Peças para o próximo leilão

918 Itens encontrados

Página:

  • MENINA COM BEZERRO  DELICADA ESCULTURA EM BRONZE APRESENTANDO MENINA ABRAÇANDO A UM BEZERRO. ASSENTE SOBRE BASE EM ONIX. SOBRE A BASE ETIQUETA ANTIGA DA FUNDIÇÃO DE BRONZE ARTITICOS J REBELLATO EM SÃO PAULO. BRASIL, INICIO DO SEC . XX. 18 X 17 CM
  • FLORESTA NEGRA - DUAS LINDAS ESCULTURAS EM MADEIRA VIRTUOSAMENTE ESCULPIDAS SENDO UM TINTEIRO COM FEITIO DE CACHORRO E UM ENFEITE DE PAREDE APRESENTANDO ELEMENTOS DE CAÇA UMA CORNETA E UMA CABEÇA DE CERVO. ALEMANHA, INICIO DO SEC. XX. 16 CM DE ALTURA (O ENFEITE DE CAÇA)
  • BEATRIZ DE CARVALHO PELOS JOALHEIROS OKUBO - O TRIUNFO DE BACCO  - FABULOSO CONJUNTO  DE COLAR E BRINCOS  EM OURO 18K, COM GRANADAS E EXUBERANTES FOLHAS DE PARRAS CINZELADAS EM OURO. AS GRANADAS  SIMULAM CACHOS DE UVA. E. COM CERTIFICADO DA ARTISTA. BRASIL, 42 CM DE COMPRIMENTO.  SEC. XX. 42 CM DE COMPRIMENTO (O COLAR) 52,6 G NOTA: O TRIUNFO DE BACCO DE LORENZO DE MEDICI - O poema, musicado, escrito em Florença por Lorenzo de Medici em 1490 figuram além de Baco e sua consorte Ariadne, aqui chamada Ariana, figuras mitológicas como os sátiros, as ninfas, o velho Sileno, líder do coro das bacantes, e o rei Midas. Trata-se, por assim dizer, do retrato de uma festa eterna. A tradução deste apresentador busca manter em português a cadência original, que faz parte do fundamento dos versos, e nem sempre foi respeitada. E agora, de Lorenzo de Medici O Triunfo de Baco e Ariana: Lorenzo de MediciO Triunfo de Baco e ArianaTradução de Fabio MalavogliaIl trionfo di Bacco e AriannaQuantè bella giovinezzache si fugge tuttavia!Chi vuol esser lieto, sia:di doman non cè certezza.Questè Bacco e Ariannabelli, e lun dellaltro ardenti:perché l tempo fugge e inganna,sempre insieme stan contenti.Queste ninfe ed altre gentisono allegre tuttavia.Chi vuol esser lieto, sia:di doman non cè certezza.Questi lieti satiretti,delle ninfe innamorati,per caverne e per boschettihan lor posto cento agguati;or da Bacco riscaldati,ballon, salton tuttavia.Chi vuol esser lieto, sia:di doman non cè certezza.Queste ninfe anche hanno caroda lor esser ingannate:non può fare a Amor riparo,se non gente rozze e ingrate:ora insieme mescolatesuonon, canton tuttavia.Chi vuol esser lieto, sia:di doman non cè certezza.Questa soma, che vien drietosopra lasino, è Sileno:così vecchio è ebbro e lieto,già di carne e danni pieno;se non può star ritto, almenoride e gode tuttavia.Chi vuol esser lieto, sia:di doman non cè certezza.Mida vien dopo a costoro:ciò che tocca, oro diventa.E che giova aver tesoro,saltro poi non si contenta?Che dolcezza vuoi che sentachi ha sete tuttavia?Chi vuol esser lieto, sia:di doman non cè certezza.Ciascun apra ben gli orecchi,di doman nessun si paschi;oggi siàn, giovani e vecchi,lieti ognun, femmine e maschi;ogni tristo pensier caschi:facciam festa tuttavia.Chi vuol esser lieto, sia:di doman non cè certezza.Donne e giovinetti amanti,viva Bacco e viva Amore!Ciascun suoni, balli e canti!Arda di dolcezza il core!Non fatica, non dolore!Ciò cha esser convien sia.Chi vuol esser lieto, sia:di doman non cè certezzaO Triunfo de Baco e ArianaJuventude é grã belezatodavia breve lampeja!Quem se queira alegre, seja:do amanhã não há certeza.Belos eis Ariana e Bacoum do outro muito ardentes:que se o tempo vai velhaco,eles juntos vão contentes.Entre ninfas e outras gentesa alegria a todos corteja.Quem se queira alegre, seja:do amanhã não há certeza.E os sátiros vão ledos,dessas ninfas namorados,e em cavernas e arvoredosmil ciladas tem armado;são por Baco acalentadosem um baile que chameja.Quem se queira alegre, seja:do amanhã não há certeza.Vão as ninfas sem reparode assim ser enganadaspois a Amor só nega amparogente rude ou malcriadas:as unidas e mescladascantam algo que se almeja.Quem se queira alegre, seja:do amanhã não há certeza.Depois delas, nos quadrisde asno gordo, vem Sileno:muito velho, ébrio e feliz,já de carne e anos pleno;nunca reto, mas ao menosgoza, ri, sempre graceja.Quem se queira alegre, seja:do amanhã não há certeza.Midas fecha atrás o coro:e o que toca ouro se faz.Do que serve ter tesouro,se a ninguém se satisfaz?Qual doçura é pois capazquem à sede só goteja?Quem se queira alegre, seja:do amanhã não há certeza.Todos abram suas orelhas,do porvir não ser capachos;gente nova, gente velha,sê feliz, fêmeas ou machos;vá-se o triste num despachonessa hora que festeja.Quem se queira alegre, seja:do amanhã não há certeza.Damas, jovens e amantes,viva Baco e viva o Amor!Faz que toque, dance e cante,Cada peito em doce ardor!Fora a faina, fora a dor!O que há de ser que seja.Quem se queira alegre, seja:do amanhã não há certeza.
  • LINDO CACHEPO EM BRONZE DE FEITIO ORGANICO. ASSENTE SOBRE TRÊS PÉS. EUROPA, INICIO DO SEC . XX. 19 CM DE DIAMETRO
  • LINDO BANCO INFANTIL COM BALANÇO APRESENTANDO MENINA ORINETAL  DE BRUÇOS. LINDO ROSTO E VIRTUOSA ESCULTURA. CHINA, INICIO DO SEC. XX. 41 CM DE COMPRIMENTO.
  • MARQUÊS DE TRÊS RIOS  JOAQUIM EGYDIO DE SOUSA ARANHA  BACCARAT  GRANDE TAÇA PARA ÁGUA EM CRISTAL LAPIDADO COM FRISOS EM OURO E VERDE. RESERVA COM INICIAS TR ENTRELAÇADAS SOBRE COROA DE CONDE. PERTENCERAM A JOAQUIM EGYDIO DE SOUSA ARANHA, BARÃO, CONDE E MARQUÊS DE TRÊS RIOS. POR SEU CASAMENTO COM DONA MARIA HIPÓLITA DOS SANTOS SILVA, VIÚVA DO BARÃO DE SÃO JOÃO DO RIO CLARO PASSOU A SER EM 1876 PROPRIETÁRIO DA FAZENDA SANTA GERTRUDES, ONDE RECEBEU A PRINCESA ISABEL E SEUS FAMILIARES. FRANÇA, SEC. XIX. 16,5 CM DE ALTURA (BICADO NA BORDA).NOTA: (1821-1893), primeiro e único BARÃO, CONDE E MARQUÊS DE TRÊS RIOS. No ano de seu casamento passou o casal a residir na Capital da Província. O Marquês foi Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.Fez generosos donativos às instituições de caridade.Foi Presidente da Companhia Paulista, construtora da Estrada de Ferro Jundiaí a Campinas.Foi também um dos fundadores do Banco Comércio e Indústria de São Paulo.Membro proeminente do Partido Liberal, o qual chefiou, foi eleito por diversas vezes deputado provincial por São Paulo, tendo ocupado em três períodos a Presidência da Província. Filho de Francisco Egídio de Sousa Aranha e de sua prima Maria Luzia de Sousa Aranha, Viscondessa de Campinas, Casou-se em primeiras núpcias, em 30 de novembro de 1842, com Ana Francisca de Pontes(viúva do capitão Antônio José da Silva), nascida em Campinas, em 1822 onde faleceu em 16 de agosto de 1875,sendo filha de José Pereira de Pontes e Cecília Barbosa de Almeida. O Solar do Marquês de Três Rios, na cidade de São Paulo, foi onde recebeu a família imperial ,o Conde d'Eu, a Princesa Isabel e três filhos que hospedou. Construído entre os anos de 1850 e 1860, posteriormente,foi adaptado como sede da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1894.Em Campinas, no Solar do Largo da Catedral, foram recebidos, em ocasiões diferentes o IMPERADOR DOM PEDRO II a PRINCESA IMPERIAL D. ISABEL DE BRAGANÇA, também o CONDE DEU e os filhos do casal (em 1884). Nessa mesma viagem hospedou a Princesa Isabel e sua família na Fazenda Santa Gertrudes.
  • GRANDE LAMPADÁRIO EM PRATA DE LEI ESTILO DONA MARIA I. MARCAS DE PESEUDO CONTRASTE DA CIDADE DO PORTO.  DECORADO COM FLORES, LAÇOS, GODRONS, PALMÁCEAS E LINDAS CABEÇAS DE QUERUBINS. BRASIL,  MEADOS DO SEC. XIX. 98 CM DE ALTURA
  • FORMIDÁVEL ESCABELO EM MADEIRA COM ASSENTO EM PALHINHA. PÉS EM BALAUSTRE. MUITO ORIGINAL E BONITO! SEC. XIX. 22 CM DE DIAMETRO E 18 CM DE ALTURA NOTA: Escabelo é um pequeno banco para apoiar os pés, por vezes utilizado por pedicuras. Alguns são muitos parecidos com um estrado pequeno. É utilizado por reis e governantes: quando sentam-se no trono apoiam seus pés para ter uma melhor postura
  • RARA CADEIRA BAIXA DITA "DE CALÇAR" ESTILO DOM JOSÉ I.  CONSTRUIDA EM JACARANDÁ. ESPALDAR ENTALHADO E PERNAS EM CABRIOLLE REUNIDAS POR TRAVAS EM X. FORRADA EM VELUDO.ERA UTILIZADA PARA CALÇAR E DESCALÇAR BOTAS.  BRASIL, INICIO DO SEC. XX. 89 X 53 X 46
  • ROBUSTO COPO EM PRATA DE LEI SETECENTISTA COM FEITIO DE CORNETA. DECORADO COM LINDAS ROCAILLES VEGETALISTAS. BORDA E BASE COM ANÉIS CONCENTRICOS RELEVADOS. BRASIL, FINAL DO SEC. XVIII. 14 X 10 CM. 440G
  • CYLINDRE HUIT RUBIS - LINDO RELOGIO COM CAIXA EM OURO 18K COM APLICAÇÃO DE  ESMALTES NEGROS E AZUIS  E BRILHANTES. MECANISMOM DE CORDA COM CHAVE (CHAVE AUSENTE) BELA MÁQUINA. MOSTRADOR ESMALTADO IMPECÁVEL. FRANÇA,MEADOS DO SEC. XIX. 31 MM 23,7 G (PESO TOTAL)
  • ANCRE LIGNE DROITEL - FORMIDÁVEL RELOGIO DO TIKPO CAÇADOR COM CAIXA EM OURO 18K APLICADA COM ESMALTES EBRILHANTES. REQUINTADO TRABALHO OITOCENTISTA. ACOMPANHA CHAVE PARA CORDA. MOSTRADOR ESMALTADO.  SUIÇA, SEC. XIX. 40,6 G (PESO TOTAL)
  • LINDO RELOGIO EM OURO 18 K  MANUFATURA DE MANUFATURA SUIÇA. CAIXA DECOCRADA COM ESMALTES E MICROPÉROLAS SIMULANDO CACHO DE UVA SOBRE FOLHA DE PARRA. MOSTRADOR ESMALTADO .MECANISMO ASSINADO COM FUNCIONAMENTO POR CORDA TRASEIRA. SUIÇA, SEC. XIX. 38 MM DE DIAMETRO. 36,8 G (PESO TOTAL)
  • RELOGIO  COM CAIXA EM OURO 18K. MECANISMO ASSINADO MOSS MYERS SHEFFIELD. CAIXA DECORADA COM GUILLOCHES. MOSTRADOR EM  METAL PROVAVELMENTE TAMBÉM OURO. INGLATERRA, PRIMIERA METADE DO SEC. XIX. 40 MM DE DIAMERO. 43, 9 G (PESO TOTAL) ACOMPANHA CHAVE
  • LINDO RELÓGIO EM OURO  18KCOM ESMALTES REPRESENTANDO A VIRGEM MARIA E O MENINO JESUS. DELICADO E BELISSIMO. MECANISMO DE CORDA COM CHAVE PELA TAMPA POSTERIOR. SUIÇA, SEC. XIX. 33 MM DE DIAMETRO. 26,9 G (PESO TOTAL)
  • PRATA DE LEI RUSSA - LINDO AÇUCAREIRO PARA TORRÕES EM PRATA DE LEI RUSSA DECORADO COM ESMALTES EM VERDE, AMARELO, NEGRO E BRANCO FORMANDO  FLORES E PEROLADOS. PEÇA MAGNIFICA DE FINA OURIVESSARIA. O ESMALTE É BELISSIMO E ESTA IMPECAVEL. RUSSIA, SEC. XX. 11 CM DE DIAMETRO
  • PALACIANO PAR DE BERGERES DA SEGUNDA METADE DO SEC. XVIII, REINADO LOUIS XV. A FORRAÇÃO ORIGINAL EM AUBUSSON. TAPEÇARIA DE BEAUVAIS COM PINTURAS DE JEAN-BAPTISTE OUDRY, FORNECEDOR DO REI, RECONHECIDO POR SUA PRODUÇÃO SEMPRE COM TEMÁTICA DE REALISTAS ANIMAIS. MADEIRA ENTALHADA COM INSIGNE MAESTRIA, COM ROCAILLES E VOLUTAS PRIMOROSAS. A DECORAÇÃO DO ENCOSTO TEM ÁGUIA. HARPIA E PATO SELVAGEM O ASSENTO TEM RAPOSA ACOSSANDO UM PASSARO NO NINHO E VACA AMAMENTANDO A UM BEZERRO.  A ESTRUTURA É SÓLIDA E A TAPEÇARIA TEM ALGUM DESGASTE. FRANÇA, SEC. XVIII. 107(h) X 154 (C) X 64 (P) CM. NOTA: Jean-Baptiste Oudry foi um pintor, gravador e desenhista de tapeçaria rococó francês . Ele é particularmente conhecido por suas imagens naturalísticas de animais e suas peças de caça que representam jogos. O primeiro proprietário da manufatura, Louis Hinard, era natural de Beauvais, produzia tapeçarias florais e foliadas pouco ambiciosas chamadas verdures e tapeçarias de paisagem, conhecidas por anotações casuais em contas reais. Ele foi preso por suas dívidas em 1684, e as oficinas foram assumidas com mais sucesso sob Philippe Behagle, um comerciante fabricante de tapeçaria de Oudenarde , que também havia trabalhado na tradicional cidade de Tournai, com tradição em tecelagem de tapeçaria . Os primeiros sucessos de Behagle foram uma suíte de Conquests of the King (conquistas do rei) que complementou uma suíte contemporânea de Gobelins mostrando episódios da Life of the King (vida do rei. Uma série de Atos dos Apóstolos , seguindo cópias dos desenhos de Rafael , está na catedral de Beauvais . As chamadas tapeçarias de Teniers , à maneira das cenas de vilarejo pintadas por David Teniers, o Jovem , começaram a ser tecidas sob Behagle e continuaram populares, com bordas atualizadas, até o século XVIII, quando teve início a primeira série de arquivos. O grande período da tapeçaria de Beauvais começa com a chegada de Jean-Baptiste Oudry , em 22 de julho de 1726, substituindo o insatisfatório Jacques Duplessis. Quando Mérou foi demitido em 1734 por falsificação de contas, pela primeira vez a manufatura foi dirigida por um artista, já que o financiador de Oudry, Nicolas Besnier, um ourives de Paris, foi sábio o suficiente para não interferir na produção artística, e a parceria durou até 1753. Oudry foi simultaneamente inspetor das obras em Gobelins. Em Beauvais reorganizou a formação dos jovens artesãos e fez desenhos constantemente renovadas: as Novas Caças , a suite dos Prazeres do Campo , as cortinas que ilustram as comédias de Molière's. Conjuntos de coberturas de tapeçaria para móveis de assento foram introduzidos e, em setembro de 1737, foi decidido que o rei da França deveria comprar dois conjuntos de tapeçaria a cada ano, por 10.000 libras , para presentes aos ministros das Relações Exteriores, um anúncio da hegemonia francesa no campo da arte e também uma bela propaganda da qualidade da fabricação de Beauvais. O rei tinha toda a produção dos tradicionis Gobelins à sua disposição, mas como Edith Standen apont, eles eram bastante grandes, bastante solenes e definitivamente antiquados em comparação com a produção de Beauvais . Em 1739, pela primeira vez, desenhos de Beauvais foram exibidos no salão de Paris, outra forma de manter as oficinas de tapeçaria a mostra para o público.
  • VISCONDE DO BOTELHO (3.) JOSÉ HONORATO GAGO DA CÂMARA DE MEDEIROS. CASOU-SE COM DONA MARIA DA PIEDADE DE CASTELO BRANCO (SENDO ESTA FILHA DO MARQUÊS DE BELAS, DOM JOSÉ INÁCIO DE CASTELO BRANCO CORREIA DA CUNHA VASCONCELOS E SOUZA). SEU FILHO O DR JOSÉ HONORATO GAGO DA CÂMARA DO BOTELHO DE MEDEIROS CASOU-SE COM DONA MARIA CÂNDIDA BAETA NEVES DE MEDEIROS, HERDEIRA DA FAZENDA SANTA GERTRUDES E MÃE DOS ATUAIS PROPRIETÁRIOS.  LINDA TAÇA EM CRISTAL DOUBLE VERDE E TRANSLÚCIDO COM LAPIDAÇÃO GEOMÉTRICA. ELEGANTE BASE EM PLATEAU. EM RESERVA COM BRASÃO DO VISCONDE DO BOTELHO. ARMAS DOS BOTELHO COM SUPORTE DE LEÕES RAMPANTES E LEMA "GRANDES DE CORPO E ALMA". FRANÇA, INICIO DO SEC. XX. 10 CM DE ALTURA. NOTA: JOSÉ HONORATO GAGO DA CÂMARA DE MEDEIROS  era Filho de Gustavo Adolfo de Medeiros, oficial da armada, e de Melânia Botelho de Gusmão Gago da Camara, nasceu a 19 de maio de 1906 em Ponta Delgada, Ilha de S.Miguel, Açores. Casou a 21.05.1934 em São Sebastião da Pedreira, Lisboa, com Maria da Piedade de Castelo-Branco, tendo tido os filhos: Maria Pia, Ana Maria, Nuno Gonçalo, José Honorato e Margarida Melânia. Faleceu no Porto, Portugal, a 08 de maio de 1979. 3º Visconde do Botelho. Engenheiro da construção naval. Era armador, prolífico publicista e aspirava a diplomata e estratego internacional. Estivera no segundo congresso da União Nacional, em 1945, na secção das corporações. Participara na organização corporativa da marinha de comércio, do turismo e dos seguros. Foi procurador à Câmara Corporativa em várias legislaturas (Luís Salgado de Mattos). Diplomou-se pela Universidade de Gand (1926) e pela Escola Superior de Eletricidade de Paris (1928). Foi procurador à Câmara Corporativa (1936-1938), vogal da Junta Nacional da Marinha Mercante (1916/19 e 1950/2). Administrador de companhias de navegação. Cavaleiro da Legião de Honra; Oficial da Ordem de Leopoldo II da Bélgica; Comendador da Ordem do Santo Sepulcro e membro do Conselho português; Comendador da Ordem do Mérito Industrial de Portugal (1933).. Membro da Associação dos Arqueólogos Portugueses, do Instituto Genealógico Brasileiro, e das Comissões do Infante D. Henrique e Insular da Sociedade de Geografia. Associou-se ao Colégio Brasileiro de Genealogia a 7 de março de 1960. Entre outros, é autor de O Transporte Marítimo  1942, Lisboa; Feitos de Ruy Gago da Câmara, nas Guerras da Restauração, Os Botelhos de Nossa Senhora da Vida, Subsídios para a História da Família Gago da Câmara, Encontro com as Raízes: Origens da Família Curvello e do seu Apelido, além de muitos estudos sobre a Marinha Mercante. Legou sua importante biblioteca particular à Universidade dos Açores.
  • RUSSIA IMPERIAL BELO PODSTAKANNIK EM PRATA DE LEI. COM MARCAS DE CONTRASTE 84 ZOLOTNISKY E SEGUNDO KOKOSCHNIK ESTABELECIDO PELO CZAR NICOLAU II. MARCAS PARA CIDADE DE MOSCOU.  DECORADO EM RELEVO COM BELA PEÇA DE COLEÇÃO! RÚSSIA IMPERIAL, SEC. XIX. 12 CM DE ALTURA NOTA: Os ourives russos criaram peças que não foram encontradas em nenhum outro lugar do mundo. Os russos, ao contrário de outros europeus que bebem chá em xícaras com alça, costumam beber a infusão em copos. Obviamente, isso cria um problema de calor. O podstakannik ou suporte para copo de chá é um recipiente usado para segurar o copo evitando que o chá quente escalde a mão. É um recipiente cilíndrico com uma alça na lateral com formato adequado para segurar o copo de chá. No final do século XIX, os Podstakanniks de prata eram amplamente utilizados pelos russos de classe alta para mostrar sua prosperidade usando vasos de prata na vida cotidiana: Podstakannik era um desses vasos. O podstakannik seguiu a tendência de estilos em uso no final do século XIX e o Art Nouveau e o podstakannik russo antigo foram amplamente produzidos. A demanda de itens de prata desapareceu com o início da Revolução Russa.
  • RUSSIA IMPERIAL BELO PODSTAKANNIK EM PRATA DE LEI. COM MARCAS DE CONTRASTE 84 ZOLOTNISKY E SEGUNDO KOKOSCHNIK ESTABELECIDO PELO CZAR NICOLAU II.  DECORADO COM RESERVA CONTENDO TROIKA E SEUS OCUPANTES EM PAISAGEM INVERNAL1. EM RELEVO COM BELA PEÇA DE COLEÇÃO! RÚSSIA IMPERIAL, SEC. XIX. 11 CM DE ALTURA NOTA: Os ourives russos criaram peças que não foram encontradas em nenhum outro lugar do mundo. Os russos, ao contrário de outros europeus que bebem chá em xícaras com alça, costumam beber a infusão em copos. Obviamente, isso cria um problema de calor. O podstakannik ou suporte para copo de chá é um recipiente usado para segurar o copo evitando que o chá quente escalde a mão. É um recipiente cilíndrico com uma alça na lateral com formato adequado para segurar o copo de chá. No final do século XIX, os Podstakanniks de prata eram amplamente utilizados pelos russos de classe alta para mostrar sua prosperidade usando vasos de prata na vida cotidiana: Podstakannik era um desses vasos. O podstakannik seguiu a tendência de estilos em uso no final do século XIX e o Art Nouveau e o podstakannik russo antigo foram amplamente produzidos. A demanda de itens de prata desapareceu com o início da Revolução Russa.

918 Itens encontrados

Página: