Peças para o próximo leilão

676 Itens encontrados

Página:

  • FLOW BLUE  GRANDE TRAVESSA  EM FAINÇA DECORADA COM ELEMENTOS VEGETALISTAS. ALEMANHA, SEC. XIX. 38 CM DE COMPRIMENTO
  • FLOW BLUE  GRANDE TRAVESSA  EM FAINÇA DECORADA COM ELEMENTOS VEGETALISTAS. ALEMANHA, SEC. XIX. 38 CM DE COMPRIMENTO
  • MUITO GRANDE TRAVESSA EM FAIANÇA DECORADA COM CENAS DE CAÇA EM AZUL.  ITALIA, INICIO DO SEC. XX. 54 CM DE COMPRIMENTO
  • BACCARAT  PAR DE LINDOS FLOREIROS EM OPALINA NA TONALIDADE JADE DEGRADE SIMULANDO CÉU. DECORADO COM ÁRVORES COM RAMAGENS E SUNTUOSOS CACHOS DE FLORES EM RELEVO. ARREMATES EM OURO. BOCAL EM PRATA DE LEI GUILLOCHADO. ASSENTES SOBRE BASE EM BRONZE. FRANÇA, SEC. XIX. 31 CM DE ALTURA
  • ANTIGO CRUCIFIXO EM MADEIRA EBANIZADA COM CRISTO EM MARFIM. PLACA INRI E CAVEIRA SOBRE TÍBIAS CRUZADAS TAMBÉM EM MARFIM. A CAVEIRA SIMBOLIZA O MEMENTO MORE, UM LEMBRETE DE NOSSA MORTALIDADE. EUROPA, SEC. XIX. 43 CM DE ALTURA
  • TRADIÇÃO BANDEIRISTA - GRANDE CANECA EM PRATA DE LEI BATIDA, REPUXADA E CINZELADA, TERÇO INFERIOR COM FEITIO FACETADO. NA PARTE SUPERIOR LINDO TRABALHO EM GUILLOCHE FORMANDO GUIRLANDA FLORAL. MANUFATURA BRASILEIRA DO PERÍODO SETECENTISTA. ESSAS GRANDES CANECAS ASSIM COMO AS FORMIDÁVEIS TAMBULADEIRAS E OUTROS GÊNEROS DE ULTENSÍLIOS CONSTRUÍDOS EM PRATA DE LEI SÃO FREQUENTEMENTE ASSOCIADAS AOS BANDEIRANTES QUE DESBRAVARAM O BRASIL. NOTE-SE ENTRETANTO QUE NÃO ERAM DESTINADOS AO USO NAS EXPEDIÇÕES, E SIM PARA GUARNECER AS CASAS DOS BANDEIRANTES NAS VILAS. ERAM SINÔNIMO DE PRESTÍGIO E SUCESSO EM SEUS EMPREENDIMENTOS EXPLORATÓRIOS. OS OBJETOS ERAM CONFECCIONADOS POR PRATEIROS LOCAIS COM O METAL OBTIDO NAS MINAS DESCOBERTAS PELAS BANDEIRAS OU AINDA RECEBIDO COMO PAGAMENTO PELOS INDIOS QUE ESCRAVIZAVAM E VENDIAM.  EXCEPCIONAL QUALIDADE! BRASIL, SEC. XVIII. 12 X 8,5 CM (SEM CONSIDERAR A ALÇA). 315 G
  • BELA CRUZ EM MARFIM COM DELICADA REPRESENTAÇÃO DE ANJO DA GUARDA. A CRUZ É ESCULPIDA COM AS HASTES EM FEITIO CILÍNDRICO. EUROPA, INICIO DO SEC. XX. 19 CM DE ALTURA
  • SAINT JAMES  ELEGANTE REFRESCADOR PARA CHAMPAGNE EM METAL ESPESSURADO A PRATA. MARCAS DA MANUFATURA SAINT JAMES. ASSENTE SOBRE QUATRO PÉS EM BOLA. ESTADO DE NOVO!  FEITIO LOBADO. 31 CM DE COMPRIMENTO
  • PORTA CARTÕES EM PRATA DE LEI COM VERMEIL. PEGAS LATERAIS COM FIGURA DE DRAGÕES.  MARCAS DE CONTRASTE ÁGUIA. PORTUGAL, INICIO DO SEC. XX. 20 CM DE COMPRIMENTO
  • PETISQUEIRA EM PRATA DE LEI COM FEITIO LOBADO. DECORADA COM CINZELADOS SIMULANDO ESCAMAS. ASSENTE SOBRE TRÊS PÉS. BRASIL, SEC. XX. 12 CM DE COMPRIMENTO.
  • GRANDE E PESADA CIGARREIRA EM PRATA DE LEI E ESMALTE COM MARCAS DA CIDADE DE BIRMINGHAM, PARA O INICIO DO SEC. XX. TAMBÉM MARCAS DA PRESTIGIADA CASA MAPPIN & WEBB. ESTILO E ÉPOCA ART DECO. INTERIOR COM VERMEIL. CORPO DECORADO COM ELEGANTES GUILLOCHES DISPOSTOS EM SENTIDO HORIZONTAL INTERCALADOS POR FAIXAS EM ESMALTE AZUL. PEÇA MUITO BONITA! INGLATERRA, INICIO DO SEC. XX. 11,5 CM DE ALTURA, 180 G.
