Peças para o próximo leilão

830 Itens encontrados

Página:

  • GRANDE CAIXA EM MADEIRA ENCIMADA POR FIGURA FEMININA DESNUDA ESCULPIDA EM JACARANDÁ. A ESCULTURA É FANTÁSTICA, COM MUITA QUALIDADE E A CAIXA LONGILÍNEA É PATINADA EM PRETO SIMULANDO GRANITO. 60 CM DE COMPRIMENTO. 26 CM DE ALTURA
  • PUIFORCAT, JEAN  LINDO FLOREIRO EM METAL ESPESSURADO A PRATA APOIADO FINALIZANDO COM ARREMATES EM  AZUL. DESIGN DO MAIS FAMOSO OURIVES DO PERIODO ART DECO FRANCES, JEAN PUIFORC. MUITO BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO.  FRANÇA, MEADOS DO SEC. XX. 20 CM DE ALTURANOTA: Este exemplo particular marcado foiproduzido por Jean Puiforcat (1897 - 1945), neto de Emile Puiforcat, que continuou a usar as iniciais de seu avô. Jean Puiforcat foi um famoso ourives, escultor e designer francês e é geralmente considerado o mais importante de todos os ourives franceses Art Déco. Suas obras são altamente valorizadas, notavelmente com Andy Warhol por ter sido um ávido colecionador de suas peças, muitas vezes adquirindo-as durante suas visitas a Paris nos anos 1970. Depois que Warhol morreu em 1987, a Sotheby's vendeu a coleção Puiforcat como parte da venda de memorabilia de Warhol em 1988. Um destaque foi uma terrina Puiforcat com decoração em  aventurina vendida por US $ 55.000. Atualmente, as obras de Puiforcat estão expostas no Victoria & Albert Museum e no Cooper Hewitt Smithsonian Design Museum em Manhattan.
  • WILLY GHUL. Espriguiçadeira para piscina, modelo Loop, com movimento de balanço. moldado em amianto. 55 cm x 57 cm de altura. Década de  1970. 80 x 60 x 55 cm. NOTA:  Willy Guhl é considerado o verdadeiro pioneiro do design industrial suíço. Ele é conhecido em todo o mundo pela criação de uma série de projetos para a Eternit, cadeiras de piscina e jardineiras únicas na história do design de móveis. Atenção: É preciso dizer que o fato da matéria prima ser o amianto esse produto não causa dano algum a saúde o dano do amianto é o do processamento, quanto moldado não traz risco aja visto ser o material majoritariamente predominante nas caixas de água dos brasileiros.
  • WILLY GHUL. Espriguiçadeira para piscina, modelo Loop, com movimento de balanço. moldado em amianto. 55 cm x 57 cm de altura. Década de  1970. 80 x 60 x 55 cm.
  • WILLY GHUL. Espriguiçadeira para piscina, modelo Loop, com movimento de balanço. moldado em amianto. 55 cm x 57 cm de altura. Década de  1970. 80 x 60 x 55 cm.
  • WILLY GHUL. Espriguiçadeira para piscina, modelo Loop, com movimento de balanço. moldado em amianto. 55 cm x 57 cm de altura. Década de  1970. 80 x 60 x 55 cm.
  • DESIGN MODERNISTA = BELO TABULEIRO DE XADREZ COM SUAS PEÇAS EM BARBETINA POLICROMADAS. O TABULEIRO É CONSTRUÍDO COMO UMA MESA COM FOLHAÇÃO EM JACARANDÁ E O TAMPO COM VISOR EM VIDRO É REMOVÍVEL. SENDO PORTANDO DE DUPLA APTIDÃO COMO MESA DE APOIO E COMO TABULEIRO PARA O JOGO. AS PEÇAS DE GRANDE DIMENSÃO SÃO ARTISTICAMENTE PINTADAS, ASSIM COMO AS CASAS DO TABULEIRO PINTADAS EM VERMELHO E AZUL SOBRE COURO. BRASIL, ANOS 60, 18,5 CM DE ALTURA (A ALTURA DO REI). 72 X 72 X 67 (H) CM.
  • L. POSEN  SOBERBO GOMIL E SUA LAVANDA EM PRATA DE LEI ESTILO E ÉPOCA ART NOUVEAU. MARCAS DE CONTRASTE LUA E COROA, TEOR 800 E PRATEIRO DA MANUFATURA DA VIUVA DE LÁZARO POSEN. A DECORAÇÃO É MAGNÍFICA! ELEMENTOS RELEVADOS DE UM AMBIENTE AQUÁTICO COM RIO CONTENDO LINDOS PEIXES E PLANTAS AQUÁTICAS QUE SE ELEVAM SOBRE A ÁGUA COM FLORES E RAMAGENS. TAMBÉM UMA LIBÉLULA VOANDO. A ELEGANTE ALÇA DO GOMIL TEM FEITIO DE HASTES FLORAIS E EXUBERANTES FLORES QUE UNEM A ALÇA AO CORPO DO GOMIL. MUITAS VEZES OUVI O MESMO COMENTÁRIO SOBRE O PORQUE DE NÃO EXISTIREM PEÇAS COM A BELEZA DAS PRODUZIDAS PELA MANUFATURA WMF EM PRATA DE LEI. ESSE GOMIL DESMISTIFICA ESSA QUESTÃO, PRATA DE LEI ALEMÃ COM A QUALIDADE E BELEZA DECORATIVA DAS MAIS BELAS PEÇAS WMF. ALEMANHA, FINAL DO SEC. XIX. 38 X 38 CM. 2875 GNOTA: A empresa foi fundada em Frankfurt em 1869 por Brendina Wetzlar, viúva de Lázaro Jacob Posen, ourives e varejista de descendência polonesa. Sob a administração da viúva Posen, a empresa se tornou o maior fornecedor de prata Judaica no final do século XIX. Seu filho Jacob L. Posen ingressou na empresa em 1880 e, em 1900, a grande equipe de ourives e gravadores da empresa produzia algumas das melhores pratas do país. Eles receberam um mandado real em 1903. No século 20, a empresa estava sob a direção dos netos de Brendina, Jakob, Hermann e Moritz Posen. Em 1938, a empresa foi fechada e saqueada à força na Kristallnacht (Noite dos Cristais). NOITE DOS CIRSTAIS: Na noite de 9 de novembro de 1938 teve início a onda de violência contra os judeus em todo o Reich. Embora os ataques parecessem expontâneos, como se fossem uma revolta natural da população alemã contra o assassinato de um oficial daquele país por um adolescente judeu em Paris, na verdade, o ministro alemão da propaganda, Joseph Goebbels, e outros líderes nazistas haviam organizado os pogroms chacina dos judeus cuidadosamente, muito antes deles acontecerem. Num período de apenas dois dias, mais de 250 sinagogas foram queimadas, cerca de 7.000 estabelecimentos comerciais judaicos destruídos, dezenas de judeus foram mortos, e cemitérios, hospitais, escolas e casas judias saqueados, tudo ante a total indiferença da polícia e dos bombeiros e da população. Os pogroms ficaram conhecidos como Kristallnacht ou "Noite dos Cristais" também Noite dos Vidros Quebrados, devido aos vidros estilhaçados nas vitrines das lojas, sinagogas e moradias de judeus. Na manhã seguinte, 30.000 judeus alemães do sexo masculino foram presos pelo crime de serem judeus, e enviados a campos de concentração onde centenas acabaram morrendo. Algumas mulheres judias também foram detidas e enviadas para prisões locais. Estabelecimentos comerciais de propriedade de judeus não puderam ser reabertos, exceto os que passaram a ser gerenciados por não-judeus. Toques de recolher foram impostos, limitando as horas do dia em que os judeus podiam sair de suas casas. Após a Noite dos Cristais, a vida de adolescentes e crianças judias na Alemanha e na Áustria se tornou ainda mais difícil: além de serem barrados em museus, parques e piscinas, também foram expulsos das escolas públicas. Os jovens, assim como seus pais, passaram a viver totalmente segregados naqueles países. Desesperados, muitos judeus cometeram suicídio. As famílias judias desesperadamente passaram a tentar sair da Alemanha e da Áustria.
  • PAR DE CASTIÇAIS EM PRATA DE LEI COM MARCAS PARA CIDADE DE LISBOA (L COROADO) E PRATEIRO REFERENCIADO POR MOITINHO COMO L-143 (PAG. 104) ATIVO NA PRIMEIRA METADE DO SEC. XIX. DOCRADO COM ELEMENTOS FLORAIS E RAMAGENS ERLEADOS. FUSTE EM BALAUSTRE. ASSENTE SOBRE QUATRO PES EM GARRA. PORTUGAL, PRIMEIRA METADE DO SEC. XIX. 23,5 CM DE ALTURA.775 G
  • MAGNÍFICO TINTEIRO DE APARATO COM GUARNIÇÃO EM PRATA DE LEI. MARCAS DE CONTRASTE   JAVALI. BASE EM PLATEAU DECORADO COM PORTENTOSAS CABEÇAS DE LEÃO. TINTEIRO EM CRISTAL COM GUARNIÇÃO EM PRATA  DE LEI.  ASSENTE SOBRE QUATRO PÉS EM BOLA.  21 X 21 CM
  • COPO EM PRATA DE LEI COM FEITIO DE CORNETA. CORPO DECORADO COM ANÉIS CONCÊNTRICOS CINZELADOS. BRASIL, MEADOS DO SEC. XIX. 9 CM DE ALTURA E 8 CM DE DIAMETRO NA BORDA. 165 G
  • HEREND PRINTEMPS   BELO E RARO JARRO PARA ÁGUA PADRÃO PRINTEMPS. LINDA ALÇA LATERAL DUPLA COM FEITIO DE VISTOSAS SERPENTES. DECORAÇÃO COM GUIRLANDA FLORAL RELEVADA E FLORES PINTADAS EM ESMALTE. ARREMATES EM OURO. TERÇO INFERIOR COM GOMADOS RELEVADOS. MARCAS DA MANUFATURA SOB A BASE. PEÇA PARA COLECIONADOR! HUNGRIA, INICIO DO SEC. XX. 30 CM DE ALTURA.NOTA: A Herend Porcelain Manufactory é uma empresa de fabricação húngara, especializada em porcelana de luxo pintada a mão e dourada. Fundada em 1826, baseia-se na cidade de Herend perto da cidade de Veszprém. Em meados do século 19, foi fornecedora da dinastia Habsburg e aristocráticos clientes em toda a Europa e muitos de seus padrões clássicos ainda estão em produção. O apelo artística e o esforço de fabrico das primeiras peças conseguiu em curto espaço de tempo notabilizar a manufatura. Assim foi premiada em importantes exposições como A primeira Exposição Húngara de Arte Aplicada , a Exposição de Viena , em 1845, a Grande Exposição de Londres de 1851, a Exposição da Indústria de Todas as Nações , em Nova York, 1853 e a Exposição Universal de Paris de 1855. Esses prêmios trouxeram valorização para Herend. Esta apreciação aparece nas encomendas feitas em nome de vários cortes reais ( Rainha Victoria , Francisco José I. , Maximiliam ( imperador mexicano) dentre outros). O nome dos padrões conhecidos referem-se aos primeiros clientes ( Rainha Victoria , Esterházy, Batthyány , Rothschild ,Apponyi ). Em 1865 Francisco José I deu título para de nobreza para Mór Fischer, apreciando seus resultados e trabalho em arte de porcelana. A partir de 1872 Mór Fischer Farkasházy , produzindo para a Corte Real, tinha o direito de usar as formas e padrões da Manufatura de Viena, que tinha fechado. Essa foi a idade de ouro de Herend. Os artistas de projeto, oleiros, pintores e modeladores adicionaram valor a marca que recebeu 24 grandes prêmios de ouro em exposições mundiais entre 1851 e 1937. Talvez o padrão Herend mais conhecido foi apresentada na Exposição Mundial de Londres, em 1851, com ramos floridos pintados em alegres, cores vivas. A rainha britânica, Victoria , ordenou um jantar com o serviço desse padrão ganhador da medalha de ouro no Castelo de Windsor. Daí o nome do padrão ser "Viktória".
  • SABINO (1878-1961)    LINDA ESCULTURA EM VIDRO ARTÍSTICO COM FEITIO DE PEIXENA TONALIDADE VERDE. ASSINADO SOB A BASE EM PONTA DE DIAMANTE SABINO PARIS. TRATA-SE DE ESCULTURA DE ERNEST SABINO NOTÁVEL MESTRE VIDREIRO DO PERÍODO ART DECO. FRANÇA, DEC. 1930. 11,5 CM DE ALTURA.NOTA: Ernest-Marius Sabino nasceu na Sicília e mudou-se para a França com a família quando era jovem. Frequentou a Ecole Nationale des Arts Decoratifs e a Ecole des Beaux-Arts de Paris. Após a Primeira Guerra Mundial, Sabino fundou uma fábrica que fabricava luminárias tradicionais de madeira ou bronze, e mais tarde mudou para luminárias de vidro. Contemporâneo de René Lalique, Sabino projetou suas vidrarias e iluminação por conta própria até 1930, quando contratou um gerente de produção chamado Grivois, cujo objetivo era fazer a iluminação transcender a banalidade. Sabino usou vidro prensado e moldado em baixo-relevo.Os produtos de vidro de Sabino incluíam porta-menus, estátuas, grandes vasos, painéis, forros, pilastras, colunas, portas, fontes e luminárias. Suas encomendas incluíram iluminação para hotéis e restaurantes, bem como para o navio marítimo de 1935 Normandie. O trabalho de Sabino foi exibido na Exposition Internationale des Arts Decoratifs et Industriels Modernes de 1925, bem como no Salon d'Automne de 1925, para o qual ele projetou a iluminação geral de seus salões, corredores e antecâmaras. Em 1939, o trabalho de Sabino havia se tornado mais diverso do que o de Laliqu. Sabino conhecia as novas teorias da iluminação surgidas na década de 1920. Enquanto durante os anos 1900 os designers se concentraram em transformar lâmpadas em objetos de arte, os designers dos anos 1920 enfatizaram a funcionalidade dos acessórios de iluminação. Os elementos de uma luminária deveriam ser subordinados à sua função de iluminação. Como tal, Sabino continuou a experimentar e a expandir a sua oferta de produtos, em vários momentos, oferecendo nada menos que cinco formas diferentes de iluminação: direta, semidireta, mista, semidireta e indireta.
  • BOULANGER  GRANDE GOMIL E SUA BACIA EM METAL ESPESSURADO A PRATA. BELISSIMO E COM FORMATO MUITO ELEGANTE. DECORADO EM TORCEIL. MARCAS DA IMPORTANTE MANUFATURA DE BOULANGER, FRANCE. A BACIA BEM MONOGRAMA EL. FRANÇA, SEC. XIX. 40 CM DE DIAMETRO (BACIA)
  • KPM BERLIM  MARCAS PARA 1832 -  SUNTUOSO  CONJUNTO EM PORCELANA COM RICA DECORAÇÃO FLORAL. ARREMATES EM OURO. BORDA RECORTADA COM COM FRISO EM OURO E BARRADO CONSTITUÍDO POR GUIRLANDA FLORAL. MARCAS PARA CIDADE DE BERLIM, 1832.  PEÇAS PARA COLECIONADOR! ALEMANHA, SEC. XIX. 21 CM DE DIAMETRO (IMPERCEPTÍVEIS BICADOS NA BORDA CAUSADOS PELO ATRITO COM SUPORTES PARA EXPOSIÇÃO)
  • MURANO  BELA LUMINÁRIA EM VIDRO ARTÍSTICO DE MURANO DECORADO COM FAIXAS ESTRIADAS NA TONALIDADE VERDE E BRANCA. BASE EM MADEIRA. ITÃLIA, DEC. 70. 45 CM DE ALTURA.
  • GINORI - PORTENTOSA SOPEIRA EM PORCELANA OITOCENTISTA COM DECORAÇÃO FLORAL. PEGA NA TAMPA COM FEITIO DE ROMÃ. MAGNIFICAS PEGAS LATERAIS COM PEROLADOS. ITÁLIA, SEGUNDA METADE DO SEC. XIX. 43 (C) X 33 (H) CM
  • BELA SALVA EM PRATA DE LEI ESTILO E ÉPOCA DONA MARIA I. FATURA INGÊNUA, GALERIA DECORADA EM ARCOS SOBREPOSTOS. PLANO COM DELICADO GUILLOCHE FORMANDO LAURÉIS CONCENTRICOS. ASSENTE SOBRE TRÊS ROBUSTOS PÉS. BRASIL, FINAL DO SEC. XVIII OU INICIO DO XIX. 18 CM DE DIAMETRO., 410 G
  • PEDRO ALEXANDRINO (1856  1942)  COMPOSIÇÃO COM ALHO E CEBOLAS.  OLEO SOBRE MADEIRA. ASSINADO NO CANTO SUPERIOR DIREITO. BRASIL, INICIO DO SEC. XX. 16 X 21 CM (CONSIDERANDO SOMENTE A PLACA) E 25 X 31 CM (COM A MOLDURA).NOTA: Pedro Alexandrino Borges (São Paulo SP 1856 - idem 1942). Pintor, decorador, desenhista eprofessor. Inicia-se na pintura aos 11 anos, ao trabalhar com o decorador francês Barandier (ca.1812- 1867), na catedral de Campinas, São Paulo. Nessa época, também auxilia o decorador francês Stevaux em São Paulo e realiza trabalhos em igrejas, residências e palacetes. Em 1880, recebe as primeiras lições de pintura do pintor mato-grossense João Boaventura da Cruz. A partir de 1883, estuda com Almeida Júnior (1850 - 1899) em seu ateliê, na Rua da Glória, em São Paulo. De 1887 a 1888, estuda desenho com José Maria de Medeiros (1849 - 1925) e pintura com Zeferino da Costa (1840 - 1915), como aluno bolsista da Academia Imperial de Belas Artes - Aiba, no Rio de Janeiro. Entre 1890 e 1892, ingressa na Escola Nacional de Belas Artes - Enba, mas não conclui o curso. De volta a São Paulo, leciona desenho no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo - Laosp, em 1895 e 1896. Viaja para Paris em companhia de Almeida Júnior, como pensionista do Estado de São Paulo, e freqüenta o ateliê de René-Loui Chrétien (1867 - 1942) e a Académie Fernand Carmon. Conhece Antoine Vollon (1833 - 1900), e com ele estuda a partir de 1899. Freqüenta também o Ateliê Lauri e estuda com o pintor Monroy. Retorna ao Brasil na primeira década do século XX, estabelece-se em São Paulo, onde leciona desenho e pintura. Tem como alunos Tarsila do Amaral (1886 - 1973), Anita Malfatti (1889 - 1964) e Bonadei (1906 - 1974), entre outros. Antes mesmo de sua viagem de estudos a Paris, Pedro Alexandrino já é um artista especializado em natureza-morta. Segundo a historiadora da arte Ruth Tarasantchi, sua produção desse período é influenciada por seu mestre, Almeida Júnior (1850 - 1899), principalmente na fatura lisa e na utilização de planos de fundo escuros. EmCozinha na Roça,1894, apresenta uma composição com pinceladas mais livres, na qual é possível observar a habilidade do pintor no uso das cores. Na França, tem contato com a obra de Antoine Vollon (1833 - 1900) e deRené-Louis Chrétien (1867 - 1942). Em Paris, como aponta Tarasantchi, suas composições tornam-se mais complexas, realizadas com pinceladas mais largas, com menor preocupação com detalhes. O gosto do artista por formas arrendondadas ou cilíndricas revela-se emFlores e Doces,s.d. ou emMetais,Porcelanas e Morangos,s.d. Alexandrino é conhecido pela representação de objetos em metal, dos quais consegue transmitir a impressão de volume e brilho. Reúne, por vezes, em uma mesma pintura, dois ou três tipos diferentes de metais, demonstrando sua habilidade em reproduzir os diferentes tons de cada peça. Outra constante em seu trabalho é a exploração dos efeitos de transparência, quando pinta cristais ou garrafas de vidro. (ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL)
  • GRANDE E BELA ESCULTURA REPRESENTANDO BUSTO DE CRISTO ESCULPIDO EM MADEIRA. EXPRESSIVO E COM ESCULTURA DE EXCEPCIONAL QUALIDADE! BRASIL, INICIO DO SEC. XX. 40 CM DE ALTURA

830 Itens encontrados

Página: