Peças para o próximo leilão

830 Itens encontrados

Página:

  • SAGRADA FAMÍLIA  MAGNÍFICA PLACA EM MARFIM DE VERTENTE INDO PORGUESA, REPRESENTANDO A LINHAGEM DIVINA E TERRESTRE DE CRISTO. O DIVINO ESPÍRITO SANTO E O PAI ETERNO ASSUMEM  POSIÇÃO VERTICAL COM CRISTO MENINO. O PAI ABRE OS BRAÇOS EM SINAL DE BENÇÃO. A POSIÇÃO DE VERTICALIDADE REFORÇA QUE DEUS ENVIOU A CRISTO. DISPOSTA DE FORMA HORIZONTAL ESTÁ A FAMILIA TERRESTRE DO MENINO DIVINO, A VIRGEM MARIA E SÃO JOSÉ, INDICANDO ASSIM QUE A GRAÇA E SALVAÇÃO QUE VEM DE CRISTO É PARA TODOS OS HOMENS SEM DISTINÇÃO (EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO CAP. 3 V. 18: "COM EFEITO, DE TAL MODO DEUS AMOU O MUNDO, QUE LHE DEU SEU FILHO ÚNICO, PARA QUE TODO O QUE NELE CRER NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA.") . MOLDURA POSTERIOR (INICIO DO SEC. XX) EM JACARANDÁ COM INCRUSTAÇÃO EM MARFIM FORMANDO ROSÁCEAS. GOA, POSSESSÃO PORTUGUESA NA ÍNDIA, SEC. XVIII, 19 X 12 CM (SOMENTE A PLACA) E 26 X 18 CM (COM A MOLDURA)NOTA: Nos oratórios indo-portugueses está patente uma determinação ocidental, como o exemplo de temas ligados ao cristianismo partindo dos modelos portugueses continentais, em que se fundem elementos orientais a partir da execução dos artistas locais, aos quais designamos de luso-oriental provavelmente convertidos e que colaboram para o carácter miscigenado, manifestado através dos componentes decorativos hindus. Pedro Dias refere que um escultor da Companhia de Jesus, o padre Maecht que viveu em Goa, fazia os oratórios conforme os templetes hindus, resistindo assim à permanência dos modelos locais, como o exemplo do sol, da lua, dos dragões e com outras representações inspiradas na fauna e na flora, embora com um maior peso de motivos cristãos. As famílias antes de se converterem ao cristianismo, celebravam o seu culto num dos topos do vasary, após a conversão, mantiveram a tradição de conservar o oratório no mesmo local que anteriormente era utilizado para as práticas hinduístas. Assim, encontramos frequentemente nas residências das castas brâmanes os oratórios na sala herdada das casas hindus197, o antigo vasary, preservando o mesmo local de orar198, posteriormente adaptado ao culto cristão, ocupando aí normalmente, o seu lugar. Os oratórios-altar permanecendo, em alguns casos, num aposento próprio, desempenhando a função de capela199, podendo ser utilizados como espaço de ritual litúrgico, conforme o exemplo do oratório-altar eram utilizados para devoção doméstica, batismos, os casamentos e os funerais.
  • LA VIRGEN DEL PATROCINIO DE TOLEDO- DATADO DE 1866. PINTURA SOBRE PLACA DE ZINCO REPRESENTANDO A VIRGEM EMOLDURADA POR GUIRLANDA DE FLORES QUE SAEM DE VASOS, CERCADA POR PAVILHÕES COM BANDEIRAS E ENCIMADA PELO DIVINO ESPÍRITO SANTO. NA PARTE INFERIOR ESPADAS E ELMO. ESPANHA, 1866. 28 X 34 CMNOTA: O Patrocínio de Nossa Senhora se refere à tradição católica de celebrar a Virgem Maria como protetora, advogada e mediadora. Os dados mais antigos desta data celebração de quando a Ordem dos Pregadores celebrou a Festa do Patrocínio de Nossa Senhora em 22 de Dezembro, 1216, que continuaram a celebrar todos os anos e depois mudou a data de celebração a 8 de maio. Em 28 de setembro de 1655  , o Rei Felipe IV da Espanha, apelidado de Piedoso, decidiu colocar todos os seus domínios sob a proteção da Santíssima Virgem . Para isso, pediu ao Papa Alexandre VII que instituísse a Festa do Padroado de Nossa Senhora. O Papa concordou e respondeu com uma bula de 28 de julho de 1656, confirmando esta festa em novembro em todo o Reino da Espanha . Como o próprio Felipe (como nos informou) deseja muito dar graças à Virgem Maria, mãe de Deus, pelos tantos benefícios que com piedoso afeto confessa ter recebido de sua mão, que em todos os reinos da Espanha é celebrado todos os anos em um dos domingos de novembro, uma festa especial a ser chamada de Padroado da Bem-aventurada Virgem Maria; Nós, louvando muito no Senhor as piedosas intenções do próprio Rei Filipe, ... damos e damos aos filhos amados, clérigos seculares e regulares dos ditos reinos de Espanha, que em algum domingo de novembro que deve marcar Ordinário, todos os anos para celebrar a festa do Padroado da bem-aventurada Virgem Maria  Ao receber esta notícia, Felipe IV comunicou aos seus súditos por meio de um Certificado Real publicado pelo Arcebispo de Toledo, Bañtasar de Moscoso y Sandoval: O Rei. Na devoção que em todos os meus Reinos temos à Santíssima Virgem, e em particular com a qual vou nas minhas necessidades para implorar a sua ajuda, estou confiante que nas maiores dificuldades ela deve ser a nossa proteção e defesa ; e em demonstração de meu afeto e devoção, resolvi que em todos os meus Reinos ela seja recebida como Padroeira e Protetora, apontando um dia, seja o que for que pareça, para que em todas as cidades, vilas e lugares deles se tornem novenários, tendo todos Em dias missas solenes com sermões, de modo que seja com todas as festividades, e meus vice-reis e governadores e ministros participando, pelo menos um dia, fazendo procissões gerais em todos os lugares, com as imagens mais devotas dos lugares, para que com grande solenidade e emoção do povo festeja esta festa  . A partir desta data na Espanha e suas colônias passaram a celebrar anualmente a festa de Nossa Senhora do Patrocínio.
  • SANTO ANTONIO  LINDA ESCULTURA EM MADEIRA POLICROMADA REPRESENTANDO SANTO ANTONIO. RESPLENDOR EM PRATA DE LEI. BELO MOVIMENTO E TALHA DE QUALIDADE! O MENINO JESUS É GRACIOSO! MINAS GERAIS, INICIO DO SEC. XIX. 29,5 CM SEM CONSIDERAR O TAMANHO DO RESPLENDOR E 35 CM COM ELE
  • GRANDE PAR DE TOCHEIROS EM METAL ESPESSURADO A PRATA DECORADO EM RELEVO ESTILO E ÉPOCA ART DECO. MARCAS DA MANUFATURA EBERLI. BRASIL, INICIO DO SEC. XX. 40 CM DE ALTURA
  • CRISTO CRUCIFICADO EM MADEIRA COM POLICROMIA E DOURAÇÃO. MINAS GERAIS, SEC. XIX. 46 CM DE ALTURA
  • MARFIM DE GOA  MAGNIFICA IMAGEM DE VERTENTE INDO PORTUGUESA REPRESENTANDO CRISCO CRUCIFICADO. IMAGEM BELISSIMA CHAMO A ATENÇÃO PARA O ROSTO MAGNIFICO! 23 CM DE ALTURANOTA: As quatro grandes escolas da imaginária em marfim abrangiam as produções do Indostão continental (indo-portuguesa), da ilha de Ceilão (cíngalo-portuguesa), da China (sino-portuguesa) e do Japão (nipo-portuguesa). Os séculos XVII e XVIII foram o período áureo da produção artística dessas esculturas, que podem ser agrupadas de acordo com as diversas figuras sacras do cristianismo, como a Imaginária Mariana, o Ciclo do Nascimento e Infância de Cristo, os Bons Pastores, o Ciclo da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo e dos Santos, principalmente os da Contra-Reforma, fundadores das Ordens Religiosas, Doutores da Igreja, Apóstolos e Evangelistas.
  • PESADO CÁLICE LITÚRGICO E SUA PATENA EM PRATA DE LEI BATIDA. MAGNÍFICO TRABALHO SETECENTISTA ELEGANTE CONTRUÇÃO! CORPO LISO E BASE CAMPANULAR. FUSTE COM FEITIO DE BALAUSTRE. INTERIOR COM RESQUICIO DE VERMEIL. CORPO DIVIDE-SE EM TRES PARTES ROSQUEÁVEIS. BRASIL, SEC. XVIII. 24,5 CM DE ALTURA. 655 G
  • GRANDE E BELO FLOREIRO EM PRATA DE LEI ESTILO E ÉPOCA ART DECO. TRABALHO MAGNIFICO DE DESIGNER EM PRATA BATIDA. CORPO BOJUDO COM ALÇAS LATERAIS. EUROPA, PRIMEIRA METADE DO SEC. XX. 23 CM DE DIAMETRO X 21 CM DE ALTURA. 855 G
  • PAR DE CASTIÇAIS EM PRATA DE LEI ESTILO E  ÉPOCA DONA MARIA I COM MARCAS DE CONTRASTE P COROADO PARA A CIDADE DO PORTO E PRATEIRO LUIZ ANTONIO RODRIGUES DE ARAUJO CLASSIFICADO POR MOITINHO COMO P430 (PAG 266) DATAVEL A PARTIR DE 1810. CORPO LISO COM DELICADOS GUILLOCHES FORMANDO FLORES E RAMAGENS. ASSENTE SOBRE QUATRO PÉS EM GARRA. PORTUGAL, INICIO DO SEC. XIX. 22,5 CM DE ALTURA. 575 G
  • MINI CÔMODA EM MADEIRA ESTILO DONA MARIA I. PROVAVELMENTE UM MÓVEL FEITO PARA BRINQUEDO. MUITO ANTIGO E COM MUITO BOA QUALIDADE. BRASIL,  SEC. XIX. 34 X 19 X 39 CM

830 Itens encontrados

Página: