixou Lisboa na primavera de 1502, seu único chefe era Vasco da Gama. Ao mesmo tempo, Cabral partia para o autoexílio em Santarém. Embora documentos provem que o rei continuou lhe pagando a pensão anual, Cabral jamais foi perdoado. Seu nome desaparece por completo das crônicas oficiais e nada se sabe sobre as duas últimas décadas de sua vida, exceto que ele estava doente das febres que adquirira na Índia. Pedro Álvares Cabral morreu na obscuridade, por volta de 1520, sem nunca ter retornado à corte  e virtualmente sem saber que revelara ao mundo um território que era quase um continente. Em 1521 morria também o rei D. Manoel I, o monarca que jamais se interessou pela terra descoberta por Cabral
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