Peças para o próximo leilão

918 Itens encontrados

Página:

  • CIA DAS INDIAS LOUÇA DE CASAMENTO RARA CREMEIRA DE MODELO DITO ELMO INVERTIDO EM PORCELANA COMPANHIA DAS INDIAS. REINADO JIAQING (1796-1820). BORDA COM BARRADO AZUL COBALTO RICAMENTE REMATADO EM OURO PRECEDIDO POR DUAS GUIRLANDAS ENTRELAÇADAS COM FEITIO HELICOIDAL SENDO UMA EM RELEVO PUNTIVORME EM AZUL REALÇADA em OURO E A OUTRA EM OURO COM FLORES E RAMAGENS. NO CORPO, RESERVA COM ESCUDO HERÁLDICO DECORADO COM FLORES REMATADO POR PÁLIO AZUL COM FRANJAS EM OURO. SPBRE O ESCUDO ASSENTAM-SE DOIS PÁSSAROS QUE REPOUSAM SOBRE CORONEL DE BARÃO. BASE COM GOMADOS FINALIZANDO EM É CIRCULAR DECORADO COM FRISO FORMADO POR ELEMENTOS GEOMÉTRICOS EM AZUL E OURO. CHINA, SEC. XVIII. 16 X 14 CM
  • LINDO PALITEIRO EM PRATA DE LEI COM MARCAS DE CONTRASTE 10 DINHEIROS PARA O RIO DE JANEIRO. REPRESENTA NAPOLEÃO BONAPARTE. PRATEIRO REFERENCIADO POR MOITINHO COMO BR81B. ASSENTE SOBRE CAPRICHADOS PÉS ME GARRA. BRASIL, MEADOS DO SEC. XIX. 15,5 CM DE ALTURA
  • PALITEIRO EM PRATA DE LEI COM FEITIO DE QUERUBIM SUSTENTANDO ARCO ONDE SE INSEREM OS PALITOS. GRACIOSA CONSTRUÇÃO TEM FUSTE EM BALAUSTRE REMATADO POR PLAMÁCEAS E LAURÉIS. ASSENTE SOBRE QUADRO PÉS EM GARRA. BRASIL, SEC. XIX. 18 CM DE ALTURA. 180 G
  • LINDO PALITEIRO EM PRATA DE LEI COM MARCAS DE CONTRASTE DA CIDADE DE LISBOA (L COROADO) . FEITIO DE MONUMENTO. POTUGAL, SEC. XIX. 16 CM DE ALTURA
  • FRANCISCO DUARTE DA GRAÇA - LINDO PALITEIRO EM PRATA DE LEI COM FEITIO DE  REPRESENTAÇÃO DE ÍNDIO, NA SÉRIE CONTINENTES É A AMÉRICA. MARCAS DE CONTRASTE PSEUDO LISBOA COROADO E DO PRATEIRO FRANCISCO DUARTE DA GRAÇA UM DOS MAIS IMPORTANTES PRATEIROS DO SEC. XIX. DO BRASIL. MUITO BEM EXECUTADO APRESENTA A FIGURA DO INDIO TENDO AOS PES A FIGURA DE UM LAGARTO. SUSTENTA UMA CORBÉLIA COM FLORES ONDE SE ESPETAM OS PALITOS. BRASIL, SEC. XIX. 19 CM DE ALTURA.
  • CONDE DO PINHAL - ANTONIO CARLOS DE ARRUDA BOTELHO (PIRACICABA, 23 DE AGOSTO DE 1827 SÃO CARLOS, 11 DE MARÇO DE 1901) POT DE CRÈME EM PORCELANA BRANCA REMATADA EM OURO COM RESERVA CONTENDO MONOGRAMA CP ENTRELAÇADO SOB CORONEL DE CONDE. PERTENCEU AO SERVIÇO DOS CONDES DO PINHAL. PEÇA DESSE CONJUNTO INTEGRA O ACERVO DO MUSEU HISTÓRICO DE POÇOS DE CALDAS.  PEÇA DESSE CONJUNTO INTEGRA O ACERVO DO MUSEU HISTÓRICO DE POÇOS DE CALDAS. SEGUNDA METADE DO SEC. XIX.  10 CM DE ALTURA.Pot de crème, é um creme de sobremesa francês criado no século XVII. O nome "pote de creme" se refere também às xícaras de porcelana em que a sobremesa é servida. Ao elencarmos uma sobremesa verdadeiramente antiga e tradicional mas ao mesmo tempo símbolo de uma época de elegância e requinte, dificilmente deixaríamos de incluir a  famosa iguaria francesa cujo charmoso recipiente leva o mesmo nome: pot de crème.  Sobre as cremeiras: As cremeiras conhecidas como pot de creme são um precioso  item de colecionador - assim como o rico e suave tesouro que continham a sobremesa das mesas aristocráticas com apogeu no sec. XIX. Elas há muito encantam os apreciadores. Poucas sobremesas justificam sua própria criação de porcelana, mas o pote de crème cup resistiu ao teste do tempo. Esses potes minúsculos, criados para a sobremesa cremosa de chocolate, têm apenas cerca de  8 ou 9 cm de altura.  Foram usadas  em mesas europeias e americanas formais durante os séculos 18 e 19. Viveram seu auge na segunda metade do sec. XIX. Requintadas mesas de sobremesa luxuosamente montadas como mesas de apoio as grandes mesas de banquete continham os doces apresentados a russa após as refeições. Os suportes eram conduzidos pelos criados que serviam individualmente aos comensais. O tilintar desses potes quando o suporte é movimentado eram um charme a parte.   Eles eram  feitos em conjuntos acompanhados por uma bandeja combinando com os potes. A maioria dos potes de creme também tem um remate delicado na tampa.  Como o copo é muito pequeno, uma colher pequena é usada para comer essa delícia com tampa. Os copos Pot de crème foram originalmente fabricados por várias empresas europeias. De meados de 1700 até o início de 1900, alguns dos melhores exemplos vieram de Sèvres, Meissen , Wedgwood e Worcester .  Com a simplificação dos serviços no sec. XX e a introdução de novas sobremesas os pots de creme caíram em desuso são hoje em sua maioria lindas peças decorativas.
  • MAGNIFICO PALITEIRO EM PRATA DE LEI  COM FEITIO DE ESQUILO SOBRE COLUNA LIMITADA POR CERCADO. ASSENTE SOBRE QUATRO PÉS EM GARRA. MARCAS DE CONTRASTE PARA PORTUGAL. SEC. XIX/XX. 16 CM DE ALTURA. 250 G
  • LINDO PALITEIRO EM PRATA DE LEI DECORADO COM QUERUBIM SUSTENTANDO UM PÁSSARO SENTADO SOBRE UMA FONTE. QUATRO PES EM GARRA. BRASIL, SEC. XIX. 22 CM DE ALTURA 325G
  • EXUBERANTE PALITEIRO EM PRATA DE LEI. APRESENTA BELO PÁSSARO COM ASAS ABERTAS SOBRE FLROES E RAMAGENS. BRASIL, SEC. XIX. 20 CM DE ALTURA
  • GRACIOSO PALITEIRO EM PRATA DE LEI REPRESENTANDO CÃO MORDENTE EM CESTO. BRASIL, SEC. XIX;XX. 8 CM DE ALTURA
  • MARQUÊS DE TRÊS RIOS  JOAQUIM EGYDIO DE SOUSA ARANHA  BACCARAT  -  BORDA TEM BICADO - TAÇA PARA CHAMPAGNE  EM CRISTAL LAPIDADO COM FRISOS EM OURO E VERDE. RESERVA COM INICIAS TR ENTRELAÇADAS SOBRE COROA DE CONDE. PERTENCERAM A JOAQUIM EGYDIO DE SOUSA ARANHA, BARÃO, CONDE E MARQUÊS DE TRÊS RIOS. POR SEU CASAMENTO COM DONA MARIA HIPÓLITA DOS SANTOS SILVA, VIÚVA DO BARÃO DE SÃO JOÃO DO RIO CLARO PASSOU A SER EM 1876 PROPRIETÁRIO DA FAZENDA SANTA GERTRUDES, ONDE RECEBEU A PRINCESA ISABEL E SEUS FAMILIARES. EXEMPLAR DESSE SERVIÇO ESTÁ REPRODUZIDO NA PÁGINA 352 E 353  DO LIVRO O CRISTAL NO IMPÉRIO DO BRASIL DE JORGE GETULIO VEIGA. FRANÇA, SEC. XIX. 10 CM  CM DE DIAMETRO (BICADO NA BORDA).NOTA: (1821-1893), primeiro e único BARÃO, CONDE E MARQUÊS DE TRÊS RIOS. No ano de seu casamento passou o casal a residir na Capital da Província. O Marquês foi Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.Fez generosos donativos às instituições de caridade.Foi Presidente da Companhia Paulista, construtora da Estrada de Ferro Jundiaí a Campinas.Foi também um dos fundadores do Banco Comércio e Indústria de São Paulo.Membro proeminente do Partido Liberal, o qual chefiou, foi eleito por diversas vezes deputado provincial por São Paulo, tendo ocupado em três períodos a Presidência da Província. Filho de Francisco Egídio de Sousa Aranha e de sua prima Maria Luzia de Sousa Aranha, Viscondessa de Campinas, Casou-se em primeiras núpcias, em 30 de novembro de 1842, com Ana Francisca de Pontes(viúva do capitão Antônio José da Silva), nascida em Campinas, em 1822 onde faleceu em 16 de agosto de 1875,sendo filha de José Pereira de Pontes e Cecília Barbosa de Almeida. O Solar do Marquês de Três Rios, na cidade de São Paulo, foi onde recebeu a família imperial ,o Conde d'Eu, a Princesa Isabel e três filhos que hospedou. Construído entre os anos de 1850 e 1860, posteriormente, foi adaptado como sede da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1894.Em Campinas, no Solar do Largo da Catedral, foram recebidos, em ocasiões diferentes o IMPERADOR DOM PEDRO II a PRINCESA IMPERIAL D. ISABEL DE BRAGANÇA, também o CONDE DEU e os filhos do casal (em 1884). Nessa mesma viagem hospedou a Princesa Isabel e sua família na Fazenda Santa Gertrudes.
  • REQUINTADO PALITEIRO EM PRATA DE LEI ESTILO DONA MARIA I COM MARCAS DE CONTRASTE PARA CIDADE DE LISBOA (P COROADO). APRESENTA PERA E RAMAGENS SOBRE GRANDE BANDEJA. BRASIL, SEC. XIX. 13 CM DE DIAMETRO (A BANDEJA)
  • BACCARAT  ASSINADO -  MAGNIFICO LUSTRE EM CRISTAL COM SEIS  BRAÇOS E CÚPULAS EM CRISTAL ACIDADO. BELOS PINGENTES COM FEITIO DE PRISMAS. SERRILHADOS. MARCAS DA MANUFATURA DE BACCARAT. BELISSIMO!. FRANÇA, SEC. XX 100 X 90 CM
  • BACCARAT - LINDO FRASCO DE PERFUME EM CRISTAL DE BACCARAT LAPIDADO COM FLORES E TAMPA EM PRATA DE LEI REMATADA POR ESMALTE AZUL CELESTE. FRANÇA, INICIO DO SEC. XX. 20 CM DE ALTURA.
  • BACCARAT - EXUBERANTE PAR DE GRANDES FLOREIROS EM OPALINA REMATADA EM PROFUSO OURO REPRESENTANDO RAMOS DE AVELÃS COM SEUS FRUTOS.. BORDA TIOTADA. SÃO MAGNIFICOS! FRANÇA, SEC. XIX. 30 CM DE ALTURA
  • GRANDE FLOREIRO BOJUDO EM OPALINA REMATADO POR ESMALTES FLORAIS. FUNDO NA TOLIDADE AZUL. FRANÇA, SEC. XIX. 29 CM DE ALTURA
  • BACCARAT - SANTA CATARINA -  RARO COPO EM CRISTAL DE BACCARAT COM ELEGANTE LAPIDAÇÃO EM LINHAS RETAS FORMANDO FACETAS VERTICAIS COM RESERVA COM FEITIO DE PASTILHA SULPHIDE COM PERFIL DE SANTA CATARINA. TEM INSCRIÇÃO STH CATHERINE. FRANÇA, SEC.. XIX. 11 X 8 CM NOTA: O processo de produção de sulfetos, ou encapsulamento de objetos cerâmicos moldados em cristal, foi aperfeiçoado e patenteado na Inglaterra por Apsley Pellatt em 1819. Os sulfetos tornaram-se uma forma popular de decoração de vidro na Europa durante a primeira metade do século XIX. Eles foram, não surpreendentemente, a forma mais antiga de peso de papel de vidro. Portanto, o período clássico da produção de pesos de papel sulfetados (1819-1865) começa mais de vinte anos antes do período clássico dos millefiori e outros tipos de pesos de papel de vidro (1840-1865). (Veja também o Capítulo Dois, Sulfetos.)Sulfetos não são encontrados apenas em pesos de papel. Eles aparecem em uma variedade de outros objetos de vidro: decantadores, copos, garrafas, vasos, xícaras, jarros, joias, botões, maçanetas, lacres, castiçais, objetos religiosos, perfumes e placas. As participações especiais nessas peças frequentemente comemoram um evento histórico ou homenageiam figuras políticas, artísticas ou religiosas notáveis. Muitos sulfetos, no entanto, são puramente decorativos por natureza e retratam animais ou cenas de paisagens.Os sulfetos são muitas vezes difíceis de identificar porque muito poucas peças foram assinadas ou datadas. Algumas peças, no entanto, são marcadas. Uma assinatura impressa no verso de um sulfeto geralmente indica a fábrica ou a pessoa que fez a medalha ou escultura original da qual o molde de sulfeto foi feito. Às vezes, um nome inscrito em óxido de cobalto é encontrado no verso de uma peça ou na frente do camafeu na parte inferior do busto. Tal inscrição geralmente identifica a pessoa representada no sulfeto.Uma das assinaturas mais comumente encontradas em sulfetos é a de Desprez, um artista sobre o qual, infelizmente, pouco se sabe. No livro Sulphides: The Art of Cameo Incrustation, Paul Jokelson relata as seguintes informações sobre este artista: É certo que Desprez, Jr., e talvez seu pai antes dele (durante o reinado de Napoleão 1) não apenas dominou a técnica de incrustação, mas o fez com uma perfeição que seus contemporâneos ou sucessores raramente alcançaram. Existem cinco assinaturas diferentes que foram feitas no verso dos sulfetos com um selo seco. Outros escultores e medalhistas cujas assinaturas são mais comumente encontradas em sulfetos incluem Apsley Pellatt, Pierre Honore Boudon de Saint-Amans e Bertrand Andrieu. O abrangente livro de Paul Jokelson, Sulphides: The Art of Cameo Incrustation, contém informações abrangentes sobre esses e outros artistas de sulfeto.Sulfetos datados são raros. Algumas das peças positivamente identificadas são sulfetos feitos para a Grande Exposição de 1851 em Londres.A presença de bastões millefiori em um pisa-papéis de sulfeto pode ajudar muito a atribuir a peça a uma determinada fábrica. Além disso, sabe-se que alguns objetos foram produzidos por certas casas de vidro. Em um caso, por exemplo, tanto um copo quanto um pisa-papéis identificável de carpete de Saint Louis apresentam o mesmo desenho de buquê pintado em um sulfeto oval.Baccarat: Os sulfetos de Baccarat são fixados tanto em vidro transparente quanto em fundos coloridos. Às vezes, os camafeus são cercados por um círculo de bastões, mas a maioria dos sulfetos Baccarat aparecem sozinhos. Existem alguns sulfetos de bacará de sobreposição dupla muito raros e bonitos.Talvez os sulfetos Baccarat mais valiosos sejam uma série de pesos magnum com topos planos e lapidação de diamante. Essas peças exibem um caçador e um cachorro, Joana d'Arc, a Rainha Vitória e a Madona, e são colocadas em fundos transparentes de rubi, azul ou verde. Outros assuntos de bacará relatados incluem:Esculápio Chateaubriand Czar Nicolau I Descida da cruz Duque de Orleans Benjamin Franklin Alphonse de Lamartine Rei Louis Philippe Madonna e criança Monsenhor Affre Napoleão I Napoleão III Daniel O'Connell
  • BACCARAT -  GRANDE E BELO  DECANTER EM CRISTAL DE BACCARAT. LINDA LAPIDAÇÃO! FRANÇA, SEC. XIX. 33 CM DE ALTURA
  • BARÃO DE POTENGI (INACIO DE AMERICA PINHEIRO, 1830-1892) - PRATO EM PORCELANA FRANCESA DE LIMOGES, MANUFATURA "HAVILAND & Cº", SÉC XIX. ESMALTADO COM RAMOS DE ROSA EM POLICROMIA. BORDA MONOGRAMA " BP " EM DOURADO E ROSA SOB COROA DE BARÃO. BORDA ONDULADA COM FRISO DOURADO. REPRODUZIDO NO LIVRO "LOUÇA DA ARISTOCRACIA NO BRASIL" POR JENNY DREYFUS NA PAG. 309. EXEMPLAR DESSE SERVIÇO COMPÕE TAMBÉM O ACERVO DO MUSEU IMPERIAL DE PETRÓPOLIS. 24 CM DE DIAMETRO. NOTA: IGNÁCIO JOSÉ DA AMÉRICA PINHEIRO, PRIMEIRO E ÚNICOBARÃO DE POTENGI (VALENÇA  IO DE JANEIRO,19 DE OUTUBRO DE 1892) FOI UM NOBRE BRASILEIRO. FILHO DE JOSÉ PINHEIRO DE SOUSA E DE ISABEL MARIA DA VISITAÇÃO, QUE ERA FILHA DE INÁCIO DE SOUSA WERNEK. CASOU-SE COM ANA PEREGRINA PINHEIRO WERNECK (1837 - 13 DE MARÇO DE 1925), E TORNOU-SE BARONESA DE POTENGI. AGRACIADO COM O TÍTULO DE BARÃO, POR DECRETO IMPERIAL DE17 DE JUNHO DE 1882.ERA IRMÃO DO VISCONDE DE IPIABAS, PEREGRINO JOSÉ DE AMÉRICA (OU DAMERICA) PINHEIRO (1811-1882) QUE FOI SENHOR DA FAMOSA FAZENDA ORIENTE EM VASSOURAS. A FAMÍLIA PINHEIRO TORNOU-SE UM  DOS MAIS IMPORTANTES CLÃNS CAFEEIROS DO BRASIL. UMA DAS FILHAS DO VISCONDE DE IPIABAS, DONA ANA PEREGRINA, PINHEIRO WERNECK VEIO A CASAR-SE COM O BARÃO DE POTENGI, IRMÃO DO VISCONDE IPIABAS, TORNANDO-SE PORTANTO TIO DE SUA ESPOSA E CUNHADO DE SEU IRMÃO. O VISCONDE DE IPIABAS E SEU IRMÃO O BARÃO DE POTENGY ERAM MEMBROS DA ANTIGA ARISTOCRACIA RURAL FLUMINENSE, ERAM UM DOS MAIORES PRODUTORES DE CAFÉ EM VALENÇA, RIO DE JANEIRO. PEREGRINO FOI COMENDADOR E CORONEL DA GUARDA NACIONAL, SENDO TAMBÉM AGRACIADO COM AS INSÍGNIAS DAS ORDENS DE CRISTO E DA ROSA, ALÉM DE SER MOÇO FIDALGO COM EXERCÍCIO NA CASA IMPERIAL. FOI PROVEDOR DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VALENÇA E MEMBRO DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO, ALÉM DE CONTRIBUIR COM ELEVADA SOMA DE DINHEIRO PARA A CRIAÇÃO DO CORPO DO EXÉRCITO DO BRASIL QUE LUTOU NA GUERRA DO PARAGUAI. EXTREMAMENTE RELIGIOSO, COLABOROU PARA A RESTAURAÇÃO, E MESMO CONCLUSÃO, DE VÁRIAS IGREJAS LOCALIZADAS NA ÁREA DE VALENÇA. CASOU-SE NO DIA 4 DE FEVEREIRO DE 1841 COM SUA PRIMA-IRMÃ ANA ISABEL WERNECK, COM QUEM TEVE 15 FILHOS. PELA SUA INICIATIVA EM CONSTRUIR ESCOLAS, HOSPITAIS E EM LIBERTAR A MAIORIA DE SEUS ESCRAVOS E TORNA-LOS TRABALHADORES ASSALARIADOS, RECEBEU DO IMPERADOR INÚMERAS CONDECORAÇÕES, SENDO CAVALEIRO DA IMPERIAL ORDEM DA ROSA, DA IMPERIAL ORDEM DE CRISTO E TÍTULOS DE BARÃO E VISCONDE DE IPIABAS. FALECIDO EM 1883 DEIXOU PARA SEUS DESCENTES 38 ESCRAVOS, E MAIS DE 100 CONTOS DE RÉIS. A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO TROUXE GRANDES PREJUÍZOS FINANCEIROS A FAZENDA DA FAMÍLIA, QUE ERA ADMINISTRADA POR SUA VIÚVA, DONA ANA WERNECK QUE ACUMULOU MAIS DE 150 CONTOS DE RÉIS ANTES DE SUA MORTE EM 1892. NA VIRADA DO SÉCULO XX, A FORTUNA DA ANTIGA FAMÍLIA CAFEEIRA JÁ HAVIA EVAPORADO ENTRE OS DESCENDENTES. (VIDE NOS CRÉDITOS EXTRAS DESSE LOTE FOTOGRAFIA DO RETRATO DO VISCONDE DE IPIABAS)
  • BELO DECANTER EM FINO CRISTAL LAPIDADO COM BOCAL EM PRATA DE LEI., TAMPA LAPIDAÇÃO DIAMANTE. EUROPA, 40 CM DE ALTURA

918 Itens encontrados

Página: