Peças para o próximo leilão

214 Itens encontrados

Página:

  • NICOLAS DE LARMESSIN  I (1632-1694 ) RETRATO DO CARDEAL  GIL ALVAREZ CARRILLO DE ALORNOZ, VIGÁRIO GERAL DA ITÁLIA, GUERREIRO  QUE RECONQUISTOU OS ESTADOS PAPAIS PARA O PAPA INVOCENCIO VI. GRAVURA DE LARMESSEM EM PAPEL IMPRESSA EM BRUXELAS EM 1682. 32 X 20 CMNOTA: NICOLAS DE LARMESSIN  I (1632-1694 )  Gravador, irmão mais velho de Nicolas de Larmessin II (qv). Seu pai era bibliotecário; ele próprio foi aprendiz de Jean Mathieu em 1647. Casou-se em 1654 com a filha do editor impresso Pierre Bertrand do Pomme d'Or na rue St Jacques. Assumiu seu estoque quando morreu, por volta de 1678. Após sua morte, o negócio parece ter sido continuado por sua viúva. Especializado em retratos, muitas vezes em série. GIL ÁLVAREZ CARRILLO DE ALBORNOZ (nascido em 1310, Cuenca , Castela Espanha - falecido em 23/24 de agosto de 1367, Viterbo , Estados Papais Itália) foi um cardeal e jurista espanhol que abriu o caminho para o retorno do papado à Itália de Avinhão , França (onde os papas viveram cerca de 1309 a 1377). CARDEAL  GIL ALVAREZ CARRILLO DE ALORNOZ: Albornoz foi primeiro soldado, depois entrou na igreja e tornou-se arcebispo de Toledo em 1338. Apoiou as campanhas do rei Alfonso XI de Castela contra os muçulmanos, e as suas realizações atraíram a atenção da cúria papal em Avinhão. O Papa Clemente VI nomeou-o cardeal em 1350. Sob o PapaInocêncio VI foi feito legado (1353-1357) e vigário-geral da Itália com ordens de subjugar os senhores feudais e déspotas individuais que então controlavam efetivamente os Estados Papais. Ele foi surpreendentemente bem-sucedido em suas campanhas contra eles e, em 1357, sentiu-se livre para retornar a Avignon, onde seuFoi publicado o Liber Constitutionum Sanctae Matris Ecclesiae (Livro da Constituição da Santa Madre Igreja), também conhecido como Constitutiones aegidianae . Este código legal , ou constituição, permaneceu em vigor nos Estados Papais até o início do século XIX. Em 1358, Albornoz foi novamente nomeado legado papal e enviado de volta à Itália para eliminar os dois obstáculos restantes ao retorno do papado para lá. Ele erradicou as Companhias Livres, ou bandos de mercenários, e recuperou Bolonha da família milanesa de Visconti em 1364. Os Estados Papais foram assim reunidos, e parecia seguro para o papa retornar a Roma , queUrbano V fez uma visita em 1367. Urban V também fez de Albornoz legado deBolonha , onde fundou a universidade para jovens espanhóis que hoje leva o seu nome.
  • SÃO JERONIMO E O LEÃO  GRAVURA COM ÁGUA FORTE FEITA POR JOSEPH BANI. SEC. XVII. APRESENTA O SANTO EM MEDITAÇÃO VOLTADO PARA A CAVEIRA (MEMENTO MORI) GOLPEANDO SEU PEITO COM UMA PEDRA EM SINAL DE PENITÊNCIA. AOS SEUS PÉS DORME TRANQUILAMENTE O LEÃO QUE O ACOMPANHAVA. SÃO JERÔNIMO É O PROFETA DO ARREPENDIMENTO. SOBRE A GRAVURA A LEGENDA EM LATIM TRADUZIDA PARA O PORTUGUES DIZ: QUE O PECADOR VOLTE AO ARREPENDIMENTO TÃO RAPIDAMENTE QUANTO O SENHOR ESTIVER PRONTO PARA MUDAR A SENTENÇA PRÉ DETERMINADA. EUROPA, SEC. XVIII. 30 X 20 CMNOTA: Uma tarde São Jerônimo sentou-se com seus amigos monges no seu monastério em Jerusalém ouvindo a lição do dia quando um gigantesco leão aproximou-se andando em três patas, com a quarta pata levantada.Imaginem o caos que se seguiu quando todos os monges correram, cada um para um lado, mas São Jerônimo calmamente levantou-se e foi se encontrar com o hóspede não convidado.Naturalmente o leão não podia falar, mas ofereceu a sua pata ferida ao bom padre. Jerônimo examinou a pata e pediu a um monge menos medroso, um balde com água e lavou a pata ferida do leão. Aí Jerônimo notou que a pata estava perfurada por espinhos. Jerônimo retirou com cuidado os espinhos e aplicou uma pomada e o ferimento rapidamente sarou.O gentil cuidado amansou o leão que ia e vinha pacificamente onde estava São Jerônimo, como se fosse um animal doméstico. Deste episódio Jerônimo disse Pensem sobre isto e vocês encontrarão várias respostas. Eu creio que não foi tanto para a cura de sua pata que Deus o enviou, pois Ele curaria a pata sem a nossa ajuda, mas enviou o leão para mostrar quanto Ele estava ansioso para prover o que necessitamos para o nosso bem.
  • MADONNA  REFLEXIVA  DAPRÉS PIETRO PERUGINO  VIRTUOSO DESENHO A CARVÃO BASEADO NO FAMOSO QUADRO DE PERUGINI DA GALERIA UFFIZI EM FIRENZE. IMPRESSIONANTE EXECUÇÃO! COMPARE O DESENHO EM LEIILÃO COM A OBRA DE PERUGINI EXPOSTA NA SALA DE DESENHOS E GRAVURAS  NO PALACIO UFFIZI EM: https://alinari.printstoreonline.com/drawing-depicting-virgin-mary-reflective-pose-33184672.html. A OBRA ORIGINAL DE PERUGINO FOI REALIZADA ENTRE 1470 E 1523. ITALIA, SEC. XIX. 34 X 17 CMDesenho representando a Virgem Maria em pose reflexiva. Obra de Perugino localizada na Sala de Desenhos e Gravura do Museu Uffizi. Museu Uffizi de Florença, Sala de Desenhos e Gravuras Desenho de estilos e períodos da Alta Renascença, Renascença, Renascença-Barroco, Europa, Primeiro e Segundo Milênio DC. Data da fotografia: 1810-1914 ca,. Data da obra: 1470-1523 ca.. Artista: Perugino, Pietro Vannnucci, conhecido como (c.1445-1523)NOTA: Pietro Perugino (1450-1523) foi um importante pintor do Renascimento italiano. Sua fama se deve ao fato de ter sido o mestre de Rafael Sanzio e da grande influência que exerceu sobre o discípulo.Por muito tempo se discutiu se a obra Sposalizio della Vergine (Casamento da Virgem) de Perugino não seria uma primeira versão da obra homônima de Rafael.
  • STRAUSS  RICHARD STRAUSS  (1864-1949)  CARTA DE RICHARD STRAUSS EM PAEPL DA ADMINISTRATION DES BALS DE L0PERA DIRECTION STRAUSS. TRATA-SE DE MISSIVA DIRIGIDA AO DIRETOR DA OPERA DE PARIS.  22 CM DE ALTURA. NOTA: "Compositor alemão nascido em Munique, aclamado como sucessor de Wagner. De uma família de compositores austríacos, era filho do principal trompista da orquestra da corte de Munique, recebeu cuidadosa formação musical e, ao deixar a escola (1882), já havia composto mais de 140 obras. Com apenas 22 anos tornou-se regente assistente da orquestra de Meiningen e iniciou brilhante carreira como regente. Viajou para a Italia em 1886 quando foi nomeado terceiro regente do Teatro da Corte de Mônaco. DE lá se transferiu para Weimar ali permanecendo como diretor de orquestra até 1894. Dirigiu também os concertos da Filarmonica de Berlim. Foi regente musical na Bélgica, Rússia, Austria, França, Inglaterra, Estados Unidos e em Vários outros países. Foram suas valsas que mais o tornaram popular. Em 1922 esteva na América do Sul, tendo regido suas obras e concertos simfônicos em Buenos Ayres, Rio de Janeiro e São Paulo.
  • MAARTEN DE VOS (15321603) PLACA DE TÍTULO: ORACULUM ANACHORETICUM, GRAVADA POR JOHAN SADELER I (1550-1600)  GRAVADA ENTRE 15951600, UMA GRAVURA EXCEPCIONALMENTE BELA DO SÉCULO XVI DO ORACULUM ANACHORETICUM, UMA SÉRIE DE GRAVURAS REPRESENTANDO AS 'VIDAS DOS EREMITAS' DO GRAVADOR FLAMENGO JAN SADELER I (1550-1600). INTITULADA 'AUXENTIUS, 13', ESTA GRAVURA RETRATA UM  REI EREMITA QUE DEIXOU SEU TRONO E SE ALIMENTAVA DE RAÍZES E FRUTOS.  IMPERI VIETUS REX SUATA COPIUS ARMIS SAMBRI AFD RADICIS EXUIT ARMA IUGI. PROVAVLEMENTE A REPRESENTAÇÃO É DE REI EARDWULF, O GOVERNANTE DO REINO DA NORTÚMBRIA, PARTE DO HOJE REINO DA INGLATERRA. 19 X 14 CMNota: Jan Sadeler I (1550-1600) fez parte da maior e mais bem sucedida dinastia familiar de gravadores flamengos, dominante no Norte da Europa ao longo dos séculos XVI e XVII.Nascido no Brabante Flamengo, perto de Bruxelas, Jan estava em Antuérpia em 1572, um centro de gravura na época. Depois de se tornar mestre da Guilda dos Artistas de São Lucas e se casar na Catedral de Antuérpia, começou a trabalhar para o editor Christophe Plantin (1520-1589). Mais tarde, trabalhou na Alemanha e na Itália ao lado de seu irmão mais novo, Raphael Sadeler I.
