Peças para o próximo leilão

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  • MUITO GRANDE TINTEIRO ESCRIVANINHA EM PRATA DE LEI DECORADO COM O DEUS MERCÚRIO. MARCAS DE CONTRASTE CABEÇA DE MINERVA PARA O SEC. XIX. DOTADO DE DOIS GRANDES FRASCOS COM PEGA NO FEITIO DE MARIPOSAS. UM DESPOJADOR DECORADO COM HOMEM VERDE SE PROJETA NA PARTE FRONTAL. EM UM PINÁCULO ESTÁ ASSENTE O DEUS MERCÚRIO SEGURANDO ESCULÁPIO. UMA SINETA COM PEGA NO FEITIO DE CAVALEIRO ENCIMA ESTRUTURA SUSTENTADA POR COLUNATAS COM FEITIO DE SERPES. A SINETA E A BASE DO TINTEIRO SÃO DECORADOS COM LAUREIS ADORNANDO ESCUDELAS COM LAÇOS. PEROLADOS ENGRANDECEM A DECORAÇÃO. PEÇA SUNTUOSA E COM ELEVADA QUALIDADE DE EXECUÇÃO. FRANÇA, SEC. XIX. 31 X 27 CM. 810 GNOTA: O deus Mercúrio era encarregado de levar as mensagens de um deus para o outro Logo ao nascer, filho de Zeus e Maia foi colocado dentro de um grande salgueiro. Ali ele desatou as faixas que lhe envolviam, saiu a andar pela Tessália onde roubou os rebanhos de Admeto que Apolo estava guardando. Apagou os traços do roubo, subornou as testemunhas, sacrificou duas novilhas aos deuses, matou uma tartaruga da qual fez uma lira, escondeu o gado e voltou ao berço como se nada tivesse acontecido. Já começou, então, a mostrar, a sua rapidez, versatilidade, diversidade e astúcia. Apolo descobriu o roubo, e como tinha o dom da adivinhação, acusou Mercúrio. Os deuses não acreditaram, porque, afinal, Mercúrio era um bebê. Mas Apolo levou-o a Zeus que o obrigou a não mentir. Por isso Mercúrio não mente, mas também não diz a verdade completa. Para conquistar Apolo, Mercúrio tocou a lira feita da tartaruga, encantando-o. Então Apolo trocou os rebanhos pela lira. Por tudo isso tornou-se patrono do comércio, dos ladrões, da astúcia e dos viajantes. Aliás os viajantes e comerciantes jogavam pedras num monte para que Mercúrio protegesse seus negócios. Na Grécia ainda existem grandes montes de pedras pelos caminhos depositados para esse deus.
  • ANTIGA TRAVESSA EM PRATA REGIONAL BRASILEIRA, BATIDA, REPUXADA E CINZELADA. FEITIO OVAL E DECORAÇÃO EM ROCAILLE. BRASIL, SEC. XVIII/XIX. 37 CM DE COMPRIMENTO. 708 G.
  • PRINCIPE PAULO GARARIN  OST  MARINHA COM CAIS E MONTANHAS DO RIO DE JANEIRO. OST. ASSINADO CANTO INFERIOR ESQUERDO. NO VERSO CACHÊ DA GALERIA RENATO MAGALHÃES GOUVEIA. LINDA OBRA DO ARTISTA COM BELA MOLDURA. 35 x 26 CM (SEM CONSIDERAR O TAMANHO DA MOLDURA) COM ELA 57 X 47 CM               NOTA: Paulo Gagarin (1885: São Petesburgo, Rússia 1980: Rio de Janeiro, RJ). Príncipe de sangue do Império russo deixou sua terra natal por causa da revolução bolchevique. Encantou-se com a exuberância da flora tropical e as cores do litoral brasileiro, que representou num estilo próximo dos pós-impressionistas. Em 1900 estudou na universidade de sua cidade natal. Serviu no exército russo, na Europa e na Ásia, entre 1911 e 1914. Nos anos de 1914 a 1918 combateu nas fileiras russas durante a Primeira Guerra Mundial. Emigrou para a França, em 1919, após o triunfo da revolução socialista de 1917, que implicou a derrocada do czarismo. Chegou ao Brasil em 1921, como copeiro do navio Pelotas, acompanhando o destino da maioria dos refugiados políticos russos da sua condição. Estudou no Liceu e na Universidade de São Petersburgo. Transferiu-se inicialmente para a França e depois para o Brasil, onde se naturalizou e fixou residência no Rio de Janeiro, em 1921. No ano seguinte realizou sua primeira individual no saguão da Associação dos Empregados do Comércio. Em 1925, ganhou menção honrosa no Salão Nacional de Belas Artes, e, no mesmo Salão, entre outras premiações, também obteve a grande medalha de prata e medalha de ouro. Em 1941, no Salão Paulista de Belas Artes, conquistou a grande medalha de prata. Faleceu em 1980 na cidade do Rio de Janeiro
  • ANGELO TACCARI  ANJO ADORADOR  GRANDE ESCULTURA EM CERÂMICA ESMALTADA DE AUTORIA DE ANGELO TACCARI.  PEÇA BELISSIMA! BRASIL, SEGUNDA METADE DO SEC. XX. 57 X 29 CM. NOTA: ANGELO TACCARI é um escultor, Ceramista e Pintor nascido em Roma , Italia em 1924. Radicou-se no Brasil, em São Paulo em 1952. Frequentou os cursos de escultura e cerâmica com os professores Goffredo Verginelli e Cosimo Ettore na Academia de Belas Artes de Roma.
  • ANGELO TACCARI  ANUNCIAÇÃO  LINDA  ESCULTURA EM CERÂMICA ESMALTADA DE AUTORIA DE ANGELO TACCARI.  REPRESENTA A ANUNCIAÇÃO COM UMA INTERESSANTE ANALOGIA DA ÁRVORE E O FRUTO DO VENTRE DA VIRGEM MAS AO MESMO TEMPO O ANJO SEGURA UMA FLOR APONTANDO PARA A PUREZA DA CONCEPÇÃO DE CRISTO! BRASIL, SEGUNDA METADE DO SEC. XX. 40 X 31 CM.
  • PRINCIPE PAULO GAGARIN  OST  JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO. OST. ASSINADO E DATADO EM 1925 NO CANTO INFERIOR DIREITO. OBRA IMPORTANTE DO ARTISTA EM SEUS PRIMEIROS ANOS NO BRASIL E NO ANO EM QUE RECEBEU MENÇÃO HONROSA NO SALÃO NACIONAL DE BELAS ARTES, SUA PRIMEIRA DISTINÇÃO COMO ARTISTA NO BRASIL. 57 x 48 CM (SEM CONSIDERAR O TAMANHO DA MOLDURA) COM ELA 69 X 58 CM               NOTA: Paulo Gagarin (1885: São Petesburgo, Rússia 1980: Rio de Janeiro, RJ). Príncipe de sangue do Império russo deixou sua terra natal por causa da revolução bolchevique. Encantou-se com a exuberância da flora tropical e as cores do litoral brasileiro, que representou num estilo próximo dos pós-impressionistas. Em 1900 estudou na universidade de sua cidade natal. Serviu no exército russo, na Europa e na Ásia, entre 1911 e 1914. Nos anos de 1914 a 1918 combateu nas fileiras russas durante a Primeira Guerra Mundial. Emigrou para a França, em 1919, após o triunfo da revolução socialista de 1917, que implicou a derrocada do czarismo. Chegou ao Brasil em 1921, como copeiro do navio Pelotas, acompanhando o destino da maioria dos refugiados políticos russos da sua condição. Estudou no Liceu e na Universidade de São Petersburgo. Transferiu-se inicialmente para a França e depois para o Brasil, onde se naturalizou e fixou residência no Rio de Janeiro, em 1921. No ano seguinte realizou sua primeira individual no saguão da Associação dos Empregados do Comércio. Em 1925, ganhou menção honrosa no Salão Nacional de Belas Artes, e, no mesmo Salão, entre outras premiações, também obteve a grande medalha de prata e medalha de ouro. Em 1941, no Salão Paulista de Belas Artes, conquistou a grande medalha de prata. Faleceu em 1980 na cidade do Rio de Janeiro
  • MARQUÊS DE SÃO VICENTE  JOSÉ ANTONIO PIMENTA BUENO- CENTRO DE MESA EM PORCELANA FENESTRADA COM BORDA NA TONALIDADE ROSE POMPADOUR REALÇADA EM OURO. DECORADO NO ATELIER DE BOURGEUS NA RUE SAINT-HONORÉ, EM PARIS. BASE SEGUE A MESMA FÓRMULA. FEITIO OBLONGO. EM RESERVA MONOGRAMA SV ENTRELAÇADO SOB COROA DE MARQUÊS. O MPONGRAMA É RICAMENTE EMOLDURADO COM LAURÉIS EM OURO. REPRODUZIDO NA PÁGINA 329 DO LIVRO LOUÇA DA ARISTOCRACIA DO BRASIL POR JENNY DREYFUS. FRANÇA. SEC. XIX. 34 CM DE COMPRIMENTO.NOTA: Jurista e político brasileiro nascido em Santos, Estado de São Paulo, conhecido por sua participação na elaboração da Lei do Ventre Livre(28/09/1871). A vida do Marques de São Vicente começou de forma triste, "ao que parece, foi exposto à porta do cirurgião-mor José Antônio Pimenta Bueno" e sua mulher Mariana Benedita de Faria e Albuquerque, pois, "no termo de matrícula, a terceira em ordem cronológica, consta ser 'filho de pais incógnitos' ". Bacharel em Direito pela primeira turma da tradicional Faculdade de Direito de São Paulo. Foi o nome mais destacado dessa turma acadêmica. Ingressou no serviço público da província de São Paulo aos vinte e um anos de idade. Iniciou-se na magistratura (1843). Após formar-se na Academia Jurídica de São Paulo, foi nomeado para a magistratura da província. Foi casado com Balbina Henriqueta de Faria e Albuquerque. Foi a desembargador da Relação do Maranhão em1844e da Corte em agosto de1847, antes de ser nomeado ministro do Supremo Tribunal de Justiça. Em1833foi eleito conselheiro da província de São Paulo e, dois anos depois, nomeado presidente da de Mato Grosso. Em outubro de1843foi indicado Encarregado de Negócios do Brasil no Paraguai; chegou aAssunçãoem18 de agosto de 1844 e entregou credenciais ao Presidente Carlos Antonio Lópezem19 de agosto do mesmo ano. Mais tarde viria a ser consultor da Secretaria dos Negócios Estrangeiros e plenipotenciário para a negociação de acordos com Argentina e Reino Unido. Eleito deputado, tornou-se em29 de janeirode1848ministro dos Negócios Estrangeiros, acumulando interinamente também a pasta da Justiça, que chefiou até30 de maio. Em 8 de março, deixou os Negócios Estrangeiros. Na altura de1849, Pimenta Bueno abandonou as fileiras do Partido Liberal e passou a alinhar-se com o Partido Conservador. Em1850, foi nomeado presidente da província do Rio Grande do Sul. Três anos mais tarde, foi escolhido senador do Império por D. Pedro II. Conselheiro de Estadoem1859, foi feito visconde de São Vicente em1867emarquêsem1872. Em29 de setembrode1870, formou o gabinete ministerial que chefiou até7 de marçode1871. Exerceu os cargos de Chefe de Polícia, de Juiz de Fora e de Juiz da Alfândega de Santos, São Paulo, Primeiro Juiz de direito da Comarca de Santos, Desembargador da Relação do Maranhão e Desembargador na Corte. Foi Presidente de Província (1836-1838), Deputado geral (1845-1847), Presidente de Província (1850), Senador (1853-1878) e tornou-se visconde(1867). Também foi Ministro dos Negócios Estrangeiros, Ministro dos Negócios da Justiça - Interino, Ministro dos Negócios da Justiça, Presidente do Conselho de Ministros, Integrante do Conselho de Estado do Império e governador das províncias de Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Foi encarregado de preparar cinco projetos para a emancipação gradual dos escravos, que deu origem a promulgação da Lei do Ventre Livre(1871).Marquês(1872), aposentou-se como ministro do Supremo Tribunal de Justiça, e morreu no Rio de Janeiro, RJ. Em sua obra jurídica destacaram-se Apontamentos sobre as formalidades do processo civil(1850),Apontamentos sobre o processo criminal brasileiro(1857) e Direito público brasileiro e análise da constituição do império(1857),Direito internacional privado e aplicação de seus princípios com referência às Leis Particulares do Brasil(1863),Considerações relativas ao beneplácito e recurso à Coroa em matéria de Culto(1873). Recebeu a Ordem da Rosa(1838), a máxima condecoração imperial, por serviços prestados em Mato Grosso.
  • SUNTUOSO BLACKAMOURE CANDELÁRIO DE GRANDE DIMENSÃO. RICAMENTE DECORADO COM POLICROMIA E DOURAÇÃO. PEÇA MAGNÍFICA E DE EXTRAORDINÁRIA QUALIDADE. VENEZA, SEC. XVII OU XIX. 180 X 48 CMNOTA: A decoração utilizando blackamours foi muito empregada pela aristocracia brasileira no sec. XIX, como por exemplo na emblemática Fazenda Secretário em Vassouras que pertenceu ao avô de Eufrásia Teixeira Leite, o Barão de Campo Belo. A majestosa sede tem na entrada principal figuras de blackamours em tamanho natural segurando luminárias. Figuras Blackamoor são esculturas com características de exotização, geralmente homens , utilizados na arte européia no sec. XVIII e XIX. Eles ocorrem em várias representações, muitas vezes com uma bandeja ou algum outro recipiente, que estava disponível para o uso prático. Também em jóias, luminárias, desenhos heráldicos e arte decorativa. Eles muitas vezes representam um conceito que descreve um servo simbólico ou lacaio. A ornamentação é tipicamente veneziana com riqueza de talhe e policromia.
  • RECAMIER EM MADEIRA EBANIZADA COM ARREMATES EM OURO E BRONZE ORMOLU.  ESTILO E ÉPOCA NAPOLEÃO III.  DOTADO DE RODÍZIOS. FORRADO COM PLUMAS DE GANSO. CABECEIRA E PESEIRA ELEGANTEMENTE REVIRADOS. MÓVEL ELEGANTE, ROBUSTO E DE FINA QUALIDADE.  O ESTOFAMENTO FOI RENOVADO E NUNCA FOI UITLIZADO. FRANÇA, DEC. 1860. 194 (C) X 90 (H) X 73 (P) CM
  • OSCAR PEREIRA DA SILVA  OST  VASO COM ROSAS  ASSINADO NO CANTO INFERIOR DIREITO. BELA OBRA DO ARTISTA! 40 X 34 CM  (SEM A MOLDURA) COM ELA (60 X 55 CM)NOTA: Oscar Pereira da Silva (São Fidélis, 29 de agosto de 1865 ou 1867 São Paulo, 17 de janeiro de 1939) foi um pintor, desenhista, decorador e professor brasileiro da passagem do século XIX para o século XX. Desde menino revelou gosto pelo desenho e pela pintura. Assim, em 1882 matriculou-se na Academia Imperial de Belas Artes onde teve como contemporâneos Eliseu Visconti, Eduardo Sá e João Batista da Costa. Foram seus professores Zeferino da Costa, Vitor Meireles, Chaves Pinheiro e José Maria de Medeiros. Em relação ao primeiro, auxiliou-o, juntamente com Castagneto, na decoração da Igreja da Candelária. Em 1887, terminados os estudos na Academia, obteve o cobiçado prêmio de viagem à Europa, o último concedido na época do Império. Em 1897 fundou o Núcleo Artístico, que deu origem à Escola de Belas Artes de São Paulo, onde vem a lecionar. Para Quirino Camporiorito Oscar Pereira da Silva soube manter no transcorrer de cinquenta e sete anos de produção permanente e intensa, desde que retornou ao Brasil em 1896, todo o cuidado de um desenho severamente elaborado, sem num só instante voltar seu rosto para o novo semblante que a pintura adquiriu nessa transposição de tempo do sec. XIX para o XX.
  • LE TALLEC  LINDA CAIXA EM PORCELANA REMATADA EM BRONZE ORMOLU. TAMPA DECORADA COM SUNTUOSA RESERVA CONTENDO PÁSSAROS, ÁRVORE E FLORES. FUNDO EM PROFUSO OURO APLICADO EM RELEVO. NOTA: Camille Le Tallec nasceu em Paris com ascendência bretã de  Lorient e Picard.  Formou-se em 1929 na prestigiosa École du Louvre de Paris com uma tese sobre a porcelana Nast do século XVIII.   Ele então assumiu, em 1930, o estúdio familiar de porcelana pintada à mão fundado em Belleville (Paris) no início do século. Em 1961, Le Tallec iniciou uma colaboração frutífera com a empresa de prata e joalheria Tiffany & Co que levou em 1990 à incorporação do Atelier Le Tallec na empresa americana, um ano antes de sua morte em Paris.  Tiffany's e Le Tallec projetaram padrões de porcelana originais e particulares de sucesso que podem ser vistos tanto no Viaduc des Arts da promenade plantée no 12º distrito de Paris e em todas as lojas Tiffany's nos Estados Unidos. Mais de 60 anos, Le Tallec manteve a porcelana tradicional pintada à mão. Ele preservou e revisitou cerca de 375 padrões originais e históricos assinados pelas marcas do Le Tallec .  Atelier Le Tallec foi empossado como um membro dos Grands Ateliers de France (os cinquenta melhores estúdios da França) em 2000. Le Tallec também adquiriu de 1935 a 1955 peças de prestígio em porcelana europeia.  Sua coleção excepcional foi dispersa em leilão em 1990, e algumas obras-primas adquiridas por museus internacionais como o Louvre , o musée de la Faïence de Marseille e o musée de l'Île-de-France e várias porcelanas colecionadores.  Ele foi um Caveleiro de la Légion d'honneur nomeado em 1976 por um colega de escola: Edgar Faure , então presidente da Assembleia Nacional Francesa . Rapidamente, Le Tallec decidiu continuar na tradição da porcelana de Vincennes e da porcelana de Sèvres , expandindo o pequeno negócio local, o Atelier Le Tallec. Em trinta anos, o estúdio criou utensílios de mesa de porcelana pintados à mão para personalidades famosas como a Rainha Elizabeth II do Reino Unido , os Reis Mohammed V e Hassan II de Marrocos , a Vila de Paris ou a República Francesa, entre outros.
  • EXTENSO FAQUEIRO EM PRATA DE LEI COM CONTRASTES PARA ALEMANHA, INICIO DO SEC. XX. DOTADO DE 222 PEÇAS. SENDO: 12 PINÇAS PARA LAGOSTA, 12 DESCANSOS DE TALHERES, 19 FACAS PARA PEIXE, 19 GARFOS PARA PEIXE, 17 GARFOS DE JANTAR, 17 FACAS PARA CARNE, 17 COLHERES DE SOPA, 18 COLHERES DE SOBREMESA, 19 GARFOS PARA SOBREMESA, 19 FACAS PARA FRUTAS, 13 COLHERES PARA SORBET, 17 COLHERES PARA SORVETE, 9 GARFOS PARA ENTRADAS, 12 COLHERES PARA CAFÉ, 16 COLHERES PARA CHÁ E 24 PEÇAS DE SERVIÇO. PESO TOTAL: 12610 G
  • VIEUX PARIS  - PAR DE BELOS FLOREIROS EM PORCELANA ESTILO E ÉPOCA IMPÉRIO DECORADOS COM ESMALTES MANUAIS E PROFUSO OURO. ALÇAS LATERAIS COM FEITIO DE CISNES BEM CARACTERÍSTICOS DO REINADO DE NAPOLEÃO III, BASE E TERÇO INFERIOR RECOBERTOS EM OURO. O BOJO E DECORADO COM PAISAGEM CONTENDO FIGURAS COM PERSONAGENS EM ESTRADA, RUÍNAS E CENA LACUSTRE. NA FACE OPOSTA DECORAÇÃO EM OURO COM ROSAS E RAMAGENS. EXCELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO! FRANÇA, SEC. XIX. 23 CM DE ALTURA
  • BELO LUSTRE EM BRONZE COM CÚPULAS EM VIDRO ARTÍSTICO ESTILO NAPOLEÃO III.  DOTADO DE TRÊS BRAÇOS PRECEDIDOS POR BELAS FIGURAS DE CARIÁTIDES QUE SUSTENTAM OS LUMES. FRANÇA, INICIO DO SEC. XX. 62 X 43 CM
  • SHIGEO NISHIMURA  (1918-1983)  COMPOSIÇÃO COM FRUTOS E ULTENCÍLIOS   OST  - ASSINADO PELO ARTISTA.  EXUBERANTE  PINTURA DE EXCEPCIONAL QUALIDADE DE UM ARTISTA QUE SE DESTACA PRINCIPALMENTE POR SUA REPRESENTAÇÃO DOS FRUTOS DE ABACAXI. BRASIL, SEC. XX.  69 X 49 CM (SEM CONSIDERAR O TAMANHO DA MOLDURA).  COM A MOLDURA: 87 X 69NOTA: SHIGEO NISHIMURA  (1918-1983) nasceu no Japão, ainda criança migrou para o Brasil com a família. Foi reconhecido peça qualidade de seu trabalho principalmente no gênero de Naturezas Mortas sempre muito realistas. Faleceu em Catanduva SP, 1983.
  • PALACIANO PAR DE TOCHEIROS EM BRONZE ORMOLU DE EXCEPCIONAL QUALIDADE! RICA DECORAÇÃO COM FOLHAS DE ACANTO E PEROLADOS. SÃO BELÍSSIMOS E IMPONENTES! FRANÇA, SEC. XIX. 66 X 25 CM
  • JENNENS & BETTRIDGE (COM MARCA DA FORNITURA GRAVADA) SUNTUOSA CADEIRA DE SALÃO COM ESPALDAR ALTO ESTILO E ÉPOCA VITORIANA. O ESPALDAR É DECORADO COM ABALONE, FLORES E DOURAÇÃO. COLUNAS LATERAIS EM TORCEIL ESTILO RENASCENSE. SAIA MOVIMENTADA DECORADA TAMBÉM COM ABALONE E ARREMATES FLORAIS. PERNAS EM CABRIOLET. FORRAÇÃO EM TAPEÇARIA. EUROPA, DEC. 1860.  117 (H) X  48 (C) X 46,5 (P) NOTA: A empresa Jennens & Bettridge, esteve em operação por volta de 1815 a 1864. Sua produção  geralmente apresentava decoração pintada e às vezes eram incrustados com madrepérola, um processo que a empresa inventou e patenteou. Eles estavam baseados em Birmingham, mas abriram filiais em Londres e Paris. Jennens & Bettridge foram nomeados fornecedores para o rei George IV, William IV e o Príncipe Albert. Exibiram uma variedade de mercadorias na Grande Exposição em 1851. A maioria dos objetos de Jennens e Bettridge geralmente são carimbados com o nome da empresa impresso na parte inferior como nesse par de cadeiras.
  • FAUSTOSA COMODA PAPELEIRA DE ALÇADO DE FORNITURA ALEMÃ. CONSTRUÍDA EM MADEIRA REVESTIDA EM PLACAS DE PLUMAS DE RÁDICA E MARCHETARIA. DOTADA DE GRANDES ALÇAS LATERAIS EM BRONZE FINAMENTE LAVRADOS. EM TEMPOS DE CARISTIA EXTREMA DE MOBILIÁRIOS DESSE GÊNERO O GABINETE DE TRABALHO ERA MÓVEL DENTRO DOS AMBIENTES DA CASA E ATÉ DE UMA CASA A OUTRA DO PROPRIETÁRIO (CASAS DE CAMPO POR EXEMPLO). ESSA REQUINTADA PEÇA POSSUI ELEGANTE MOVIMENTO BOMBE. DOTADA DE TRÊS GAVETÕES SOB O ESCRITÓRIO DE PORTA BASCULANTE. NO ALÇADO QUATRO GAVETAS DE CADA LADO EMOLDURAM CABINET ACOMODADO SOB UMA ÚLTIMA GAVETA NO ÁPICE. ESSA PARTE DA CÔMODA POSSUI SEGREDEIRO COM COFRE. MÓVEL RICO, MAGNÍFICO E GRANDIOSO. POSSUI ETIQUETA DE PROPRIEDADE DE GUSTAV KUND DA CIDADE DE HERDELBERG. ALEMNHA. SEC. XVIII.  170 (H) X 123 (C) X 65 (P) CM
  • ELEGANTE CAIXA EM PRATA DE LEI ESTILO E ÉPOCA ART DECO COM MARCAS PARA CIDADE DE BIRMINGHAM E LETRA DATA 1909. BELO FEITIO! INGLATERRA, INICIO DO SEC. XX. 10 CM DE COMPRIMENTO
  • BELO REFRESCADOR EM PRATA DE LEI ESTILO ART DECO COM ELEMENTOS  DOM JOÃO V (CONCHEADOS E VOLUTAS). POSSUI ALMA TAMBÉM EM PRATA DE LEI PARA DESPEJAR A ÁGUA FORMADA PELO GELO DERRETIDO. PORTUGAL, INICIO DO SEC. XX. 17,5 X 17,5 CM. 1030 G

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