Peças para o próximo leilão

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  • PAR DE CASTIÇAIS BAIXOS EM PRATA DE LEI COM MARCAS DE CONTRASTE 833 E PRATEIRO ALVES PINTO. BRASIL, SEC. XX. 6 X 7,5 CM  475 G (com contra peso)
  • ICONTINUAREMOS A APREGOAR AS PEÇAS DO APARELHO DE JANTAR DE  IGNÁCIO FERREIRA DE CAMARGO ANDRADE  FILHO DO BARÃO DE ITATIBA, IRMÃO DO BARÃO DE IBITINGA E IRMÃO DE ELISIÁRIO FERREIRA DE CAMARGO.  IGNÁCIO FOI CASADO COM DONA BRANDINA LEITE PENTEADO (FILHA DA BARONESA DE IBITINGA E IRMÃ DO CONDE ÁLVARES PENTEADO), ENCOMENDADO PARA SER UTILIZADO NO PALÁCIO DOS AZULEJOS, RESIDÊNCIA SENHORIAL DO BARÃO DE ITATIBA NA CIDADE DE CAMPINAS. PROSSEGUIREMOS COM O LOTE QUE SEGUE: IGNÁCIO FERREIRA DE CAMARGO ANDRADE SEIS PRATOS FUNDOS EM PORCELANA. ABA RECORTADA REMATADA POR FILETE EM OURO. FAIXA NA TONALIDADE ROSE, COM GUIRLANDA DE RAMAGENS E FRUTOS. GRANDE MONOGRAMA EM OURO COM AS INICIAIS IFC ENTRELAÇADAS. SERVIÇO PERTENCENTE A IGNÁCIO FERREIRA DE CAMARGO ANDRADE E BRANDINA LEITE PENTEADO. FRANÇA, SEC. XIX. 24 CM DE DIAMETRO
  • IGNÁCIO FERREIRA DE CAMARGO ANDRADE SEIS PRATOS FUNDOS EM PORCELANA. ABA RECORTADA REMATADA POR FILETE EM OURO. FAIXA NA TONALIDADE ROSE, COM GUIRLANDA DE RAMAGENS E FRUTOS. GRANDE MONOGRAMA EM OURO COM AS INICIAIS IFC ENTRELAÇADAS. SERVIÇO PERTENCENTE A IGNÁCIO FERREIRA DE CAMARGO ANDRADE E BRANDINA LEITE PENTEADO. FRANÇA, SEC. XIX. 24 CM DE DIAMETRO
  • IGNÁCIO FERREIRA DE CAMARGO ANDRADE  SEIS XÍCARAS DE CHÁ COM SEUS PIRES EM PORCELANA. BORDA REMATADA POR FILETE EM OURO. FAIXA NA TONALIDADE ROSE, COM GUIRLANDA DE RAMAGENS E FRUTOS. GRANDE MONOGRAMA EM OURO COM AS INICIAIS IFC ENTRELAÇADAS. SERVIÇO PERTENCENTE A IGNÁCIO FERREIRA DE CAMARGO ANDRADE E BRANDINA LEITE PENTEADO. ELEGANTE FEITIO. FRANÇA, SEC. XIX. 14 CM DE DIAMETRO (PIRES). Uma delas tem fio de cabelo
  • IGNÁCIO FERREIRA DE CAMARGO ANDRADE  SEIS XÍCARAS DE CHÁ COM SEUS PIRES EM PORCELANA. BORDA REMATADA POR FILETE EM OURO. FAIXA NA TONALIDADE ROSE, COM GUIRLANDA DE RAMAGENS E FRUTOS. GRANDE MONOGRAMA EM OURO COM AS INICIAIS IFC ENTRELAÇADAS. SERVIÇO PERTENCENTE A IGNÁCIO FERREIRA DE CAMARGO ANDRADE E BRANDINA LEITE PENTEADO. ELEGANTE FEITIO. FRANÇA, SEC. XIX. 14 CM DE DIAMETRO (PIRES). Uma delas tem fio de cabelo
  • IGNÁCIO FERREIRA DE CAMARGO ANDRADE  CINCO XÍCARAS DE CAFÉ COM SEUS PIRES EM PORCELANA. BORDA REMATADA POR FILETE EM OURO. FAIXA NA TONALIDADE ROSE, COM GUIRLANDA DE RAMAGENS E FRUTOS. GRANDE MONOGRAMA EM OURO COM AS INICIAIS IFC ENTRELAÇADAS. SERVIÇO PERTENCENTE A IGNÁCIO FERREIRA DE CAMARGO ANDRADE E BRANDINA LEITE PENTEADO. ELEGANTE FEITIO. FRANÇA, SEC. XIX. 11 CM DE DIAMETRO (PIRES).
  • IGNÁCIO FERREIRA DE CAMARGO ANDRADE  CINCO XÍCARAS DE CAFÉ COM SEUS PIRES EM PORCELANA. BORDA REMATADA POR FILETE EM OURO. FAIXA NA TONALIDADE ROSE, COM GUIRLANDA DE RAMAGENS E FRUTOS. GRANDE MONOGRAMA EM OURO COM AS INICIAIS IFC ENTRELAÇADAS. SERVIÇO PERTENCENTE A IGNÁCIO FERREIRA DE CAMARGO ANDRADE E BRANDINA LEITE PENTEADO. ELEGANTE FEITIO. FRANÇA, SEC. XIX. 11 CM DE DIAMETRO (PIRES).
  • IGNÁCIO FERREIRA DE CAMARGO ANDRADE SEIS REQUINTADAS SALSEIRAS EM PORCELANA DECORADAS COM  FAIXA NA TONALIDADE ROSE, COM GUIRLANDA DE RAMAGENS E FRUTOS. GRANDE MONOGRAMA EM OURO COM AS INICIAIS IFC ENTRELAÇADAS. SERVIÇO PERTENCENTE A IGNÁCIO FERREIRA DE CAMARGO ANDRADE E BRANDINA LEITE PENTEADO. FRANÇA, SEC. XIX. 8,5 CM DE DIAMETRO (SEM CONSIDRAR O TAMANHO DA PEGA)
  • ELEGANTE PAR DE BERGERES DOTADAS DE RODÍZIOS. FORNITURE DA INGLATERRA. FORRAÇÃO EM COURO. NATURAL NA TONALIDADE MARROM. EXCELENTE ESTRUTURA MUITO CONFORTÁVEIS! INGLATERRA, INICIO DO SEC. XX..92 (H) X 68 (P) X 106 (P).  (dois pontos necessitam ser recosturados  na junção do couro)
  • RUGENDAS, JOHANN MORITZ, 1802-1858 (EX COLEÇÃO RUY MESQUITA 1925-2013  O ESTADO DE SÃO PAULO). INDIENS DANS UNE PLANTATION  LITHOGRAVURA GRAVADA POR  ENGELMANN A PARTIR DE PRANCHA DE RUGENDAS DE 1824. MOSTRA GRUPAMENTO DE INDIOS NA PORTA DE CASA GRANDE DE PLANTAÇÃO EM MINAS GERAIS COM SENHORES, FEITOR E ESCRAVOS. OS INDIOS RECEBEM ÁGUA E UM DELES BEBIDA ALCOOLICA PROVAVELMENTE CACHAÇA. UMA ESCRAVA TRAZ CESTA COM FRUTAS E DOIS INDIOS COLHEM BANANAS EM BANANEIRAS PRÓXIMAS. A CENA REPRESENTA UM GRUPO ITINERANTE DE NATIVOS QUE PASSA PELA PROPRIEDADE, APARENTAM ESTAR FAMINTOS E CANÇADOS. 25 X 31 CM SEM CONSIDERAR O TAMANHO DA MOLDURA. COM ELA 40 X 50 CM.
  • FAIANCE DE DESVRES PAS-DE-CALAIS. LINDO PAINEL DE AZULEJOS. COM 24 PEÇAS DE 11 X 11 CM CADA UMA. DECORADAS EM AZUL. FRANÇA, SEC. XIX. NOTA: A quinze quilômetros de Boulogne-sur-Mer, na pequena cidade de Desvres no Pas-de-Calais há uma tradição da produção em faiança desde o século XVIII. A localidade foi reconhecida pelo talento de seus oleiros mestres. Atravessando a cidade, pode-se admirar numerosos painéis de azulejos que adornam os edifícios do sec. XVIII e XIX.
  • FAIANCE DE DESVRES PAS-DE-CALAIS. LINDO PAINEL DE AZULEJOS. COM 24 PEÇAS DE 11 X 11 CM CADA UMA. DECORADAS EM AZUL. FRANÇA, SEC. XIX. NOTA: A quinze quilômetros de Boulogne-sur-Mer, na pequena cidade de Desvres no Pas-de-Calais há uma tradição da produção em faiança desde o século XVIII. A localidade foi reconhecida pelo talento de seus oleiros mestres. Atravessando a cidade, pode-se admirar numerosos painéis de azulejos que adornam os edifícios do sec. XVIII e XIX.
  • FAIANCE DE DESVRES PAS-DE-CALAIS. LINDO PAINEL DE AZULEJOS. COM 24 PEÇAS DE 11 X 11 CM CADA UMA. DECORADAS EM AZUL. FRANÇA, SEC. XIX. NOTA: A quinze quilômetros de Boulogne-sur-Mer, na pequena cidade de Desvres no Pas-de-Calais há uma tradição da produção em faiança desde o século XVIII. A localidade foi reconhecida pelo talento de seus oleiros mestres. Atravessando a cidade, pode-se admirar numerosos painéis de azulejos que adornam os edifícios do sec. XVIII e XIX.
  • FORMAINTRAUX COURQUIN FABRIQUE DESVRES - MUITO GRANDE PAINEL DE AZULEJOS COM 24 PEÇAS COM 11 X 11 CM CADA  LINDA DECORAÇÃO! FRANÇA, SEC. XIXNOTA: FOURMAINTRAUX é uma grande dinastia de fabricantes de cerâmica: Fourmaintraux-Hornoy, Fourmaintraux-Courquin etc O primeiro a se estabelecer em Desvres foi Fourmaintraux Bénard 1804-1841. Eles têm cinco descendentes. Um dos filhos François se casa com uma Hornoy Charlotte (Fourmaintraux-Hornoy), eles têm 9 descendentes. Em 1872 fazem a doação aos filhos da fábrica de faiança . Primeira empresa, irmãos e irmãs Fourmaintraux. Em seguida, os irmãos Fourmaintraux, Jules e Émile, assumiram a empresa, em 1877, ela passou a ser a empresa FOURMAINTRAUX FRÈRES que duraria até 6 de abril de 1887. Émile separou-se de seu irmão Jules que continuava sozinho. As 3 empresas: irmãos e irmãs Fourmaintraux, irmãos Fourmaintraux e Fourmaintraux Jules assinaram suas peças FF.
  • FORMAINTRAUX COURQUIN FABRIQUE DESVRES - MUITO GRANDE PAINEL DE AZULEJOS COM 24 PEÇAS COM 11 X 11 CM CADA  LINDA DECORAÇÃO! FRANÇA, SEC. XIXNOTA: FOURMAINTRAUX é uma grande dinastia de fabricantes de cerâmica: Fourmaintraux-Hornoy, Fourmaintraux-Courquin etc O primeiro a se estabelecer em Desvres foi Fourmaintraux Bénard 1804-1841. Eles têm cinco descendentes. Um dos filhos François se casa com uma Hornoy Charlotte (Fourmaintraux-Hornoy), eles têm 9 descendentes. Em 1872 fazem a doação aos filhos da fábrica de faiança . Primeira empresa, irmãos e irmãs Fourmaintraux. Em seguida, os irmãos Fourmaintraux, Jules e Émile, assumiram a empresa, em 1877, ela passou a ser a empresa FOURMAINTRAUX FRÈRES que duraria até 6 de abril de 1887. Émile separou-se de seu irmão Jules que continuava sozinho. As 3 empresas: irmãos e irmãs Fourmaintraux, irmãos Fourmaintraux e Fourmaintraux Jules assinaram suas peças FF.
  • FORMAINTRAUX COURQUIN FABRIQUE DESVRES - MUITO GRANDE PAINEL DE AZULEJOS COM 24 PEÇAS COM 11 X 11 CM CADA  LINDA DECORAÇÃO! FRANÇA, SEC. XIXNOTA: FOURMAINTRAUX é uma grande dinastia de fabricantes de cerâmica: Fourmaintraux-Hornoy, Fourmaintraux-Courquin etc O primeiro a se estabelecer em Desvres foi Fourmaintraux Bénard 1804-1841. Eles têm cinco descendentes. Um dos filhos François se casa com uma Hornoy Charlotte (Fourmaintraux-Hornoy), eles têm 9 descendentes. Em 1872 fazem a doação aos filhos da fábrica de faiança . Primeira empresa, irmãos e irmãs Fourmaintraux. Em seguida, os irmãos Fourmaintraux, Jules e Émile, assumiram a empresa, em 1877, ela passou a ser a empresa FOURMAINTRAUX FRÈRES que duraria até 6 de abril de 1887. Émile separou-se de seu irmão Jules que continuava sozinho. As 3 empresas: irmãos e irmãs Fourmaintraux, irmãos Fourmaintraux e Fourmaintraux Jules assinaram suas peças FF.
  • CRISTO ECCE HOMMO  BELA E ANTIGA GRAVURA REPRESENTANDO CRISTO ECCE HOMMO.  EUROPA, INICIO DO SEC. XIX. 34 CM DE ALTURA
  • PAR DE LUMINÁRIAS DE TETO EM OPALINA COM FEITIO DE BOLA. GUARNIÇÃO COM CORRENTE E ARREMATE PARA FIXAÇÃO NO TETO TAMBÉM EM OPALINA. INÍCIO DO SEC. XX. (A FOTO MOSTRA UMA MAS TRATA-SE DE UM PAR)
  • BELO ARMÁRIO ESTILO NACIONAL PORTUGUÊS DECORADO COM TREMIDOS E BALAUSTRES. BOCAS DE CHAVE EM METAL RECORTADO E FENESTRADO. EXEMPLAR MAGNÍFICO! BRASIL, SEC. XIX. 220 (H) X 158 (C) X 60 (P) CM.NOTA: O ESTILO MANUELINO, também chamado de NACIONAL PORTUGUÊS é uma manifestação de gótico tardio que reuniu características de ancestralidade mourisca aos elementos das terras das descobertas marítimas principalmente a herança de GOA que aliás influenciou por séculos a arte portuguesa e europeia em geral.  A expressão Manuelino foi cunhada, muitos anos depois de sua adoção, por Francisco Adolfo de Varnhagen, Visconde de Porto Seguro, em seu livro de 1842, Noticia historica e descriptiva do Mosteiro de Belém, com seu glossário de varias termos principalmente arquitetura gótica.  Na descrição do Mosteiro dos Jerónimos. Varnhagen nomeou o estilo depois do rei Manuel I, cujo reinado (1495-1521) coincidiu com o seu desenvolvimento. O estilo foi muito influenciado pelos sucessos surpreendentes das viagens de descobrimento dos navegadores portugueses, das áreas costeiras da África à descoberta do Brasil e das rotas marítimas para o Extremo Oriente, valendo-se fortemente do estilo e decoração dos templos do leste da Índia. Embora o período deste estilo não tenha durado muito (de 1490 a 1520), desempenhou um papel importante no desenvolvimento da arte portuguesa. A influência do estilo sobreviveu ao rei. Comemorando o poder recém-marítimo, manifestou-se na arquitetura (igrejas, mosteiros, palácios, castelos) e se estendeu a outras artes como escultura, pintura, obras de arte feitas de metais preciosos, faiança e móveis. A característica dominante de Manuelino é a exuberância de formas e uma forte interpretação simbolista-naturalista de temas originais, eruditos ou tradicionais. A janela, tanto em construções religiosas quanto seculares, é um dos elementos arquitetônicos em que se pode observar melhor esse estilo. Esses motivos aparecem em prédios, pelourinhos, tumbas ou até peças artísticas, como na ourivesaria, da qual a Custódia de Belém é um exemplo. O conjunto decorativo de um elemento escultórico manuelino aparece quase sempre como um discurso de pedra, onde vários elementos e referências se cruzam (pansemiosis  ou todos os significados), como o simbolismo cristão, a alquimia, a tradição popular, etc. O contexto pode ser tanto moralizante e alegórico, jocoso (quando se aponta o dedo para defeitos humanos ou detalhes obscenos, como a referência sexual em uma gárgula fora da capela de São Nicolau em Guimarães), esotérico ou simplesmente propagandístico em relação ao poder imperial de D. Manuel I. Deve notar-se que este simbolismo está também intimamente ligado à heráldica.
  • PAR DE LUMINÁRIAS DE TETO EM OPALINA COM FEITIO DE BOLA. GUARNIÇÃO COM CORRENTE E ARREMATE PARA FIXAÇÃO NO TETO TAMBÉM EM OPALINA. INÍCIO DO SEC. XX. (A FOTO MOSTRA UMA MAS TRATA-SE DE UM PAR)

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