  • ULTIMA CEIA -  PRECIOSA CONCHA EM MADREPÉROLA ESCULPIDA COM CENA DA ÚLTIMA CEIA DE CRISTO. TRABALHO TÍPICO DA TERRA SANTA. REPRESENTA EM RELEVO A CEIA EMOLDURADA POR ELEMENTOS FLORAIS E DELICADO TRABALHO COM FOLHAS FENESTRADAS. TERRA SANTA, SEC XIX. 13,5 CM DE ALTURA. NOTA: Esses registros de viagem a Terra Santa eram objeto de veneração e também de certa forma uma forma de distinguir a residência do viajante como a casa de alguém que já peregrinou aos lugares Santos. Eça de Queiroz imortalizou em sua obra A relíquia. Vale a pena relatar parte da História para que possamos perceber a importância das relíquias para os que recebiam tal presente antigamente. A Relíquia começa com a apresentação do narrador e protagonista da história, Teodorico Raposo, que busca explicar ao leitor o que o motivou a escrever suas memórias. Ele nos diz que a principal motivação está no facto de que tanto ele como seu cunhado, Crispim, acreditarem que aquelas memórias contém "uma lição lúcida e forte" da vida, sendo merecedoras da imortalidade que só "a literatura propicia". A narração se concentra numa viagem feita por Teodorico ao Egito e à Palestina, logo após uma decepção amorosa. Buscando fugir ao modelo de "guia de viagem", Teodorico nos conta com suposta "sobriedade e sinceridade" os casos que provocaram mudanças significativas em sua vida, principalmente no que tange à herança que supunha merecer. Teodorico então nos conta que ele nasceu numa tarde sexta-feira da paixão e que Dona Rosa, sua mãe, morreu na manhã seguinte, sábado de aleluia. Ficou sendo criado pelo pai, distante do avô materno, o influente comendador G.Godinho e de sua tia, Dona Maria do Patrocínio. O avô materno do menino morreu logo depois de alguns anos e pouco tempo depois, seu pai, de modo que ficou sendo órfão de pai e mãe. Aos sete anos, sua tia, Dona Maria do Patrocínio mandou um empregado, o Sr. Matias, buscar o pequeno Teodorico em Viana. Teodorico vive uma vida dissoluta, desregrada e mundana. Um dia pede à tia que lhe financie uma viagem a Paris, mas esta recusa-se terminantemente afirmando que Paris era a cidade do vício e da perdição. Teodorico pede, então, para fazer uma peregrinação à Terra Santa. A tia consente e pede que lhe traga uma recordação. O sobrinho leviano parte e, na viagem, envolve-se com uma inglesa Mary que, como recordação dos momentos que passaram juntos, lhe dá um embrulho com a sua camisa de noite. Chegado à Palestina, continua a sua vida profana e amoral. Lá Teodorico lembra-se do pedido da tia e corta uns ramos de um arbusto e tece com estes uma coroa, que embrulhou e pôs na sua bagagem. Entretanto, uma pobre mendiga pede-lhe esmola e ele deu-lhe o embrulho que (pensava ele) continha a camisa de Mary. Chegado a Lisboa, relata, hipocritamente, à tia todas as penitências e jejuns que fizera durante a peregrinação e oferece-lhe o embrulho, dizendo que este continha a coroa de espinhos. A abertura da suposta relíquia faz-se perante uma imensa audiência de sacerdotes e beatas, num ambiente de ansiedade. Qual o espanto de todos quando, em vez do sagrado objeto, surge a camisa de noite da inglesinha. Este insólito episódio vale a Teodorico a expulsão de casa da tia e a perda da fortuna que ambicionava. Para sobreviver, passa, então, a vender relíquias da Terra Santa, que fabrica em grandes quantidades, acabando por arruinar o negócio. Acaba por compreender a inutilidade da falsidade e da mentira quando tem uma visão de Cristo e se arrepende.
  • ULTIMA CEIA -  PRECIOSA CONCHA EM MADREPÉROLA ESCULPIDA COM CENA DA ÚLTIMA CEIA DE CRISTO. TRABALHO TÍPICO DA TERRA SANTA. REPRESENTA EM RELEVO A CEIA EMOLDURADA POR CENAS DO EVANGELHO COMO ANUNCIAÇÃO, NATIVIDADE, BATISMO E RESSURREIÇÃO DE LÁZARO. INTRICADO TRABALHO EM FILIGRANA. E REPRESENTAÇÃO FLORAL TAMBÉM EM RELEVO. PEÇA BÉLISSIMA!  TERRA SANTA, SEC XIX. 15 X 14 CM
  • BELA ADAGA RUSSA EM BRONZE COM RICO TRABALHO EM ESMALTES. RUSSIA. PRIMEIRA METADE DO SEC. XX. 31 CM DE COMPRIMENTO
  • BELA NAVETA EM BRONZE ESPESSURADO A PRATA. DECORADA COM CRUZES LATINAS E ELEMENTOS VEGETALISTAS. EUROPA, SEC. XIX. 15 X 12 CM
  • SYDENHAM  - GRANDE TRAVESSA EM FAIANÇA DECORADA NA TONALIDADE AZUL. EXUBERANTES ELENTOS FLORAIS. IMPECÁVEL ESTADO DE CONSERVAÇÃO. ACOMPANHA UM REFORÇADO SUPORTE PARA PENDURAR EM PAREDE. INGLATERRA, SEC. XIX. 51 CM DE COMPRIMENTO
  • BELA SALVA EM PRATA DE LEI DECORADA COM ELEGANTES GUILLOCHES. GALERIA VAZADA. ELEVADA SOBRE TRÊS PÉS. BRASIL, SEC. XX. 15 CM DE DIAMETRO
  • TRADIÇÃO BANDEIRISTA - GRANDE CANECA EM PRATA DE LEI BATIDA, REPUXADA E CINZELADA, FEITIO FACETADO. NA PARTE CENTRAL LINDO TRABALHO EM GUILLOCHE FORMANDO GUIRLANDA FLORAL. MANUFATURA BRASILEIRA DO PERÍODO SETECENTISTA. ESSAS GRANDES CANECAS ASSIM COMO AS FORMIDÁVEIS TAMBULADEIRAS E OUTROS GÊNEROS DE ULTENSÍLIOS CONSTRUÍDOS EM PRATA DE LEI SÃO FREQUENTEMENTE ASSOCIADAS AOS BANDEIRANTES QUE DESBRAVARAM O BRASIL. NOTE-SE ENTRETANTO QUE NÃO ERAM DESTINADOS AO USO NAS EXPEDIÇÕES, E SIM PARA GUARNECER AS CASAS DOS BANDEIRANTES NAS VILAS. ERAM SINÔNIMO DE PRESTÍGIO E SUCESSO EM SEUS EMPREENDIMENTOS EXPLORATÓRIOS. OS OBJETOS ERAM CONFECCIONADOS POR PRATEIROS LOCAIS COM O METAL OBTIDO NAS MINAS DESCOBERTAS PELAS BANDEIRAS OU AINDA RECEBIDO COMO PAGAMENTO PELOS INDIOS QUE ESCRAVIZAVAM E VENDIAM. EXCEPCIONAL QUALIDADE! BRASIL, SEC. XVIII. 7,5 X 9 CM (SEM CONSIDERAR A ALÇA).  290 G
  • CHRISTOFLE   ELEGANTE SALVA DE SERVIÇO EM METAL ESPESSURADO A PRATA. EXCELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO! FRANÇA, 36,5 CM DE DIAMETRO.
  • FLOW BLUE -  MONUMENTAL TRAVESSA EM FAIANÇA DE FEITIO OCTAGONAL. MARCAS DA MANUFATURA J. GOODWIN E PADRÃO DITO MONTEZUMA.DECORADO COM CENA DE CASTELO COM SEUS JARDINS E FONTE. BORDA COM PARRAS E CACHOS DE UVA. VERDADEIRAMENTE LINDA! REFORÇADO SUPORTE PARA PENDURAR EM PAREDE. INGLATERRA, MEADOS DO SEC. XIX. 51 X 39 CM. (imperceptível fio de cabelo)NOTA: A louça borrão foi produto de experiência dos fabricantes ingleses que na primeira metade do sec. XIX iniciaram tentativas para decorar a porcelana com cobalto, técnica milenar desenvolvida pelos chineses. Nas primeiras décadas a técnica, ainda não dominada totalmente, produzia louça com bela tonalidade azul cobalto, mas sem definição precisa da decoração. Daí o nome borrão. Como não tiveram boa aceitação nos mercados europeus eram enviadas como lastro nos navios para serem comercializadas nas colônias da América. Essa é a louça primitiva utilizada no Brasil pelas famílias abastadas e bastante colecionada nos dias atuais por sua raridade e beleza.

676 Itens encontrados

Página: