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  • FRANCISCO DUARTE DA GRAÇA PRATA DE LEI PARA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. ELEGANTE ESPEVITADEIRA EM PRATA DE LEI. COM MARCAS DE PRATEIRO DO ARTIFICE FRANCISCO DUARTE DA GRAÇA E CONTRASTE 10 DINHEIROS PARA CIDADE DO RIO DE JANEIRO . BERÇO OBLONGO COM BELA GALERIA VAZADA. BRASIL, SEC. XIX. 23 CM DE COMPRIMENTO.
  • LINDA ESPEVITADEIERA EM PRATA DE LEI. MARCAS DE CONTRASTE PARA CIDADE DO PORTO, MEADOS DO SE C. XIX. DECORADA COM EXUBERANTES FLROES E RAMAGENS. PEÇA GRANDE E VISTOSA. PORTUGAL, MEADOS DO SEC. XIX. 256 CM DE COMPRIMENTO
  • MAGNIFICA ESPEVITADEIRA EM PRATA DE LEI. GALERIA VAZADA DECORADA COM SIRENAS/SEREIAS SUSTENTANDO HARPAS TAMBÉM FLORES E RAMAGENS, ESPEVITADERIA DECORADA COM PEIXES DITOS DOPHINS.  ASSENTE SOBRE QUATRO PÉS EM GARRAS. ESPEVITADEIRA SEGUE PADRAÇÃO DECORATIVO DO BERÇO. BELA BELISSIMA! BRASIL, PRINCIPIO DO SEC. XIX. 23 CM DE COMPRIMENTO.
  • MAGNIFICA ESPEVITADEIRA EM PRATA DE LEI BATIDA E REPUXADA. GALERIA VAZADA DECORADA COM LEÕES RAMPANTES E MORDENTES. PLANO COM GUILLOCHES. ASSENTE SOBRE QUATRO PÉS EM GARRAS. ESPEVITADEIRA SEGUE PADRAÇÃO DECORATIVO DO BERÇO. BELA BELISSIMA! BRASIL, PRINCIPIO DO SEC. XIX. 23 CM DE COMPRIMENTO. . GALERIA VAZADA.FORMANDO GUIRLANDA. ELEGANTE E BELÍSSIMA. BRASIL, SEC. XVIII. 20 CM DE COMPRIMENTO.
  • MAGNIFICA ESPEVITADEIRA EM PRATA DE LEI BATIDA E REPUXADA. GALERIA VAZADA.FORMANDO GUIRLANDA. ELEGANTE E BELÍSSIMA. BRASIL, SEC. XVIII. 20 CM DE COMPRIMENTO.
  • ROBUSTA  ESPEVITADEIRA COM SEU BERÇO EM PRATA DE LEI. GALERIA VAZADA. ESPEVITADEIREA TEM PARAFUSO DE JUNÇÃO DAS PERNAS COM FEITIO FLORAL.BRASIL, SEC. XIX. 19 CM DE COMPRIMENTO. NOTA: ESPEVITADEIRA É UM INSTRUMENTO (QUASE SEMPRE EM PRATA DE LEI) EM FORMA DE TESOURA (GERALMENTE SOBREPOSTA SOBRE UMA BANDEJA) QUE SERVE PARA CORTAR A PARTE QUEIMADA DO PAVIO DE VELAS E CANDEEIROS DE BICO. ESSE PROCEDIMENTO FAZ COM QUE A CHAMA FIQUE MAIS VIVA. UMA DAS LÂMINAS DESSA TESOURA CURIOSA CONTÉM UM RECIPIENTE RETANGULAR ONDE O PAVIO QUEIMADO FICA DEPOSITADO QUANDO APARADO PELO INSTRUMENTO.
  • COMPANHIA DAS INDIAS DE EXPORTAÇÃO - CANTON WARE  REINADO TONGXI i (27 de abril de 1856  12 de janeiro de 1875)  BELISSIMO PRATO RASO .  EXUBERANTE DECORAÇÃO COM GRANDES CARPAS KOI, OUTRAS ESPÉCIES DE PEIXES E LAGOSTINS. BARRADOS FLORAIS COM FUNDO EM CORAL. ARREMATES EM OURO. CHINA, SEC. XIX. 21 CM DIAMETRO.
  • COMPANHIA DAS INDIAS DE EXPORTAÇÃO - CANTON WARE  REINADO TONGXI i (27 de abril de 1856  12 de janeiro de 1875)  BELISSIMO PRATO RASO .  EXUBERANTE DECORAÇÃO COM GRANDES CARPAS KOI, OUTRAS ESPÉCIES DE PEIXES E LAGOSTINS. BARRADOS FLORAIS COM FUNDO EM CORAL. ARREMATES EM OURO. CHINA, SEC. XIX. 21 CM DIAMETRO.
  • COMPANHIA DAS INDIAS DE EXPORTAÇÃO - CANTON WARE  REINADO TONGXI i (27 de abril de 1856  12 de janeiro de 1875)  BELISSIMO PRATO RASO .  EXUBERANTE DECORAÇÃO COM GRANDES CARPAS KOI, OUTRAS ESPÉCIES DE PEIXES E LAGOSTINS. BARRADOS FLORAIS COM FUNDO EM CORAL. ARREMATES EM OURO. CHINA, SEC. XIX. 21 CM DIAMETRO.
  • COMPANHIA DAS INDIAS DE EXPORTAÇÃO - CANTON WARE  REINADO TONGXI i (27 de abril de 1856  12 de janeiro de 1875)  BELISSIMO PRATO RASO .  EXUBERANTE DECORAÇÃO COM GRANDES CARPAS KOI, OUTRAS ESPÉCIES DE PEIXES E LAGOSTINS. BARRADOS FLORAIS COM FUNDO EM CORAL. ARREMATES EM OURO. CHINA, SEC. XIX. 21 CM DIAMETRO.
  • COMPANHIA DAS INDIAS DE EXPORTAÇÃO - CANTON WARE  REINADO TONGXI i (27 de abril de 1856  12 de janeiro de 1875)  BELISSIMO PRATO RASO .  EXUBERANTE DECORAÇÃO COM GRANDES CARPAS KOI, OUTRAS ESPÉCIES DE PEIXES E LAGOSTINS. BARRADOS FLORAIS COM FUNDO EM CORAL. ARREMATES EM OURO. CHINA, SEC. XIX. 21 CM DIAMETRO.
  • COMPANHIA DAS INDIAS DE EXPORTAÇÃO  CANTON WARE  REINADO TONGXI i (27 de abril de 1856  12 de janeiro de 1875)  GRANDE TRAVESSA EM PORCELANA COM EXUBERANTE DECORAÇÃO COM GRANDES CARPAS KOI, OUTRAS ESPÉCIES DE PEIXES E LAGOSTINS. INTERNAMENTE BARRADO FLORAL APLICADO SOBRE ESMALTES EM CORAL. ARREMATES EM OURO.  CHINA, SEC. XIX. 48 CM DE COMPRIMENTO. NOTA: A porcelana de cantão ou cantonesa é o estilo característico da cerâmica decorada em Guangzhou , capital de Guangdong e ( antes de 1842 ) o único porto legal para exportação de mercadorias chinesas para a Europa. Como tal, foi uma das principais formas de exportação produzidas na China nos séculos XVIII e XX. Normalmente, os artigos de exportação eram feitos, vitrificados e queimados em Jingdezhen , mas decorados com esmaltes em Guangzhou (então geralmente romanizados como Cantão) para exportação para o oeste através das Treze Fábricas do Sistema de Cantão . 1 2 3 A família Rosa de Cantão no século XIX era tipicamente decorada com figuras e pássaros , flores e insetos , predominantemente em rosa e verde . Os padrões decorativos da família rosa usados em produtos de exportação podem ser chamados de Rose Canton, que é decorado com flores, pássaros e insetos, mas sem figuras humanas; Rose Mandarin com figuras humanas como tema principal e introduzido no final do século XVIII; e Rose Medallion que possui diferentes painéis que podem ser de diferentes temas e introduzidos no século XIX.  A região de Cantão (Guangzhou) da China era conhecida por decorar em vez de fabricar porcelana. A esmaltação começou no início do século 18 e os itens concluídos eram geralmente transportados para a Europa como carga secundária a bordo dos navioss de chá das empresas das Índias Orientais. Seu peso serviu de lastro para a viagem e deu aos mercadores outra linha de produtos lucrativa junto com o chá. As peças decoradas em Cantão foram provenientes dos fornos de Jingdezhen e foram pintadas com padrões muito detalhados que estavam na moda nos mercados europeus. As peças de celadon foram esmaltadas com pessoas, insetos, flores, frutas etc. As formas principais são medalhão de rosas (com um medalhão circular central), mandarim rosa (com pessoas como a principal forma decorativa), cantão de rosas (com pássaros, flores, frutas e insetos) os padrões menos vistos incluem dragões, peixes e repolhos . A paleta de cores utilizada foi geralmente Famille Rose com variação ocasional e dourado também foi usado, às vezes extensivamente. A porcelana esmaltada de Cantão foi mais prolífica em meados do século XIX e, como muitos itens, à medida que a popularidade crescia, a pressão dos preços e os exemplos mais simples e decorados basicamente se tornaram comuns. Acredita-se que a produção tenha diminuído devido à "Longa Depressão" iniciada em 1873,
  • CONTINUAREMOS A  APREGOAR UM APARELHO MAGNIFICO DE PORCELANA DE COMPANHIA DAS INDIAS TIPO EXPORTAÇÃO DO TIPO CANTÃO. PRODUZIDA NO PERÍODO GUNOS FORNOS DE JINGDEZHEN E DECORADAS COM ESMALTES EM GUANGZHOU (ROMANIZADO COMO CANTÃO) ESSA MODALIDADE DE PORCELANA CHINESA FOI IDEALIZADA PARA ATENDER PRINCIPLAMENTE AOS MERCADOS EUROPEUS QUE SE RESSIANTIAM DA TRADICIONAL DECORAÇÃO CHINESA POUCO COMPREENSSÍVEL PARA UM OCIDENTAL. SÃO SEMPRE LINDAS E VISTOSAS, GERALMENTE COM FLORES E ESMALTES VERDES, ESSE CONJUNTO EM PARTICULAR TEM UMA PARTICULARIDADE QUE O FAZ SER EXTREMAMENTE RARO É DECORADO COM CARPAS KOI, UM AUSPICIO DE BOA SORTE, VIRILIDADE, SABEDORIA E RESISTÊNCIA. TAMBÉM DECORAM O CONJUNTO OUTROS PEIXES E LAGOSTINS. TODAS ESSAS CARACTERÍSTICAS FAZEM DESSE UM CONJUNTO ESPETACULAR, DIFICILMENTE ENCONTRADO E MUITO DECORATIVO!. COMEÇAREMOS PELO ITEM QUE SEGUE: COMPANHIA DAS INDIAS DE EXPORTAÇÃO  CANTON WARE  REINADO TONGXI i (27 de abril de 1856  12 de janeiro de 1875)  LINDA GUIZEIRA EM PORCELANA COM EXUBERANTE DECORAÇÃO COM GRANDES CARPAS KOI, OUTRAS ESPÉCIES DE PEIXES E LAGOSTINS. INTERNAMENTE BARRADO FLORAL. ARREMATES EM OURO. TAMPA TEM PEGA COM FEITIO DE FRUTO RECOBERTO EM OURO. CHINA, SEC. XIX. 27 CM DE COMPRIMENTO. NOTA: A porcelana de cantão ou cantonesa é o estilo característico da cerâmica decorada em Guangzhou , capital de Guangdong e ( antes de 1842 ) o único porto legal para exportação de mercadorias chinesas para a Europa. Como tal, foi uma das principais formas de exportação produzidas na China nos séculos XVIII e XX. Normalmente, os artigos de exportação eram feitos, vitrificados e queimados em Jingdezhen , mas decorados com esmaltes em Guangzhou (então geralmente romanizados como Cantão) para exportação para o oeste através das Treze Fábricas do Sistema de Cantão . 1 2 3 A família Rosa de Cantão no século XIX era tipicamente decorada com figuras e pássaros , flores e insetos , predominantemente em rosa e verde . Os padrões decorativos da família rosa usados em produtos de exportação podem ser chamados de Rose Canton, que é decorado com flores, pássaros e insetos, mas sem figuras humanas; Rose Mandarin com figuras humanas como tema principal e introduzido no final do século XVIII; e Rose Medallion que possui diferentes painéis que podem ser de diferentes temas e introduzidos no século XIX.  A região de Cantão (Guangzhou) da China era conhecida por decorar em vez de fabricar porcelana. A esmaltação começou no início do século 18 e os itens concluídos eram geralmente transportados para a Europa como carga secundária a bordo dos navioss de chá das empresas das Índias Orientais. Seu peso serviu de lastro para a viagem e deu aos mercadores outra linha de produtos lucrativa junto com o chá. As peças decoradas em Cantão foram provenientes dos fornos de Jingdezhen e foram pintadas com padrões muito detalhados que estavam na moda nos mercados europeus. As peças de celadon foram esmaltadas com pessoas, insetos, flores, frutas etc. As formas principais são medalhão de rosas (com um medalhão circular central), mandarim rosa (com pessoas como a principal forma decorativa), cantão de rosas (com pássaros, flores, frutas e insetos) os padrões menos vistos incluem dragões, peixes e repolhos . A paleta de cores utilizada foi geralmente Famille Rose com variação ocasional e dourado também foi usado, às vezes extensivamente. A porcelana esmaltada de Cantão foi mais prolífica em meados do século XIX e, como muitos itens, à medida que a popularidade crescia, a pressão dos preços e os exemplos mais simples e decorados basicamente se tornaram comuns. Acredita-se que a produção tenha diminuído devido à "Longa Depressão" iniciada em 1873,
  • PORCELANA CIA DAS INDIAS  MACAU - MAGNIFICO CONJUNTO COM SOPEIRA E TRAVESSA PRESENTOIR EM PORCELANA COMPANHIA DAS INDIAS PADRÃO MACAU. DECORADA COM ESMALTES AZUIS UNDERGLAZE  COM bordas geometrizadas, E CORPO COM cenas lacustres. Tampa abobadada com pega em estilização fitoforme e alças laterais no formato de cabeça de lebre. O CONJUNTO ESTÁ EM EXCENTES CONDIÇÕES, PORTENTOSO E BELÍSSIMO China, séc. XVIII. 20 cm de altura e 35 cm de comprimento (SOPEIRA)  .NOTA: Chama-se aleatoriamente macau a esta porcelana decorada em azul e branco, produzida entre meados do século 18, que foi exportada da China para Portugal e Brasil. Também é conhecida como porcelana velho nanquim. A pasta desta porcelana é granulada (em francês peau dorange, porque lembra a pele de laranja) e mais grossa que outras porcelana chinesas. Sua decoração inclui montanhas, florestas e pavilhões junto de espelhos de água. Tema decorativo inspirado nas obras de Ni Zan, artista chinês do século 14. China.
  • COMPANHIA DAS INDIAS - MAGNÍFICO PAR DE CANUDOS EM PORCELANA COM GUARNIÇÃO EM BRONZE ORMOLU (BASE E BOCA) . ESPETACULAR DECORAÇÃO CONHECIDA COMO "AS DEZ MIL ANTIGUIDADES". COMO FLOREIROS DIVERSOS EM PORCELANA E OBJETOS. DIVERSOS. ZHOU DUNYI ESCREVEU NO SÉC. XVI: AS DEZ MIL COISAS SÃO PRODUZIDAS E REPRODUZIDAS DE MODO QUE AS VARIAÇÕES E AS TRANSFORMAÇÕES NÃO TEM FIM... ESSA PODE BEM SER A SÍNTESE DO PENSAMENTO CHINÊS, A REPETIÇÃO INFINITA. ASSIM NOS DIVERSOS PERÍODOS HISTÓRICOS ARTÍFICES CHINESES REPRODUZIRAM COM PERFEIÇÃO OBJETOS ARTÍSTICOS DE OUTRAS ERAS EM HONRA AOS ANTEPASSADOS. ESSA CAPACIDADE E CULTURA PERMEIA A ARTE CHINESA TRADICIONAL ATÉ O SEC. XX QUANDO AS REPETIÇÕES PASSARAM A SER FEITAS DE FORMA NÃO A IMITAR MAS A SIMULAR COM FINS COMERCIAIS OS OBJETOS COMO SE FOSSEM DE ÉPOCA. CHINA, PRIMEIRA METADE DO SEC. XIX. 42 CM DE ALTURA
  • CANTON FAMILY ROSE - GRANDE FLOREIRO  COM FEITIO CARACTERÍSTICO BULBAR CONHECIDO COMO "CEBOLA"EM PORCELANA DE COMPANHIA DAS INDIAS TIPO EXPORTAÇÃO COM ESMALTES TÍPICOS CANTON FAMILY ROSE. DECORADO COM FLORES , FRUTOS E GRANDES MARIPOSAS. PEÇA MAGNIFICA! CHINA, SEC. XIX, REINADO GUANGXU (1875-1908). 39 CM ALTURA
  • BARÃO DE ITATIBA (EX COLEÇÃO CELSO MARIA DE MELLO PUPO)  LINDO PRATO EM PORCELANA CH PILLIVUYT & CO MEDAILLES D0R 1867. PERTENCEU A JOAQUIM FERREIRA PENTEADO, PRIMEIRO E ÚNICO BARÃO DE ITATIBA. PAI DO BARÃO DE IBITINGA E AVÔ DA PRIMEIRA PROPRIETÁRIA DA FAZENDA SANTO ANDRÉ DONA FRANCISCA DE CAMARGO PENTEADO. BORDA EM VERDE ÁGUA SUCEDIDO POR GUIRLANDA EM OURO. CALDEIRA TEM RESERVA COM MONOGRAM JFP. ESTÁ REPRODUZIDO NA PAGINA 277 DO LIVRO LOUÇA DA ARISTOCRACIA NO BRASIL DE JENNY DREYFUS. ESSE EXEMPLAR ORA APREGOADO PERTENCEU A COLEÇAO DO HISTORIADOR CAMPINEIRO CELSO MARIA DE MELLO PUPPO E ESTÁ REPRODUZIDO NA PÁGINA 108 DO LIVRO CAMPINAS UM MUNICÍPIO NO IMPÉRIO DE AUTORIA DO MESMO CELSO MARIA DE MELLO PUPO. 21 CM DE DIAMETRO.NOTA: Joaquim foi o filho único do capitão-mor de São Carlos, Inácio Ferreira de Sá, e de sua segunda esposa, Delfina de Camargo Penteado, a qual desposara em 1807. Inácio era viúvo da tia de Delfina, Teresa de Camargo Penteado, com quem tivera duas filhas: Bárbara (esposa de João Ferraz de Campos, irmão do Barão de Cascalho) e Rita (casada com o alf. Joaquim Pedroso de Barros e depois com o ten. João Leite de Freitas). Morto o capitão-mor, em 1812, Delfina casou-se novamente com seu primo distante João Novais Dias (tio do Barão de Novais), com quem teve uma filha: Ana Cândida de Novais. Viúva pela segunda vez, Delfina casou-se em terceiras núpcias com seu tio materno, o capitão-mor Floriano de Camargo Penteado, também viúvo. Mudou-se para Campinas aos 22 anos de idade. Ali tornou-se fazendeiro abastado. Era proprietário da Fazenda Cabras, onde hoje se situa o Lar dos Velhinhos, e da Fazenda Duas Pontes. Até seu falecimento residiu no seu solar, construído em 1878, o Palácio dos Azulejos. Fundou a Escola do Povo (posteriormente denominada Escola Ferreira Penteado), de instrução primária, gratuita, voltada para meninos pobres, inaugurada em 15 de maio de 1880.Foi condecorado Comendador da Imperial Ordem da Rosa e, por decreto de 18 de março de 1882, agraciado pelo governo imperial com o título de Barão de Itatiba pelos serviços prestados à instrução pública. Em sua homenagem, a então Rua do Pórtico passou a ser denominada Ferreira Penteado, em 23 de maio de 1881, a partir de indicação de Francisco Glicério, data em que o seu patrono ainda era vivo. Ferreira Penteado faleceu aos 76 anos e seu corpo foi sepultado no Cemitério de Campinas, cuja gleba é proveniente de sua doação. Em seu testamento, colocou uma cláusula, obrigando seus descendentes a manterem a Escola do Povo em funcionamento. A Baronesa de Itatiba continuou a se dedicar pelo sustento da fundação.
  • LOUÇA ISLÂMICA  BELISSIMO MEDALHÃO EM LOUÇA DECORADO EM AZUL COM PEIXES E BARRADOS DE INSPIRAÇÃO GENTÍLICA. PRODUZIDA NA REGIÃO DA ANATOLIA. ASSINADA SOB A BASE. ORIENTE, SEC. XIX. 40 CM DE DIAMETRONOTA: A influência da porcelana azul e branca das dinastias Yuan e Ming é evidente em muitas cerâmicas feitas por oleiros muçulmanos. A cerâmica znik dos arredores de znik na Anatólia foi apoiada pela corte otomana e produziu o melhor trabalho otomano em cerâmica e painéis de azulejos, usando o mesmo vocabulário de desenhos florais arrojados e elegantes derivados da decoração chinesa. Um vermelho arrojado característico foi desenvolvido. A louça znik teve uma grande influência nas artes decorativas europeias : por exemplo, na maiolica italiana . A cerâmica foi produzida já no século 15 dC, e foi precedida por Miletus wareda mesma região.  Seu melhor período durou até o final do século XVI. Consiste em Uma base recoberta em esmalte. As partes islâmicas do Sudeste Asiático , a Indonésia moderna e a Malásia , eram mercados de exportação próximos aos chineses e depois aos japoneses, ajudados pelas empresas comerciais européias, especialmente a Companhia Holandesa das Índias Orientais . Os países budistas da região também exportaram. Tipos especiais de produtos foram desenvolvidos para eles, como o chinês Kraak ware e Swatow ware , principalmente produzindo grandes pratos para servir comunitariamente a uma mesa. Diante de tal concorrência, as mercadorias locais eram poucas e simples.O mundo islâmico como um todo nunca conseguiu desenvolver a porcelana , mas tinha um ávido apetite por importações. A porcelana do Leste Asiático, primeiro chinesa e depois japonesa de exportação no século XVII, juntou-se no século XVIII aos produtos da Europa, em particular a porcelana de Viena , especializada no mercado oriental, e no final do século estava enviando como muitos como 120.000 peças por ano para o Império Otomano , muitas xícaras pequenas e pires para café turco . 32 As fábricas de menor escala do mundo islâmico não podiam competir com as importações sofisticadas que chegavam tanto do leste quanto do oeste, e a produção local tornou-se um negócio artesanal, repetindo os padrões agora tradicionais.
  • BERANGER (FORMA CONJUNTO) COM OS APRESENTADOS COM OS LOTES ANTERIORES. PAR DE COLUNAS EM MADEIRA. PERNAS ARQUEADAS. 110 X 26 CM
  • BERANGER (FORMA CONJUNTO COM OS QUATRO ÚLTIMOS LOTES) MAGNIFICA  MESA DE JANTAR COM 12 CADEIRAS. AS CADEIRAS SÃO EM MADEIRA COM ASSENTO E ENCOSTO REVESTIDOS EM COURO E DECORADOS COM O MESMO DESENHO DO ACIDADO QUE CONTÉM OS VIDROS DO LOUCEIRO. EXCELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO@ PERNAS FINALIZADAS COM RODÍZIOS. POSSUI SISTEMA DE AUMENTO. ABERTA TEM 300 X 118 X 80 CM.

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