Peças para o próximo leilão

636 Itens encontrados

Página:

  • SÃO JOÃO BATISTA  MAGNIFICA IMAGEM EM MADEIRA ESCULPIDA, POLICROMADA E DOURADA REPRESENTANDO SÃO JOÃO BATISTA MENINO. SUNTUOSO RESPLENDOR EM PRATA DE LEI COM VERMEIL. A POLICROMIA É MAGNIFICA! INCOMUM REPRESENTAÇÃO EM QUE O SANTO SEGURA PALMA DE MARTÍRIO COM COROA TRÍPLICE AO INVÉS DO COSTUMEIRO CAJADO. EXPRESSIVA E BELISSIMA SEGUINDO O PADRÃO DOS EXEMPLARES DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XVIII QUE REPRESENTAVAM SÃO JOÃO COM AS FEIÇÕES DO INFANTE DOM JOÃO, FUTURO REI DOM JOÃO V O FREIRÁTICO. LINDOS CABELOS QUE CAEM EM CASCATA SOBRE O MANTO DO SANTO DECORADO EM EXTRAORDINÁRIO TRABALHO DITO EM PONTA SECA PORTUGAL, SEGUNDA METADE DO SEC. XVIII. 31 CM DE ALTURA SEM CONSIDERAR O TAMANHO DO RESPLENDOR CONSIDERANDO O RESPLENDOR: 37 CM DE ALTURANOTA: A representação de São João Batista como menino alude as escrituras sagradas do Evangelho de São Lucas:  E eis que também Isabel, prima de Maria, concebeu um filho em sua velhice.E todos se maravilharam com seu nome: João.E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo.Para iluminar aos que estão assentados em trevas.E o menino crescia e se robustecia em espírito. Admitidas pela Igreja, as festividades em torno de São João são herança boreal do culto ao Sol  ou celebração da fertilidade e da colheita por ocasião do solstício. Do catolicismo oficial à esfera popular, o São João é sagrado, ocasião ritualística que envolve o religioso, o mítico, o tradicional ibérico, o comunitário. O São João é celebrado a partir da noite de 23 de junho, por ocasião de sua data natalícia. Uma peculiaridade, segundo o pesquisador Janio Barros de Castro, uma vez que normalmente veneram-se os santos católicos no dia de sua morte. Daí a imagem cultuada de São João Menino, de cabelos encaracolados.Os índios acudiam a todos os festejos dos portugueses com muita vontade porque são muito amigos de novidades, como no dia de São João Batista, por causa das fogueiras e capelas. Assina: Frei Vicente do Salvador, 1624. No passado, acendiam-se fogueiras para se espantar os maus espíritos. Também diz a história que Isabel acendeu fogueira para comunicar o nascimento do filho à prima Maria. Segundo a tradição, São João dorme em seu aniversário tão ruidosamente celebrado pelo povo. Câmara Cascudo anotou que se ele estivesse acordado, vendo o clarão das fogueiras ao redor do mundo, não resistiria ao desejo de descer do céu. Assim, a terra se acabaria em fogo.Que São João do Carneirinho continue a dormir tranquilo. Amém!
  • BELISSIMA NAVETA EM PRATA DE LEI BATIDA E REPUXADA. DECORADA COM COM ROCAILLES E GOMADOS. MARCAS EUROPÉIAS DE CONTRASTE. INICIO DO SEC. XIX. 18,5 CM DE COMPRIMENTO.NOTA: A naveta (do latim naveta, pequena nave, referência ao seu formato) é o vaso destinado a conter os grãos de incenso que são queimados nas celebrações solenes. A naveta começou a ganhar uma forma de navio durante a Idade Média. Isto ao mesmo tempo significada duas coisas: A primeira é a lembrança da Igreja como a Barca de Pedro. A segunda é que nossa vida espiritual deve ser sempre um caminho, daqui às Mansões Eternas. O navio simboliza esta mobilidade. É conduzida nas procissões por um acólito ou coroinha denominado naveteiro ou naviculário. Chegando à frente do altar, o naveteiro faz uma reverência breve (inclinando apenas a cabeça) e aguarda com o turiferário à direita do altar a chegada do sacerdote e a incensação da cruz e do altar. Nos demais momentos da celebração em que se usa o incenso (Evangelho, Apresentação das Oferendas e Sanctus) o naveteiro igualmente acompanha o turiferário, apresentando a naveta ao sacerdote ou diácono quando necessário. Nas demais celebrações feitas com solenidade em que se utiliza o incenso, o naveteiro também acompanhe o turiferário seguindo as orientações dos livros litúrgicos para cada celebração.
  • GRANDE RESPLENDOR EM PRATA DE LEI  COM RESERVA CENTRAL DECORADA COM FLOR. ESTILO E ÉPOCA DONA MARIA I.  POSSUI PINO PARA FIXAÇÃO ATRÁS DA CABEÇA DA IMAGEM. BRASIL, SEC. XIX. 14,3 CM DE  ALTURA
  • SUNTUOSO CÁLICE PURIFICATÓRIO E SUA PATENA EM PRATA DE LEI BATIDA COM ARREMATE EM VERMEIL. CONSTRUIDO EM PRATA COM FUSTE ROSQUEÁVEL COM FEITIO DE BALAÚSTRE. BRASIL, SEC. XVIII. 22,3 CM DE ALTURA.
  • GRANDE CÁLICE PURIFICATÓRIO EM PRATA DE LEI BATIDA COM FUSTE ROSQUEÁVEL COM FEITIO DE BALAÚSTRE. ELEGANTE BASE CAMPANULAR. BRASIL, SEC. XVIII. 25,5 CM DE ALTURA.
  • SUNTUOSO CÁLICE PURIFICATÓRIO E SUA PATENA EM PRATA DE LEI BATIDA. MARCAS DE CONTRASTE REFERENCIADA POR MOITINHO COMO p122 (PAG. 211) DATÁVEL PARA MEADOS DO SEC. XIX. CONSTRUIDO EM PRATA COM FUSTE ROSQUEÁVEL COM FEITIO DE BALAÚSTRE. PORTUGAL, SEC. XIX. 2 CM DE ALTURA.
  • ROBUSTA E PESADA ÂMBULA EM PRATA DE LEI SETECENTISTA BATIDA E CINZELADA.. BRASIL, SEC. XVIII. 20 CM DE ALTURA. 405 G
  • MAGNIFICO PAR DE TOCHEIROS DE ALTAR EM METAL ESPESSURADO A PRATA ESTILO E ÉPOCA IMPÉRIO. ELEGANTE CONSTRUÇÃO E EXCELENTE QUALIDADE!BASE CONSTRUÍDA COM PÉS TRÍPODES. EUROPA, SEC. XIX. 61 CM DE ALTURA
  • SALVA BRASILEIRA  SETECENTISTA EM PRATA DE LEI BATIDA.  ASSENTE SOBRE TRÊS BELOS PÉS VAZADOS. BRASIL, MEADOS DO SEC. XVIII. 15 CM DE DIAMETRO.
  • DEMETRE CHIPARUS  VESTALE  (VIRGEM VESTAL)  BELA LÂMPADA DE PERFUME EM CERÂMICA. ASSINADA PELO ARTISTA E COM MARCAS DA ETLING EDITIONS PARIS FRANCE.  REPRODUZIDA NO LIVRO CHIPARUS DE ALBERTO SHAYO NA PÁGINA 263 E O TÍTULO É VESTALE. A LÂMPADA DE PERFUME TEM DUPLA APTIDÃO TEM UM PEQUENO LUME QUE AQUECE O RECIPIENTE ONDE ESTÁ O PERFUME E DISSIPA A FLAGRÂNCIA. NESSE CASO, O RECIPIENTE É UMA CONCAVIDADE ESCONDIDA NO BOUQUET DE FLORES SEGURO NAS MÃOS DA DAMA. EXCELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO. PEÇA COM ALTA COTAÇÃO INTERNACIONAL. A GENIALIDADE DE ETLING CONSEGUIU REUNIR OS MAIORES ARTISTAS DE SEU TEMPO PARA PROZUZIR AS INIGUALAVEIS OBRAS DE ARTE DAS ETLING EDITIONS NA DÉCADA DE 1920. ETLING USOU VÁRIOS DESIGNERS E CERTOS EXEMPLOS DE SEUS TRABALHOS TERÃO SEU NOME, MAS, ETLING, ESTAVA NA VANGUARDA DESDE O INÍCIO DO PERÍODO ART DECO. CHIPAROS CRIOU MUITAS LÂMPADAS DE PERFUME E CAIXA QUE FORAM PRODUZIDAS POR ETLING E ASSINADAS PELO ARTISTA.  AS PEÇAS DE CHIPARUS ETLING EDITIONS ALCANÇAM ALTOS PPEÇOS INTERNACIONAIS EM LEILÕES COMO O DA PRESTIGIADA CASA  CHRISTIE'S (VIDE EM : https://www.christies.com/lotfinder/Lot/arabian-belle-a-porcelain-table-lamp-dhchiparus-4269192-details.aspx) FRANÇA, DEC. 1920. 22 CM DE ALTURANOTA: DEMETRE CHIPARUS (16 de setembro de 1886 - 22 de janeiro 1947) - Esculturas de Dimitri Chiparus representam a manifestação clássica de estilo Art Deco. As primeiras esculturas de Chiparus foram criados no estilo realista e foram exibidos no Salão de 1914. Ele empregou a combinação de bronze e marfim , chamado chryselephantine , com grande efeito. A maioria de suas obras de renome foram feitas entre 1914 e 1933. A primeira série de esculturas fabricados pela Chiparus era da série de crianças. A FUNDIÇÃO Les Neveux de J. Lehmann , também abreviado para LNJL ou LN Paris JL ) foi uma fundição de arte parisiense , principalmente através da produção e distribuição de estatuetas feitas principalmente bronze , Marfim ou em combinação conhecido como Chryselephantinas em pedestais de mármore no período Art Deco nos anos 1920 e 1930. A sede da empresa ficava na 26 Rue de Paradis, em Paris.Outra parte da empresa estava localizada na 14 Avenue de l'Opéra. Havia também filiais na 9 Rue de la Republique de Lyon e na Via Spontini 7 de Florença . A empresa competiu com outros éditeur d'art (editoras de arte), como Arthur Goldscheider, Edmond Etling , Max Le Verrier e Susse Frères . O operador, Jules Levi-Lehmann, apreciou o trabalho dos artistas Art Deco e trabalhou intensamente com artistas como Demétre Chiparus , Maurice Guiraud-Rivière , Jean-Antoine Injalbert , Agathon Léonard , Giacomo Merculiano , Constant Roux , Joé Descomps-Cormier , Pierre Le Faguays , Raoul Lamourdedieu , Jan e Joel Martel , Gaston Hauchecorne , Madeleine Granger. Claire Colinet , Amedeo Gennarelli , Alfred Pina , Georges Chauvel e Jean Ortis . Após o fechamento dos negócios de Arthur Goldscheider em meados da década de 1930, muitos dos escultores e artesãos ali representados pelos grupos de artistas La Stèle e L'Evolution se juntaram ao Les Neveux de Jules Lehmann. Com a Segunda Guerra Mundial e a ocupação alemã da França , a produção da fundição chegou ao fim.
  • BELO PAR DE CASTIÇAIS EM PRATA DE LEI  ESTILO E ÉPOCA DONA MARIA I. MARCAS PARA CIDADE DO PORTO (P COROADO) E PRATEIRO HENRIQUE JOSÉ DOS SANTOS (MOITINHO PAG. 243) CITADO EM 1810 . TERÇO SUPERIOR DECORDO COM GOMADOS. INICIO DO FUSTE E BASE COM  LARGO BARRADO DE FLORES  E RAMAGENS RELEVADAS. PORTUGAL, SEC. XIX. 22 CM DE ALTURA
  • SARREGUEMINES  PAR DE BELOS CACHEPOTS EM PORCELANA COM  FUNDO EM AZUL COBALTO E ARREMATES FORMANDO GUIRLANDA EM OURO. ESTILO E ÉPOCA ART NOUVEAU. FRANÇA, FINAL DO SEC. XIX. 14 X 19 CM
  • PAR DE BELOS CASTIÇAIS EM PRATA DE LEI ESTILO E ÉPOCA DONA MARIA I COM MARCAS PARA CIDADE DO PORTO (P COROADO) E PRATEIRO LUIZ ANTONIO RODRIGUES DE ARAÚJO CITADO EM 1791. ELEGANTE CONSTRUÇÃO COM FUSTE REQUINTADO COM CINZELADOS E FEITIO SEXTAVADO NA PARTE CENTRAL. BASE MOVIMENTADA E PÉS EM CAPRICHADAS GARRAS. PORTUGAL, INICIO DO SEC. XIX. 25 CM DE ALTURA, 925 G
  • ALESSANDRO MARTELLI -  DESILUSÃO  OSM  ASSINADO E DATADO 1869  MAGNIFICA E EXPRESSIVA OBRA DA ESCOLA ITALIANA. O QUADRO RETRATA FAMÍLIA EM TORNO DA MESA DE JANTAR. A CENA PARECE REPRESENTAR UM DRAMA. UM JOVEM VESTIDO DE FRAQUE CHORA DESCONSOLADO SOBRE O ESPALDAR DE UMA CADEIRA. SOBRE OUTRA CADEIRA PRÓXIMA JAZEM SUAS LUVAS E UMA CARTOLA. A MESA ESTÁ POSTA COMO QUE PARA UMA COMEMORAÇÃO, GARRAFAS, TAÇAS AINDA NÃO USADAS, LOUÇA E GUIRILANDAS. EM TORNO DA MESA O PAI E A MÃE TENTAM CONSOLAR COM SUAS PALAVRAS O JOVEM PESAROSO. PERCEBE-SE QUE AMBOS SE INCLINAM EM DIREÇÃO AO JOVEM EM POSIÇÃO CORPORAL COMO SE QUISESSEM CONSOLA-LO. UMA OUTRA PERSONAGEM, PROVAVELMENTE SUA IRMÃ, TEM AS MÃOS UM PRATO DE COMIDA PARA O QUAL OLHA DESOLADA. SUA EXPRESSÃO É DE QUEM NÃO SABE O QUE FAZER COM A REFEIÇÃO QUE SERIA SERVIDA.  EM UMA OUTRA EXTREMIDADE DA SALA  UMA OUTRA JOVEM RECOSTADA A UM MÓVEL OLHA ASSUSTADA PARA O JOVEM QUE CHORA. DENOTA-SE NA EXPRESSIVA OBRA QUE SE DENROLA AÍ UM DRAMA FAMILIAR ENVOLVENDO A FRUSTRAÇÃO DE UMA EXPECTATIVA DO JOVEM E DA FAMÍLIA QUE O AGUARDAVA PARA CELEBRAR ALGO QUE MALOGROU.  BELA OBRA COM RICA MOLDURA ENTALHADA EM MADEIRA E FINALIZADA EM OURO. ITÁLIA, SEC. XIX. 30 X 20 CM (SEM A MOLDURA) COM ELA 75 X 67 CM.
  • A. D. MOUGIN -  PARIS - BELO RELÓGIO DE MESA EM ONIX VERDE  E MÁRMORE COM PÉS EM BRONZE ORMOLU ENCIMADA POR ESCULTURA EM PETIT BRONZE PATINADO INTILITULADA LA FONTAINE DE AUTORIA DE RANCOULET. SUAVE SONERIA A CADA MEIA HORA. MOSTRADOR ESMALTADO. CORDA PARA SETE DIAS, FUNCIONANDO. FRANÇA, DEC. 1890.55 CM DE ALTURA
  • PRECIOSA BENGALA COM CASTÃO EM OURO E CORPO REVESTIDO EM RÁDICA. O CASTÃO TEM EM RELEVO SIMBOLO DA ADVOCACIA ENTRE LAURÉIS UMA ESPADA COM UM RUBI ENCASTOADO CRUZANDO UM CODIX DE LEIS SUSTENTANDO BALANÇA. ENVOLVENDO O BRASÃO ESTÃO RAMOS DE LOUROS CRUZADOS E AMARRADOS POR FITA. NA PARTE OPOSTA AO SIMBOLO ESTÁ UMA ESCUDELA COM AS INICIAIS ENTRELAÇADAS CP. BRASIL, SEC. XIX. 88 CM DE COMPRIMENTO
  • BELA BENGALA COM CASTÃO EM OURO 18K E CANA EM VERGA DE BOI. O LINDO CASTÃO ESFÉRICO É DECORADO COM GUIRLANDAS FLORAIS QUE EMOLDURAM MONOGRAMA MN. BRASIL, SEC. XIX. 90 CM DE COMPRIMENTO
  • SÃO COSME E DAMIÃO  LINDO GRUPO ESCULTÓRICO EM MADEIRA POLICROMADA REPRESENTADO SÃO COSME E DAMIÃO. OS SANTOS TRAJAM ROUPAS COM ESTILO RENASCENTISTA. A FRENTE DOS SANTOS UMA MESA DE BOTICA ONDE REPOUSAM LIVROS. EXPRESSIVOS OLHOS EM VIDRO. BRASIL, SEC. XIX. 25 CM DE ALTURA POR 21 CM DE COMPRIMENTO.NOTA: Cosme e Damião eram médicos e irmãos gêmeos que viveram no inicio da era cristã no sec. 3 depois de cristo. Distinguiram-se por nunca cobraram de seus pacientes, seu caráter piedoso os conduziu a uma vida de fome e privações para ajudar o próximo com o exercício da medicina. O Antigo Martirológio Inglês (The Old English Martyrology) conta a seguinte lenda sobre os irmãos:Quando eles curaram uma senhora de uma grave enfermidade, ela secretamente trouxe a Damião um pequeno presente; os textos dizem que eram três ovos. Diante da negativa do Santo, ela suplicou em nome de Deus que ele os aceitasse, então Damião os guardou. Cosme ficou tão triste por causa isso que pediu para que quando morressem seus corpos não fossem sepultados juntos. Então na mesma noite, o Senhor apareceu para Cosme e disse: "Por que dissestes aquilo pelo presente que Damião recebeu? Ele não o recebeu como pagamento, mas porque lhe foi pedido em meu nome."(...). Quando a perseguição de Diocleciano começou, o prefeito Lísias mandou prender Cosme e Damião e ordenou-lhes que se retratassem. Eles se mantiveram constantes sob tortura e de forma milagrosa não sofriam nenhum ferimento por água, fogo, ar, nem mesmo na cruz, até que foram decapitados por uma espada. Seus três irmãos, Antimo, Leôncio e Euprepio também morreram como mártires com eles. A execução ocorreu em 27 setembro, provavelmente entre 287 /303. Quando foram martirizados, os homens que acolheram seus corpos estavam indecisos sobre onde deveriam sepultá-los em separado por causa do que Cosme havia dito, até que surgiu um camelo e disse em voz humana: "Não separem os corpos dos santos, sepultem-nos juntos." Cosme e Damião são dois dos Santos mais populares da Igreja Católica no Brasil.
  • FORMIDÁVEL BENGALA COM ESPINGARDA EMBUTIDA E PEGA EM CHIFRE DE RINOCERONTE. ESSA BENGALA DA SEGUNDA METADE DO SEC. XIX É CARACTERIZADA COMO UMA BENGALA DE MECANISMO QUE POSSUI ACOPLADA UMA ESPINGARDA. A EXTREMIDADE INFERIOR É ROSQUEÁVEL. UM ANEL EM METAL QUANDO GIRADO LIBERA O GATILHO DA ESPINGARDA UMA OUTRA POSIÇÃO DO ANEL LIBERA O CANO PARA SER CARREGADA. PEÇA RARISSIMA, PARA COLECIONADOR! EUROPA, SEC. XIX. 90 CM DE COMPRIMENTO.NOTA: As bengalas representaram símbolos de poder e classe definida e, no século 16, evoluíram para um acessório de moda para os socialmente proeminentes. Homens abastados e de posição - fossem europeus ou americanos - eram retratados em retratos com sua bengala. Em meados do século 19, as bengalas vitorianas faziam parte do traje de um cavalheiro elegantemente vestido, e ele trocava de bengala com a mesma freqüência que trocava de roupa. Um cavalheiro nunca carregava uma bengala - ele usava uma. E quando as mulheres começaram a fumar em público, também usaram bengalas. A idade de ouro das bengalas floresceu entre 1830 (com sua popularidade mais difundida na segunda metade do século 19) e a Primeira Guerra Mundial. As bengalas se enquadram em algumas categorias: arte popular, bengalas decorativas ou de gala, e dispositivos ou bastões de sistema, que realmente fazem coisas devido à variedade de mecanismos e dispositivos que podem ser embutidos em seus cabos.
  • BELA BENGALA COM CASTÃO EM OURO E CORPO EM MADEIRA REVESTIDA DE RÁDICA.PONTEIRA EM METAL. POSSUI INSCRIÇÃO VILLARES. PEQUENA ALMOGADELA. 87 CM DE COMPRIMENTO.

636 Itens encontrados

Página: