Peças para o próximo leilão

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  • DESIGN ESCANDINAVO   MAGNIFICO FLOREIRO EM GROSSO BLOCO DE CRISTAL DECORADO COM FIGURAS DE ANTÍLOPES EM BAIXO RELEVO. LEVEMENTE AZULADO. BELISSIMO E EM EXCELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO! PROVAVELMENTE SUÉCIA, ANOS 60. 22 X 18 CM
  • THE PRESENT COMPANY  BELA FLOREIRA DECORADA COM FRUTOS DIVERSOSE PEGAS LATERAIS COM CABEÇA DE CARNEIROS. TAMPA REMOVIVEL CONSTRUIDA COM FENESTRAS PARA ACOMODAR AS FLORES. DECORADA COMM ESMALTES MANUAIS. ARREMATES EM OURO. INGLATERRA, SEC. XX. 17,5 CM DE COMPRIMENTO.
  • HENRI-JULES-JEAN GEOFFROY (1853-1924)  LENFANT AU CHAT  OSM -  (EX COLEÇÃO RUY MESQUITA 1925-2013  O ESTADO DE SÃO PAULO)  MENINO E SEU GATO. TEMÁTICA MAIS VALORIZADA DO ARTISTA QUE É A PINTURA DE PERSONAGENS INFANTIS. MOLDURA ORIGINAL. OBRA COM ELEVADA COTAÇÃO INTERNACIONAL ATINGINDO VALORES MUITO ELEVADOS EM LEILÕES COMO O DA CASA CHRISTIES (VIDE EM: https://www.christies.com/lot/lot-5026379/?intObjectID=5026379). NO VERSO CACHE DE ANTIGO LEILÃO. FRANÇA, FINAL DO SEC. XIX. 20 X 26 (SEM A MOLDURA) COM ELA 27 X 34 CM. NOTA: Henri-Jules-Jean Geoffroy , também conhecido pelo pseudônimo de Géo (1 de março de 1853, Marennes - 15 de dezembro de 1924, Paris) foi um pintor e ilustrador francês, conhecido principalmente por suas cenas de gênero com crianças.  Seguiu de início os princípios do Realismo, enfocando os pobres e excluídos. Mais tarde passou a incorporar elementos impressionistas abordando principalmente a temática das crianças e cenas domésticas.  Seu pai, Jean-Baptiste (1822-1895), era alfaiate e figurinista. Sua mãe, Rosalie, era a filha mais velha de um pintor inglês chamado John Dickinson (1791-1830). Eles se mudaram para Paris quando ele tinha apenas dois anos. Em 1871, iniciou seus estudos na École des Beaux-Arts ; originalmente com Léon Bonnat, depois com Eugène Levasseur (1822-1887) e Adolphe Yvon .  Sua primeira exposição aconteceu em 1874, no Salon , seguida pelo Salon des artistes français   fr  , do qual ele se tornou membro em 1883. Por muitos anos, até 1886, ele teve aulas adicionais com Émile Bin . Durante esses anos, teve o patrocínio do comerciante de madeira Laurent-Louis Borniche (1801-1883), que também foi um ávido colecionador de arte e criador do museu de arte Pavillon de l'Arsenal . A carreira de Geoffroy culminou com uma medalha de ouro na Exposition Universelle (1900) . Em 1882, ele recebeu uma comissão importante do Ministério da Educação Nacional. Além de pinturas, ele orientou como as imagens poderiam ser usadas na sala de aula. Ele foi nomeado Oficial de Instrução Pública dois anos depois. Em 1887, ele foi nomeado Cavaleiro da Legião de Honra .  Outra encomenda para cinco murais foi recebida em 1893, ocasionando viagens à Bretanha e à Argélia para coletar material. Chegou a ser pintor de crianças porque, no início da carreira, dividia um apartamento com dois professores, Louis e Julie Girard, acima de sua escola particular.  Anos depois, quando eles abriram um internato, ele se inspirou para seus trabalhos lá. Muitos documentam os avanços sociais feitos durante a Terceira República .  Quando Louis morreu em 1890, ele se tornou o protetor de Julie. Por volta de 1876, conheceu Pierre-Jules Hetzel, que o contratou como ilustrador de livros para jovens. Após 1880, assina suas ilustrações com o nome de "Géo".  Ele também se tornou amigo do Doutor Gaston Variot   fr  , que havia trabalhado com Louis Pasteur , e se tornou um entusiasta da Pasteurização. Ele morreu em 1924 e deixou sua coleção restante para Julie Girard. A família Girard ainda mantém seu estúdio.
  • FRANCISCO DUARTE DA GRAÇA UM DOS MAIORES PRATEROS DO BRASIL NO SEC. XIX. ROBUSTA ESPEVITADEIRA E SEU BERÇO EM PRATA DE LEI. MARCAS DE PSEUDO CONTRASTE P COROADO E PRATEIRO FRANCISCO DUARTE DA GRAÇA CONHECIDA COMO BR 38 (MOITINHO P. 368). DECADA DE 1850. GALERIA DECORADA COM FIGURAS DE GARBOSOS CISNES BEBENDO DE FONTES JORRANTES TAMBEM PALMÁCEAS COM AMARRIO QUE CONFEREM A PEÇA UM ASPECTO DE BRASILIDADE.O PLANO TEM EXUBERANTES FLORES CINZELADAS. O BERÇO É ELEVADO POR QUATRO BELOS PÉS EM GARRA. COMPLETANTO O CONCEITO DE NATUREZA BRASILEIRA A TESOURA É DECORADA COM CAPRICHADO ABACAXI RELEVADO E AS ALÇAS DA PEGA TEM FEITIO DE LINDAS SERPENTES. PEÇA MAGNIFICA, DE UM PRATERIO EXCEPCIONAL E MUITO VALORISADO! BRASIL, SEC, XIX. 22 CM DE COMPRIMENTO. 445 GNOTA:. As espevitadeiras ou espiriteiras eram tesouras utilizadas para cortar pavios de velas e assim avivar as chamas. A parte do pavio queimada ficava contida no recipiente da tesoura e então liberadas no berço (bandeja). Eram acessórios obrigatórios nas boas residências.
  • GEORGE DAVIDISON  LINDO BOWL COM BLOCO DO TIPO DOMO (SUPORTE PARA FLORES) DITO SAPO EM VIDRO ARTÍSTICO COULD GLASS NA TONALIDADE PÚRPURA. O BLOCO TRAZ A INSCRIÇÃO  'Made in England' e 'Patent 7830/1910' CARACTERISITICOS DA PRODUÇÃO DA DÉCADA DE 1920.  ESTILO E ÉPOCA ART DECO. PRODUZIDO NA INGLATERRA PELA COMPANHIA DAVIDISON NOS ANOS 1920. O BOWL É DECORADO COM GOMADOS. EFEITOS ESPIRALADOS TURVOS NA TONALIDADE PÚRPURA TORNAM A PEÇA SINGULAR E ELEGANTE.. HÁ MUITA SEMELHANÇA DAS PEÇAS DE DAVIDSON COM AS DE EDWARD MILLER. INGLATERRA, DEC. 1920. 28 CM DE DIAMETRO (BOWL)NOTA: George Davidson fundou a equipes Flint Glass Works , em 1867, que mais tarde ficou conhecido como George Davidson & Co . Na década de 1880, a empresa começou a produzir utensílios de mesa de vidro prensado, como vidro leitoso, vidro de malaquita / escória e sua famosa linha Pearline . Em 1891, a fábrica foi adquirida por Thomas Davidson , filho de George Davidson. Durante a década de 1920, os designs mudaram para refletir as novas tendências da Art Déco . A partir de 1923, Davidson começou a produzir sua linha de enorme sucesso Cloud Glass , criada pela aplicação de faixas de vidro de cor escura em vidro mais claro, o que cria um padrão "turvo" espiralado aleatório. Em 1931, Davidson lançou uma linha de vidros verdes opacos chamadaJade . Quando Thomas Davidson morreu em 1937, seu sobrinho Claude Fraser tornou-se empresário. Em 1966, Davidson foi adquirido por Abrahams , e a vidraria foi renomeada para Brama Teams Glassworks . OS DOMOS DE FLORES DE DAVIDSON: Provavelmente, a criação mais conhecida de Davidson foi o Bloco de Flores em Cúpula. Este simples porta-flores foi objeto de pelo menos 3 patentes. A primeira patente veio em 1910 (Patente nº 7830 ) e aparece em todos os blocos de flores da cúpula, mesmo aqueles feitos na década de 1950 e início de 1960. Em 1931 Davidson obteve mais duas patentes ( 382.699 e 382.902 ) que melhoraram o processo de fabricação. A patente original de Davidson intitulava-se 'Melhorias na fabricação de blocos de flores e similares'. Portanto, a patente não é para a ideia de um bloco de flores, mas sim um método de fabricação. O bloco de flores Dome tinha os seguintes tamanhos 2,5, 3, 3,5, 4. 4,5, 5, 5,5, 6, 6,5, 7. 7,5, 8,5 e 10 polegadas de diâmetro. Davidson também fez a cúpula em dois estilos, o Padrão No 3H, que tinha os orifícios perfurados na base, e o No 3, que não foi perfurado. A cúpula de flores foi feita em toda a gama de cores Cloud Glass, com exceção do Vermelho por razões óbvias. Na base do bloco encontram-se o tamanho, as palavras 'Made in England' e a frase 'Patent 7830/1910' todas em relevo. As cúpulas feitas depois de 1931 também terão apenas o número de patente 382699 ou ambos os números de patente de 1931. Uma versão especial interligada do bloco Dome Flower também foi feita. Isso foi patenteado por Frederic Atkinson em 1931. Consulte a patente nº 362737 para obter mais detalhes. Davidson também produziu uma versão oval da cúpula de flores - Padrão No 5 (não perfurada) e 5H (perfurada). A versão oval foi produzida em apenas 3 tamanhos - 6, 7 e 8 polegadas. Esta cúpula foi usada no conjunto de flores oblongas 321. Conseqüentemente, é bastante raro em qualquer cor. Quando encontrado no Cloud Glass, geralmente é a Nuvem Âmbar.
  • SALVA BRASILEIRA  SETECENTISTA EM PRATA DE LEI BATIDA.  ASSENTE SOBRE TRÊS BELOS PÉS VAZADOS. BRASIL, MEADOS DO SEC. XVIII. 15 CM DE DIAMETRO.
  • BELA SALVA EM  PRATA DE LEI  ESTILO DONA MARIA I. MARCAS DE CONTRASTE P  COROADO E PRATEIRO  AUGUSTO CÉSAR TRINDADE MACHADO CITADO NA SEGUNDA METADE DO SEC. XIX  (PAG. 283). PLANO DECORADO COM BELOS GUILLOCHES FORMANDO  DELICADAS GUIRLANDAS FLORAIS . RESERVA COM  CAPRICHADO MONOGRAMA. ASSENTE SOBRE TRÊS PÉS VAZADOS.  PORTUGAL , SEC. XIX. 20 CM DE DIAMETRO
  • CRACKLE GLAZED   IMPORTANTE FLOREIRO EM CERÂMICA MONOCROMÁTICA CRACKLE NA TONALIDADE AZUL TURQUESA DECORADO. TÉCNICA CARACTERÍSTICA DA DINASTIA SONG ESSE FLOREIRO É PRODUÇÃO POSTERIOR JÁ NO PERÍODO CHIEN LUNG (1736-1795), O IMPERADOR QIAN LONG. EM RELEVO FIGURAS DE DRAGÕES ASSIM COMO DECORAÇÃO RELEVADA EM ANÉIS CONSTITUINDO GREGAS. CHINA, SEGUNDA METADE DO SEC. XVIII. 29 CM DE ALTURA
  • MAGNIFICA CREMEIRA EM PRATA DE LEI DE GRANDES DIMENSÕES. ESTILO E ÉPOCA DONA MARIA I. FORMA CONJUNTO COM O AÇUCAREIRO E BULE DOS DOIS LOTES ANTERIORES. MARCAS DE CONTRASTE PARA CIDADE DO PORTO (P COROADO) PRATEIRO REFERENCIADO COMO MOITINHO COMO P119 (PAG 211) E ENSAIADOR ALESSANDRO PINTO DA CRUZ CITADO A PARTIR DE 1788. LAVRATURA DE EXCEPCIONAL QUALIDADE! DECORADO COM EXUBERANTE ARRANJO FLORAL ALÇA REMATADA POR LINDAS GARRAS. ELEGANTE E MAGNÍFICO! PORTUGAL, PRIMEIRA DECADA DO SEC. XIX. 14 CM DE DIAMETRO. 335  G.
  • ELEGANTE PORTA RETRATOS EM PRATA DE LEI COM FUNDO EM MADEIRA. CONSTRUÍDO NA TONALIDADE OVAL E DISCRETAMENTE DECORADO COM ELEMENTOS VEGETALISTAS (FLORES E RAMANGENS). ASSENTE SOBRE DOIS PÉS COM DECORAÇÃO CONSTITUÍDA POR PEROLADOS. EXCELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO! EUROPA, INICIO DO SEC. XX. 23,5 CM DE ALTURA
  • CHRISTOFLE E BACCARAT  SUNTUOSO PAR DE CASTIÇAIS DE BANQUETE COM GRANDES DONZELAS EM CRISTAL DE BACCARAT. MUITO BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO!  FRANÇA, SEC. XIX. 51 CM DE ALTURA
  • GRANDE E ANTIGA PINHA EM CRISTAL LAPIDADO NA TONALIDADE VERMELHA. FINA LAPIDAÇÃO E EXCEPCIONAL ESTADO DE CONSERVAÇÃO! FRANÇA, INICIO DO SEC. XX. 24 CM DE ALTURA
  • SAGRADA FAMÍLIA  LINDA ESCULTURA EM MADEIRA DE ELABORADA EXECUÇÃO APRESENTANDO SÃO JOSÉ QUE SEGURA CANDEIRA E A VIRGEM MARIA COM MENINO JESUS NO COLO. O LINDO CONJUNTO É ESCULPIDO EM UM ÚNICO BLOCO DE MADEIRA EUROPEÍA COM BELISSIMO PADRÃO DE CORES NATURAIS. O ARTISTA COM SUA FORMIDÁVEL TÉCNICA ESCULTÓRICA CONSEGUE TRANSMITIR  COM SUA TALHA NÍTIDA EMOÇÃO QUE DESPERTA SEM DÚVIDA DEVOÇÃO AO OBSERVADOR. ITÁLIA, INICIO DO SEC. XX. 31 CM DE ALTURA.
  • SÃO BENTO DE NÚRCIA -  BELA ESCULTURA EM MADEIRA ENTALHADA REPRESENTANDO SÃO BENTO TENDO AOS SEUS PÉS A FIGURA DE UM CORVO.  TALHA ERUDITA DE MUITO BOA QUALIDADE. ITÁLIA, SEC. XX. 29 CM DE ALTURA NOTA: São Bento de Núrsia, nascido Benedito da Nórcia (Nórcia, Reino Ostrogótico, c. 480  Abadia de Monte Cassino, 21 de março de 547)  foi um monge, ao qual é atribuída a organização das atividades da vida monástica. A Ordem de São Bento ou Ordem dos Beneditinos, uma das maiores ordens monásticas do mundo, recebe esse nome em homenagem a ele, bem como por seguir as organizações propostas por ele. Embora não possa ser declarado fundador da Ordem dos Beneditinos, ele participou da fundação de mosteiros que adotaram essa denominação, posteriormente à sua morte. Foi o criador da Regra de São Bento, um dos mais importantes e utilizados regulamentos de vida monástica, inspiração de muitas outras comunidades religiosas. Era irmão gêmeo de Santa Escolástica. O papa Paulo VI designou-o patrono da Europa em 1964, sendo também patrono da Alemanha. É venerado não apenas por católicos, como também por ortodoxos e anglicanos. Fundou a Abadia de Monte Cassino, na Itália, destruída durante a Segunda Guerra Mundial e posteriormente restaurada. O calendário católico-romano comemora-o a 11 de julho, data em que se trasladaram suas relíquias para a Abadia de Saint-Benoît-sur-Loire. A fonte de todos os acontecimentos da vida de São Bento são os Diálogos de São Gregório Magno, redigidos por volta de 593, que se baseou em fatos narrados por monges que conheceram pessoalmente São Bento. Segundo o papa Gregório I, São Bento foi filho de um família nobre romana da região   e Nórcia (próximo à cidade italiana de Espoleto), onde realizou seus primeiros estudos. Mais tarde, foi enviado a Roma para estudar retórica e filosofia, mas, tendo-se decepcionado com a decadência moral da cidade, abandona logo a capital e retira-se para Enfide (atual Affile), em 500. Ajudado por um abade da região chamado Romano, instalou-se em uma gruta de difícil acesso, a fim de viver como eremita. Depois de três anos nesse lugar, dedicando-se à oração e ao sacrifício, foi descoberto por alguns pastores, que divulgaram a fama de santidade. A partir de então, foi visitado constantemente por pessoas que buscavam conselhos e direção espiritual. Foi então eleito abade de um mosteiro em Vicovaro, no centro da península Itálica. Por causa do regime de vida exigente, os monges tentaram envenená-lo, mas, no momento em que dava a bênção sobre o alimento, saiu da taça que continha o vinho envenenado uma serpente e o cálice se fez em pedaços. Com isso, São Bento resolve deixar a comunidade e retornando à vida solitária, vivendo consigo mesmo: habitare secum. Em 503, recebeu grande quantidade de discípulos e fundou doze pequenos mosteiros.  Em 529, por causa da inveja do sacerdote Florêncio, tem de se mudar para Monte Cassino, onde fundou o mosteiro que viria a ser o fundamento da expansão da Ordem Beneditina. É nesse episódio que Florêncio lhe enviou de presente um pão envenenado, mas Bento deu o pão a um corvo que todos os dias vinha comer de suas mãos e ordenou à ave que o levasse para longe, onde não pudesse ser encontrado. Durante a saída de Bento para Monte Cassino, Florêncio, sentindo-se vitorioso, saiu ao terraço de sua casa para ver a partida do monge. Entretanto, o terraço ruiu e Florêncio morreu. Um dos discípulos de Bento, Mauro, foi pedir ao mestre que retornasse, pois o inimigo havia morrido, mas Bento chorou pela morte de seu inimigo e também pela alegria de seu discípulo, a quem impôs uma penitência por regozijar-se pela morte do sacerdote. Em 534, começou a escrever a Regula Monasteriorum (Regra dos Mosteiros). Morre em 21 de março de 547, tendo antes anunciado a alguns monges que iria morrer e seis dias antes mandado abrir sua sepultura. Sua irmã gêmea Escolástica havia falecido em 10 de fevereiro do mesmo ano. As representações de São Bento geralmente mostram, junto com o santo, o livro da Regra, um cálice quebrado e um corvo com um pão na boca, em memória ao pão envenenado que recebeu do sacerdote invejoso. As relíquias de São Bento estão conservadas na cripta da Abadia de Saint-Benoît-sur-Loire (Fleury), próximo a Orleães e Germigny-des-Prés, no centro da França. De acordo com a tradição, Bento de Núrsia foi santificado por ter vencido duas ciladas armadas pelo Diabo, nas quais lhe é oferecido um cálice de vinho envenenado e um pedaço de pão, também envenenado. Além disso, em muitas vezes fora tentado efetivamente pelo Diabo, além de ser ofendido e insultado de tal maneira que os irmãos de hábito que estavam ao seu redor podiam escutar as ofensas que ele recebia. O Santo Varão, como também é chamado, vencia o tentador utilizando-se do sinal da cruz e da oração contida na Cruz Medalha que fora esculpida nas paredes de um mosteiro.
  • ESCOLA INGLESA  CENA DE INTERIOR  BELISSIMA OBRA PICTÓRICA RETRATANDO CENA DE INTERIOR COM REFEIÇÃO FAMILIAR EM RESIDÊNCIA NOBRE. CHAMA A ATENÇÃO A RIQUEZA DE DETALHES REVELADOS NA CENA. EM TORNO DE UMA MESA OS QUATRO MEMBROS DA FAMÍLIA FAZEM A REFEIÇÃO ASSISTIDOS POR UM COPEIRO AINDA MENINO VESTIDO DE LIBRE. OUTRO COPEIRO VERTE BEBIDA EM UMA TAÇA DE ESTILO GEORGIANO E UMA CRIADA COM UMA BANDEJA CONTENDO COMIDA AGUARDA NA ENTRADA DA SALA. A CENA RETRATA UMA CASA SENHORIAL COM QUADROS, ESPELHO, JANELAS, LAREIRA E COLEÇÃO DE PORCELANA. UM CÃO ESPERA ATENTAMENTE POR COMIDA ENQUANTO FIXA O OLHAR EM SEU DONO. A CRIANÇA TENTA CHAMAR ATENÇÃO DO CÃO ESTENDENDO-LHE A MÃO COM COMIDA. AS JANELAS DA SALA ABREM-SE PARA O JARDIM. INGLATERRA, SEC. XVIII OU INICIO DO XIX. 48 X 38 CM SEM CONSIDERAR O TAMANHO DA MOLDURA E COM ELA: 63 X 65 CM.NOTA: No século XVIII, os prazeres da mesa atingiram novos patamares gastronômicos com a descoberta de comidas e especiarias diferentes e exóticas e a criação de novas receitas. Visualmente, a mesa ficou mais empolgante e elaborada com novos pratos servindo como terrinas, molheiras e peças centrais para apresentar as novas receitas. Na Europa, novas fábricas de porcelana competiam com prata e ourives para fornecer grandes e elaborados serviços de jantar e sobremesa para as cortes da Europa, e um número crescente de fábricas de vidro floresceu quando taças de vinho chegaram à mesa. Neste século, pela primeira vez, a sala de jantar tornou-se um espaço claramente definido dentro de uma casa dedicada a um propósito particular - o serviço e a fruição da comida e toda a pompa e circunstância que pode envolvê-la. O jantar no século 18 era hierárquico e estratificado por contexto econômico e tipo de ocasião.  A corte de Luís XIV em Versalhes estabeleceu os costumes formais de jantar em toda a Europa do século 18 via le service à la française (o método francês de servir), que se tornou universalmente aceito como a única forma civilizada de jantar. À maneira francesa, em cada prato todos os pratos diferentes eram colocados na mesa ao mesmo tempo e em locais exatamente prescritos. Os comensais serviam-se de tudo o que estava à mão sem mover os pratos e, se necessário, passavam os pratos aos vizinhos para obterem alimentos que estavam fora do seu alcance. Em jantares grandes, isso significava que não era prático para os convidados provar todos os pratos, por isso era importante ter uma seleção interessante de alimentos perto de cada um.  Uma pintura de 1760 por Martin Van Mytens mostra a festa dada no Palácio de Hofburg em Viena antes do casamento do futuro Joseph II com a princesa Isabelle de Parma, e dá uma sensação maravilhosa de um jantar real à francesa no nível mais formal. Como em outros aspectos da vida diária real no século 18, como no levée (o ritual de se levantar pela manhã), os cortesãos aristocráticos eram obrigados a assistir a essas refeições formais. Na pintura, a família real austríaca se senta como se estivesse no palco. Os criados chegam a mais de um por convidado, uma abundância típica desses banquetes de Estado. As famílias mais modestas buscavam uma proporção de um criado para quatro hóspedes, e não era incomum que os convidados viessem com seus próprios lacaios para compensar o déficit. A função dos servos era passar o azeite, o vinagre e o pão, e encher os copos depois de lavá-los na fonte do aparador e na cisterna. Era considerado péssimo costume os criados servirem aos comensais ou mexer na louça depois de posta a mesa. O copeiro, criado encarregado da casa, era o responsável pela elaboração do cardápio e pela planta da mesa para a colocação dos pratos. Outros servos cruciais para o sucesso de um grande jantar eram o mordomo, responsável pela adega, toda a prata e pratos, servindo a refeição e supervisionando a conduta e eficiência dos lacaios; o responsável da cozinha, responsável por fazer o pedido de todas as provisões; e o cozinheiro-chefe. Na França, festas extremamente importantes frequentadas pelo rei podiam ter até oito pratos, incluindo sobremesa, e durar muitas horas. Na Inglaterra, mesmo os jantares mais formais parecem ter se concentrado em três pratos, incluindo a sobremesa, depois dos quais as senhoras se retiraram para a sala de estar para o chá e os homens ficaram para trás para beber. Mas mesmo um jantar inglês pode ser um caso longo e prolongado, como o autor de Apician Morsels ou Tales of the table, kitchen, and Larder escreveu em 1829: "Cinco horas à mesa de jantar são um tempo razoável quando os convidados são numerosos. "  The York Courant em 1767 relatou que Sir William Lowther ofereceu 180 pratos em uma festa no Flatt Hall. O primeiro prato geralmente consistia em sopas e ensopados, vegetais e peixes cozidos e carnes dispostos em torno de uma grande peça central. Quando o primeiro prato se aproximava do fim, os servos traziam os pratos "remotos", como pratos impressionantes de carne ou peixe. Estes foram colocados em cada extremidade da mesa e pretendiam ser peças de conversa e como uma forma de abranger o longo tempo que levava para substituir todos os pratos do primeiro prato pelos do segundo prato. O segundo prato consistia em vegetais, carnes e peixes, com adição de tortas exóticas, como pavão, e outros salgados assados. Os segundos pratos seriam dispostos exatamente da mesma forma que os primeiros. Outro prato "removível" - talvez uma falsa cabeça de javali feita de pão de ló - reacenderia o interesse dos convidados no prato final, a sobremesa - a glória culminante de um grande jantar, como mostram as recriações recentes usando receitas e utensílios de mesa do século 18. As sobremesas elaboradas estavam em voga no século XVIII. Como Horace Walpole escreveu em 1750, "todos os gênios da época são empregados no desenho de novos planos para a sobremesa". Jardins, arquitetura e cenas pastorais foram evocadas primeiro no açúcar e depois na porcelana para servir de pano de fundo às frutas frescas e açucaradas, doces, compotas, geleias e cremes. Às vezes, tais excessos sobrecarregavam os convidados, como no caso de uma mesa de sobremesas preparada pelo duque e a duquesa de Norfolk, conforme descrito por William Farington em 1756: Depois de um jantar muito elegante de muitos pratos ... A mesa foi preparada para a sobremesa que era um belo parque, ao redor da borda estava uma plantação de arbustos floridos, e no meio um belo lago com golfinhos jorrando água e veados dispersos irregularmente sobre o gramado, na borda da mesa estavam todos cremes gelados e doces molhados e secos. Uma grande casa empregaria um confeiteiro cuja única tarefa era preparar os doces e esculturas de açúcar para o prato de sobremesa. Famílias menores, como a do Viscount Fairfax, em York, fariam uso de chefs independentes. Em 1763, Fairfax deu uma festa para 18 pessoas para comemorar a conclusão de sua magnífica casa em York. A fatura do prato de sobremesa mostra que ele pagou incríveis 16 libras (o salário da governanta no ano era de apenas 11 libras) ao chef da cidade William Baker por cinco pirâmides de doces molhados e secos, que incluíam o aluguel do vidro e outras estruturas necessário para a exibição desta extravagância. Monsieur Seguin, um confeiteiro francês e residente de longa data em York, fornecia os vários doces.  No século 18, como antes e depois, os objetos usados para colocar uma mesa falavam muito sobre a posição do anfitrião na sociedade. Como uma certa Sra. Papendieck, esposa de um oficial menor da corte e membro das "classes médias", escreveu em 1783 por ocasião de seu casamento: "nosso serviço de chá e café era comum na companhia das indias, nosso serviço de jantar em louça de barro (faiança), ao qual, para a nossa categoria, nada havia de superior, pois a porcelana de Chelsea e a fina porcelana das indias eram apenas para os ricos. Pewter e delft podiam ser encontrados, mas eram inferiores. Prata, ouro e porcelanas europeias de fábricas como Sèvres e Meissen, preferidas por patronos reais e aristocráticos, não são mencionadas - provavelmente porque estavam além das experiências cotidianas da Sra. Papendieck. Por outro lado, na festa de casamento no Palácio de Hofburg em 1760, Um grande serviço de jantar e sobremesa de porcelana foi considerado um presente adequado de um rei para um embaixador ou companheiro monarca. Esses serviços, como o famoso Serviço de cisnes feito por Meissen de 1737 a 1741 para o conde Bruhl, podem consistir em mais de 2.000 peças. Quando a produção do Flora Danica Service da Fábrica de Porcelana de Copenhagen parou repentinamente em 1802, ela contava com 1.802 peças. O serviço foi originalmente destinado a Catarina, a Grande da Rússia, então a coroa dinamarquesa assumiu o serviço após sua morte em 1796 e aumentou o número de talheres de 80 para 100. A porcelana era ideal para o prato de sobremesa, como a decoração e as formas podiam facilmente refletir os temas naturalistas e arcádicos que dominavam a sobremesa. Todas as peças do serviço Flora Danica, não apenas as sobremesas, foram pintadas com flores únicas em um estilo botânico rigoroso. O grande serviço Meissen apresentado por Augusto III da Saxônia ao embaixador britânico Sir Charles Hanbury-Williams em 1745 incluía pratos de sobremesa na forma de alcachofras, folhas de louro e girassóis, e 166 figuras, das quais 54 eram pastorais no tema e 34 ligadas ao caçar. Essas figuras de porcelana substituíram as originalmente feitas em açúcar.As regras e costumes associados ao jantar mudaram ao longo dos anos, mas as máximas de Anthelme Brillat Savarin para jantar publicadas no início do século 19 ainda são verdadeiras: "Quando você convida um homem para jantar, nunca se esqueça, durante o curto período de tempo em que ele está sob seu telhado a felicidade dele está em suas mãos. " MANUAL DE BOAS MANEIRAS DE 1701 -   Alimente-se com seus dois dedos e o polegar da mão esquerda. Dobre teu corpo um pouco para baixo em teu prato, quando tu moves qualquer coisa que é com molho, tua boca. Não roa Ossos da Mesa, mas limpe-os com tua faca (a menos que sejam muito pequenos) e segure-os não com uma mão inteira, mas com dois dedos.  Não morda o teu pão, mas parte-o, mas não com os dedos desleixados, nem com aqueles com que apanhas a tua comida. Não mergulhe tua carne no molho. Não tome sal com uma faca. Não coma o caldo à mesa, mas coma com uma colher. Não cheire a tua Carne, nem a mova para o teu Nariz; não vire o outro lado para cima para vê-lo sobre a placa. Não jogue nada embaixo da mesa. Não segure tua faca na vertical em tua mão, mas coloque-a em tua mão direita com a Lâmina em teu prato.  Antes e depois de beber, limpe os lábios com o guardanapo. Não esfregue os dentes na mesa, a menos que segure o guardanapo diante da boca com a outra mão.
  • BELO ORATÓRIO EM MADEIRA ENTALHADA E POLICROMIA. CONSTRUÍDO EM ESTILO GÓTICO. TRABALHO MUITO BEM EXECUTADO! BRASIL, SEC. XIX. 61 CM DE ALTURA
  • ELEGANTE PERFUMADOR EM PRATA DE LEI OITOCENTISTA. BELO FORMATO COM EXCELENTE QUALIDADE DE EXECUÇÃO! ASSENTE SOBRE TRES PÉS COM FEITIO DE GARRAS. A TAMPA RETICULADA TEM CAPRICHADAS FENESTRAS PARA DISSIPAR A FUMAÇA EM DOIS NÍVEIS. PROXIMO A PEGA AS FENESTRAS SEGUEM PADRÃO DE LAUREU E NA BORDA AS FENESTRAS ASSUMEM COMPOSIÇÃO GEOMÉTRICA. CABO COM PEGA EM MADEIRA. BRASIL, SEC. XIX. 26 CM DE COMPRIMENTO. 580 GNOTA: PERFUMADORES são uma herança ancestral ibérica que remonta a tradição dos mouros. Eram muito utilizados nas residências da América espanhola e portuguesa. As diversas flagrâncias queimadas perfumavam as salas e evitavam na concepção geral a entrada de doenças na casa (o mau cheiro era tido como fonte de doença).
  • BELO TABULEIRO EM PRATA DE LEI TEOR 833. FEITIO RETANGULAR, COM GALERIA FENESTRADA. ALÇAS LATERAIS REMATADAS POR FLORES. PLANO COM GUILLOCHES. ASSENTE SOBRE QUATRO PÉS EM GARRA. BRASIL, SEC. XX. 22 CM DE COMPRIMENTO. 660 G
  • SALVA EM PRATA DE LEI ESTILO DONA MARIA I. MARCAS DE CONTRASTE PARA CIDADE DO PORTO, PRATEIRO CATALOGADO POR MOITINHO COMO P52 (PAG 276)  RASTREÁVEL A PARTIR DE 1861. CHAMA ATENÇAO NESSA PEÇA O REQUINTE E QUALIDADE DOS GUILLOCHES FORMANDO COROAS E LAURÉIS. ASSENTES SOBRE TRES PÉS VAZADOS. PORTUGAL, MEADOS DO SEC. XIX. 17 CM DE DIAMETRO
  • SAINT LOUIS  CINCO LINDAS TAÇAS DE PÉ ALTO  EM CRISTAL DOUBLE CEREJA E TRANSLÚCIDO COM LAPIDAÇÃO LAGNY. FRANÇA, INICIO DO SEC.  XX. 19 CM DE ALTURA

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