Peças para o próximo leilão

830 Itens encontrados

Página:

  • PRATA DO RIO DE JANEIRO 10 DINHEIROS - FORNITURE DO IMPORTANTE PRATEIRO CARIOCA JOSÉ DE OLIVEIRA COUTINHO, CONSIDERADO UM DOS MELHORES OURIVES DO BRASIL NO SEC. XIX. TRABALHOU JUNTO AO MESTRE VALENTIM NA PRODUÇAO DE ALFAIAS LITURGICAS PARA OS PRINCIPAIS TEMPLOS DO RIO DE JANEIRO. ESSE FABULOSO PAR TE TOCHEIROS DE BANQUETA TEM UM DESENHO ELEGANTE, BASE TRIPODE COM FOLHAS DE ACANTO NAS EXTREMIDADES. FORAM APLICADAS NESSAS PEÇAS MULTIPLAS TECNICAS DE CONFECÇÃO DEMONSTRANDO O VIRTUOSISMO E A QUALIDADE DO TRABALHO DO ARTIFICE. RIO DE JANEIRO, PRIMEIRA METADE DO SEC. XIX. 48 CM DE ALTURA
  • GRANDE LAMPADÁRIO EM PRATA DE LEI COM MARCAS PARA CIDADE DO PORTO (P COROADO) ENSAIADOR CAETANO RODRIGUES DE ARAUJO. FEITIO PINHIFORME TEM BOJO CINTURADO  COM LINDAS FLORES RELEVADAS . NO TERÇO INFERIOR DO BOJO RESERVAS COM FLORES E RAMAGENS. NA BASE A DECORAÇÃO É COM FOLHAS DE ACANTO FINALIZANDO EM PINHA. DOTADO DE TRES BRAÇOS CUJAS TERMINAÇÕES SÃO LINDOS ANJOS EM VULTO PERFEITO. CORRENTES ELABORADAS E SUPORTE MAGNIFICO! PORTUGAL, MEADOS DO SEC. XIX. 112 CM DE ALTURA. 5980 g
  • ALFERES MANUEL CARNEIRO SANTIAGO - GRANDE ORATORIO DE SALÁO EM MADEIRA POLICROMADA E DOURADA COM IMAGEM DE CRISTO CRUCIFICADO. NAS PORTAS PINTURA INTERNA REPRESENTANDO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS DO LADO ESQUERDO E SAO SEBASTIÃO DO LADO DIREITO. AS PINTURAS APRESENTAM OS SANTOS ACOMODADOS SOB DOSSEIS. O NICHO TEM MOLDURA RECORTADA E DOURADA. O FUNDO DO ORATORIO E PINTADO COM FLORES AO GOSTO DOM JOSE I DITAS ROSAS DE MALABAR, EMPREGADAS NA IMAGINARIA MINEIRA DURANTE O SEC. XVIII. A IMAGEM DE CRISTO CRUCIFICADO É EXECUTADA COM ERUDIÇÃO DEMONSTRADA PELAS FORMAS, PROPORÇÕES, QUALIDADE ESCULTÓRICA E CARNAÇÃO. EXTERNAMENTE AS PORTAS SÃO ALMOFADADAS E APRESENTAM DOBRADIÇAS DE CANETA. APRESENTA AINDA EXTERNAMENTE RESQUÍCIOS DE POLICROMIA. ESSE ORATÓRIO É TESTEMUNHA DA POVOAÇÃO DO SUL DE MINAS GERAIS ESTÁ HÁ QUASE DUZENTOS E CINQUENTA ANOS NA FAMÍLIA. SEU PROPRIETARIO ORIGINAL FOI O ALFÉRES MANUEL CARNEIRO SANTIAGO, GRANDE LATIFUNDIÁRIO DE BAEPENDI, NEGOCIANTE DE FUMO E DE ESCRAVOS (SEU INVENTÁRIO RELATA 256). CIMALHA CURVA. QUATRO BELOS PÉS. MINAS GERAIS, SEC. XVIII. 77 X 39 X 134 CMNOTA: O Alferes Manuel Carneiro Santiago era natural de Portugal. Na segunda metade do SEC XVIII. seu avô já vivia no Brasil no Arraial do Tijuco (que depois passaria a se chamar Diamantina),  onde exercia as atividades de comerciante e garimpeiro. Ainda criança, nos estertores do SÉC. XVIII, Manuel Carneiro Santiago transferiu-se com seus pais para o Brasil, seguindo os passos do avô. Ainda nos tempos do Brasil colonial, Manuel Carneiro estabeleceu-se na vila de Baependi onde tornou-se proprietário de tropas de muares e passou a ser um dos maiores negociantes de fumo e de escravos do Sul das Gerais. Ao falecer já era grande latifundiário e possuidor de 256 escravos. Anos depois, já no Brasil Império, por sucessão o oratório passou a seu filho Alferes José Carneiro Santiago que o legou a  Dona Maria Inacia Carneiro Santiago Abreu casada com o coronel e comendador  Joaquim Machado de Abreu.  O Comendador Joaquim era Coronel da Guarda Nacional e foi feito Cavaleiro da Ordem de Cristo pelo imperador Dom Pedro II em 1859. A indicação foi patrocinada pelo Visconde de Monte Alegre. Por  sua vez o casal transferiu a propriedade do oratório por herança a sua filha Dona Francisca Abreu Ribeiro, nascida em 1857, que foi casada com o dr. Francisco Antonio Ribeiro, de tradicional família de Cristina. O legado passou então  a terceira filha do casal  Francisca Ribeiro Carneiro Santiago (Chiquita), uma exímia pianista que foi casada com seu primo em primeiro grau, Manoel Carneiro Santiago (Neco). Residiram então na Fazenda Córrego Fundo, desmembrada da Sesmaria da Floresta em Pedralva. Tiveram 21 filhos e o oratório foi destinado a Anna Ribeiro Santiago (Nini)., a filha solteira que se responsabilizou pelos cuidados na velhice de seus pais e pela criação de duas sobrinhas: Heloisa e Maria da Glória. Heloisa casou-se com José Victor de Lima e ficou proprietária dos bens imóveis da família. Quando se mudou para a cidade há algumas décadas Heloisa vendeu a sua prima dona Marialice Faria Pedroso o precioso oratório. Dona Marialice, casa com Adalto Pedroso além de prima é afilhada de dona Heloisa. Atualmente o casal é o proprietário desse oratório belo e cheio de histórias!
  • PRATA DE LEI DO RIO DE JANEIRO CONTRASTE 10 DINHEIROS - ELEGANTE TURIBULO EM PRATA DE LEI COM MARCAS PARA CIDADE DO RIO DE JANEIRO E PRATEIRO ANTONIO JOSÉ MOREIRA SOARES. LINDA DECORAÇÃO COM FORMIDAVEIS ELEMENTOS RELEVADOS FORMANDO GUIRLANDAS COM FLORES E RAMAGENS. O DISPENSADOR DA FUMAÇA  É FENESTRADO CONSTITUIDO DE ELEMENTOS VEGETALISTAS. A FORMA É HARMONICA E REQUINTADA .RIO DE JANEIRO, PRIMEIRA METADE DO SEC. XIX. 22 CM DE ALTURA. 764 G
  • COMPANHIA DAS INDIAS  GINGER JAR  REINADO KANGXI ( 1654-1722) JARRO DE ESPECIARIAIS. BELISSIMO JARRO EM PORCELANA DA COMPANHIA DAS INDIAS DECORADO EM AZUL COM FLORES E RAMAGENS. SOB A BASE ANTIGA ETIQUETA DA COLEÇÃO LACERDA DE MENEZES E NÚMERO DE REGISTRO. TAMBÉM PERTENCEU A COLEÇÃO MARCIO PAPPA. ESSES LINDOS JARROS FORAM POR SÉCULOS UTLIZADOS PARA GUARDAR E TRANPORTAR ESPECIARIAS POR ISSO ERAM CHAMADOS JARROS DE GENGIBRE. TAMPA EM MADEIRA SOB MEDIDA ACRESCENTADA POSTERIORMENTE. CHINA, SEC XVII, 39 CM DE ALTURA.
  • BELO OSTENSÓRIO EM PRATA DE LEI COM ARREMATES EM VERMEIL. BASE DECORADA COM ROCAILLES, FUSTE EM BALAUSTRE. RESPLENDOR EM PRATA DOURADA. LUNA COM REPRESENTAÇÃO DE DIVINO ESPÍRITO SANTO COM OLHO EM RUBI. O ÓCULO É EMODURADO POR ANJOS ENTRE NUVENS. UMA GRANDE CRUZ LATINA PRESIDE O CONJUNTO. BRASIL, FINAL DO SEC. XIX OU INICIO DO XX. 63 CM DE ALTURA
  • LINDO ANEL EM OURO BRANCO COM CRAVAÇÃO DE DIAMANTES BRANCOS E COM VIDA ENFILEIRADOS EM SEIS CARREIRAS. DESIGN REQUINTADO E ELEGANTE! SÃO 90 DIAMANTES. ARO 18. 12,4 G
  • GIOVANI PANZA  (1894-1989)  VIOLINISTA  OST  IMPORTANTE ARTISTA DO IMPRESSIONISMO ITALIANO (1894-1989) PASSEIO PÚBLICO OST ASSINADO NA PARTE INFERIOR A ESQUERDA DA TELA. MAGNIFICA OBRA IMPRESSIONISTA RETRATANDO PERSONAGENS VESTIDOS A MANEIRA DO FINAL DO SEC. XVIII EM UM REQUINTADO SALÃO. UM PERSONAGEM MASCULINO ESTÁ ESTUDANDO VIOLINO E É ATENTAMENTE OBSERVADO POR UMA MULHER. A OBRA E MAGNÍFICA ESTÁ BELISSIMAMENTE EMOLDURADA. ARTISTA COM GRANDE VALOR DE MERCADO INTERNACIONAL, OFERTADO INCLUSIVE EM LEILÕES DE RENOMADAS CASAS EUROPÉIAS COMO A CHRISTIES. ITÁLIA, INICIO DO SEC. XX. 39 X 48 CM (SOMENTE O TAMANHO DA TELA) COM A MOLDURA. 65 X 73 CM (CONSIDERANDO-SE O TAMANHO DA MOLDURA.NOTA: Giovanni Panza (Miseno, 9 de março de 1894 - Napoli, 20 de dezembro de 1989 ) foi um importante pintor do impressionismo italiano . Nascido em uma família de poetas e pintores, ele era sobrinho de Salvatore Postiglione e Luca Postiglione , filhos do pintor Raphael Postiglione, que o apresentou à pintura. Além de pintor, Panza, como seu tio Luke, era também poeta e escritor. Sua pintura permaneceu fiel à natureza da tradição-romântica, perpassando a tradição figurativa da escola napolitana do século XIX. Representava paisagens, figuras, estradas, cenas bucólicas, mercados que ele derivava do cotidiano dos bairros de Nápoles.
  • FORMIDÁVEL IMAGEM DE CRISTO CRUCIFICADO ESCULPIDO EM MADEIRA POLICROMADA E DOURADA. ARREMATES EM PRATA DE LEI. ESTILO DOM JOSÉ I.  CRUZ E BASE EM JACARANDÁ. A MAGNIFICA BASE É ESCULPIDA COM MOLDURAS E EM RESERVA SDIMBOLOS DA CRUCIFICAÇÃO A COROA DE CRISTO E OS CRAVOS QUE O PRENDERAM A CRUZ. TERMINAIS DA CRUZ E E RESPLENDORES EM TORNO DO CRISTO REALÇADOS EM OURO BRUNIDO. O RESPLENDOR E A PLACA INRI SÃO EM PRATA DE LEI. CURIOSAMENTE TEM NA PARTE TRASEIRA UMA ETIQUETA DO SEC. XIX. DO RESTARADOR MANOEL ESTEVES DOS SANTOS ONDE SE INFORMA NÃO SER RESPONSÁVEL POR PEÇAS DE CONSERTO QUE EM SEU PODER FIQUEM POR MAIS DE SEIS MESES. PORTUGAL, SEC. XVIII/XIX. 63 CM DE ALTURA
  • SÃO JORGE E O DRAGÃO  LINDA ESCUTURA EM MARFIM EUROPEU PROVAVELMENTE DE DIEPP. BELA REPRESENTAÇÃO DO COMBATE ENTRE SÃO JORGE E O DRAGÃO. ASSENTE SOBRE BASE EM MADEIRA. EUROPA, SEC. XIX. 14 CM DE ALTURA
  • SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS  BELA ESCULTURA EM MARFIM SOBRE BASE EM ONIX. EXCEPCIONAL QUALIDADE ESCULTÓRICA! INICIO DO SEC. XX. 12 CM DE ALTURA
  • CRISTO SALVADOR DO MUNDO  BELA ESCULTURA EM CALCITA REPRESENTANDO CRISTO EM SUA ICONOGRAFIA DE SALVADOR DO MUNDO SEGURANDO ORBI EM UMA MÃO E ABENÇOANDO COM A OUTRA. RESQUICIOS DE POLICROMIA, MINAS GERAIS, SEC. XVIII/XIX. 32 CM DE ALTURANOTA: O orbe simboliza o domínio de Cristo (a cruz) sobre o mundo (o orbe), literalmente sujeito por um governante terreno (ou, por vezes, de um ser celestial como um anjo). Quando é seguro pela própria figura de Cristo, o objeto é conhecido na iconografia ocidental como Salvator Mundi (Salvador do Mundo).
  • SÃO JOSÉ  O PADROEIRO DAS FAMÍLIAS  BELA IMAGEM EM MADEIRA POLICROMADA E DOURADA REPRESENTANDO FIGURA DE SÃO JOSÉ. EXPRESSIVOS OLHOS EM VIDRO. BRASIL, SEC. XIX. 26 CM DE ALTURA
  • SANTO ANTONIO  BELA IMAGEM EM MADEIRA COM RESQUICIOS DE DOURAÇÃO. MUITO BOA ESCULTURA! BRASIL, INICIO DO SEC. XIX. 23,5 CM DE ALTURA
  • A partir desse momento apregoaremos uma série de OBJETOS DE VERTU. Projetados para serem belos e funcionais variam de caixas a toucadores. Foram feitos pelas melhores e mais prestigiadas grifes mundiais com um único objetivo serem sofisticados, funcionais e elegantes. .Eles são obras de arte, além de acessórios, e, como tal, muitas vezes muito apreciados - e bem utilizados - por seus proprietários. Os objetos de vertu (também escritos como virtu) são nomeados como tal pelo virtuosismo de sua habilidade. Eles geralmente tomam a forma de pequenas caixas ou recipientes feitos de metais preciosos, como prata ou ouro.Os melhores exemplos geralmente apresentam esmalte ou são montados com pedras preciosas. Os primeiros exemplos de objetos de vertu foram feitos para homens e usados para rapé ou apresentados como presentes diplomáticos.No século XVIII, vemos mais formas emergindo, como asboites à mouches -pequenas caixas com vários compartimentos Outros exemplos incluemcarnets de bal - cartões de dança, que vieram com um pequeno lápis para fazer anotações - e malas de costura e agulhas.Estes foram feitos principalmente na França, Suíça e Alemanha por fabricantes especializados. No início do século XX, esses objetos evoluíram para o melhor acessório para uma noite na cidade, seja em Paris, Londres ou Nova York.Produzidos pelas principais casas de joalheria, como Cartier e Van Cleef & Arpels, objetos de vertu eram tão essenciais para a roupa de uma noite quanto um vestido ou um par de sapatos, e representavam o casamento perfeito de forma e função. Esses lindos estojos de esmalte de jóias, que são obras de arte em si, tiveram, portanto, um uso muito prático. Essas peças foram definitivamente projetadas para serem vistas e admiradas.Alguns têm borlas e pulseiras, por isso não foram feitos para se esconder em uma bolsa de noite, diz o especialista, "mas deveriam ser exibidos com destaque, como peças de joalheria adicionais.Com seu design elegante e detalhes requintados, alguns dos objetos menores e mais simples podem ser usados como acessórios hoje. Certamente um pó compacto ou uma caixa de comprimidos podem ser guardados em uma bolsa ou caixas de cigarro podem ser usadas para cartões de visita. Não há dúvida de que esses objetos foram amados.Há uma variedade de estilos, do Art Deco ao Chinoiserie. Em Londres, as principais coleções de caixas douradas podem ser encontradas naWallace Collection e na V&A, que abriga a Gilbert Collection.Em Nova York, colecionadores interessados devem visitar o The Met, que abriga aWrightsman Collection. Recentemente foi realizada uma exposição de objetos de vertu da Era do Jazz pertencentes ao príncipe e à princesa Sadruddin Aga Khan, realizada noMuseu Cooper Hewitt,em Nova York.Iniciaremos com o lote que segue:  ASPREY  EXCLUSIVA CAIXA PORTA SELOS EM PRATA DE LEI COM INTERIOR EM VERMEIL E TAMPA DECORADA COM ANTIGA PINTURA EM MADEIRA  REPRESENTANDO CENA DE BAILE DE CORTE. A PINTURA FOI UMA ANTIGUIDADE ACRESCENTADA A CAIXA, ELA FOI FEITA SOB ENCOMENDA CUSTOMIZADA UTILIZANDO UMA PINTURA PROVAVLEMENTE DO SEC. XVIII EM UMA CAIXA COM MARCAS FRANCESAS E NA PARTE INFERIOR A MANUFATURA ASPREY. A PINTURA TEM ASSINATURA POUCO LEGIVEL. A CAIXA TEM MAGNIFICA DECORAÇÃO COM GUILLOCHES. SEGUNDA METADE DO SEC. XIX. 8 CM DE COMPRIMENTO.
  • CARTIER  REQUINTADO PORTA CARTÕES EM PRATA DE LEI, OURO E CABOCHON DE SAFIRA ORIENTAL. FORMIDÁVEIS GUILLOCHES. PEÇA SOFISTICADA, PESADA E MUITO BONITA! FRANÇA, 10,5 CM DE COMPRIMENTO. 155 G
  • CIA DAS INDIAS  FAMILIA VERDE  REINADO QIANG LONG (1711-1799)  GRANDE MEDALHÃO EM PORCELANA COM ESMALTES DA FAMILIA VERDE. DECORADO COM LINDA CENA DE COTIDIANO EM MEIO A VEGETAÇÃO. BORDA COM RESERVAS CONTENDO FLORES E PÁSSAROS. CHINA, SEC. XVIII. 47 CM DE DIAMETRO.NOTA: Frei Luís de Sousa, escrevendo sobre a vida de dom Frei Bartolomeu dos Mártires, falecido em 1590, e tratando de baixelas de prata e louça de barro diz que, quando o arcebispo se achou à mesa do Papa, e diante da opulência das pratas pontifícias, teve o ensejo de adiantar a Sua Santidade: Temos, disse, em Portugal, um gênero de baixela que com ser barro, se avantaja tanto à prata em graça e limpeza, que aconselhara eu a todos os príncipes (se um pobre frade pode fiar de si dar conselho) que não usaram outro serviço e desterraram de suas mesas a prata. Chamamo-lhe em Portugal porcelanas; vêm da Índia, fazem-se na China. É o barro tão fino e transparente que as brancas deixam atrás os cristais e alabastros, e as que são variadas de azul enleiam os olhos, representando uma composição de alabastro e safiras. O que têm de quebradiço recompensam com a barateza. Podem-se estimar dos maiores príncipes por delícia e curiosidade, e por tal se têm em Portugal. A Velha Lusitânia possuiu os mais ricos e belos espécimes de porcelanas chinesas, recebidos em primeira mão graças ao seu comércio marítimo com o Oriente. E ainda teria mais de uma dúzia de fábricas onde foram manufaturadas excelentes peças. Do burguês ao rei todos se compraziam em possuí-las. A propósito da invasão francesa a Portugal sob Napoleão Bonapartem, conta Fialho dAlmeida, que só à sua parte, o General  Junot levou consigo, entre sedas e quadros, manuscritos, gravuras, alfaias sagradas, móveis, jóias, armas e maravilhosas louças do Japão e da China, despojos duma riqueza inarrável, como nenhum rei possua hoje talvez; e por tal forma abundantes, que três navios quase não bastaram para os transportar
  • TIFFANY & CO  ELEGANTE TROUSSE EM PRATA DE LEI COM VÁRIAS SUBDIVISÕES. DECORADA EXTERNAMENTE COM LINDOS GUILLOCHES. EUA, SEC. XX.. 9 CM DE COMPRIMENTO (SEM CONSIDERAR A CORRENTE) 155 G
  • MAUBOUSSIN  PRECIOSA CAIXA DE PO COMPACT EM PRATA DE LEI GUILLOCHADA COM CRAVAÇÃO DE ROSÁCEAS DE OURO CUJO MIOLO SÃO SAFIRAS ORIENTAIS. O FECHO TAMBÉM É CRAVEJADO COM SAFIRAS ORIENTAIS COM LAPIDAÇÃO BAGUETE. A MANUFATURA MAUBOUSSIM FOI ESTABELECEU-SE EM PARIS EM 1827 DESDE ENTÃO É UMA FABRICANTE DE JÓIAS E OBJETOS DE ALTO LUXO PARA UM PÚBLICO MUITO SELETO. 7 X 7 CM. 165 G
  • FILLIPO CHIAPPE -  BELA CAIXA EM PRATA DE LEI TEOR 900 E INCRUSTRADA COM GRANADAS. FEITIO HEZAGONAL. TAMPA TEM CABOCHOM DE LAPIS LAZULI E SEUS OITO PÉS TEM INCRUSTRAÇÃO DE GRANADAS. CORPO DECORADO EM RELEVO COM ROCAILLE E FLORES. MARCAS DO DESIGNER FILIPPO CHIAPPE DE GENOVA QUE INICIOU SUAS ATIVIDADES EM 1896 E GANHOU GRANDE NOTORIEDADE PELA QUALIDADE DE SEU TRABALHO E O MAGNIFICO DESIGN ART DECO. ITALIA, INICIO DO SEC. XX. 150 G

830 Itens encontrados

Página: