Peças para o próximo leilão

830 Itens encontrados

Página:

  • SARMENTO OURIVES   GRANDE CENTRO DE MESA DE FEITO OVAL  EM PRATA DE LEI TEOR 916 (1. TITULO). MARCAS DOS OURIVES SARMENTO, ATIVOS DESDE 1870 NA BAIXA LISBOETA. ESTILO E  ÉPOCA ART DECO. ELEGANTEMENTE REMATADA EM MARTELE. PORTUGAL, PRIMEIRA METADE DO SEC. XX. 42 CM DE COMPRIMENTO. 935 G
  • SARMENTO OURIVES    PEQUENA SALVA OVAL  EM PRATA DE LEI TEOR 916 (1. TITULO). MARCAS DOS OURIVES SARMENTO, ATIVOS DESDE 1870 NA BAIXA LISBOETA. ESTILO E  ÉPOCA ART DECO. ELEGANTEMENTE REMATADA EM MARTELE. PORTUGAL, PRIMEIRA METADE DO SEC. XX. 20 CM DE COMPRIMENTO. 235 G
  • CUTELARIA TROPEIRA - FACA SOROCABA ENTERÇADA  COM CABO EM CHIFRE. BELO EXEMPLAR EM MUITO BOM ESTADO! PONTOS DO ENTERÇAMENTO SÃO LEVEMENTE VISÍVEIS COMO DEVEM SER. SÃO PAULO, SEC. XIX OU INICIO DO XX. 52 CM DE COMPRIMENTO. NOTA: A Faca Sorocabana (ou Facão Sorocabano e também Facão Enterçado) é o nome dado a um tipo de faca ou espada desenvolvido no centro-oeste do Brasil, mais precisamente no estado de São Paulo ao longo dos séculos XVIII e XIX. Suas principais características são a lâmina longa e estreita (frequentemente com uma ligeira curva), a empunhadura que apresenta uma sutil barriga que afina e termina em um pomo arredondado, e a técnica de construção enterçada, na qual a lâmina é fixada por três rebites a uma fenda no ricasso. De parentesco incerto, a faca sorocabana provavelmente se desenvolveu a partir do fim do período colonial no Brasil, atingindo suas características definitivas já por volta de 1830, durante o Império, de acordo com registros iconográficos do período.2 O incomum método enterçado de construção pode ter sido usado em razão da relativa dificuldade para se obter ou fabricar boas lâminas no Brasil antes do século XX, sendo necessário reciclar as lâminas quebradas de espadas militares importadas e adaptá-las a uma empunhadura nova, de fabricação local. Embora também fosse produzida em outras cidades de São Paulo e Paraná, a alcunha de Sorocabana decorre do fato da cidade de Sorocaba ter sido um importante centro de sua fabricação e provável local de origem. Desde que foram descobertas minas de ferro em Araçoiaba, em 1597 por Afonso Sardinha, a região de Sorocaba atraiu pequenas e toscas fundições artesanais até que em 1810 a coroa portuguesa voltou esforços para extração comercial do minério, tornando possível o estabelecimento de diversos cuteleiros brasileiros e estrangeiros na cidade. Também durante o século XIX, a centralidade de Sorocaba nas rotas do tropeirismo permitiu a difusão da faca pela região sul do país e consolidou a relação do objeto com a cidade Paulista.2 A versatilidade da arma a tornou presente nas mãos de combatentes em diversos conflitos ao redor do Brasil como, por exemplo, a Guerra de Canudos na Bahia e a Revolução Constitucionalista de 1932 em São Paulo. A partir do final do século XIX sua fabricação passou a ser industrial, abandonando a construção enterçada por uma integral, apesar de algumas industrializadas ainda serem construídas à maneira tradicional. Em alguns casos, as lâminas eram importadas de Solingen, na Alemanha, e recebiam acabamento e montagem no Brasil, como no caso das facas fabricadas por Domingos de Meo.6 A faca se tornou bastante difundida no meio rural de São Paulo, sendo usada não somente como arma para defesa mas também como ferramenta para uso no dia-a-dia.1 Atualmente já não são tão utilizadas como ferramenta ou objeto para defesa pessoal, embora sejam bastante procuradas por colecionadores pelo seu valor histórico, estético e cultural.
  • LLADRO  CAMPONESA COM CORDEIRO  LINDA ESCULTURA EM PORCELANADA REPRESENTANDO FIGURA DE CAMPONESA SEGURANDO C0RDEIRO. MARCAS DA MANUFATURA SOB A BASE. CAIXA ORIGINAL. ESPANHA, SEC. XX. 27 CM DE ALTURA
  • DOZE LINDOS COPOS EM CRISTAL CORRUGADO PARA WISKY EM DIFERENTES TONALIDADES. EXTREMAMENTE DECORATIVOS! 9 CM DE ALTURA POR 8,5 CM DE DIAMETRO
  • DOZE LINDOS COPOS EM CRISTAL CORRUGADO PARA WISKY EM DIFERENTES TONALIDADES. EXTREMAMENTE DECORATIVOS! 9 CM DE ALTURA POR 8,5 CM DE DIAMETRO
  • BELO TABULEIRO EM PRATA DE LEI COM MARCAS DE PORTUGAL, INICIO DO SEC. XX. FEITIO RETANGULAR COM BORDAS CHANFRADAS. GRADIL VAZADO CAPRICHOSAMENTE DECORADO COM ROCAILLES. PLANO COM CINZELADOS FORMANDO EXUBERTANTES GUIRLANDAS FLORAIS. PÉS VAZADOS LIGEIRAMENTE ARQUEADOS. UM TABULEIRO DE EXCELENTE TAMANHO PARA USO, DE MUITO GOSTO E DE BOA QUALIDADE! PORTUGAL, INICIO DO SEC. XX. 59 X 36 CM
  • QUATRO GRANDES COPOS EM CIRSTAL DOUBLE COUCHE AZUL E TRANSLUCIDO COM LAPIDAÇÃO CORDIAL. EUROPA, SEC. XX. 10,3 X 10 CM
  • GRANDE TABULEIRO EM METAL ESPESSURADO A PRATA. GALERIA FENESTRADA. PLANO COM GUILLOCHES. ALÇAS LATERAIIS. ASSENTE SOBRE QUATRO PÉS. UM EXCELENTE BAR, APARENCIA DE PRATA DE LEI. ESTA EM OTIMO ESTADO. BRASIL, SEC. XX. 69 CM DE COMPRIMENTO.
  • WOLFF - OITO SOUSPLATS EM METAL ESPESSURADO A PRATA. FEITIO OCTAGONAL. 20 CM DE DIAMETRO.
  • SAINT JAMES  BELO JOGO DE CHÁ E CAFÉ COM SEU TABULEIRO CONSTRUIDOS EM METAL ESPESSURADO A PRATA E MADEIRA. COMPOSTO DE GRANDE  CAFETEIRA, BULE DE CHÁ, CREMEIRA E AÇUCAREIRO. O TABULEIRO TEM FEITIO OCTAVADO ASSSIM COMO AS PEÇAS. BRASIL , SEC. XX. 54 CM DE COMPRIMENTO (O TABULEIRO)
  • BELO WHINE COOLER EM METAL ESPESSURADO A PRATA.   ALÇAS LATERAIS E REQUINTADA DECORAÇÃO EM GODRONS NO TERÇO SUPERIOR. BRASIL, SEC. XX. 27 CM DE ALTURA POR 23 CM DE DIAMETRO
  • TURIBULO EM METAL ESPESSURADO A PRATA. BRASIL, SEC. XIX. 27 CM DE ALTURA (SEM ONSIDERAR O TAMANHO DAS CORRENTES)
  • KUMAGAI - REQUINTADO APARELHO DE JANTAR EM PORCELANA DEOCRADO COM FLORES E RAMAGENSPINTADAS EM ESMALTE. ARREMATES EM OURO., COMPOSTO POR 102 PEÇAS SENDO: 24 PRATOS RASOS, 12 PRATOS PARA SOPA, 24 PRATOS PARA SOBREMESA, 12 PRATOS PARA PÃO, 18 XICARAS DE CAFE COM SEUS PIRES, 12 XICARAS DE CHÁ COM SEUS PIRES. DELICADO E BELISSIMO! JAPÃO, SEC. XX. 26 CM DE DIAMETRO (PRATO DE JANTAR)
  • FISH BOWL - MAGNIFICO FISH BOWL DE GRANDE DIMENSÃO CONSTRUÍDO EM PORCELANA. LINDA DECORAÇÃO FLORAL.  TAL COMO ACONTECE COM TODAS AS CEMRAMICAS COLORIDAS O AMARELO DESTA PEÇA FOI OBTIDO POR METAL OXIDADO. QUANDO A MISTURA DE MINERAIS TORNA-SE DURA E ENVIDRAÇADA CRIA A SUPERFÍCIE MARAVILHOSAMENTE REFLEXIVA. PEÇA REALMENTE BONITA E SUNTUOSA ASSENTE EM BELO BOIS EM MADEIRA CONSTRUÍDO COM INTERESSANTE CONFORMAÇÃO. CHINA, INICIO DO SEC. XX. 67 CM DE ALTURA (QUANDO ESTA SOBRE O BOIS). SOMENTE O FISH BOWL: 28 X 41 (DIAMETRO) CM.NOTA: Como o nome sugere esses grandes bowls eram usados como aquários nos salões das casas ricas chinesas, lá eram criadas carpas, um auguro de boa sorte, perseverança e vida longa. Segundo a cultura chinesa, a carpa tinha que atingir a fonte do rio que corta a China, o Huang Ho(Rio Amarelo), na época da desova. Para isso, tinha que nadar contra a correnteza e saltar cascatas até à montanha Jishinhan. A carpa que alcançasse o topo tornava-se um dragão. Por causa dessa crença, acredita-se que as carpas subindo significa força, coragem e determinação para alcançar objetivos e superar dificuldades, e a carpa descendo significa objetivos alcançados, cumpridos
  • PAR DE CASTIÇAIS EM PRATA DE LEI. MARCAS DE CONTRASTE PARA CIDADE DO PORTO. PRATEIRO REFERENCIADO POR MOITINHO COMOM P-124 (PAG 377) DATAVEL A PARTIR DE 1810. DECORAÇÃO RELEVADA COM FLORES E RAMAGENS. ASSENTE SOBRE QUATRO PÉS EM GARRA. PORTUGAL, INICIO DO SEC. XIX. 26 CM DE ALTURA.
  • MAGNIFICO  CENTRO DE MESA EM PRATA DE LEI COM ALMA EM CRISTAL LAPIDADO, ESTILO E ÉPOCA IMPÉRIO.  MARCAS DE CONTRASTE CABEÇA DE MERCURIO. OS PÉS SÃO REMATADOS POR CISNES COM ASAS ABERTAS, NA PARTE INFERIOR É PROFUSAMENTE DECORADO COM PALMÁCEAS RELEVADAS. BORDA COM DECORAÇÃO DO TIPO MALMAISON.  INTERIOR COM VERMEIL. FRANÇA, FINAL DO SEC. XIX. 33 CM DE DIAMETRO.
  • SEVRES  ESTILO E ÉPOCA NAPOLEÃO BONAPARTE  LINDA ANFORA EM PORCELANA DE SEVRES. FUNDO EM AZUL NAPOLEONICO DECORADA COM PROFUSO OURO E CENAS COM ELEMENTOS ARQUITETONICOS. TAMBÉM ESMALTES EM REMATANDO O OURO. A BASE TEM LAURÉIS RELEVADOS. ALÇAS LATEIRAIS COM FIGURA MITOLÓGICA. MARCAS DA MANUFATURA SOB A BASE. BELISSIMA PEÇA! FRANÇA, INICIO DO SEC. XIX. 36 CM DE ALTURA
  • LINDA ESCULTURA EM BRONZE REPRESENTANDO FIGURAS DE MENINO E MENINA SENTADOS SOBRE BLOCO DE MÁRMORE ABRAÇADOS. 12 X 11 CM
  • MENINO CAÇADOR - LINDA ESCULTURA EM PETIT BRONZE REPRESENTANDO MENINO COM TROMBETA E ARCO E FLECHA PISANDO UM CERVO ABATIDO. 32 CM DE ALTURA

830 Itens encontrados

Página: