Peças para o próximo leilão

672 Itens encontrados

Página:

  • BELA CAIXA DE MÚSICA EM PRATA DE LEI COM FEITIO DE SINO. MARCAS PARA CIDADE DE PADOVA. DECORADA COM FRISO RELEVADO COM PADRÃO MALMAISON. FUNCIONAMENTO A CORDA. MECANISMO FUNCIONANDO.  ITÁLIA, SEC. XX. 9 CM DE ALTURA
  • PAR DE CASTIÇAIS EM PRATA DE LEI E VIDRO ARTÍSTICO. EUROPA, SEC. XX. 13 CM DE DIAMETRO
  • GRANDE E ELEGANTE NAVETA EM PRATA DE LEI ESTILO E ÉPOCA DONA MARIA I. CORPO DECORADO COM LAÇOS, PALMÁCEAS E ROCAILLE. FUSTE EM BALAUSTRE. BASE LOBADA. TAMPA BASCULANTE. BRASIL, FINAL DO SEC. XVIII. 21 CM DE ALTURANOTA: A naveta (pequena nave, referência ao seu formato) é o vaso destinado a conter os grãos de incenso que são queimados nas celebrações solenes. A naveta começou a ganhar uma forma de navio durante a Idade Média. Isto ao mesmo tempo significada duas coisas: A primeira é a lembrança da Igreja como a Barca de Pedro. A segunda é que nossa vida espiritual deve ser sempre um caminho, daqui às Mansões Eternas. O navio simboliza esta mobilidade. É conduzida nas procissões por um acólito ou coroinha denominado naveteiro ou naviculário. Chegando à frente do altar, o naveteiro faz uma reverência breve (inclinando apenas a cabeça) e aguarda com o turiferário à direita do altar a chegada do sacerdote e a incensação da cruz e do altar. Nos demais momentos da celebração em que se usa o incenso (Evangelho, Apresentação das Oferendas e Sanctus) o naveteiro igualmente acompanha o turiferário, apresentando a naveta ao sacerdote ou diácono quando necessário. Nas demais celebrações feitas com solenidade em que se utiliza o incenso, o naveteiro também acompanhe o turiferário seguindo as orientações dos livros litúrgicos para cada celebração.
  • IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO   Lindo tinteiro em prata de lei com frascos em cristal facetado com bela tonalidade rubi. Marca de contraste 13, instituído em 1753 estabelecendo a pureza de teor 813.  Decorado com elementos fitomorfos, rocaille e perolados. Elevado sobre quatro pés. Belo exemplar de ourivesaria austríaca caracterizada pela delicada beleza e esmero em detalhes! Sec. XIX, 13 cm de largura.
  • CHRISTOFLE  ELEGANTE GALHETEIRO EM METAL ESPESSURADO A PRATA COM RECIPINETE PARA AZEITE, VINAGRE, SALEIRO E PIMENTEIRO EM CRISTAL MOULLE. EXCELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO PARECE PRATA DE LEI! FRANÇA, INICIO DO SEC. XX. 31 CM DE ALTURA
  • GIUSEPPE SCAPINELLI  FORMIDÁVEL BUFÊ EM JACARANDÁ. DOTADO DE CINCO GAVETAS E CINCO PORTAS. O CORPO É REMATADO POR BELISSIMA FOLHAÇÃO EM JACARANDÁ. A ESTRUTURA INFERIOR NA MESMA MADEIRA É MACIÇA. A CAIXA É RETA CONTRASTANDO COM OS ELEGANTES  PÉS ENTALHADOS EM CURVA FORMANDO Y.  A COR É BELISSIMA! POSSUI NA PARTE POSTERIOR ESTAMPILHAS DE IMPOSTO COM DATA DE 1963. BRASIL, INICIO DA DEC. 60. 250 (C) X 86 (H) X 51  (P) CM.NOTA: GIUSEPPE SCAPINELLI foi um designer de origem italiana, nascido em 1891, na cidade de Modena onde era lente de arquitetura. Quando escolheu estabelecer-se no Brasil foi muito bem recebido pela elite paulistana. Seu estilo é facilmente reconhecível por causa das linhas curvas e formas suaves, muito longe dos modelos tradicionais de seus companheiros varejistas inspirado muito provavelmente pelo design italiano dos anos 40. Sua madeira de preferencia era a caviúna com a qual projetou muitas peças únicas como algumas das ofertadas nesse pregão pensadas para o espaço da casa de Emílio Romi. Extremamente sofisticadas e bastante valorizadas, as peças do designer marcaram época e muitas hoje estão na mão de colecionadores e amantes de design, assim como da família do artista, No Brasil fundou a Fábrica de Móveis Giesse e também a loja Margutta onde possuía seu ateliê. Manteve uma coluna por anos na Revista Casa e Jardim que assim definiu a sua produção em mobiario: Scapinelli é um clássico que se lembra de ser moderno ou se preferirem, um moderno que não esquece de ser clássico. Faleceu em 1982
  • LINDO FRASCO DE FARMÁCIA EM CRISTAL NA TONALIDADE AMBAR. BELO FEITIO EM FACETAS. ROTULO BRANCO REALÇADO EM PRETO COM ESCRITA DA MESMA COR. CONTÉM O NOME DA SUBSTANCIA QUE CONTINHA SENDO: CREMOR TÁRTARO. BITARTARATO DE POTÁSSIO, TAMBÉM CHAMADO HIDROGENO TARTARATO DE POTÁSSIO, É UM SUBPRODUTO DA FABRICAÇÃO DO VINHO. É O SAL ÁCIDO DE POTÁSSIO, DO ÁCIDO TARTÁRICO, CONHECIDO COMO CREMOR TÁRTARO OU CREME DE TÁRTARO. ERA EMPREGADO CONTRA INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO E ARTRITE. FRANÇA,  SEC. XIX OU INICIO DO XX. 26 CM DE ALTURANOTA: Difícil imaginar que até as primeiras décadas dos anos 1900 não existiam medicamentos farmacológicos produzidos em massa com substâncias concentradas ao invés dos extratos vegetais e minerais manipulados pelos boticários. O boticário era na maioria dos municípios do Brasil o único e eficaz auxilio para tratar as enfermidades. Muitas vezes, os afortunados que tinham acesso aos médicos recebiam as receitas com os princípios para preparar as mezinhas, beberagens, emplastros e cataplasmas que eram empregados para a cura. De posse das receitas, dirigiam-se ao boticário. Em cada farmácia havia um grande livro negro chamado QUID PRO QUO que em latim significa ESSE POR AQUELE. Quando o boticário recebia e receita e não dispunha do princípio indicado pelo médico, consultava o tal livro chamado QUID PRO QUO para substituir o remédio por um outro similar. Tão importante eram as farmácias na vida das pessoas que uma curiosa expressão passou a derivar do ato da busca no QUID PRO QUO trocar uma coisa pela outra no linguajar popular passou a ser conhecido como QUIPROCÓ ou seja, confundir uma coisa com outra, confusão. Lembro de na minha infância ter ouvido muitas vezes na conversa dos adultos essa expressão: Deu o maior QUIPROCÓ. Potes de farmácia e frascos de farmácia desde há muito tempo são uma raridade. Por serem objetos de ofício é muito difícil encontra-los em boas condições.
  • GIUSEPPE SCAPINELLI  MESA MARACANÃ  FORMIDÁVEL MESA AUXILIAR EM CAVIÚNA COM TAMPO EM MÁRMORE. FEITIO CIRCULAR BRASIL, BRASIL, DEC. 1960. 46 X 45 CMNOTA: GIUSEPPE SCAPINELLI foi um designer de origem italiana, nascido em 1891, na cidade de Modena onde era lente de arquitetura. Quando escolheu estabelecer-se no Brasil foi muito bem recebido pela elite paulistana. Seu estilo é facilmente reconhecível por causa das linhas curvas e formas suaves, muito longe dos modelos tradicionais de seus companheiros varejistas inspirado muito provavelmente pelo design italiano dos anos 40. Sua madeira de preferencia era a caviúna com a qual projetou muitas peças únicas como algumas das ofertadas nesse pregão pensadas para o espaço da casa de Emílio Romi. Extremamente sofisticadas e bastante valorizadas, as peças do designer marcaram época e muitas hoje estão na mão de colecionadores e amantes de design, assim como da família do artista, No Brasil fundou a Fábrica de Móveis Giesse e também a loja Margutta onde possuía seu ateliê. Manteve uma coluna por anos na Revista Casa e Jardim que assim definiu a sua produção em mobiario: Scapinelli é um clássico que se lembra de ser moderno ou se preferirem, um moderno que não esquece de ser clássico. Faleceu em 1982
  • LINDO FRASCO DE FARMÁCIA EM CRISTAL NA TONALIDADE AMBAR. FORMA PAR COM O OFERTADO NO LOTE ANTERIOR. BELO FEITIO EM FACETAS. ROTULO BRANCO REALÇADO EM PRETO COM ESCRITA DA MESMA COR. CONTÉM O NOME DA SUBSTANCIA QUE CONTINHA SENDO: LICOPÓDIO. TRATA-SE DE SUBPRODUTO DE UMA PLANTA QUE CRESCE EM PAÍSES DE CLIMA TEMPERADO CONHECIDA COMO PATA DE LOBO. ELA É RICA EM PROPRIEDADES MEDICINAIS TAIS COMO ANTIBACTERIANA, SEDATIVA, DIURÉTICA, ANTI-INFLAMATÓRIA, ANTIDIARREICA, DIGESTIVA, ANTISSÉPTICA E CICATRIZANTE.FRANÇA, SEC. XIX OU INICIO DO XX. 26 CM DE ALTURA.NOTA: Para o pensamento colonial, as causas das doenças poderiam ser agentes internos - fermentação ou excesso de humores - e externos - o ar viciado, influências de astros, alimentos e pecados. Esta medicina era baseada na harmonia dos quatro humores do corpo que seriam a bile amarela, a melancolia, o sangue e a fleuma. Quando não estavam em equilíbrio perfeito, o indivíduo adoecia. Para que os humores voltassem às mesmas proporções, era preciso retirar o excesso ou repor a falta do humor que provocou o desequilíbrio. Em 1735, Luiz Gomes Ferreira, português radicado no Brasil que não tendo estudado medicina, recebeu Alvará Real para exercitá-la. Anos depois publicou uma série de tratados médicos com mais de 600 páginas . Dedicado à Puríssima e Sereníssima Nossa Senhora da Conceição, o livro com doze tratados contém a maneira de preparar, a posologia e a indicação de uma série de receitas preparadas a partir de plantas medicinais, muitas delas criadas pelo próprio autor, como ele faz questão de salientar. O autor dedica todo um Tratado, o décimo, para mostrar que o leite era prejudicial à saúde, pois além de tirar a vontade de comer, produzia obstruções. Para ele, o sangue menstrual perverso, maligno, capaz de fazer azedar e turvar o vinho. Ele também preconizava remédios para afugentar pulgas e piolhos, para quem come barro, para remover manchas de vestidos e para fazer amancebados se apartarem sem que a justiça obrigue. O tal remédio se consistia em colocar o esterco do homem na sola dos sapatos da mulher, e vice-versa. De modo que não poderão ver um ao outro e se apartarão sem que ninguém os obrigue. Percevejos amassados ingeridos pela boca ou desfeitos em vinho ou caldo de galinha serviam para lançar fora a criança morta no ventre da mãe. Para nascerem cabelos era recomendado untar a cabeça raspada à navalha com sebo de homem esquartejado (página 375). Aliás a gordura humana era rara e cara, só podia ser obtida de cadáveres de condenados esquartejados e passava por um rigoroso controle da coroa. Também gorduras de rãs e pós de lagartos para a extração indolor de dentes eram comumente utilizados nos rincões de nosso país.
  • FARMÁCIA DA MARINHA IMPERIAL BRASILEIRA - PAR DE POTES DE FARMÁCIA EM PORCELANA PINTADOS A MÃO COM RESERVA REPRESENTANDO HERMA DE CLÁUDIO GALENO EM UM DELES E NO OUTRO REPRESENTAÇÃO DE HIPÓCRATES. EM SEGUNDO PLANO DUAS ANCORAS CRUZADAS E O SÍMBOLO DO CADUCEU ENTRE DUAS SERPENTES. TRATA-SE DE UM ANTIGO SÍMBOLO DO SERVIÇO MÉDICO DA MARINHA BRASILEIRA DO SEC. XIX. CONTEM INSCRIÇÕES EM LATIM QUE ABREVIAM AS SUBSTANCIAS QUE CONTINHAM: ELECTUATIO DENTIFRICIO E EMPLASTRO DE DIACH. ARREMATES EM OURO. BELISSIMOS E EM ÓTIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO. EUROPA, SEC. XIX. 26 CM DE ALTURA.NOTA: NOTA: Conhecido como o "Pai da Medicina Ocidental", Hipócrates foi um ícone ateniense da rejeição a explicações supersticiosas e míticas para os problemas de saúde e como curar doenças. Enquanto muitos pensadores gregos concentravam seus esforços na natureza em geral ou na moral e política, Hipócrates concentraram-se em observar e compreender o funcionamento do organismo humano, na esperança de encontrar explicações racionais, e passíveis de controle e manipulação, para os males que atingem a saúde humana. Embora muito tenha se perdido ao longo dos séculos, alguns de seus escritos sobrevivem até os dias atuais, porém, como a maior parte de seu trabalho era iminentemente prática, temos ainda assim pouco acesso ao pensamento de Hipócrates. Hipócrates não apenas foi bem sucedido em rejeitar a superstição, mas foi também capaz de desenvolver a medicina a ponto de separá-la da Teurgia, práticas religiosas ritualísticas com objetivo de conectar-se a divindade, no caso para recuperação da saúde. A partir de Hipócrates a medicina tornou-se uma disciplina independente, o que levou ao surgimento da profissão de médico.
  • PAR DE POTES DE FARMÁCIA EM PORCELANA DECORADO COM BARRADOS NA TONALIDADE CORAL. RESERVAS COM LAURÉIS UNIDOS POR LAÇOS EMOLDURANDO TAÇA E SERPENTE SÍMBOLO DA FÁRMACOLOGIA. FRANÇA, SEC. XX OU INICIO DO XX. 26 CM DE ALTURANOTA: UM ANTIGO COMPENDIO DE FARMÁCIA PRESCREVIA REMÉDIO PARA SEREM MINISTRADOS PELOS BOTICÁRIOS NO BRASIL E PORTUGAL NO SEC. XIX.: CINZA DAS LEBRINHAS NOVAS QUEIMADAS DENTRO DE UMA PANELA BEM TAPADA, PÓS DE CORUJA VIVA QUEIMADA DENTRO DE UMA PANELA COM AS PENAS, CINZA DE GATINHOS NOVOS. TAMBÉM ÁGUA DE ESTERCOS DE VACCA DESTILADA NO MÊS DE MAYO A FOGO BAIXO, TOMAVA-SE EM ESCROPULOS OU MEIA OITAVA DE PÓS EM QUALQUER LICOR VIDE EM Medicina lusitana, soccorro delphico: a os clamores da naturesa humana DE FRANCISCO DA FONSECA HENRIQUES).
  • KENDAL & DENT (SUCESSORES DE EDWARD DENT O CONTRUTOR DO BIG BEN) e RELOJOEIROS DA RAINHA BELO RELOGIO EM PRATA DE LEI COM MARCAS PARA CIDADE DE CHESTER E LETRA DATA 1890. MECANISMO DE CORDA COM CHAVE INTRODUZIDA NO VERSO DO RELÓGIO.  EXCELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO E FUNCIONAMENTO. RELOGIO DO PRESTIGIADO RELOJOEIRO DENT SUCESSOR DE EDWARD DENT, O RELOJEIRO INCUMBIDO DE CONSTRUIR O BIG BEN. ACOMPANHA A CHAVE ORIGINAL. INGLATERRA, 1890. 44 MM DE DIAMETRONOTA: Fundada em 1814 por Edward J. Dent, a empresa abraçou o fervor vitoriano pela inovação tecnológica e criou cronômetros de precisão para navegar na Marinha Real e guiar alguns dos exploradores mais intrépidos em suas viagens.  Mas sua mais famosa obra é o mundialmente conhecido relógio BIG BEN na torre do Prédio do Parlamento em Londres. Dent era conhecido pela excelente qualidade de seu trabalho, tanto que foi autorizado pela Rainha da Inglaterra a gravar nos movimentos de seus relógios " Watch Maker of the QUEEN " ( relojoeiro da Rainha). Dent nasceu em 1.790 e faleceu em 1.853. Um ano antes de sua morte ( 1.852), recebeu um contrato da Rainha para construir o famoso relógio Big Ben de Londres. Relógio este que pesa mais de treze toneladas. Com o seu falecimento, a incumbência passou a seu herdeiro Frederick Rippon Dent que acabou por construi-lo e o colocou em funcionamento antes 1.860. A empresa fundada por Dent encerrou suas atividades em 1.968. O Big Ben está funcionando bem desde aquela época e foi parado este ano para manutenção após cerca de 160 anos trabalhando continuamente. Dai se pode comprovar a qualidade do trabalho realizado por Dent.
  • GRANDE RELÓGIO COM SONERIA  TAVANNIS REPETIDOR  RARO RELÓGIO COM CAIXA EM OURO 14 K DO TIPO CAÇADOR DOTADO DE TRÊS TAMPAS. MECANISMO DE SONERIA PARA HORA E MEIA HORA COM BOTÃO QUE ACIONA REPETIDOR PARA INDICAR PELO NÚMERO DE BATIDAS AS HORAS CORRESPONDENTES. ESSE INTERESSANTE MECANISMO FICOU CONHECIDO PELO NOME DE RELÓGIO PARA CEGOS EMBORA FOSSE ADEQUADO TAMBÉM PARA TOMAR CONHECIMENTO DA HORA DURANTE A NOITE SEM A PRESENÇA DE LUZ. CAIXA DECORADA COM SULCOS LONGITUDINAIS.FUNCIONANDO,  SUIÇA, INICIO DO SEC. XX, 56 MM DE DIAMETRO (SEM CONSIDERAR O TAMANHO DA COROA), 87,6 G.
  • BELO JARRO EM PRATA DE LEI DECORADO COM ROCAILLES E CONCHEADOS. MARCA DO TEOR 835 E CONTRASTE NÃO IDENTIFICADO. PORTUGAL, INICIO DO SEC. XX. 19 CM DE ALTURA. 765 G
  • GRANDE CENTRO DE MESA EM PRATA DE LEI  COM FEITIO DE CESTA DECORADO EM RELEVO COM ROCAILLES, FLORES E PEROLADOS. ALÇA DUPLA VAZADA. MARCAS DE CONTRASTE PARA PORTUGAL, INICIO DO SEC. XX. 32 CM DE DIAMETRO. 523 G
  • MUITO GRANDE E SUNTUOSA NAVETA EM PRATA DE LEI DECORADA COM MAGNIFICOS ROCAILLES VEGETALISTAS. TAMPA BASCULANTE. EXPRESSIVA PELO TAMANHO E PELA QUALIDADE DO TRABALHO. BRASIL, SEC. XIX. 25 CM DE COMPRIMENTO.
  • CAPODIMONTE  MUITO GRANDE PLACA EM PORCELANA CAPODIMONTE DECORADA COM LINDAS FLORES EM RELEVO. AS FLORES SÃO EMOLDURADAS POR BARRADO EM VERDE SUCEDIDO POR ARREMATES EM OURO. MARCAS DA MANUFATURA. DOTADA DE PENDURADOR PARA PAREDE. CONSERVAÇÃO IMPECÁVEL. ITALIA,INICIO DO SEC. XX. 56 CM DE ALTURA
  • ESBERARD  ANTIGA COMPOTEIRA EM VIDRO ARTÍSTICO DE MODELO DITO DRAGÃO. TONALIDADE VERDE ÁGUA. MUITO BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO!  BRASIL, INICIO DO SEC. XX. 22 CM DE ALTURA NOTA: Em 1882, Francisco Antonio Maria Esberard fundou a fábrica Esberard de vidro e de cristal em São Cristóvão, Rio de Janeiro. Como muitas dessas fábricas de vidro de seu tempo, o local aproveitou a proximidade dos recursos naturais - neste caso, era areia do mar, que entrava na composição do vidro. A fábrica trabalhava com quatro grandes fornos e três menores, e com máquinas a vapor e elétricas. Fabricava vidros para lampiões, janelas, copos e artigos de mesa e importava suas máquinas da Europa para fabricar garrafas e frascos. Empregava 600 pessoas entre operários e artistas do vidro. Francisco Esberard nasceu no Vaucluse, no sudeste da França, em 1836. Com apenas cinco anos, ele foi trazido ao Brasil por sua família e ele continuou o negócio de porcelana e cerâmica que havia sido iniciada por seu pai logo depois que a família estabeleceu-se no Rio de Janeiro. É evidente que a empresa foi bem sucedida, como os registros mostram que apresentaram vasos de estilo etrusco na seção brasileira na Philadelphia Grande Expo em 1876. Um livro fascinante chamado Impressões do Brasil no século XX, foi publicado em 1913, e está disponível digitalmente no Arquivo Histórico de Cubatão. Ele fornece uma história da fábrica Esberard de vidro e cristal, junto com fotos raras. O vidro Carnival foi feito na fábrica de vidros Esberard no Rio, provavelmente na época de 1920 a 1930, mas sem catálogo definitivo ou informação de arquivo não é possível precisar datas totalmente certas. A Esberard também fabricava as compoteiras em vidro colorido, assim como conjuntos de pratos, sobremesa e toda variedade de peças no assim dito vidrão. A fábrica de vidros Esberard esteve ativa até cerca de 1940. Essas peças em carnival glass foram muito populares no inicio do sec. XX. Eram inclusive prêmios de quermesses e alegres substitutos eficazes para os cristais europeus de qualidade adquiridos por pessoas abastadas. Hoje conta com inúmeros colecionadores que chegam a pagar milhares de reais por peças que custavam apenas alguns réis no começo do século passado.
  • ESBERARD  ANTIGA COMPOTEIRA E PRESENTOIR EM VIDRO ARTÍSTICO DE MODELO DITO LÁGRIMA. TONALIDADE AMBAR IRIDESCENTE CONHECIDA COMO FOGO OU CARNIVAL GLASS. MUITO BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO!  BRASIL,  INICIO DO SEC. XX. 23 CM DE ALTURA
  • ESBERARD  ANTIGA COMPOTEIRA E PRESENTOIR EM VIDRO ARTÍSTICO DE MODELO DITO LÁGRIMA. TONALIDADE ROSE. MUITO BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO!  BRASIL,  INICIO DO SEC. XX. 23 CM DE ALTURA

672 Itens encontrados

Página: