Peças para o próximo leilão

676 Itens encontrados

Página:

  • ROLEX ESTOJO PARA PASSAPORTE EM COURO COM CANETA E BLOCO DE ANOTAÇÃO TIMBRADO. PERTENCEU AO PRESIDENTE DA ROLEX DO BRASIL QUE TRABALHOU POR SESSENTA ANOS NA EMPRESA. SUIÇA, 15 X 10 CM.
  • ROLEX  VALISE DE VIAGEM EM COURO NA TONALIDADE MARROM. DECORADA EM RELEVO COM NOME DA MARCA. OS METAIS TAMBÉM TEM A MARA DA MANUFATURA. PERTENCEU AO DIRETOR DA ROLEX PARA O BRASIL. EUROPA, SEC. XX. 47 CM DE COMPRIMENTO.
  • LINDA SALVA CIRCULAR EM PRATA DE LEI. MARCAS DE CONTRASTE PSEUDO P COROADO E MARCA DO PRATEIRO DESGASTADA.  GALERIA FENESTRADA DECORADA COM COROAS REAIS EMOLDURADAS POR RAMOS DE VEGETAIS. PLANO CINZELADO EM ROCAILLE. ASSENTE SOBRE TRÊS PÉS EM GARRA. BRASIL, SEC. XIX. 32 CM DE DIAMETRO. 850 G
  • PAR DE CASTIÇAIS DITOS PÉS DE GARRAS E BOLAS EM PRATA DE LEI. MARCAS DE CONTRASTE ÁGUIA PARA PORTUGAL. CORPO LISO. FUSTE EM BALAÚSTRE. FINALIZADO EM FOLHAS DE ACANTO SUCEDIDAS POR QUATRO PÉS DE GARRA E BOLA. PORTUGAL, INICIO DO SEC. XX. 20 CM DE ALTURA
  • M0USSIA PINTO ALVES  GIRAFAS  GRANDE E BELA ESCULTURA EM BRONZE REPRESENTANDO FIGURAS DE GIRAFAS. EXCELENTE OBRA DA ARTISTA CUJO TRABALHO FIGOROU NA EXPOSIÇÃO!UM SÉCULO DE ESCULTURA NO BRASIL REALIZADA NO MASP EM 1982. BRASIL, SEC. XX. 87 CM ALTURANOTA: Moussia Pinto Alves (São Petesburgo, Rússia, 1910 - São Paulo, SP, 1986). Escultora, pintora, designer de joias e gravadora. Inicia os estudos artísticos com Ivan Schveleff e Catarina Sernoff, na Rússia. Em 1923, casa-se com Carlos Pinto Alves em Portugal e muda-se para o Brasil e, em 1931, participa do Salão Revolucionário, na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), no Rio de Janeiro. Em São Paulo, toma parte em eventos da Sociedade Pró-Arte Moderna (Spam), entre 1932 e 1934. Na mesma cidade, expõe no Salão de Maio em 1937 e 1938 e no 9º Salão do Sindicato dos Artistas Plásticos, em 1944. Sua primeira exposição individual ocorre em 1946, no Instituto dos Arquitetos do Brasil de São Paulo (IAB/SP). Expõe individualmente apenas uma segunda vez na galeria Passedolt, em Nova York, em 1948. Participa do 1º e 4º Salão Nacional de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, em 1952 e 1957, respectivamente. Ainda em 1957, e também em 1955, é premiada no Salão Paulista de Arte Moderna. Em 1958, integra a mostra 47 Artistas do Prêmio Leirner de Arte Contemporânea, na Galeria de Arte das Folhas, em São Paulo. Apresenta trabalhos em várias edições da Bienal Internacional de São Paulo, a partir da 1ª, em 1951, até a 18ª, em 1985. Em 1982, seu trabalho como escultora figura na exposição Um Século de Escultura no Brasil, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp).
  • MUITO GRANDE TABULEIRO EM PRATA DE LEI COM MARCAS PARA CIDADE DE  LONDRES E LETRA DATA PARA O INICIO DO SEC. XX. CORPO LISO, FEITIO RETANGULAR, DOTADO DE ALÇAS LATERAIS. PEÇA BELÍSSIMA! INGLATERRA, INICIO DO SEC. XX. 72 CM DE COMPRIMENTO. 4515 G
  • EXCEPCIONAL Bonheur Du Jour EM MADEIRA RECOBERTO POR RÁDICA COM MARCHETARIA EM FILETES. ARRREMATES EM FINO BRONZE ORMOLU E PLACAGEM EM PORCELANA DE SEVRES CONSTITUÍDOS DE MEDALHÕES OVAIS DECORADOS COM FIGURAS DE DAMAS. NAS EXTREMIDADES UM CAVALEIRO QUE SEGURA FLOR E OUTRO QUE SEGURA ROLO DE PERGAMINHO REPRESENTANDO POETA.ELEGANTE GRADIL SOBRE O TOPO DO MÓVEL. POSSUI TRAVE SECRETA QUE LIBERA SUPORTE PARA ESCRITA. NA PARTE CENTRAL POSSUI NICHO ELEVADO REVESTIDO POR ESPELHOS. O NICHO É ALADO POR DOIS OUTROS COM PORTAS ONDE FIGURAM MEDALHÕES EM PORCELANA DECORADOS COM FIGURAS DE DAMAS. NO MEIO DO MÓVEL DUAS GAVETAS JUSTAPOSTAS E ENTRE ELAS MEDALHÃO EM PORCELANA COM MOTIVOS FLORAIS. FRONTALMENTE TAMBÉM É DECORADO COM DUAS COLUNAS EM FEITIO DE BALAUSTRE QUE FINALIZAM EM STAND NA PARTE INFERIOR DO MÓVEL. TODO O MÓVEL É EXECUTADO COM REQUINTE, FORNITURA DE ALTO NÍVEL E MUITO DECORATIVO! FRANÇA, SEC. XIX. 135 X 10 X 49 CM
  • ELEGANTE CÔMODA PAPELEIRA ESTILO DONA MARIA I. CONSTRUÍDA EM JARACARANDÁ. DOTADA DE GAVETAS SOTOPOSTAS COM PUXADORES EM OSSO. FÁBRICA CONTÉM ESCANINHOS E TAMPA BASCULANTE QUE SE ABRE COMO TAMPO DE ESCRIVANINHA. ESPELHOS DAS FECHADURAS EM OSSO. BRASIL. SEC. XIX.
  • BARÃO DE ARAÚJO FERRAZ - Prato de porcelana francesa, pertencente ao Serviço do Barão de Araújo Ferraz (Francisco Inácio de Araújo Ferraz). Apresenta largo barrado na cor salmão e friso dourado. Borda com as iniciais entrelaçadas em ouro.  No verso marca da manufatura Charles Pillivuyt, Paris. Catalogado à pág. 346 do Livro "Louça da Aristocracia no Brasil", por Jenny Dreyfus.  França. Séc. XIX. 21,5 cm. NOTA: Francisco Inácio de Araújo Ferraz, primeiro e único barão de Araújo Ferraz (Ubatuba,? Petrópolis,14 de janeirode1895) foi um rico proprietário de terras e comerciante brasileiro, tendo exercido funções públicas como diretor do Banco do Brasil e presidente do Montepio Geral. Filho de Inácio de Araújo Feraz e de Mariana Ferreira do Espírito Santo. Casou-se com sua sobrinha Francisca Belmira de Franca. Comendador da Imperial Ordem da Rosa e da Ordem Militar de Cristo, e grande oficial da Ordem de Santo Estanislau (do Império Russo). De suas iniciativas como proprietário rural e cafeicultor relata o periódico O PHAROL em 1886 a seguinte notícia: Ontem de madrugada apresentaram-se ao Sr. Subdelegado de polícia 46 escravos pertencentes ao Sr. Barão de Araújo Ferraz, e que de sua fazenda em Simão Pereira (districto de Juiz de Fora) vieram queixar-se dos maus tratos que lhes tem dado o feitor. O jornal prossegue informando que os cativos se recusaram a aceitar o feitor designado para administrá-los, mas que comunicaram ser bem tratados pelo proprietário. Percebe-se que no ocaso da escravidão em 1886 já se vislumbravam direitos aos escravos como resistência aos maus tratos abusivos e até insubordinação a autoridade dos feitores.
  • HANAU - MAGNÍFICO ORNAMENTO DE MESA EM PRATA DE LEI COM ROSTO EM MARFIM (FORMA PAR COM O ANTERIOR). DECORADO COM INCRUSTAÇÃO DE CABOCHONS MINERAIS. RESQUICIOS DE VERMEIL. PEÇA DE GRANDE DIMENSÃO IMPRESSIONA PELA EXTRAORDINÁRIA QUALIDADE DE EXECUÇÃO. REPRESENTA CAVALEIRO VESTIDO DE ARMADURA PRONTO PARA UM COMBATE DE JUSTA. O CAVALO TAMBÉM ESTÁ COM ARMADURA. BASE ARTISTICAMENTE ELABORADA COM BRASÃODE CONDE. NA PARTE FRONTAL FIGURA DE LEÃO. PEÇA IMPORTANTE DOS PRATEIROS DE HANAU. ALEMANHA, CIRCA DE 1880. 31 CM DE ALTURA. 1705  GNOTA: A indústria de prata antiga de Hanau se especializou em excelentes cópias do trabalho dos antigos ourives, em particular peças de Nuremberg, copos duplos, taças velhas, taças velhas, caixas de rapé e assim por diante. Essas cópias foram marcadas com marcas de fantasia, um pouco parecidas com marcas antigas, que também se harmonizaram com o estilo da peça. Por exemplo, reproduções em estilo rococó francês são marcadas com marcas francesas, peças inspiradas na Alemanha do século XVII têm marcas alemãs e assim por diante. Essas marcas eram geralmente em um estilo remanescente das marcas dos fabricantes dos séculos XVII e XVIII.
  • SEVRES  PAR DE ANFORAS EM PORCELANA DECORADAS NA TONALIDADE AZUL COM GUARNIÇÃO EM BRONZE ORMOLU. CORPO DECORADO COM CENAS GALANTES E PAISAGEM LACUSTRE COM CASTELO, MARCAS DA MANUFATURA SOB A BASE. FRANÇA, SEC. XIX. 32 CM DE ALTURA (POSSUEM RESTAUROS PROFISSIONAIS PERCEPTÍVEIS SOMENTE AO TOQUE)
  • BACCARAT  - PAR DE PERFUMEIROS EM CRISTAL COM TAMPA EM PRATA DE LEI CONTRASTE CABEÇA DE MINERVA. CRISTAL LAPIDADO EM FACETAS E FAIXAS COM LAPIDAÇÃO DIAMANTE. UM DELES PARA EAU DE TPOÇETTE (CONTÉM INCLUSIVE A TAMPA DE VIDRO INTERNA) E O OUTRO PARA VAPORISADOR.  FRANÇA, SEC. XIX. 18 CM DE ALTURA (O MAIOR)
  • EMILIO FIASCHI (1858- 1941)  DANÇARINA ORIENTAL  LINDA ESCULTURA EM MÁRMORE DE CARRARA REPRESENTANDO FIGURA DE ODALISCA. A OBRA REPRODUZ UMA CARACTERÍSTICA MARCANTE DAS ESCULTURAS DE FIASCHI, AS CURVAS DOS QUADRIS E DA CINTURA. ASSINADA SOB A BASE. ITÁLIA, INICIO DO SEC. XX. 120 CM DE ALTURANOTA: P. Emilio Fiaschi(1858 - 1941) foi um escultor italiano.Presume-se que ele era deVolterra.De 1883 a 1885, ele estudou naAccademia di Belle Arti di Firenzee passou a maior parte de sua carreira emFlorença, Itália.Ele era hábil em esculpir mármore e alabastro e, na maioria das vezes, produzia nus femininos, geralmente menores que figuras em tamanho real.Seus nus femininos apresentavam pele altamente polida e enfatizavam as curvas dos quadris e da cintura.Uma lista parcial de suas obras inclui Le Printemps (mármore em pedestal de mármore preto, c.1900-1910), vendido por US $ 25.000 naChristie'sem Nova York em 13 de abril de 2017,Beatrice (mármore), Courting Boy and Girl (mármore branco), Nu feminino parcialmente drapeado (mármore), Um Bom Livro (mármore), Beleza e Admirador Reclinável (alabastro), Donzela Sentada (alabastro e mármore esculpidos), Semi-Nude (mármore), Uma Jovem (alabastro), O Sono (mármore, em Montevidéu).Ele morreu em 1941.
  • PIAGET - ELEGANTE RELOGIO DE FEITIO RETANGULAR COM CAIXA EM OURO BRANCO. MOVIMENTO A CORDA. DIAL BLACK. FIVELA ORIGINAL. SUIÇA, SEC. XX. 30 X 25 MM
  • SUNTUOSA PONCHEIRA EM PRATA DE LEI E CRISTAL LAPIDADO ESTILO NAPOLEÃO III. MARCAS DE CONTRASTE PARA ALEMANHA, FINAL DO SEC. XIX (LUA E COROA). TAMPA COM PEGA NO FEITIO DE PINHA. RECIPIENTE PARA O PONCHE COM FEITIO DE OGIVA. O SUPORTE ONDE SE ENCAIXA O RECIPIENTE EM CRISTAL É SUSTENTADO SOBRE QUATRO PÉS QUE PARTEM DE BASE EM PLATEAU. ALEMANHA, INICIO DO SEC. XX. 46 CM DE ALTURA (insignificante esbeiçadela na borda)NOTA: Em meados do séc. XX, o ponche era uma bebida indispensável em reuniões sociais. Visualmente bonito e de sabor agradável é sucesso garantido em qualquer  brunch moderno. Segue então uma receita de um bom ponche e aceite o desafio de inovar com o clássico: Ingredientes: Caldo de 12 laranjas pera-rio, Caldo de 1 abacaxi, Calda de 1 lata de pêssego, 2 garrafas de guarana Antarctica, 1 garrafa de vinho branco moscatel, ou de mesa, 2 maças e os pêssegos da lata, picados em cubinhos, 1 garrafa de champagne ou espumante bem gelado. Preparo: Misture tudo e na hora de servir, adicione 1 garrafa de champagne ou espumante bem gelado. A sim....Sirva em uma linda poncheira!
  • THOMAZ SCHEUCHL  A PÁSCOA DE ISRAEL  AD CENAM AGNI PROVIDE - FRAGMENTO DE AFRESCO DA IGREJA DO ROSÁRIO DE CAMPINAS - Magnífica pintura mural estilo Beuron bastante difundido pelos monges beneditinos por todo o mundo. A obra foi pintada pelo artista e monge Thomaz Scheuchl, o mesmo pintor da Capela do Colégio no Mosteiro de São Bento (em São Paulo) e a de Monte Casino, na Itália. Se apresenta em tons terra e ocre e possui filamentos dourados. Representa a instituição da Páscoa por Deus na véspera da partida do povo de Israel libertado do jugo egípcio. Na mesa está Moisés distinguido por sua representaçãocom chifres, seu irmão Arão E DOIS OUTROS PERSONAGENS. EM FRENTE A MOISÉS UM CORDEIRO PRESTES A SER IMOLADO.  TAMBÉM UMA CESTA COM PÃES AZIMOS E UM COPO DE VINHO. NAS JANELAS ATRÁS DO CENÁRIO UM CANDEEIRO E A LUA INDICANTO TRATAR-SE DA NOITE QUE PRECEDEU A LIBERTAÇÃO DO POVO DE ISRAEL. TAMBÉM DE OUTRA JANELA VISLUMBRA-SE O ANJO EXTERMINADOR ENVIADO POR DEUS PARA EXECUTAR A DÉCIMA PRAGA, A MORTE DOS PRIMOGÊNITOS. TODA A SIMBOLOGIA REMETE AO SIGNIFICADO DA PÁSCOA JUDAICA QUE APONTAVA PARA O SACRIFÍCIO DE CRISTO. A LEGENDA  AD CENAM AGNI PROVIDE (O CORDEIRO NOS CONVIDA PARA SUA CEIA) faz referencia ao mais remoto cântico de páscoa cristã ainda do período ambrosiano no séc VI. Esse cântico era entoado nas vésperas desde o domingo de Páscoa até a Ascenção.  O cântico faz a analogia do Cordeiro Pascal do Êxodo com a figura de Jesus Cristo. Pertenceu a igreja do Rosário de Campinas demolida criminosamente em 1956 pela administração pública para permitir ampliação da rede viária no centro da cidade. Os afrescos foram salvos e recuperados pelo médico campineiro José de Angelis, que trouxe da Europa um restaurador para preservar as obras de arte quando a igreja foi demolida. 103 X 62 cmNOTA O estilo Beuron mescla elementos do cristianismo primitivo, ornamentos bizantinos e cânones geométricos, bastante utilizados na Escola Alemã de Arte Sacra, entre 1870 e 1940. A Páscoa (ÊXODO: 12): OSenhordisse a Moisés e a Arão, no Egito:2Este deverá ser o primeiro mês do ano para vocês.3Digam a toda a comunidade de Israel que no décimo dia deste mês todo homem deverá separar um cordeiro ou um cabrito, para a sua família, um para cada casa.4Se uma família for pequena demais para um animal inteiro, deve dividi-lo com seu vizinho mais próximo, conforme o número de pessoas e conforme o que cada um puder comer.5O animal escolhido será macho de um ano, sem defeito, e pode ser cordeiro ou cabrito.6Guardem-no até o décimo quarto dia do mês, quando toda a comunidade de Israel irá sacrificá-lo, ao pôr-do-sol.7Passem, então, um pouco do sangue nas laterais e nas vigas superiores das portas das casas nas quais vocês comerão o animal.8Naquela mesma noite comerão a carne assada no fogo, com ervas amargas e pão sem fermento.9Não comam a carne crua, nem cozida em água, mas assada no fogo: cabeça, pernas e vísceras.10Não deixem sobrar nada até pela manhã; caso isso aconteça, queimem o que restar.11Ao comerem, estejam prontos para sair: cinto no lugar, sandálias nos pés e cajado na mão. Comam apressadamente. Esta é a Páscoa doSenhor. 12Naquela mesma noite passarei pelo Egito e matarei todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou oSenhor!13O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não os atingirá quando eu ferir o Egito. 14Este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes celebrarão como festa aoSenhor. Celebrem-no como decreto perpétuo.15Durante sete dias comam pão sem fermento. No primeiro dia tirem de casa o fermento, porque quem comer qualquer coisa fermentada, do primeiro ao sétimo dia, será eliminado de Israel.16Convoquem uma reunião santa no primeiro dia e outra no sétimo. Não façam nenhum trabalho nesses dias, exceto o da preparação da comida para todos. É só o que poderão fazer. 17Celebrem a festa dos pães sem fermento, porque foi nesse mesmo dia que eu tirei os exércitos de vocês do Egito. Celebrem esse dia como decreto perpétuo por todas as suas gerações.18No primeiro mês comam pão sem fermento, desde o entardecer do décimo quarto dia até o entardecer do vigésimo primeiro.19Durante sete dias vocês não deverão ter fermento em casa. Quem comer qualquer coisa fermentada será eliminado da comunidade de Israel, seja estrangeiro, seja natural da terra.20Não comam nada fermentado. Onde quer que morarem, comam apenas pão sem fermento. 21Então Moisés convocou todas as autoridades de Israel e lhes disse: Escolham um cordeiro ou um cabrito para cada família. Sacrifiquem-no para celebrar a Páscoa!22Molhem um feixe de hissopo no sangue que estiver na bacia e passem o sangue na viga superior e nas laterais das portas. Nenhum de vocês poderá sair de casa até o amanhecer.23Quando oSenhorpassar pela terra para matar os egípcios, verá o sangue na viga superior e nas laterais da porta e passará sobre aquela porta, e não permitirá que o destruidor entre na casa de vocês para matá-los. 24Obedeçam a estas instruções como decreto perpétuo para vocês e para os seus descendentes.25Quando entrarem na terra que oSenhorprometeu lhes dar, celebrem essa cerimônia.26Quando os seus filhos lhes perguntarem: O que significa esta cerimônia?,27respondam-lhes: É o sacrifício da Páscoa aoSenhor, que passou sobre as casas dos israelitas no Egito e poupou nossas casas quando matou os egípcios. Então o povo curvou-se em adoração.28Depois os israelitas se retiraram e fizeram conforme oSenhortinha ordenado a Moisés e a Arão. 29Então, à meia-noite, oSenhormatou todos os primogênitos do Egito, desde o filho mais velho do faraó, herdeiro do trono, até o filho mais velho do prisioneiro que estava no calabouço, e também todas as primeiras crias do gado.30No meio da noite o faraó, todos os seus conselheiros e todos os egípcios se levantaram. E houve grande pranto no Egito, pois não havia casa que não tivesse um morto. 31Naquela mesma noite o faraó mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: Saiam imediatamente do meio do meu povo, vocês e os israelitas! Vão prestar culto aoSenhor, como vocês pediram.32Levem os seus rebanhos, como tinham dito, e abençoem a mim também. 33Os egípcios pressionavam o povo para que se apressasse em sair do país, dizendo: Todos nós morreremos!34Então o povo tomou a massa de pão ainda sem fermento e a carregou nos ombros, nas amassadeiras embrulhadas em suas roupas.35Os israelitas obedeceram à ordem de Moisés e pediram aos egípcios objetos de prata e de ouro, bem como roupas.36OSenhorconcedeu ao povo uma disposição favorável da parte dos egípcios, de modo que lhes davam o que pediam; assim eles despojaram os egípcios. 37Os israelitas foram de Ramessés até Sucote. Havia cerca de seiscentos mil homens a pé, além de mulheres e crianças.38Grande multidão de estrangeiros de todo tipo seguiu com eles, além de grandes rebanhos, tanto de bois como de ovelhas e cabras.39Com a massa que haviam trazido do Egito, fizeram pães sem fermento. A massa não tinha fermentado, pois eles foram expulsos do Egito e não tiveram tempo de preparar comida. 40Ora, o período que os israelitas viveram no Egitoafoi de quatrocentos e trinta anos.41No dia em que se completaram os quatrocentos e trinta anos, todos os exércitos doSenhorsaíram do Egito.42Assim como oSenhorpassou em vigília aquela noite para tirar do Egito os israelitas, estes também devem passar em vigília essa mesma noite, para honrar oSenhor, por todas as suas gerações. O CANTICO AD CENAM AGNI PROVIDE: Ad cenam Agni providi,stolis salutis candidi,maridos pós-trânsito Rubri Christo cananmus principi. O Cordeiro nos convida à sua mesa,vestida de branco por sua salvação; depois de passar o mar,celebremos Cristo, nosso líder.S 2 Cuius corpus sanctissimumem ara crucis torridum,sed e cruorem roseumgustando, Deo vivimus.Ao provar sua carne santa,queimada no altar da cruz,provando o vinho de seu sangue,vivemos da vida de Deus.S 3Protecti paschae vesperotem um angelo devastador,de Pharaonis asperosumus erepti imperio.Protegidos na noite de Páscoacontra o anjo exterminador,fomos arrancadosdo poder severo do faraó.S 4 Iam pascha nostrum, Christus est,agnus occisus innocens;sinceritatis azymaque carnem suam obtulit.É Cristo quem é a nossa Páscoa,inocente Cordeiro sacrificado;pão sem fermento de pureza,ele entregou sua própria carne.S 5 Ó vera digna hostia,por quam franguntur tartara,captiva plebs redimitur,redduntur vitae praemia! Ó vítima verdadeiramente perfeita que quebra a porta do inferno:os prisioneiros são redimidos,os bens da vida são devolvidos. PORQUE MOISÉS É MUITAS VEZES REPRESENTADO COM CHIFRES?: Se já visitou a Itália,  é bem provável que tenha visto a famosa estátua de Moisés, sentado, esculpida por Miguel Ângelo, agora localizada na Igreja de S. Pedro em Cadeias, em Roma. Quão curioso é o aspecto dessa escultura do século 16, pois apresenta Moisés com chifres que se projetam da cabeça! De fato, diversos artistas têm retratado Moisés com chifres. Por quê? Será que a Bíblia fornece uma base para tal idéia? A tradução vulgata latina da Bíblia diz-nos que, depois de sua palestra com Deus no monte Sinai, o rosto de Moisés tinha chifres. (Êxodo 34:29, 30,35; vejaA Bíblia de Jerusalém,nota.) AVulgatagozava de muita popularidade em grande parte da cristandade e, por isso, influenciou a maneira de se entender certos textos. Contudo, a palavra hebraica traduzida tinha chifres tem também o significado de emitir raios ou resplandecer. (Veja a nota daBíblia Mensagem de DeusemÊxodo 34:29-35.) De acordo com oTheological Wordbook of the Old Testament(Manual Teológico de Termos do Antigo Testamento), a palavra denota o formato de chifre(s) em vez de a substância. E, quando encarados pictoricamente, raios de luz realmente assemelham-se a chifres. O fato de que o rosto de Moisés emitir raios é explicável, pois a glória de Jeová acabara de passar diante dele. (Êxodo 33:22;34:6,7) e este é o entendimento Paulo confirma que este é o entendimento correto ao escrever sobre a glória do rosto de Moisés, não dos seus chifres. 2Coríntios 3:7. Portanto, entender com exatidão a terminologia usada na Bíblia leva a um conhecimento mais aguçado do registro bíblico. Conseqüentemente, os chifres na famosa estátua de Moisés, esculpida por Miguel Ângelo, são simplesmente uma curiosidade artística cuja origem está num erro de tradução há muito corrigido.

676 Itens encontrados

Página: