Peças para o próximo leilão

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  • DEGUÈ  MUITO GRANDE FLOREIRO EM CAMEO GLASS ESTILO E ÉPOCA ART DECO. DECORADO COM ELEMENTOS VEGETALISTAS EM AZUL CRESTADOS EM ROSE. RARO PELA GRANDE DIMENSÃO E AO MESMO TEMPO MUITO BONITO. FRANÇA, INICIO DO SEC. XX. 28 X 25 CM.NOTA: Em 1928, David Gueron, fundador da Christalleries de Compiegne e Edouard Cazaux, (1889-1974), um artista, escultor e um designer uniram forças para criar uma empresa chamada de "Verrerie d 'arte Degue". Eles abriram uma loja de varejo em 1930 em Paris, na Rue Druout que existiu até 1939. Participaram da decoração do emblemático navio transatlântico SS Normandia, lançado em 1935. A sua marca era assinada "Degue". O gênio criativo de Gueron tornou célebre a sua produção sendo que este foi provavelmente uma das figuras máximas do período Art Deco dos quais foi um dos criadores. O SS Normandie foi um transatlântico francês que por cinco anos ostentou o título de "o maior navio do mundo. Construído no início da década de 1930, foi lançado ao mar em outubro de 1932 e sua viagem inaugural ocorreu em 29 de maio de 1935. O Normandie foi construido para ser "o rei dos transatlânticos", sendo o primeiro a ultrapassar 60 mil toneladas (total de 82.800 toneladas) distribuídos em 308 metros de comprimento e com capacidade para 3.317 pessoas, incluindo passageiros e tripulantes, além de ser o maior turbo-elétrico existente até então. Magníficos vitrais, lustres, luminárias e floreiros em cameo Glass executados por Degué decoravam toda a parte interna do navio sendo o maior projeto executado por eles. No carnaval de 1939, o Normandie um dos mais luxuosos transatlânticos do mundo passou pela cidade do Rio de Janeiro numa das suas últimas viagens. Em agosto de 1940 o SS Normandie foi confiscado em Nova York devido ao início da Segunda Guerra Mundial. Foi modificado para o transporte de tropas e em 1942 incendiou-se, adernou e tombou devido a grande quantidade de água utilizada para apagar o incêndio.
  • WILHELM KRALIK SOHN  GRANDE FLOREIRO EM VIDROM ARTÍSTICO ESTILO E ÉPOCA ART DECO. MAGNIFCA DECORAÇÃO COM FLORES E COLMOS VEGETAIS. PEÇA BELÍSSIMA! CHECOESLOVÁQUIA, DECADA DE 1930. 37 CM DE ALTURA.NOTA: A fábrica de vidros Lenor foi fundada por Jan Meyer em 1834 como uma das últimas na região checa de umava. Jan Meyer era o proprietário da fábrica de vidros em Vimperk, cuja capacidade se revelou insuficiente com o passar do tempo, e portanto não havia outra maneira a não ser construir uma nova fábrica.Mais tarde, a gestão da vidraria recém-fundada foi assumida por Wilhelm Kralik e, após a sua morte, pelos filhos de Wilhelm que, no entanto, não se entenderam quanto a administração e a empresa ficou assim dividida: Os irmãos Heindrich e Jan estabeleceram uma nova empresa, batizando-a de Wilhelm Kralik Sohn e datando sua fundação em 1830, ou seja, o período em que Wilhelm Kralik entrou na empresa de Jan Meyer. No início, a vidraria e seus novos proprietários foram fortemente afetados pelos problemas causados pela falta de experiência dos dois irmãos. Em 1882, a situação resultou na saída de Jan Kralik. Heinrich recebeu assim a rica experiência e conhecimento de negócios de seu primo, Wilhelm Mathias Kralik, que era o chefe da fábrica de vidro de Nov Svt na época. Ele chegou a umava com muitos de seus colaboradores de Harrachov. O novo diretor de negócios mudou drasticamente a gama de produção da vidraria, que até então se concentrava principalmente no vidro plano: a orientação principal era produzir o vidro decorado com fundição da moda com motivos naturalistas, atendendo assim à demanda dos clientes europeus. Isso garantiu as vendas em muitos países europeus. O vidro decorado com Lenora estava inicialmente muito próximo dos exemplos de Harrachov principalmente por seus tons suaves e escuros de verde oliva, marrom e topázio. Esses padrões geralmente tinham decorações naturalistas na forma de folhagens e flores e pequenos insetos, mas também cobras e lagartos. A vidraria Lenor, no entanto, encontrou sua expressão artística única ao longo do tempo, baseada em decorações específicas como flores prensadas planas com contrastes de cores marcantes e arranjos simétricos. Lenora, além disso, produziu uma grande escala de vasos e jardineiras, objetos de mesa decorativos na forma de flores e cúpulas em forma de pétalas. A vidraria atingiu seu auge durante a década de 1890, e muitos padrões e decorações característicos do vidro fundido decorado foram produzidos até a década de 1920, alguns deles até mesmo durante a década de 1940.
  • LOETZ/RICHARD  BELA BASE DE LUMINÁRIA EM VIDRO ARTÍSTICO FUNDO PREDOMINANTEMENTE LARANJA COM DECORAÇÃO DE FLORES E RAMAGENS. ESTILO E ÉPOCA ART DECO. GUARNIÇÃO EM METAL COM ARREMATE EM OURO. IMPÉRIO AUSTRO HUNGARO, INICIO DO SEC. XX. 23 CM DE ALTURANOTA: O grande sucesso das peças produzidas em Cameo Glass por Gallé e Daum, além de outros representantes da escola de Nancy redundaram em encomendas desse gênero para LOETZ que empregava como técnica dominante em seu trabalho a produção em vidro artístico ao gosto Austríaco. O mercado voltou-se de tal forma para o Cameo Glass que Loetz para atender a sua demanda passou a fabricar peças com a técnica de Nancy mas como eram peças de encomenda para um encomendante francês os exemplares produzidos por ele eram assinados com o pseudônimo RICHARD.
  • LOETZ/RICHARD  BELA BASE DE LUMINÁRIA EM VIDRO ARTÍSTICO COM FUNDO PREDOMINANTEMENTE AMARELO DECORAÇÃO COM CENA  LACUSTRE COM BARCO, MONTANHA E ÁRVORES. ESTILO E ÉPOCA ART DECO. GUARNIÇÃO EM METAL COM ARREMATE EM OURO. IMPÉRIO AUSTRO HUNGARO, INICIO DO SEC. XX.24 CM DE ALTURA
  • LINDO PAR DE VASOS EM OPALINA DECORADOS COM ESMALTES REPRESENTANDO FIGURAS DE QUERUBINS  EM DUAS CENAS DISTINTAS EM UM DELES TRÊS QUERUBINS ESTÃO EM TORNO DE UM NINHO DE PASSAROS EM UMA ÁRVORE FLORIDA. NOTA-SE PAISAGEM COM RELVA E MONTANHAS AO FUNDO. NO OUTRO TRÊS QUERUBINS EM SEUS FOLGUEDOS. BORDAS TIOTADAS EM DEBRUM. FRANÇA, SEC. XIX. 33 CM DE ALTURA.
  • BELO PALITEIRO EM PRATA DE LEI  COM PSEUDO CONTRASTE PARA CIDADE DO PORTO.  FEITIO DE FONTE COM PÁSSAROS. BASE FENESTRADA. ASSENTE SOBRE TRÊS PÉS EM GARRA. BRASIL, SEC. XIX.; 20 CM DE ALTURA
  • RUSSIA IMPERIAL PRATA DE LEI  NIKOLAI STRULEV - LINDO KOVSH EM PRATA DE LEI ESMALTADA DECORADA COM PADRÃO DE FOLHAGENS GIRATÓRIAS EMOLDURAS POR DUAS FILEIRAS DE CONTAS DECORATIVAS DE TURQUESA. MARCAS DO PRATEIRO NOLOLAI STRULEV DA CIDADE DE MOSCOU E CHANCELA DO ENSAIADOR IVAN SERGEYEVICH LEBEDKIN COM FUNÇÃO ENTRE 1898 E 1914. O KOVSH É UM OBJETO DE ALTO COLECIONISMO MUNDIAL E ATINGE NOS MAIS IMPORTANTES LEILÕES DO MUNDO CIFRAS QUE ALCAÇAM MILHARES DE LIBRAS COMO OS DA CHRISTIE (https://www.christies.com/lotfinder/Lot/a-russian-silver-gilt-and-cloisonne-enamel-kovsh-5444611-details.aspx). MOSCOU, RÚSSIA IMPERIAL, SEC. XIX/XX. 11 CM DE COMPRIMENTO. NOTA: O Kovsh é um utensilio com feitio de nave típico da Rússia. Era oval como um barco com uma única alça. Originalmente o Kovsh era feito de madeira e usado para servir e beber hidromel, conforme objetos arqueológicos escavados a partir do século X. O Kovsh de metal começou a aparecer por volta do século XIV, embora também continuasse a ser esculpido em madeira e frequentemente pintado com estilo campônio . No século XVII, o Kovsh era frequentemente um ornamento em vez de objeto de uso prático, e no século XIX foi elaboradamente fundido em metais preciosos para apresentação como um presente oficial do governo czarista. Os kovshi maiores, conhecidos como vynosny, eram compartilhados entre os companheiros de jantar, os menores conhecidos como piti eram dados a cada convidado. Os kovshi menores, de tamanho individual, eram às vezes utilizados como uma concha, usados para despejar a bebida de um kovsh maior. Para fins de apresentação, os kovshi menores usados como conchas eram frequentemente enganchados no lado do kovshi maior. Talvez a forma mais famosa de kovshi seja a zhalovannye. Esta forma de kovshi era popular por volta do século dezenove que é a forma do presente item apresentado no lote. Os zhalovannye quase perderam a sua função como taças e começaram a ser feito para fins decorativos. Eles foram freqüentemente concedidos como presentes dos czares a leais defensores do império, muitas vezes o zhalovannye teria sido gravado com o nome do destinatário ao lado. Um exemplo do presente de um kovshi é o czar Pedro I, o Grande, que apresenta a Frederico Augusto I da Saxônia um lindo kovshi feito de ouro e Niello, maravilhosamente decorado com pérolas e safiras.
  • BARCO VIKING EM PRATA DE LEI COM ESMALTES NA TONALIDADE AZUL E VERMELHA. BELO EXEMPLAR DE TECNICA DE OURIVESSARIA COM ARREMATES EM ESMALTE. PROVAVELMENTE FINLÂNDIA, INICIO DO SEC. XX. 16 CM DE COMPRIMENTO.
  • RUSSIA IMPERIAL PRATA DE LEI  DUAS BELAS CAIXAS EM PRATA DE LEI SENDO UMA CIGARREIRA COM MARCAS PARA CIDADE DE MOSCOU DECORADA COM GUILLOCHES FLORAIS E FECHO COM PEDRA AZUL E UMA TABAQUEIRA COM ARREMATES EM NIELLO MARCAS PARA 1867 REPRESENTANDO PALÁCIO IMPERIAL DE SÃO PETERSBURGO. RÚSSIA, SEC. XIX E INICIO DO XX.
  • RUSSIA IMPERIAL PRATA DE LEI  NIKOLAI STRULEV - LINDO KOVSH EM PRATA DE LEI ESMALTADA DECORADA COM PADRÃO DE FOLHAGENS GIRATÓRIAS EMOLDURAS POR DUAS FILEIRAS DE CONTAS DECORATIVAS DE TURQUESA. MARCAS DO PRATEIRO NOLOLAI STRULEV DA CIDADE DE MOSCOU E CHANCELA DO ENSAIADOR IVAN SERGEYEVICH LEBEDKIN COM FUNÇÃO ENTRE 1898 E 1914. O KOVSH É UM OBJETO DE ALTO COLECIONISMO MUNDIAL E ATINGE NOS MAIS IMPORTANTES LEILÕES DO MUNDO CIFRAS QUE ALCAÇAM MILHARES DE LIBRAS COMO OS DA CHRISTIE (https://www.christies.com/lotfinder/Lot/a-russian-silver-gilt-and-cloisonne-enamel-kovsh-5444611-details.aspx). MOSCOU, RÚSSIA IMPERIAL, SEC. XIX/XX. 11 CM DE COMPRIMENTO. NOTA: O Kovsh é um utensilio com feitio de nave típico da Rússia. Era oval como um barco com uma única alça. Originalmente o Kovsh era feito de madeira e usado para servir e beber hidromel, conforme objetos arqueológicos escavados a partir do século X. O Kovsh de metal começou a aparecer por volta do século XIV, embora também continuasse a ser esculpido em madeira e frequentemente pintado com estilo campônio . No século XVII, o Kovsh era frequentemente um ornamento em vez de objeto de uso prático, e no século XIX foi elaboradamente fundido em metais preciosos para apresentação como um presente oficial do governo czarista. Os kovshi maiores, conhecidos como vynosny, eram compartilhados entre os companheiros de jantar, os menores conhecidos como piti eram dados a cada convidado. Os kovshi menores, de tamanho individual, eram às vezes utilizados como uma concha, usados para despejar a bebida de um kovsh maior. Para fins de apresentação, os kovshi menores usados como conchas eram frequentemente enganchados no lado do kovshi maior. Talvez a forma mais famosa de kovshi seja a zhalovannye. Esta forma de kovshi era popular por volta do século dezenove que é a forma do presente item apresentado no lote. Os zhalovannye quase perderam a sua função como taças e começaram a ser feito para fins decorativos. Eles foram freqüentemente concedidos como presentes dos czares a leais defensores do império, muitas vezes o zhalovannye teria sido gravado com o nome do destinatário ao lado. Um exemplo do presente de um kovshi é o czar Pedro I, o Grande, que apresenta a Frederico Augusto I da Saxônia um lindo kovshi feito de ouro e Niello, maravilhosamente decorado com pérolas e safiras.
  • LINDA CARRUAGEM EM PRATA DE LEI COM VERMEIL. REPRESENTA CARRUAGEM DA IMPERATRIZ CATARINA A GRANDE E DUAS PARELHAS DE CAVALO. MARCAS APÓCRIFAS PARA SÃO PETESBURGO ASSIM COMO POSSUI MARCAS APÓCRIFAS DE JULIUS ALEXANDER RAPPOPORT, ARTIFICE CHEFE DE FABERGE. 24 CM DE COMPRIMENTO. 315 G
  • BELO PAR DE CASTIÇAIS EM PRATA DE LEI DITOS  DE GARRA E BOLA. DECORADOS COM GUILOCHES. FUSTE EM BALAÚSTRE. ASSENTE SOBRE QUATRO LINDOS PÉS EM GARRA E BOLA REMATADOS POR FOLHAS DE ACANTO. BRASIL, SEC. XIX. 24 CM DE ALTURA. 1265 G.
  • PRATA DE LEI GEORGE V -  SUNTUOSA EPERGNE EM PRATA DE LEI COM MARCAS PARA CIDADE DE SHEFFIED E LETRA DATA 1911. PRATEIROS WALKER E HALL ESTABELECIDOS EM 1894. ESTILO E ÉPOCA ART DECO. CONSTRUÍDA POR UM PRATO CENTRAL ELEVADO SOBRETRÊS ALTOS PÉS. DO PRATO CENTRAL PENDEM TRÊS OUTROS PRATOS DE MENOR TAMANHO. INGLATERRA, 1911. 30 CM DE ALTURA. 1730 GNOTA: NOTA: A palavra epergne é tirada do francês epargne, que significa economia, e originalmente exibiu a aparência de ortografia mais anglicizada. A epergne inglesa economiza de duas maneiras. Primeiro, na economia de espaço precioso: o costume de serviço no sec. XVIII e inicio do XIX requeria que grande parte dos alimentos fossem colocados na mesa ao mesmo tempo. Os comensais que entram na sala de jantar encontraram a comida no lugar, geralmente em pratos de entrada cobertos (os pratos, às vezes, eram colocados sobre um recheou térmico com água quente), e era composto por um ou dois tipos de peixe e uma ou duas sopas. Além disso, por volta de 1760, tornou-se moda para o anfitrião esculpir o pássaro ou outro animal que fosse a opção de carne na mesa (lembra-se dos filmes em que as mesas tinham porcos inteiros, pássaros com penas para enfeitar montados no centro?).A segunda maneira em que economiza a epergne é que ela torna econômico o uso de nozes raras, frutas, condimentos e outros luxos dos trópicos. Os convidados se serviam da epergne, e as iguarias que não eram comidas ficavam intocadas nas mesas centrais, em vez de serem desperdiçadas quando os pratos fossem limpos no serviço convencional. Assim as EPERGNES podem conter frutos, doces, petiscos e outras iguarias para serem consumidas com os dedos e também se prestam para decoração com flores. A partir do período vitoriano a epergne foi aliviada de sua grande posição de servidor.No "novo" estilo de serviço, a la russe, cada prato era trazido separadamente em sequencia, deixando mais espaço para a exibição de flores neste acessório. O final do século XIX e início do século XX viu um breve e limitado ressurgimento de epergnes nos estilos rococó e neoclássico, ainda assim, estes foram destinados a serem usados como objetos decorativos, não propriamente para servir.
  • SEVRES - MAJESTOSO PAR DE ANFORAS POT-POURRI EM PORCELANA COM GUARNIÇÃO EM EXCEPCIONAL BRONZE ORMOLU. FUNDO NA TONALIDADE AZUL CELESTE REMATADO POR OURO. NAS DUAS FACES TEM RICAS REPRESENTAÇÕES EM ESMALTE. DE UM LADO JOVEM RETIRA NINHO COM PÁSSAROS DE UMA ÁRVORE  E NA OUTRA COLHE FRUTOS.  NAS FACES OPOSTAS LUXURIANTES FLORES. O BRONZE É MAGNIFICO LATERALMENTE TEM DUAS FIERAS DE PEROLADOS ENCIMADOS POR CABEÇAS DE CARNEIRO. AS BORDA SÃO FENESTRADAS PARA  DISSIPAÇÃO DO AROMA. AS TAMPAS SÃO SUNTUOSAS REMATADAS POR LAURÉIS QUE SE REPETEM NA BASE. O OURO ESTÁ EM OTIMO ESTADO, NÃO FOI LIMPO DA OXIDAÇÃO PARA FORNECER OPÇÃO AO ARREMATANTE. FRANÇA, CIRCA DE 1860. 48 CM DE ALTURA
  • VAL SAINT LAMBER  MAGNÍFICO APARELHO EM CRISTAL FINAMENTE LAPIDADO. ELEGANTE LAPIDAÇÃO EM SULCOS HORIZONTAIS E VERTICAIS. FUSTE EM BALAÚSTRE. TAÇAS DE VINHO BRANCO SÃO NA TONALIDE ROSE. CURIOSAMENTE APESAR DE SER DO INICIO DO SEC. XX AINDA APRESENTA VÁRIAS TAÇAS COM OS SELOS DA MANUFATURA EM PAPEL COMO FORAM FEITOS ATÉ A DÉCADA DE 1930. COMPLETO PARA DEZ PESSOAS. COMPOSTO POR 56 PEÇAS SENDO: 10 TAÇAS PARA ÁGUA, 10 TAÇAS PARA VINHO TINTO, 10 TAÇAS PARA VINHO BRANCO (NA TONALIDADE ROSE), 10 TAÇAS PARA CHAMPAGNE, 10 TAÇAS PARA PORTO, 6 TAÇAS PARA LICOR, DECANTER E JARRA PARA ÁGUA.BÉLGICA, DEC. 20. 23 CM DE ALTURA (DECANTER)
  • BELO FAQUEIRO EM PRATA DE LEI COM MARCAS PARA ITALIA, CIDADE DE PÁDOVA. COM LINHAS CLÁSSICAS  E DISCRETAS ESSE FAQUEIRO PRESTA-SE PERFEITAMENTE AO USO ATUAL. DOTADO DE  89 PEÇAS SENDO: 11 FACAS PARA CARNE, 12 GARFOS DE JANTAR, 12 COLHERES PARA SOPA, 12 COLHERES PARA SOBREMESA, 12 GARFOS PARA SOBREMESA, 12 FACAS PARA FRUTAS E SEIS TALHERES DE SERVIÇO (OS  PEGADORES DE SALADA SÃO MUIITO BONITOS TEM AS PARTES FUNCIONAIS EM ACRÍLICO), ITALIA, DEC. 1960. 3445 G SEM AS FACAS E COM ELAS 5535G
  • ESCOLA EUROPÉIA CENA RURAL  ÓLEO SOBRE CANVAS. ASSINATURA POUCO LEGÍVEL. LINDO QUADRO EUROPEU COM EXUBERANTE PAISAGEM RURAL. EM UMA ESTRADA A MÃE SEGURA UMA VARA EM UMA DAS MÃOS E UM BALDE DE ORDENHA NA OUTRA. O FILHO LHE SEGURA O BRAÇO. OS DOIS CONDUZEM VACAS PELO CAMINHO PARA ORDENHÁ-LAS. O CÉU É MAGNIFICO. UM RIACHO PASSA AO LARGO DO CAMINHO. COMPÕE AINDA A PAISAGEM MONTANHAS, UM GRANDE LAGO AO FUNDO, UMA FLORESTA E UM CASEBRE. BELA MOLDURA! EUROPA, PRINCÍPIO DO SEC. XIX. 96 X 81 CM COM A MOLDURA E SEM ELA 75 X 62 CM. (pequenos detalhes na moldura)
  • COMENDADOR LUIZ GOMES FERREIRA  PAR DE FRUTEIRAS EM PORCELANA COM DECORAÇÃO ESTILO  E ÉPOCA RESTAURAÇÃO, REINADO CARLOS X DA FRANÇA. DECORADO COM ROSÁCEA EM OURO NA CALDEIRA, DELIMITADA POR MOLDURA EM OURO. A BORDA TEM LARGO BARRADO EM OURO, SUCEDIDA POR FRISO AZUL DELIMITADO POR FRISO EM OURO. A BASE SEGUE A MESMA DECORAÇÃO PORÉM POSSUI RESERVAS COM BRASÃO DE ARMAS DO COMENDADOR E LEGENDA EM LATIM SOLA NOBILITAS VIRTUS. EM LETRAS GÓTICAS INICIAIS DO PROPRIETÁRIO LGF. FRANÇA, DEC. 1820. 21 CM DE DIAMETRONOTA: foi um Rico negociante estabelecido em Londres, depois no Recife, tendo como residência o Palácio Mondego (demolido, ficava na atual Rua Visconde de Goiana, antiga rua do Cotovelo, no bairro da Boa Vista. No local encontra-se hoje o Colégio Salesiano Recife); conhecido como "Lord Esporas", por andar com esporas de ouro pelas ruas do Recife. O DIÁRIO DE PERNAMBUCO, de quarta-feira, 26 de fevereiro, n 329, ano de 1834 traz o seguinte anúncio: "Precisa-se de um feitor que saiba podar, enxertar, e tudo o mais de seu ofício, dá-se de comer, e bom ordenado, quem estiver nestas circunstâncias. Dirija-se ao Mondego, sítio de Luiz Gomes Ferreira. Em 1821 o Comendador foi baleado no Recife, quando acompanhava o Governador da Província, Luiz do Rego Barreto, ocasião em que os pernambucanos voltavam a rebelar-se contra a Coroa portuguesa. Casou-se em primeiras núpcias com Francisca Mariana do Espírito Santo, que  faleceu   no Recife. Desse casamento nasceu LUIZ GOMES FERREIRA (CHAMADO 3. POR SER PRECEDIDO DE SEU PAI E BISAVÔ HOMÔNIMOS). LUIZ GOMES FERREIRA NETO, filho do COMENDADOR LUIZ GOMES FERREIRA foi Chefe de Gabinete do Duque de Caxias, quando foi ministro da Guerra e Presidente do Conselho de Ministros do Império entre 1861 e 1862. O segundo casamento do COMENDADOR LUIZ GOMES FERREIRA foi registrado em 1821 na Cidade do Recife com dona  EMÍLIA CONSTANÇA DE MORAES SILVA a encomenda desse aparelho provavelmente foi feita por ocasião dessas núpcias.
  • COMENDADOR LUIZ GOMES FERREIRA  PAR DE LINDOS COVILHETES EM PORCELANA COM ELEGANTE FEITIO DE CONCHAS. DECORAÇÃO ESTILO  E ÉPOCA RESTAURAÇÃO, REINADO CARLOS X DA FRANÇA. DECORADO  A BORDA TEM LARGO BARRADO EM OURO, SUCEDIDA POR FRISO AZUL DELIMITADO POR FRISO EM OURO. AS PEÇAS SÃO ESTRIADAS COMO CONCHAS DE VIEIRA. POSSUI BRASÃO DE ARMAS DO COMENDADOR E LEGENDA EM LATIM SOLA NOBILITAS VIRTUS. EM LETRAS GÓTICAS INICIAIS DO PROPRIETÁRIO LGF. FRANÇA, DEC. 1820. 22,5 CM DE COMPRIMENTO
  • COMENDADOR LUIZ GOMES FERREIRA  PAR DE GRANDES MOLHEIRAS COM PRESEINTOIR INDEPENDENTE. DECORADAS COM BRASÃO DE ARMAS DO COMENDADOR E LEGENDA EM LATIM SOLA NOBILITAS VIRTUS. EM LETRAS GÓTICAS INICIAIS DO PROPRIETÁRIO LGF. REMATADAS EM PROFUSO OURO. FRANÇA, SEC. DEC. 1820. 28 CM DE COMPRIMENTO (PRESENTOIR)

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