  • BIZET, GEORGES (PARIS 1838  BOUGIVAL 1875) PARTE DA PARTIRURA DE CHANT   D AMOUR  COM AUTÓGRAFO DO ARTISTA. FRANÇA, DEC. 1870. 28 CM DE COMPRIMENTONOTA: O seu talento musical revelou-se muito cedo e, com dez anos, foi admitido no Conservatório de Paris. Teve como professores os compositores Charles Gounod e Fromental Halévy. Imediatamente mostrou o seu dom para a composição e, algum tempo depois, partiu para Roma, onde estudou com Robert Schumann, com Carl Maria von Weber e com Mendelssohn.As suas óperas mais conhecidas são: Les Pêcheurs de Perles (1863), La Jolie Fille de Perth (1866) e Carmen (1875). Esta última ópera, representada três meses antes de Bizet morrer, foi baseada numa história de Prosper Mérimée. O realismo de Carmen, que na época causou um enorme escândalo, inaugurou um novo capítulo na história da ópera. Bizet também foi um inovador nos trabalhos que compôs para orquestra, especialmente nas peças Symphony in C Major (1855), Petite Suite (1871) e L'Arlésienne (1872).
  • FRANÇOIS VERDIER - LA FEMME DE MANUÉ ENFANTE UN FILS COMME L'ANGE LUY AVOIT DIT  A ESPOSA DE MANUE TEM UM FILHO COMO ANUNCIADO PELO ANJO. GRAVURA DE JEAN POILLY FEITA A PARTIR DO DESENHO DE FRANÇOIS VERDIER. DA ´SERIE HISTÓRIA DAS AÇÕES EXTRAORDINÁRIAS DE SANÇÃO PUBLICADA EM 1698. PLACA 6: NASCIMENTO DE SANSÃO; INTERIOR COM UMA MULHER SENTADA AO CENTRO EM UMA CADEIRA COM O MENINO SANSÃO NO COLO, AMBOS OLHANDO PARA MANOÁ, QUE ESTÁ À ESQUERDA E EXPRESSA SUA GRATIDÃO; À DIREITA, SUA ESPOSA DESCANSA NA CAMA E BEBE DE UMA TIGELA. Conteúdo da inscrição: LETRAS COM DETALHES DE PRODUÇÃO: 'INV. ET DESSINÉ PAR F. VERDIER - ET GRAVÉ PAR IB DE POILLY, E LEGENDA EM FRANCÊS E EM LATIM, EM AMBOS OS LADOS DO NÚMERO DA PLACA.  ESSA GRAVURA COMPÕE O ACERVO DO BRITISH MUSEUM. FRANÇA, 1698. 20 X 17 CMNOTA: François-Alexandre Verdier nasceu em Paris por volta de 1651. Estudou com Charles Le Brun. Em 1668 foi-lhe atribuído o 1º prémio de desenho na Real Academia de Pintura e Escultura.  De 1668 a 1671 viveu na Itália, na Villa Medici.  Ele ganhou o Prix de Rome de desenho em 1668 por sua obra Première conquête de la Franche-Comté , e novamente em 1671 por Le Roi donnant la paix à l'Europe .  Ele foi admitido na Academia em 1678. Em 1684 ele era professor. Ele expôs no Salão de 1704. Morreu em Paris em 1730.
  • MAARTEN DE VOS (1532-1603)  PELAGIA MIMA ANTIOCHENA  EDITADA POR LE CLERC EM PARIS NO ANO DE  1600. DA SÉRIE "SOLITUDO SIVE VITAE FOEMINARUM ANACHORITARUM", QUE CONTÉM GRAVURAS DE ADRIEN COLLAERT, JOAN COLLAERT E CORNELIS GALLE SEGUNDO MAARTEN DE VOS.. ESTA GRAVURA É INTITULADA PELAGIA IMITA ANTIOQUIA. A PROSTITUTA PELAGIA NO EREMITÉRIO APÓS SUA CONVERSÃO.. 22 X 16 CMNOTA: Esta  gravura compões parte de uma série completa de 24 placas mais o frontispício que retrata histórias da vida dos anacoretas. As placas foram gravadas por Adrian Collaert que retomou os desenhos de Martin de Vos (Hollstein, ed. 1980). Os dois artistas que viveram entre os séculos XVI e XVII sugerem que a obra possa ser datada por volta de 1600 (a datação duvidosa de 1600 é apresentada pelo Catálogo Geral de Livros Impressos do Museu Britânico, Nova Iorque, 1967, vol. 5, pp.754-755, vol.26, pp.575-576). No entanto, o frontispício deste volume apresenta uma dedicatória à Condessa Caterina Sforza da filial de Santa Fiora, indicação que desloca a datação da impressão deste volume para a segunda metade do século XVII. Na verdade, a partir do século XVII, foram encontradas duas Catherines na família Sforza de Santa Fiora. A primeira filha de Paolo e Olimpia de Federico Cesi, príncipe de Acquasparta, morreu em 1698 e era esposa de Francesco Maria Salviati, duque de Giuliano.ANACORETAS: Os anacoretas eram monges ou ermitãos cristãos que viviam em retiro e solidão, especialmente nos primórdios do cristianismo, dedicando-se à oração e à escrita de liturgias, a fim de alcançar um estado de graça e pureza de alma pela contemplação.O termo anacoreta também é utilizado para denominar um penitente que se afastou do convívio humano para viver na mais completa solidão, procurando expiar seus pecados via meditação. Dentre notórios anacoretas reconhecidos pela Igreja Católica, estão Santo Antão do Deserto, São Drogo de Seburgo e Santo Afraates, da Igreja Siríaca
  • . HARTMANN. SÃO GREGÓRIO MAGNO -  GRAVURA PUBLICADA POR JOHAN JACOB HAID ET FILIUS (1749-1762). LEGENDA: S. GREGORIUS ECLESIAE DOCTOR VENIT IN ME SPIRITUS SAPIENTIAE SAP VII.7. FORMIDÁVEL GRAVURA EM METAL APRESENTANDO S. GREGORIO ESCREVENDO SOB INSPIRAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO.  ALEMANHA DEC. 1750. 31 X 20 CMNOTA: SÃO GREGORIO MAGNO Nascido em 540, na família Anícia, de tradição na Corte romana, muito rica, influente e poderosa, Gregório registrou de maneira indelével sua passagem na história da Igreja, deixando importantíssimas realizações, como, por exemplo, a instituiuição da observância do celibato, a introdução do pai-nosso na missa e o famoso "canto gregoriano". Foi muito amado pelo povo simples, por causa de sua extrema humildade, caridade e piedade.Sua vocação surgiu na tenra infância, sendo educado num ambiente muito religioso - sua mãe, Sílvia, e duas de suas tias paternas, Tarsila e Emiliana, tornaram-se santas. As três mulheres foram as responsáveis, também, por sua formação cultural. Quando seu pai, Jordão, morreu, Gregório era muito jovem, mas já havia ingressado na vida pública, sendo o prefeito de Roma.Nessa época, buscava refúgio na capital um grupo de monges beneditinos, cujo convento, em Montecassino, fora atacado pelos invasores longobardos. Gregório, então, deu-lhes um palácio na colina do Célio, onde fundaram um convento dedicado a santo André. Esse contato constante com eles fez explodir de vez sua vocação monástica. Assim, renunciou a tudo e foi para o convento que permitira fundar, onde vestiu o hábito beneditino. Mais tarde, declararia que seu tempo de monge foram os melhores anos de sua vida.Como sua sabedoria não poderia ficar restrita apenas a um convento, o papa Pelágio nomeou-o para uma importante missão em Constantinopla. Nesse período, Gregório escreveu grande parte de sua obra literária. Chamado de volta a Roma, foi eleito abade do Convento de Santo André e, nessa função, ganhou fama por sua caridade e dedicação ao próximo.Assim, após a morte do papa Pelágio, Gregório foi eleito seu sucessor. Porém, de constituição física pequena e já que desde o nascimento nunca teve boa saúde, relutou em aceitar o cargo. Chegou a escrever uma carta ao imperador, pedindo que o liberasse da função. Só que a carta nunca foi remetida pelos seus confrades e ele acabou tendo de assumir, um ano depois, sendo consagrado em 3 de setembro de 590.Os quatorze anos de seu pontificado passaram para a história da Igreja como um período singular. Papa Gregório levou uma vida de monge, dispensou todos os leigos que serviam no palácio, exercendo um apostolado de muito trabalho, disciplina, moralidade e respeito às tradições da doutrina cristã. No comando da Igreja, orientou a conversão dos ingleses, protegeu os judeus da Itália contra a perseguição dos hereges e tomou todas as atitudes necessárias para que o cristianismo fosse respeitado por sua piedade, prudência e magnanimidade.Morreu em 604, sendo sepultado na basílica de São Pedro. Os registros mostram que, durante o seu funeral, o povo já aclamava santo o papa Gregório Magno, honrado com o título de doutor da Igreja. Sua festa ocorre no dia em que foi consagrado papa.
  • A SANTISSIMA TRINDADE  GRAVURA DE Henry Richard Cook FEITA A PARTIR DA OBRA DE RUBENS.  MAJESTOSA GRAVURA, FRONTESPÍCIO DA BIBLIA FÓLIO DO REV. CLARKE. PUBLICADA EM 1813. CRISTO ESTÁ A DIREITA DE DEUS PAI SEGURANDO UMA CRUZ, AO LADO ESQUERDO DEUS SEGURA UM CETRO SOBRE O QUAL PAIRA O DIVINO ESPÍRITO SANTO COMO UMA POMBA DE ASAS ABERTAS. O CONJUNTO FORMA UMA TRINDADE DISPOSTA EM TRIANGULO. CRISTO E DEUS PAI APOIAM UM DE SEUS PÉS SOBRE GLOBO ENTRE NUVENS. EXEMPLAR IDENTICO A ESTE COMPÕE A COLEÇÃO DO BRITISH MUSEUM DE LONDRES. VIDE EM: https://www.britishmuseum.org/collection/object/P_1956-0725-86 INGLATERRA, 1813. 32 X 20 CM
  • ELIAS E O ANJO - NUTTAL FISHER & DIXON  - ATIVOS EM 1818 NA CIDADE DE LONDRES. LINDA GRAVURA APRESENTANDO O ANJO APRESENTANDO JARRA DE ÁGUA AO PROFETA ELIAS. . 33 X 20 CMNOTA: 1 Reis 19:3-7 A Mensagem ( MSG )Quando Elias viu como as coisas estavam, ele fugiu para Berseba, no extremo sul de Judá, para salvar sua vida. Ele deixou seu jovem servo lá e depois seguiu para o deserto por mais um dia de viagem. Ele chegou a um arbusto solitário e desabou em sua sombra, querendo da pior maneira acabar com tudo isso - simplesmente morrer: Chega disso, DEUS! Tire minha vida  estou pronto para me juntar aos meus ancestrais na sepultura! Exausto, ele adormeceu sob o solitário arbusto de vassouras. De repente, um anjo o acordou e disse: Levante-se e coma! Ele olhou em volta e, para sua surpresa, bem perto de sua cabeça havia um pão assado na brasa e uma jarra de água. Ele comeu a refeição e voltou a dormir. O anjo de DEUS voltou, sacudiu-o para acordá-lo novamente e disse: Levante-se e coma mais um pouco  você tem uma longa jornada pela frente.
  • LUDOVICUS MOLINA  RETRATO DE LUIS DE MOLINA EM GRAVURA E ÁGUAR FORTE COM IMPRESSÃO DE JEAN LOUIS DAUDET E PUBLICADO POR MARC MICHEL BOUSQUET EM EM 1733. ESCOLA FRANCESA APRESENTA O RETRATADO EM MEIO CORPO OLHANDO A DIREITA VESTINDO ROBE E BARRETE DE CATED´RATICO. UMA GRAVURA IDÊNTICA COMPÕE O ACERVO DO BRITISH MUSEUM. LUIS DE MOLINA FOI UM BRILHANTE SACERDOTE JESUÍNA CRIADOR DE UMA DOUTRINA CHAMADA MOLINISMO, UMA TENTATIVA DE RECONCILIAR A PRESCIÊNCIA DIVINA COM O LIVRE-ARBÍTRIO HUMANO. SEGUNDO MOLINA, DEUS POSSUI CONHECIMENTO DE EVENTOS FUTUROS CONTINGENTES E, COM BASE NESSE CONHECIMENTO, ESTABELECE SEUS DECRETOS PREDESTINATÓRIOS. 1733,  32 X 20 CMNOTA: Luís de Molina (1535-1600) foi um proeminente teólogo jesuíta espanhol, conhecido por suas contribuições significativas à teologia e filosofia, especialmente por seu desenvolvimento da doutrina do molinismo. Nascido em Cuenca, Espanha, em 1535, ingressou na Companhia de Jesus aos dezoito anos de idade, em 10 de agosto de 1553. Na Sociedade de Jesus, destacou-se pela sua profunda aprendizagem em filosofia e teologia, bem como pela sua habilidade em ensinar essas disciplinas.Molina estudou teologia na Universidade de Coimbra, no Reino de Portugal, onde posteriormente se tornou professor. Ele ocupou o cargo de professor de teologia na Universidade de Évora durante muitos anos, destacando-se como um dos principais teólogos da academia. Além de lecionar, Molina dedicou-se intensamente à escrita, interpretando as obras de São Tomás de Aquino e desenvolvendo suas próprias teorias teológicas.Luís de Molina era amplamente conhecido e respeitado, tanto por sua virtude quanto por seu profundo conhecimento nas letras. Sua humildade e pobreza eram notáveis, e ele mantinha uma vida austera, com seu quarto possuindo apenas uma imagem pintada e livros. Molina seguia rigorosamente as observâncias religiosas e mantinha uma leitura diária do livro "A Imitação de Cristo" de Tomás de Kempis.Molina escreveu várias obras importantes, incluindo:Liberi arbitrii cum gratiae donis, divina praescientia, providentia, praedestinatione et reprobatione, concordia (1588), publicado em Lisboa. Este livro é uma tentativa de conciliar as doutrinas agostinianas de predestinação e graça com o semipelagianismo.Comentários sobre a primeira parte da "Summa" de Tomás de Aquino (1593), em dois volumes.De justitia et jure, um tratado sobre justiça e direito, dividido em seis volumes (1593-1609).Sua obra mais famosa, "Concordia", propõe a doutrina da scientia media, uma tentativa de reconciliar a presciência divina com o livre-arbítrio humano. Segundo Molina, Deus possui conhecimento de eventos futuros contingentes e, com base nesse conhecimento, estabelece Seus decretos predestinatórios.As doutrinas de Molina, que desafiavam tanto as visões tradicionais agostinianas e tomistas quanto os ensinamentos de Lutero e Calvino, provocaram intensa controvérsia, especialmente entre os dominicanos e os jansenistas. A disputa tornou necessária a intervenção do Papa Clemente VIII, que estabeleceu a "Congregatio de auxiliis Gratiae" em 1598. Apesar de numerosas sessões, a congregação não chegou a uma decisão final, e em 1607 suas reuniões foram suspensas por Paulo V, que em 1611 proibiu discussões adicionais sobre a questão "de auxiliis".Luis de Molina faleceu em Madri, em 12 de outubro de 1600, aos 65 anos de idade. Sua morte foi uma grande perda para a teologia, pois muitas de suas obras estavam em andamento no Conselho Real. Apesar das críticas e controvérsias, Molina é lembrado como um erudito que trouxe novas luzes à teologia de São Tomás de Aquino e influenciou profundamente a teologia moral e jurídica.Molina foi também um dos primeiros jesuítas a escrever extensivamente sobre economia e direito contratual. Antes de sua época, o pensamento econômico estava intimamente ligado à teologia moral católica. Molina ajudou a desenvolver uma teoria da inflação de preços e discutiu o "paradoxo diamante-água", que explora como a escassez relativa e a utilidade de um bem determinam seu preço. Ele afirmou que o valor de um bem é determinado tanto por sua escassez quanto por sua utilidade, desafiando a teoria econômica clássica e destacando a importância das percepções subjetivas de valor na determinação dos preços de mercado.O trabalho de Molina foi reconhecido por vários eruditos, incluindo Sylvester Maurolycus e Laurentius Beyerlinck. Maurolycus elogiou a pureza e a precisão de seus exames teológicos, enquanto Beyerlinck destacou como sua erudição superou a de muitos doutores contemporâneos. Embora houvesse divergências sobre suas doutrinas, especialmente no que tange à scientia media, a influência de Molina perdurou, sendo incorporada e debatida em diversos contextos teológicos ao longo dos séculos.
  • A ASSUMÇÃO DA VIRGEM - GRAVURA DE FRANCESCO BARTOLOZZI  PUBLICADA EM 1811 PRODUZIDA PARA O MISSAL ROMANO. A MAGNIFICA GRAVURA APRESENTA A VIRGEM MARIA, SUBINDO AOS CÉUS SENDO LEVADA POR QUERUBINS E NO PLANO INFERIOR ESTÃO OS DISCÍPULOS EM TORNO DA TUMBA VAZIA DA VIRGEM OFUSCADOS PELA GLÓRIA DE SUA ASSUNÇÃO.  32 X 21 CM. NOTA: Francesco Bartolozzi (Florença, 25 de Setembro de 1725  Lisboa, 7 de Março de 1815) foi um artista italiano de gravuras, cujo período mais produtivo foi passado em Londres.Viveu em Portugal, vindo em 1802 para estabelecimento de uma escola de gravura. Foi atraído por D. Rodrigo de Sousa Coutinho ao país com o objetivo primordial de realizar as gravuras de ilustração de uma edição especial dos Lusíadas. O Príncipe Regente concedeu-lhe casa e uma pensão de 600 000 réis.Ele viveu em Londres por quase quarenta anos. Ele produziu um grande número de gravuras, incluindo Clytie após Annibale Carracci, e da Virgem com o Menino, após Carlo Dolci. Uma grande parte deles são das obras de Cipriani e Angelica Kauffman. Bartolozzi também contribuiu com várias placas para a Galeria Shakespeare de Boydell. Ele também desenhou seus próprios esboços em giz vermelho. Logo depois de chegar a Londres, ele foi nomeado 'Gravador do Rei' (George III) com um salário anual de  300. Ele foi eleito membro fundador da Royal Academy. Os estatutos da nova Academia excluíam especificamente os gravadores, mas Bartolozzi era tão estimado que foi incluído como Acadêmico na categoria de Pintor. Em 1802 tornou-se o presidente fundador da curta Sociedade dos Gravadores.Embora Bartolozzi não tenha sido o inventor original da maneira de gravar com giz de cera, ele se tornou um dos principais expoentes do método "pontilhado" e este se tornou associado a ele. Com essa técnica, as imagens são criadas por pontos delicados em vez de linhas, como nas águas-fortes ou gravuras tradicionais. Bartolozzi acrescentou distinção ao seu trabalho usando tintas vermelha (sanguínea), laranja e marrom em vez de tinta preta comum.Conforme sua proeminência crescia, ele aceitou alunos como Michele Benedetti, Ignatius Joseph van den Berghe, Thomas Cheesman, Lambertus Antonius Claessens, Daniel Gardner, Christiaan Josi, Johan Fredrik Martin, Conrad Martin Metz, Luigi Schiavonetti, John Keyse Sherwin, Heinrich Sintzenich, Peltro William Tomkins, Domenico Bernardo Zilotti,3 e Gavriil Skorodumov.45Seu filho Gaetano Stefano Bartolozzi, nascido em 1757, também se tornou um gravador e mais tarde foi pai de Madame Vestris, uma famosa atriz, cantora de ópera e gerente de teatro inglesa.
  • FRANCISCO TOMÁS DE ALMEIDA  A CRUCIFICAÇÃO DE CRISTO  LINDA CALCOGRAVURA COM AGUA FORTE  DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XIX. APRESENTA CRISTO CRUCIFICAOD, SUA SANTA MÃE, SÃO JOÃO EVANGELISTA E MARIA MADALENA AOS PÉS DA CRUZ. PRIMEIRA METADE DO SEC. XIX. 33 X 23 CMNOTA: FRANCISCO TOMÁS DE ALMEIDA - Bénézit situa a data do seu nascimento por volta de 17751 enquanto Ernesto Soares, com base nas folhas de ponto da Imprensa Régia onde se encontram os documentos referentes à Casa Literária do Arco Cego, fixa 1778 como o ano de nascimento e a data de 8 de Setembro de 1866 como a do seu falecimento2 . Foi aluno, protegido e testamenteiro do mestre florentino Bartolozzi e considerado um dos seus discípulos mais hábeis. Segundo Ernesto Soares, tem gravuras de notável execução técnica
  • PAPA PIO VI (1717-1799)  O PRISIONEIRO DA REVOLUÇÃO - PROCLAMAÇÃO EM LATIM ASSINADA PELO PAPA PIO VI EM 13 DE DEZEMBRO DE 1785. ENTITULADA: LUGDUNUM A PARTE REGNI (LYON PARTE DO REINO) PARA CIDADE DE LYON. APRESENTA A FÓRMULA FIAT UT PETITUR SIGNIFICANDO QUE A CONCESSÃO PAPAL FOI FEITA A PEDIDO. 1785, 40 X 38 CM NOTA:  PAPA PIO VI  Nasceu em Cesena , em 27 de dezembro de 1717; eleito em 15 de fevereiro de 1775; morreu em Valence, França , em 29 de agosto de 1799. Ele pertencia a uma família nobre, mas empobrecida , e foi educado no Colégio Jesuíta de Cesena e estudou direito em Ferrara . Depois de uma missão diplomática em Nápoles , foi nomeado secretário papal e cônego de São Pedro em 1755. Clemente XIII o nomeou tesoureiro da Igreja Romana em 1766, e Clemente XIV o nomeou cardeal em 1775. Ele então se retirou para a Abadia de Nápoles. Subiaco , do qual foi abade comendador , até sua eleição como Pio VI.Espanha , Portugal e França combinaram-se inicialmente para impedir a sua eleição, porque se acreditava que ele era amigo dos jesuítas ; ele estava bem disposto em relação à ordem, mas não ousou revogar a Bula de sua supressão . Ainda assim, ele ordenou a libertação do seu general, Ricci , um prisioneiro no Castelo de Sant'Angelo, em Roma , mas o general morreu antes da chegada do decreto de libertação. A pedido de Frederico II da Prússia, ele permitiu que os jesuítas mantivessem as suas escolas na Prússia ; enquanto estava na Rússia , ele permitiu uma continuação ininterrupta da ordem. Logo após sua adesão , ele tomou medidas para erradicar a ideia galicana de supremacia papal que havia sido difundida na Alemanha por Hontheim ( ver FEBRONIANISMO . José II proibiu os bispos austríacos de solicitar faculdades de qualquer tipo a Roma , e suprimiu inúmeros mosteiros . Pio VI resolveu ir para Viena ; deixou Roma em 27 de fevereiro de 1782 e chegou a Viena em 22 de março. O imperador o recebeu respeitosamente, embora o ministro, Kaunitz , negligenciasse até mesmo as regras comuns de etiqueta. Viena até 22 de abril de 1782. Tudo o que obteve do imperador foi a promessa de que suas reformas eclesiásticas não conteriam qualquer violação dos dogmas católicos , nem comprometeriam a dignidade do papa . Mosteiro de Mariabrunn, e suprimiu este mosteiro poucas horas depois de o papa o ter deixado. Mal o papa chegou a Roma quando se viu novamente obrigado a protestar contra o confisco injustificável de propriedades eclesiásticas pelo imperador . Mas quando José II preencheu a sede vaga de Milão com sua própria autoridade, Pio protestou solenemente, e foi provavelmente nesta ocasião que ele ameaçou o imperador com excomunhão . Em 23 de dezembro de 1783, o imperador veio inesperadamente a Roma para retribuir a visita papal . Ele estava determinado a continuar as suas reformas eclesiásticas , e deu a conhecer ao diplomata espanhol, Azara, o seu projecto de separar inteiramente a Igreja Alemã de Roma . Este último, porém, dissuadiu-o de dar este passo fatal. Para evitar coisas piores, o papa concedeu-lhe o direito de nomear os bispos nos Ducados de Milão e Mântua, numa concordata datada de 20 de janeiro de 1784. O exemplo de José foi seguido na Toscana por seu irmão, o Grão-Duque Leopoldo II e o Bispo Cipião Ricci de Pistoia. Aqui as reformas antipapais culminaram no Sínodo de Pistoia em 1786, onde as doutrinas de Jansênio e Quesnel foram sancionadas e a supremacia papal foi eliminada. Na sua Bula "Auctorem fidei" de 28 de agosto de 1794, o papa condenou os atos e, em particular, oitenta e cinco proposições deste sínodo. Na Alemanha, os três eleitores eclesiásticos de Mainz , Trier e Colônia, e o Arcebispo de Salzburgo tentaram restringir a autoridade papal convocando um congresso em Ems (qv). Com Portugal as relações papais tornaram-se muito amistosas após a ascensão de Maria I em 1777, e uma concordata satisfatória foi concluída em 1778 (Nussi, loc. cit., 138-39). Na Espanha , na Sardenha e em Veneza, os governos seguiram em grande parte os passos de José II . Mas as reformas anti-eclesiásticas mais abrangentes foram realizadas nas Duas Sicílias. Fernando IV recusou o exequatur a todos os escritos papais obtidos sem a permissão real e reivindicou o direito de nomear todos os beneficiários eclesiásticos . Pio VI recusou-se a aceitar os bispos nomeados pelo rei e, como resultado, havia em 1784 trinta sés vagas apenas no Reino de Nápoles , cujo número aumentou para sessenta em 1798. O rei, além disso, recusou-se a reconhecer a suserania papal que existia há oitocentos anos. O papa fez propostas repetidas vezes, mas o rei persistiu em nomear todas as sedes vagas . Em abril de 1791, quando mais da metade das sedes do Reino de Nápoles estavam vagas, um acordo temporário foi alcançado e naquele ano foram preenchidas sessenta e duas sedes vagas (Rinieri, loc. cit., infra).Em resposta ao requerimento do clero dos Estados Unidos , a Bula de abril de 1788, erigiu a Sé de Baltimore .Pio VI colocou as finanças papais em bases mais firmes; drenou as terras pantanosas perto de Città della Pieve, Perugia , Spoleto e Trevi; aprofundou os portos de Porto d'Anzio e Terracina ; acrescentou uma nova sacristia à Basílica de São Pedro ; completou o Museu Pio-Clementino e enriqueceu-o com muitas peças de arte caras; restaurou a Via Appia; e drenou a maior parte dos Pântanos Pontinos.Após a Revolução Francesa , Pio rejeitou a "Constitution civile du clergé" em 13 de março de 1791, suspendeu os padres que a aceitaram, providenciou o melhor que pôde para o clero banido e protestou contra a execução de Luís XVI. A França retaliou anexando os pequenos territórios papais de Avignon e Venaissin. A cooperação do papa com os Aliados contra a República Francesa e o assassinato do adido francês, Basseville, em Roma , provocado por sua própria culpa, levaram ao ataque de Napoleão aos Estados Papais . Na Trégua de Bolonha (25 de junho de 1796), Napoleão ditou os termos: vinte e um milhões de francos, a libertação de todos os criminosos políticos, livre acesso dos navios franceses aos portos papais , a ocupação da Romagna pelas tropas francesas, etc. a Paz de Tolentino (19 de fevereiro de 1797) Pio VI foi obrigado a render Avinhão , Venaissin, Ferrara , Bolonha e Romagna; e pagar quinze milhões de francos e desistir de numerosas obras de arte e manuscritos caros . Numa tentativa de revolucionar Roma, o general francês Duphot foi baleado e morto, após o que os franceses tomaram Roma em 10 de fevereiro de 1798 e proclamaram a República Romana em 15 de fevereiro . na noite de 20 de fevereiro, e levado primeiro para Siena e depois para Florença. No final de março de 1799, embora gravemente doente, foi levado às pressas para Parma , Piacenza , Turim , depois através dos Alpes para Briançon e Grenoble, e finalmente para Valence , onde sucumbiu aos sofrimentos antes de poder ser levado adiante. Ele foi enterrado pela primeira vez em Valence , mas os restos mortais foram transferidos para a Basílica de São Pedro, em Roma , em 17 de fevereiro de 1802 (ver NAPOLEÃO I ). Sua estátua ajoelhada por Canova foi colocada na Basílica de São Pedro diante da cripta do Príncipe dos Apóstolos .
  • DOMINGOS SEQUEIRA (1768-1836) SÃO BRUNO EM ORAÇÃO (PUBLICADA NA PRIMEIRA METADE DO SEC. XIX.  MARAVILHOSA GRAVURA EM METAL COM ÁGUA FORTE  FEITA POR MANUEL LUIZ DA RUA NOVA DOS MÁRTIRES N. 12 EM LISBOA. FEITA A PARTIR DA MONUMENTAL OBRA DE DOMINGOS DE SEQUEIRA PINTADA ENTRE 1799 E 1800 E EXPOSTA NA ACADEMIA DAS BELLAS  ARTES DE LISBOA. APRESENTA O SANTO EM ORAÇÃO. SÃO BRUNO TORNOU-SE O FUNDADOR DA ORDEM DOS CARTUXOS COM SEUS SEIS COMPANHEIROS. ESSA ORDEM É CONSIDERADA A MAIS RÍGIDA DE TODAS AS ORDENS DA IGREJA, PELO EXERCÍCIO DO SILÊNCIO, SOLIDÃO, JEJUNS, PENITÊNCIAS E ORAÇÕES, E QUE ATRAVESSOU A HISTÓRIA SEM REFORMAS E PERDURA ATÉ HOJE NA MESMA RADICALIDADE. PRIMEIRA METADE DO SEC. XIX, 26 X 30 CM  NOTA: Domingos António do Espírito Santo nasceu em Belém, em 1768. O nome Domingos Sequeira  foi adoptado com cerca de dezassete anos de idade e vinha de um padrinho rico que tinha esse apelido. Frequentou, em Lisboa, a Aula de Desenho "do Rocha" e pintou tectos de palacetes. Foi protegido pela família Marialva, conseguindo de João António Pinto da Silva, guarda-jóias da rainha, uma pensão para ir a Roma, em 1788. Nessa cidade foi aluno de Cavallucci, Della Picola e Domenico Corvi. Em 1793, foi admitido como académico de mérito na Academia de São Lucas. No regresso a Portugal, viajou por Florença, Milão e Veneza, onde apreciou as obras de Tiépolo e Veronese. Chegou a Portugal entre 1795 e 1796, onde recebeu algumas encomendas, entre as quais os desenhos para o Álbum da Sopa de Arroios. Contudo estava desalentado com o pouco apreço que recebia, entrando como noviço no Convento das Laveiras, da Ordem dos Cartuxos, onde ficou durante três anos. Em 1802 saiu do Convento e foi nomeado primeiro pintor da camara e da corte, passando a dirigir as pinturas da Ajuda. Em 1805, foi nomeado para a direcção da Academia portuense, mas foi forçado a regressar a Lisboa devido às invasões francesas. Aderiu ao liberalismo e depois da Revolução Liberal fez o retratos dos constituintes e uma Alegoria à Constituição. Contudo, com o regresso ao absolutismo, decidiu abandonar Portugal, viajando para Londres e Paris. Em 1825, foi para Roma onde acabou por falecer, cerca de dez anos depois.
  • JOSEPH ANTON RHOMBERG DORNBIRM (1786  1853) FUGA PARA O EGITO  BICO DE PENA. MAGNIFICA OBRA DO ARTISTA. APRESENTA A SAIDA DE SAGRADA FAMÍLIA DE JERUSALEM. ALEMANHA, INICIO DO SEC. XIX. 27 X 19 CMNOTA: Joseph Anton Rhomberg veio de uma família empreendedora de Dornbirn (indústria têxtil) com o nome de casa Färbers. Seus pais eram o pintor de retratos Johannes Rhomberg (1733-1795) e Katharina, nascida Rhomberg. Joseph Anton era o filho mais novo de dez filhos. Rhomberg estudou pintura histórica em Viena desde 1802 na Academia de Belas Artes , de 1809 a 1816 com Robert Langer , Joseph Hauber , Andreas Seidl e Moritz Kellerhoven , e em Munique na Academia Real de Arte . De 1817 a 1822 viveu em Viena. A partir de 1823 voltou a viver em Munique e em 1827 tornou-se professor de desenho na Escola Politécnica .
  • LUIGI MARIA CHERUBINI (FLORENÇA, 14 DE SETEMBRO DE 1760  PARIS, 15 DE MARÇO DE 1842) FOI UM COMPOSITOR ITALIANO QUE VIVEU E TRABALHOU EM FRANÇA.  BILHETE DE CHERUBINI DIRIGIDO A ABADIE. DATADO DE 3 DE ABRIL DE 1823. NOTA: Há incerteza sobre sua data exata do nascimento. Embora 14 de setembro é por vezes afirmado, a prova dos registros batismais de Cherubini se sugere a 8 está correto. Talvez a evidência mais forte é o seu primeiro nome, Maria, que é tradicional para uma criança nascida em 8 de Setembro, dia da festa da Natividade da Virgem. Seu nome italiano aparece com mais freqüência em revistas modernas e em gravações. No entanto, após 1790, adotou a versão francesa do seu nome, Marie Louis Charles Zenobi Salvador Cherubini, que aparece em todos os documentos existentes que mostrem seu nome completo após essa data.Sua instrução na música começou com seis anos de idade com seu pai, Bartolomeo. Considerada uma criança prodígio, Luigi estudou contraponto estilo e dramático em uma idade precoce. Até ao momento tinha treze anos, e compôs várias obras religiosas. Em 1780 foi premiado com uma bolsa de estudos pelo Grão-Duque da Toscana para estudar música em Bolonha e Milão.Cherubini escreveu cedo ópera com libretos usados por Apostolo Zeno, Metastasio (Pietro Trapassi), e outros que adere ao padrão das convenções dramáticas. Sua música foi fortemente influenciada por Niccolò Jommelli, Tommaso Traetta e Antonio Sacchini, que eram os principais compositores da época. Sua única obra em quadrinhos, Lo sposo di tre e marito di nessuna, estreou em Veneza em Novembro de 1783.Sentindo-se constrangido por tradições italianas e ansioso para experimentar, Cherubini viajou para Londres em 1785, onde produziu duas óperas sérias e uma ópera-bufa para o Teatro do rei. No mesmo ano, ele fez uma excursão a Paris com seu amigo Gianbattista Viotti, que lhe presenteou à Maria Antonieta e à sociedade parisiense. Cherubini recebeu a importante encomenda para escrever Demofonte de um libreto em francês de Jean-François Marmontel, que seria o sua primeira tragédie en musique. exceção de uma breve viagem de regresso a Londres e de Turim para uma ópera encomendada pelo rei da Casa de Saboia, Cherubini passou o resto de sua vida na França.Apresentações de Demofonte foram acolhidas na Grand Opera, em 1788. Com a ajuda de Viotti, o Théâtre de Monsieur no Tuileries Cherubini foi nomeado como seu diretor em 1789, e três anos depois, ele avançou para a Feydeau Théâtre. Isso lhe deu a oportunidade de ler inúmeros libretos e escolher aquele que melhor se adaptem ao seu temperamento. A música de Cherubini começou a mostrar mais originalidade e ousadia. Seu primeiro grande sucesso aqui foi Lodoïska (1791), que era admirada por seu heroísmo realista. Isto foi seguido por Elisa (1794), situado no Alpes suíços e Médée (1797), que é o trabalho mais conhecido de Cherubini. Les deux journées (1800), no qual Cherubini simplifica seu estilo, foi um sucesso popular. Estas e outras óperas foram estreadas no Teatro Feydeau ou na Ópera-Comique. Sentindo-se financeiramente seguro, casou com Anne Cécile Tourette em 1794 e começou uma família que teve três filhos.A precipitação da Revolução Francesa teve um efeito importante sobre Cherubini até ao final de sua vida. A política obrigou a esconder suas ligações com a antiga aristocracia e procurar compromissos governamentais. Napoleão encontrou-o demasiado complexo para o seu gosto, no entanto, Cherubini escreveu pelo menos um trabalho patriótico por ano para mais de uma década. Ele foi nomeado diretor de Napoleão da música em Viena por parte de 1805 e 1806, sendo ele conduzido várias de suas obras nessa cidade.Após Les deux journées, o público parisiense começou a favorecer os compositores mais jovens, tais como Boieldieu. A ópera-balé de Cherubini Anacréon foi um fracasso total e obras mais palco depois de não conseguir o sucesso. Faniska, produzida em 1806, foi uma exceção, recebendo uma resposta entusiástica, em especial, por Haydn e Beethoven. Les Abencérages (1813), um drama heróico passa na Espanha durante os últimos dias do mourisco reino de Granada, foi a tentativa de Cherubini para competir com o La Vestale de Spontini. Trouxe ao compositor elogios da crítica, mas poucas apresentações.Decepcionado com a falta de aplauso no teatro, Cherubini dedicou-se cada vez mais à música sacra, a escrever sete missas, dois requiems e muitas peças mais curtas. Durante este período, foi também nomeado surintendant de la musique du roi sob a monarquia restaurada. Foi uma posição que manteve até à queda da dinastia de Bourbon na Revolução de Julho de 1830. A London Philharmonic Society encomendou-lhe a escrita de uma sinfonia, uma abertura, e uma composição para coro e orquestra, em 1815. Os desempenhos de que ele foi especialmente capaz para Londres aumentaram a sua fama internacional.O Requiem em Dó menor (1816) de Cherubini, comemorou o aniversário da execução do rei Luis XVI da França, foi um enorme sucesso. O trabalho foi muito admirado por Beethoven, Schumann e Brahms. Em 1836, Cherubini escreveu um Requiem em Ré Menor para ser executado em seu próprio funeral. É para coro masculino, já que as autoridades religiosas havia criticado o uso de vozes femininas na obra anterior.Embora a música de câmara não fez uma grande parte de sua produção, o que ele fez escrever era importante. Wilhelm Altmann, escrevendo em seu Handbuch für Streichquartettspielers (Players Handbook for String Quartet) sobre Cherubini seis quartetos de cordas, afirma que taxa eles estão em primeiro lugar e N º s 1 e 3, consideradas como obras-primas. Sua String Quintet para dois violinos, viola e dois violoncelos também é considerado um trabalho de primeira.Em 1822, Cherubini tornou-se diretor do Conservatório de Paris e terminou seu livro, Cours de Contrepoint et de fuga, em 1835. Seu papel no Conservatório lhe traria em conflito com os novos Hector Berlioz, que passou a retratar o compositor como um pedante velho excêntrico em suas memórias. Alguns críticos, tais como Basil Deane, manter essa representação de Berlioz tem imagem distorcida de Cherubini com a posteridade. Há muitas alusões à irritabilidade pessoal Cherubini entre os seus contemporâneos; Adolphe Adam escreveu, "alguns sustentam seu temperamento era muito mesmo, porque ele sempre estava com raiva." Não obstante, Cherubini tinha muitos amigos, incluindo Gioacchino Rossini, Frédéric Chopin e, acima de tudo, o artista Ingres. Os dois tinham interesses comuns: Cherubini foi um pintor amador e Ingres apreciava praticando o violino. Em 1841, Ingres produziu o retrato mais célebre do compositor de idade.Durante sua vida, Cherubini recebeu maiores e mais prestigiosa homenagens da França. Estas incluíram a Chevalier de la Legião de Honra (1814) e Membre de l'Académie des Beaux-Arts (1815). Em 1841, ele foi feito Commandeur de la Légion d'honneur, o primeiro músico a receber esse título.Cherubini morreu em Paris aos 81 anos e foi enterrado no cemitério do Père Lachaise, a apenas quatro metros de seu amigo Chopin. Seu túmulo foi projetado pelo arquiteto Achille Leclère e inclui uma figura que representa "Music", coroando um busto do compositor com uma coroa de flores pelo escultor Augustin Dumont.
  • REVOLUÇÃO FRANCESA  GENERAL JACQUES FRANÇOIS DUGOMMIER -BREVET DE GARDE NATIIONALE. RARO PERGAMINHO DE ALISTAMENTO DE SOLDADO DA GUARDA NACIONAL REVOLUCIONARIA.  ASSINADO PELO GENERAL JACQUES FRANÇOIS DUGOMMIER E DATADO DE 1793. NO AUGE DO PERÍODO DO TERROR DA REVOLUÇÃO FRANCESA ANO EM QUE FORAM GUILHOTINADOS MARIA ANTONIETA E O REI LOUIS XVI, SOMAM-SE  AO GUILHOTINAMENTO DOS MONARCAS  O DE MAIS 17000 PESSOAS ENTRE NOBRES, BURGUESES, MEMBROS DA ADMINISTRAÇÃO REAL E TODOS AQUELES CONSIDERADOS PELO TRIBUNAL DO TERROR COMO INIMIGOS DA REVOLUÇÃO.  ESTE LINDO DOCUMENTO FOI PRODUZIDO. EM PERGAMINHO E É DECORADO COM ÁGUAS FORTES DISTRIBUÍDAS SEGUINDO  A SEGUINTE CONFIGURAÇÃO: NO ALTO PRESIDINDO O DOCUMENTO UM SOL EM FEITIO DE LAURÉU COM INTERIOR CONTENDO AS INSCRIÇÕES LA NATION (A NAÇÃO), LA LOI (A LEI) E ABAIXO DA PALAVRA LEI ONDE ORIGINALMENTE  HAVIA  A EXPRESSÃO LE ROY (O REI)  USADA ATÊ 1790 QUANDO SE INICIOU A REVOLUÇÃO HOUVE A SUBSTITUIÇÃO DO TERMO POR DUAS PALAVRAS LIBERTE EGALITE (LIBERDADE, IGUALDADE), É NÍTIDO QUE AS PALAVRAS QUE SUBSTITUIRAM A MENÇÃO AO REI , NÃO SE ENCAIXAM EM SIMETRIA COM AS DEMAIS ONDE FORAM ACOMODADAS FOI UMA ESPÉCIE DE MALABARISMO ARTÍSTICO PARA SUPRIMIR A PALAVRA REI QUE EM 1793 FOI DECAPITADO (PORTANTO ABOLIDA A MONARQUIA COISA QUE NÄO ERA O OBJETIVO NO PRINCÍPIO DA REVOLUÇAO). EM TORNO DO SOL E SEUS RAIOS NUVENS CONTÉM EXPRESSÕES EM FLAMULAS QUE TRADUZIDAS SIGNIFICAM: ABOLIÇÃO DOS DIREITOS FEUDAIS, LIBERDADE DE IMPRENSA, ASSIGNATS (TITULOS MONETÁRIOS REVOLUCIONARIOS ALGO COMO UM PAPEL MOEDA DA REVOLUÇÃO), CRIAÇÃO DOS TRIBUNAIS (TRIBUNAIS DO TERROR). E DIREITOS HUMANOS. NAS LATERAIS OBELISCOS COM REPRESENTAÇÕES MITOLOGICAS E REVOLUCIONARIAS: HÉRCULES COM UMA CLAVA, THEMIS A JUSTIÇA, TROFÉUS, GALO, ALEGORIA DA FEDEREÇÃO DE 14/1/1790 COM OS LEMAS) OS HOMENS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI, CONFEDERAÇÃO DOS FRANCESES EM 14 DE JULHO DE 1790. NA BASE DO OBELISCO DA ESQUERDA ESTÁ REPRESENTADA A QUEDA DA BASTILHA E A EXPRESSÃO  VIVA LIVRE OU MORRA / LIBERDADE CONQUISTADA EM 14 DE JUNHO DE 1789. NA PARTE INFERIOR DO PERGAMINHO A DEUSA FAMA ESTÁ SENTADA SOBRE UM TAMBOR TOCANDO UMA TROMBETA E CERCADA POR MAÇAS D'ARMAS, MACHADOS, CANHÕES E BANDEIRAS E FINALMENTE A MENSAGEM : QUEM SERVE BEM AO SEU PAÍS NÃO PRECISA DE ANTEPASSADOS (CLRA ALUSÃO DE NEGAÇÃO DA NOBREZA). AS XILOGRAVURAS SÃO ASSINADAS POR NICOLAS: "EM PARIS,  NICOLAS, RUE ST HONORÉ, PERTO DO ORATÓRIO, Nº108". NICOLAS INV. NAS DUAS EXTREMIDADES A EXPRESSÃO: VU POR NOUS (VISTO POR NÓS). O TEXTO TRAZ A SEGUINTE INSCRIÇÃO: NÓS, ABAIXO ASSINADOS, DECLARAMOS E ATESTAMOS A QUEM INTERESSAR QUE O SR               NATURAL DE           , DEPARTAMENTO DE                 / FOI REGISTRADO E SERVE COMO SOLDADO DA GUARDA NACIONAL E QUE JUROU SER FIEL À NAÇÃO, À LEI, E MANTER COM TODO O SEU PODER A  LIBERDADE E A IGUALDADE  DATADA DE 1793  E ASSINANDA PELO GENERAL DUGOMMIER. FRANÇA, 1793, 32 X 25 CM NOTA: Dugommier foi um general da Revolução Francesa que tinha experiência militar anterior durante a Guerra dos Sete Anos. Ele inicialmente ingressou no exército em 1753, quando ingressou em uma companhia de cavalheiros cadetes das colônias em Rochefort. Depois de servir nas baterias navais de La Rochelle e da Ilha de Rhé, treinou uma companhia de recrutas de infantaria e depois os levou para a Martinica em 1758. Em 1759 ajudou a defender Guadalupe dos britânicos e depois retornou à França. Alguns anos depois, Dugommier retornou a Guadalupe, onde permaneceu por algum tempo. Em 1778, ele reuniu e equipou uma unidade de cinquenta voluntários e depois os levou na expedição de d'Estaing para tomar Santa Lúcia. O ataque falhou, mas Dugommier se destacou e foi reconhecido como Cavaleiro de São Luís. Dois anos depois ele deixou o serviço militar. Em 1789, enquanto a Revolução estava em andamento na França, em Guadalupe, Dugommier foi escolhido como membro da Assembleia Nacional reunida localmente. Em 1790 viajou para a Martinica para ajudar os habitantes de Saint Pierre que se revoltavam contra a guarnição local. Depois de restabelecer a paz, decidiu regressar a Guadalupe com o governador e 300 voluntários, mas foram derrotados e recuados. Em 1791, Dugommier foi enviado a Paris como representante das Ilhas de Barlavento para se reunir com a Assembleia Legislativa. No ano seguinte, ele pediu para retornar ao serviço militar, e esse pedido foi atendido. Inicialmente, ele se juntou ao Exército da Itália em 1793 e derrotou as forças austríacas e da Sardenha em Gilette e Utelle naquele mês de outubro. No mês seguinte, foi nomeado général de division e encarregado do exército para retomar Toulon. Liderando pela frente, Dugommier foi ferido por dois golpes no braço e ombro direitos enquanto repelia uma investida. Seguindo o conselho inteligente de seu comandante de artilharia, Capitão Bonaparte , suas forças tomaram a cidade em pouco tempo. Dugommier foi eleito o primeiro dos quatro representantes da Martinica na Convenção Nacional. Sua próxima missão foi como comandante-chefe do Exército dos Pirenéus Orientais, do qual assumiu o comando em janeiro de 1794. Muito mais capaz do que seus antecessores, em abril Dugommier derrotou o general espanhol La Union em Monts Albères e em poucos dias mais tarde, seus homens tomaram acampamento em Boulou. No final de maio, ele foi ferido no ataque noturno ao Forte Saint-Elme, mas suas forças tomaram Collioure com sucesso. Naquele agosto, Dugommier foi novamente vitorioso, desta vez em Saint-Laurent de la Mouga, e então, em setembro, seus homens tomaram o Forte Bellegarde. Em novembro, como a Batalha de Montage Noire estava prestes a começar, um projétil de artilharia caiu ao lado dele enquanto ele tomava o café da manhã, matando-o.
  • BRASIL COLÔNIA - CARTA DO CAPITÃO MÓR  JOÃO PEREIRA DA CRUZ, DATADA DE 25/08/1772, ESCRITA EM VILA BELLA  DA SANTÍSSIMA TRINDADE  DO MATO GROSSO DE CUYABA (PRIMEIRA CAPITAL DO MATO GROSSO) DIRIGIDA AO SARGENTO MÓR PEDRO TAQUES DE ALMEIDA PAES LEME(GUARDA MOR DAS MINAS DE OURO DE SÃO PAULO), . NO DOCUMENTO. O CAPITÃO MÓR  AGRADECE O APOIO DO SARGENTO MÓR PEDRO TAQUES DE ALMEIDA PAES LEME PERDOANDO SUA DÍVIDA. TENHO MUITOS CREDORES E PODERÃO PEGAR NOS MEUS BENS E FICAR EU SEM TER QUE LHES PUDESSE PAGAR E EU POSTO NA RUA SEM CASAS E NEM AO MENOS UM PAGEM PARA ME SERVIR.. RELATA QUE ENVIOU ALGUMAS OITAVAS DE OURO QUE JUNTAS PASSAM DE SEISCENTOS MIL REIS. SE NÃO TIVER COM QUE LHE PAGUE NOSSA SENHORA LHE PAGARÁ PORQUE HÁ ESMOLAS MUITO GRANDES ACHO QUE BASTAM PARA ME POR NO CÉO (EXCERTO DO TEXTO). CHAMO ATENÇÃO PARA DUAS CURIOSIDADES, A PRIMEIRA DE QUE A CARTA ERA RESPOSTA A MISSIVA DE PEDRO TAQUES PAES LEME ENVIADA EM 23 DE JANEIRO E RECEBIDA SOMENTE EM 18 DE AGOSTO O QUE MOSTRA O QUÃO ISOLADA ERA A ENTÃO CAPITAL DE MATO GROSSO. OUTRO DETALHE INTERESSANTE É O FATO DE QUE O CAPITÃO MÓR, UMA DAS AUTORIDADES MÁXIMAS DA CAPITANIA NÃO SABIA ESCREVER, RELATA QUE MANDOU UMA CARTINHA PEQUENA E AS PRESSAS PORQUE NÃO HAVIA NINGUEM PARA ESCREVE-LA A PRÓPRIA ASSINATURA DA CARTA MOSTRA A GRAFIA DIFERENTE DA ASSINATURA, REVELANDO TER SIDO ESTA DITADA.  O CAPITÃO MÓR JOÃO PEREIRA DA CRUZ É UM BANDEIRANTE, UM DOS  FUNDADORES DE VILA BELLA DA SANTISSIMA TRINDADE, A PRIMEIRA CAPITAL DA CAPITANIA DE MATO GROSSO DESMEMBRADA DE SÃO PAULO.  O SARGENTO MÓR PEDRO TAQUES DE ALMEIDA PAES LEME TAMBÉM UM BANDEIRANTE, ERA SOBRINHO NETO DE FERNÃO DIAS PAES LEME E FILHO DE BARTOLOMEU PAIS DE ABREU, MENTOR DA EXPEDIÇÃO DE ANHANGUERA QUE DESCOBRIU OURO EM GOYAZ SEC. XVIII, FOI O SARGENTO MÓR PEDRO TAQUES DE ALMEIDA PAES LEME O PRIMEIRO GENEALOGISTA DO BRASIL. ERA  TETRANETO DE BRÁS CUBAS. SARGENTO-MOR, FOI TRANSFERIDO PARA AS MINAS DE GOIÁS, ONDE FOI ENCARREGADO DE CRIAR E ORGANIZAR A COBRANÇA DE IMPOSTOS, COMO A CAPTAÇÃO, OS QUINTOS DO OURO E A DERRAMA. DE VOLTA A SÃO PAULO, FOI NOMEADO GUARDA-MOR DAS MINAS DE OURO. DENTRE SUAS OBRAS, DESTACAM-SE A NOBILIARQUIA PAULISTANA HISTÓRICA E GENEALÓGICA (EM TRÊS VOLUMES) E A HISTÓRIA DA CAPITANIA DE SÃO VICENTE, REFERÊNCIAS OBRIGATÓRIAS EM SEUS RESPECTIVOS TEMAS.ESCREVEU, TAMBÉM, UMA NOTÍCIA HISTÓRICA A RESPEITO DA EXPULSÃO DOS JESUÍTAS DE SÃO PAULO.  POUCO SABEMOS DA INFÂNCIA DE PEDRO TAQUES; ALGUMAS ALLUSÕES DOS SEUS ESCRITOS NOS ENSINAM QUE FREQÜENTOU NOS PATEOS DO COLLEGIO JESUITICO DE S. PAULO O CURSO DE ARTES. ERA A COMPANHIA A ÚNICA EDUCADORA DA MOCIDADE BRASILEIRA COLONIAL E A SUA EXPULSÃO, DIZ-NOS O VISCONDE DE S. LEOPOLDO, INAUGUROU UM PERIODO DE TERRÍVEL IGNORÂNCIA EM NOSSA TERRA, DE NORTE A SUL. CARTA DO CAPITÃO MÓR  JOÃO PEREIRA DA CRUZ, DATADA DE 25/08/1772, ESCRITA EM VILA BELLA  DA SANTÍSSIMA TRINDADE  DO MATO GROSSO DE CUYABA (PRIMEIRA CAPITAL DO MATO GROSSO) DIRIGIDA AO SARGENTO MÓR PEDRO TAQUES DE ALMEIDA PAES LEME(GUARDA MOR DAS MINAS DE OURO DE SÃO PAULO), . NO DOCUMENTO. O CAPITÃO MÓR  AGRADECE O APOIO DO SARGENTO MÓR PEDRO TAQUES DE ALMEIDA PAES LEME PERDOANDO SUA DÍVIDA. TENHO MUITOS CREDORES E PODERÃO PEGAR NOS MEUS BENS E FICAR EU SEM TER QUE LHES PUDESSE PAGAR E EU POSTO NA RUA SEM CASAS E NEM AO MENOS UM PAGEM PARA ME SERVIR.. RELATA QUE ENVIOU ALGUMAS OITAVAS DE OURO QUE JUNTAS PASSAM DE SEISCENTOS MIL REIS. SE NÃO TIVER COM QUE LHE PAGUE NOSSA SENHORA LHE PAGARÁ PORQUE HÁ ESMOLAS MUITO GRANDES ACHO QUE BASTAM PARA ME POR NO CÉO (EXCERTO DO TEXTO). CHAMO ATENÇÃO PARA DUAS CURIOSIDADES, A PRIMEIRA DE QUE A CARTA ERA RESPOSTA A MISSIVA DE PEDRO TAQUES PAES LEME ENVIADA EM 23 DE JANEIRO E RECEBIDA SOMENTE EM 18 DE AGOSTO O QUE MOSTRA O QUÃO ISOLADA ERA A ENTÃO CAPITAL DE MATO GROSSO. OUTRO DETALHE INTERESSANTE É O FATO DE QUE O CAPITÃO MÓR, UMA DAS AUTORIDADES MÁXIMAS DA CAPITANIA NÃO SABIA ESCREVER, RELATA QUE MANDOU UMA CARTINHA PEQUENA E AS PRESSAS PORQUE NÃO HAVIA NINGUEM PARA ESCREVE-LA A PRÓPRIA ASSINATURA DA CARTA MOSTRA A GRAFIA DIFERENTE DA ASSINATURA, REVELANDO TER SIDO ESTA DITADA.  O CAPITÃO MÓR JOÃO PEREIRA DA CRUZ É UM BANDEIRANTE, UM DOS  FUNDADORES DE VILA BELLA DA SANTISSIMA TRINDADE, A PRIMEIRA CAPITAL DA CAPITANIA DE MATO GROSSO DESMEMBRADA DE SÃO PAULO.  O SARGENTO MÓR PEDRO TAQUES DE ALMEIDA PAES LEME TAMBÉM UM BANDEIRANTE, ERA SOBRINHO NETO DE FERNÃO DIAS PAES LEME E FILHO DE BARTOLOMEU PAIS DE ABREU, MENTOR DA EXPEDIÇÃO DE ANHANGUERA QUE DESCOBRIU OURO EM GOYAZ SEC. XVIII, FOI O SARGENTO MÓR PEDRO TAQUES DE ALMEIDA PAES LEME O PRIMEIRO GENEALOGISTA DO BRASIL. ERA  TETRANETO DE BRÁS CUBAS. SARGENTO-MOR, FOI TRANSFERIDO PARA AS MINAS DE GOIÁS, ONDE FOI ENCARREGADO DE CRIAR E ORGANIZAR A COBRANÇA DE IMPOSTOS, COMO A CAPTAÇÃO, OS QUINTOS DO OURO E A DERRAMA. DE VOLTA A SÃO PAULO, FOI NOMEADO GUARDA-MOR DAS MINAS DE OURO. DENTRE SUAS OBRAS, DESTACAM-SE A NOBILIARQUIA PAULISTANA HISTÓRICA E GENEALÓGICA (EM TRÊS VOLUMES) E A HISTÓRIA DA CAPITANIA DE SÃO VICENTE, REFERÊNCIAS OBRIGATÓRIAS EM SEUS RESPECTIVOS TEMAS.ESCREVEU, TAMBÉM, UMA NOTÍCIA HISTÓRICA A RESPEITO DA EXPULSÃO DOS JESUÍTAS DE SÃO PAULO.  POUCO SABEMOS DA INFÂNCIA DE PEDRO TAQUES; ALGUMAS ALLUSÕES DOS SEUS ESCRITOS NOS ENSINAM QUE FREQÜENTOU NOS PATEOS DO COLLEGIO JESUITICO DE S. PAULO O CURSO DE ARTES. ERA A COMPANHIA A ÚNICA EDUCADORA DA MOCIDADE BRASILEIRA COLONIAL E A SUA EXPULSÃO, DIZ-NOS O VISCONDE DE S. LEOPOLDO, INAUGUROU UM PERIODO DE TERRÍVEL IGNORÂNCIA EM NOSSA TERRA, DE NORTE A SUL.  NOTA: Com aquele empenho com que os naturais da Serra Acima chamados  os Paulistas, por er a sua Capital a cidade de São Paulo, costumavam curvar os sertões à conquista do gentio, de cujo serviço tinha ainda mais ambição do que do ouro, e por cujo respeito se foram descobrindo e habitando os sertões interiores deste Brasil e daí se seguiram os descobrimento das minas. Saiu da Vila do Cuiabá Fernando Paes de Barros com seu irmão Artur Paes, naturais de Sorocaba e sendo o gentio Pareci naquele tempo o mais procurado, e já quase extinto, cursaram mais ao poente com o intento de obter mais cativos. Arranchando-se em um ribeirão que desagua no rio Galera, o qual corre do nascente a buscar o Rio Guaporé.  fizeram experiencia de ouro, tirando três quartos de uma oitava no ano de 1734. A notícia da descoberta chegou a Cuiabá no ano de 1735 começou a abalar-se o povo da Vila para o local do dito descoberto. Foram os primeiros a entrar naquele ano o Padre José Manoel Leite com seu irmão o Sargento Mór  Francisco de Salles Xavier e JOÃO PEREIRA DA CRUZ (AUTOR DESSA CARTA EM PREGÃO). em 1736,  entraram tantos outros na comitiva do Brigadeiro Antonio de Almeida Lara, trazendo suas mulheres e famílias. No mês de agosto do dito ano começou a picar a peste e morreram logo Thomé de Lara Falcão e Pedro Rodrigues Neves e muitos outros, assim brancos como carijós e negros, e já antes da chegada do Brigadeiro tinham morrido Manoel Vicente Neves Filho, e nesse princípio de peste morreu também o pai. Em setembor do dito ano, manodu o Brigadeiro ao Sargento Mor Antonio Fernandes de Abreu, com dois cavadores a ver o Brumado, e a JOÃO PEREIRA DA CRUZ (AUTOR DESSA CARTA) a socavar a chapada e dando por faisqueira o Brumado por editais para se repartir a chapada que de então para diante por voz ou deovção do dito Abreu, se ficou chamando São Francisco Xavier. A vida nessa nova fronteira era incerta e geralmente curta, não havia comida os gêneros eram escassos e muito caros. Trinta kg de feijão custavam 10 oitavas de ouro cerca de 286 gramas (uma oitava equivale a 28,6875 g), 450 gramas de carne de vaca ou de porco 57 gramas de ouro, 450 gramas de toucinho 28,68 g de ouro. Um frasco de aguardente 430 g de ouro, Uma galinha valia 200 g de ouro  e por aí vai. Tambem roupas, chapéus tudo era escasso e caríssimo. De sorte que por mais abundante que fosse o ouro o custo para viver nas minas era quase insuportável. No ano de 1744 vieram por primeiros juízes oridnários dessas minas eleitos Francisco Sales Xavier e JOÃO PEREIRA DA CRUZ. Passada a festa de Natal em 1752, o primeiro Juiz de Fora nomeado para o Mato Grosso, Doutor Teotônio da Silva Gusmão, eregiu pelourinho e criou  a  Vila Bela da Santissima Trindade dando aos vereadores e aos oficiais da milícia providos por Sua Excelência o Juiz de Fora, JOÃO PEREIRA DA CRUZ (CAPITÃO MÓR), Frncisco de Sales Xavier (SARGENTO MÓR), Antonio Silveira Fagundes Borges CAPITÃO) E João Nunes de Melo (AJUDANTE). Vila Bela foi escolhida especialmente para a instalação da primeira capital mato-grossense, com projeto elaborado em Portugal. Pode ser considerada uma das primeiras cidades planejadas do país.  D. Rolim de Moura, recebeu ordens do Rei Dom João V para ter vigilância e evitar desavenças com os vizinhos espanhóis. O parentesco entre as famílias dos reis de Portugal e Espanha, associado à habilidade e diplomacia de Rolim de Moura, evitou confrontos com castelhanos e jesuítas, ao mesmo tempo em que fixou colonos na margem esquerda do Guaporé, fundou aldeias jesuítas, expandindo mais ainda a fronteira portuguesa ocidental.Com a colonização portuguesa ultrapassando a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas (1494), todas as questões de fronteiras foram resolvidas por tratados entre Portugal e Espanha: o de Madri (1750), o marco de Jauru (1754), o de El Pardo (1761), de Ildefonso (1777), entre outros. Antes da criação da Capitania de Mato Grosso, Vila Real de Bom Jesus de Cuiabá (1727) era a sede administrativa da região pertencente à Capitania de São Paulo. Ocorriam fortes pressões da administração portuguesa e o esgotamento das minas auríferas. Foram os fatos determinantes para a evasão da população cuiabana, no século XVIII, a procura de outros lugares próximos e distantes. Tornou-se, assim, o centro irradiador e ponto de apoio de caravanas que se espalhavam pelo território mato-grossense, fundando novas povoações. nome Mato Grosso surgiu em 1735, com a descoberta de minas de ouro na Chapada dos Parecis, área de mata fechada entre os rios Jauru e Guaporé. Essa expansão territorial deu origem ao Tratado de Madri (1750) com o famoso acordo Uti Possidetis ou seja, posse do território onde estivesse efetivamente ocupando. A Coroa Portuguesa decidiu garantir a posse do novo território, criando a capitania de Mato Grosso.Capital de Mato Grosso de 1752 a 1820, Vila Bela da Santíssima Trindade teve grande destaque político e econômico, garantindo a expansão e preservação do território fronteiriço. A partir de 1820, dividiu com Cuiabá a administração provincial. Foi o ano da descentralização política e Vila Bela passou a denominar-se cidade de Mato Grosso.

214 Itens encontrados

Página: