Peças para o próximo leilão

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  • ADÉLIA SANTOS DUMONT  GRANDE CAIXA COFRE EM PRATA DE LEI DECORADA COM BELO MEDALHÃO EM PORCELANA CONTENDO CENA DE GADO NO CAMPO. ABRINDO-SE A TAMPA EXISTE UMA ABERTURA QUE PERMITE VIZUALIZAR A MARCA DO MEDALHÃO : ROYAL WORCESTER. A PINTURA É ASSINADA PELO ARTISTA. MARCAS DE CONTRASTE PARA CIDADE DE BIRMINGHAM E LETRA DATA 1917. SOB A FECHADURA INSCRIÇÃO ADÉLIA. PERTENCEU A ADÉLIA SANTOS DUMONT SOBRINHA DE SANTOS DUMONT QUE FOI HOMENAGEADA COM O NOME DA FAZENDA SANTA ADÉLIA QUE FORMOU O NÚCLEO URBANO DA CIDADE DE SANTA ADÉLIA PRÓXIMA A RIBEIRÃO PRETO SÃO PAULO. INGLATERRA,  INICIO DO SEC. XX. 22 X 19 CMNOTA:  A denominação de Santa Adélia nasceu do desejo que tinha Dr. Luiz Dumont de ver a localidade com o nome de sua filha Adélia. Desejo esse que foi expresso em termo, e em livro próprio devidamente assinado. Em 1909, Santa Adélia já contava com algumas centenas de casas quando no fim deste ano, por aqui passou o primeiro trem. Neste mesmo ano foi construída a primeira casa comercial de Santa Adélia e que ficava na rua Rui Barbosa esquina com a rua 13 de maio.  Nascido em 16 de maio de 1.869, em Sabará, Minas Gerais. Falecido em 15 de outubro de 1.930. Casou-se com Dona Adalgisa Uchoa. Formado pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro em Engenharia Civil em 1893, Luiz Santos Dumont, um dos sete filhos do casal Henrique Dumont e Francisca de Paula Santos, levou para a Santa Sophia o know-how adquirido com o pai, que havia transformado a fazenda perto de Ribeirão Preto na mais moderna da América do Sul, com 5 milhões de pés de café, 96 km de ferrovias e sete locomotivas, o que deu a Henrique Dumont o título de um dos reis do café. Pertencia ao Partido Republicano Paulista  PRP; tendo sido Presidente do Diretório do P.R.P. de Ribeirãozinho, atual Taquaritinga. A sua força política junto ao partido era grande, a ponto de interferir no traçado da nascente Estrada de Ferro Araraquara, alterando, inclusive, o traçado da mesma, para fazer passar dentro de sua propriedade, interferindo onde deveriam ser construídas as estações da linha férrea, dentro de sua propriedade. Uma das estações, à época, era denominada Estação Dumont, que depois passou a denominar-se Estação Santa Sofia. Nessa época (1908), a Estrada de Ferro estava estendendo os trilhos em direção a Rio Preto. Em 1901, chegou a Ribeirãozinho. Os trabalhos ficaram parados, por questões financeiras. Só em 1908, chegou em Jurema, Icoarana, Cândido Rodrigues, Fernando Prestes. Em seguida, já estava nas terras de propriedade do Sr. Luiz Santos Dumont. Santa Adélia era, então, conhecida como Barra Funda. Em Santa Adélia não foi diferente. Chegou a ter mais de 1,2 milhões do ouro verde e revolucionou uma região ainda com matas intocadas e de infraestrutura precária. Situação que começaria a mudar em 1907, quando Luiz destinou parte da propriedade ao traçado da futura Estrada de Ferro Araraquarense (EFA). Em 1909, quando o primeiro trem chegou a Santa Adélia, a povoação já estava configurada e não tardaria para que fosse elevada, em 1910, a distrito do município de Taquaritinga, e a município, em 1916. Apesar do despreparo político o pequeno arraial já contava com alguns líderes, entre os quais se destacava o Dr. Luiz Dumont. O apoio dos moradores gerou o estímulo que deu o vigor necessário que Santa Adélia precisava para deslanchar; lutando contra as forças externas antagonistas ao seu desenvolvimento e ultrapassando barreiras a fim de poderem atuar. Os obstáculos foram sendo removidos um a um e, com isso, os santa-adelienses conseguiram terminar a construção da capela e a instalação do distrito policial. Após isso, lutaram com maior vigor para formarem a infraestrutura necessária à população, entre esses, os lampiões de querosene para iluminar as ruas. Para dar conta da produção cafeeira, a Santa Sophia passou a contar, em 1909, com uma estação de trem. O nome viria de uma das irmãs do Dr. Luiz de Santos Dumont: Sofia de Santos Dumont, nascida em 02 de Maio de 1.875 em Casal, Valença, Estado do Rio de Janeiro e falecida em São Paulo, em 1892, com apenas 17 anos de idade. Isto porque, do casamento do Dr. Luiz de Santos Dumont com Dona Adalgisa Uchoa, houve apenas dois filhos: Adélia e Henrique. E sua filha, Adélia, nomeou a estação seguinte - esta, dentro da área urbana que depois se tornou o próprio nome do município. (In: Minha Terra Hospitaleira  autoria: Paulo Roberto Capriotti Rubio).
  • IMPORTANTE GOMIL  DE ALÇA PERDIDA ESTILO  E ÉPOCA DONA MARIA CONSTRUÍDO EM PRATA DE LEI BATIDA, REPUXADA E CINZELADA. ALÇA decorada com perolados. na borda, no corpo central e na base TAMBÉM DECORAÇÃO COM PEROLADOS. Elegantes guilloches com ramagens formando guirlandaS NA PARTE FRALDEJANDO A BORDA E AO CENTRO. Base e terço inferior rematado por godrões. PEÇA MUITO ELEGANTE! BRASIL, SEGUNDA METADE  DO SEC. XVIII. 37 CM DE ALTURA. 935 G
  • AGUSTIN PEDRO JUSTO  - PRESIDENTE DA REPÚBLICA ARGENTINA ENTRE 1932 E 1938. MUITO GRANDE E BELA CAIXA EM PRATA DE LEI COM MARCAS PARA CIDADE DE LONDRES E LETRA DATA 1928. DECORADA COM RICOS GUILLOCHES. NA PARTE FRONTAL ASSINATURA AGUSTIN PEDRO JUSTO PRESIDENTE DE LA NACION ARGENTINA, 11  X  1933.  O PRESIDENTE AGUSTIN FOI UM DOS QUE INTERMEDIOU A QUESTÃO DO CHACO ENTRE A BOLÍVIA E O PARAGUAI NA QUAL TRABALHOU ATIVAMENTE PARA RESOLUÇÃO DO CONFLITO O DIPLOMATA JOSÉ PINTO GUIMARÃES PAI DE CAIO PINTO GUIMARÃES. INICIO DO SEC. XX. 27 X 14 X 9 CM. NOTA:  A QUESTÃO DO CHACO: AGuerra do Chacofoi um conflito armado entre aBolíviae oParaguaique se estendeu de1932a1935. Originou-se pela disputa territorial da região doChaco Boreal, tendo como uma das causas a descoberta de petróleo no sopé dos Andes. Foi a maior guerra na América do Sul do século XX. Deixou um saldo de 60 mil bolivianos e 30 mil paraguaios mortos, tendo resultado na derrota dos bolivianos com a perda e anexação de parte de seu território pelos paraguaios. Em 12 de junho de 1935, sob pressão dos Estados Unidos, foi aprovada a cessação das hostilidades. PRESIDENTE AGUSTIN PEDRO JUSTO : Nascido em Concepción del Uruguay, em Entre Ríos, em 26 de fevereiro de 1876, Agustin Pedro Justo era filho de Agustin P. Justo, que fora deputado e governador do congresso da província de Corrientes, e Otilia Rolón Justo.Depois de deposto em 1871, o governador Justo mudou-se para Entre Ríos e depois para Buenos Aires. A carreira militar do jovem Justo começou em 1888, quando ele ingressou no Colégio Militar, a academia militar nacional.Ele se formou em 1892 como sub-tenente;mais tarde, serviu a academia militar como  professor de matemática (1904-1915) e como diretor (1915-1922), subindo para o posto de coronel.Como ministro da Guerra do presidente Marcelo Alvear (1922-1928), ele reorganizou e reequipou completamente o exército, ganhando assim um favor duradouro com oficiais politicamente ativos. A Depressão de 1929 logo levou a revoltas militares, e Justo juntou-se a ex-associados militares na derrubada do presidente idoso, Hipólito Irigoyen, em 1930. O general José Félix Uriburu serviu como presidente provisório até 1932, quando os conservadores elegeram Justo para esse cargo.Durante o agravamento da crise econômica de 1933, Justo reagiu a uma conspiração radical prendendo Irigoyen por 2 meses.Fraudes e violência nas eleições locais agravaram a tensa situação política e, em 1935, os radicais controlavam a Câmara dos Deputados. Executivo honesto e vigoroso, Justo lutou contra a Depressão com legislação econômica corretiva e um programa de obras públicas.Essas medidas melhoraram levemente a economia, mas não satisfizeram adversários radicais nem aumentaram sua popularidade. Nos assuntos internacionais, o competente ministro das Relações Exteriores de Justo, Carlos Saavedra Lamas, ajudou a encerrar a Guerra do Chaco entre o Peru e a Bolívia.Um acordo comercial com a Grã-Bretanha garantiu à carne argentina um mercado em troca de concessões a investidores britânicos.Com a ameaça da guerra mundial, Justo reativou a participação argentina na Liga das Nações e Buenos Aires sediou a Conferência Pan-Americana de 1936, à qual Franklin D. Roosevelt participou, em um esforço para promover a solidariedade hemisférica contra as nações agressoras. Antes de Justo renunciar silenciosamente à presidência em 1938, a morte de seu filho em um acidente de avião despertou alguma simpatia do público.Depois de viajar pela Europa, Justo voltou à política.Quando a guerra européia eclodiu em 1939, ele apoiou os Aliados e ofereceu seus serviços pessoais ao Brasil depois que o país declarou guerra ao Eixo em 1942. Ele era considerado um candidato presidencial sério para as próximas eleições, quando morreu repentinamente em Buenos Aires. em 11 de janeiro de 1943. Embora conservador, Justo se opôs às forças de repressão e agressão em casa e no exterior.Ao longo de sua vida, ele foi respeitado como intelectual e bibliófilo.
  • BELO CÁLICE LITÚRGICO EM PRATA DE LEI E ESMALTE.  MARCAS PARA FRANÇA, FINAL DO SEC. XIX. BASE COM FEITIO LOBADO. BELA DECORAÇÃO EM RELEVO COM ROSÁCEAS EM FILIGRANA. TAMBÉM UMA CRUZ LATINA COM ESMALTE DE LIMOGES  EM RELEVO. RESQUÍCIOS DE VERMEIL. FRANÇA, FINAL DO SEC. XIX. 22 CM DE ALTURA
  • SUNTUOSA CRUZ PEITORAL DE BISPO EM PRATA DOURADA ESMERALDAS E DIAMANTES. ESMERALDAS EM LAPIDAÇÃO QUADRADA  E DIAMANTES EM TALHE ROSE. AS PEDRAS SÃO CRAVADAS EM RESSSALTO SENDO 28 DIAMANTES E 7 ESMERALDAS. BRASIL, SEC. XIX. 11 CM DE ALTURA. 41,1 GNOTA: A COR VERDE é considerada a cor da imortalidade e da fé. Essa é a cor utilizada no tempo comum, em praticamente todas as celebrações, ou seja, aos domingos que seguem à festa da Epifania, até a Setuagésima, após o Pentecostes, até o Advento.
  • SÃO JERÔNIMO  MEDALHA VOTIVA REPRESENTANDO SÃO JERÔNIMO PINTADO PROVAVELMENTE SOBRE MARFIM. PINTURA ERUDITA COM MUITO BOA QUALIDADE DE EXECUÇÃO. MOLDURA EM PRATA DE LEI CRAVEJADA COM AMETISTAS. PORTUGAL, SEC. XVIII. 8 CM DE ALTURA
  • GRANDE CRUZ EM JACARANDÁ E OURO. TRABALHO TÍPICO DA REGIÃO DE DIAMANTINA. BRASIL, SEC.  XIX. 12 CM DE ALTURA
  • IMPERIAL IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DO CARMO  RARO MEDALHÃO DE HÁBITO DE IRMANDADE EM PRATA DE LEI E ESMALTE. TRATA-SE DO BRASÃO DA IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DO CARMO. DISTINGUE-SE O SÍMBOLO DA ORDEM COM O MONTE CARMELO E TRÊS ESTRELAS, CADA UMA DE 6 PONTAS. A ESTRELA INFERIOR REPRESENTA A VIRGEM MARIA, E AS OUTRAS 2 SUPERIORES, À DIREITA E À ESQUERDA DO MONTE, OS PROFETAS ELIAS E ELISEU.PEÇA RICA, ROBUSTA E DE EXCEPCIONAL FATURA. BRASIL. SEC. XIX. 10 X 7 CMNOTA: A Ordem de Nossa Senhora do Carmo foi durante o período do Brasil Imperial, a mais rica e importante do País. Basta saber que a Imperial Ordem de Nossa Senhora do Carmo, abrigada na Igreja dessa Invocação na cidade do Rio de Janeiro, era a Capela Imperial que foi palco das mais importantes cerimônias religiosas do Império como Sagração de Dom Pedro I como Imperador, assim como Dom Pedro II. Batizado e casamento da Princesa Isabel. A tradição da Virgem do Carmo remonta curiosamente ao Velho testamento. Existe um piedoso relato segundo o qual, o Profeta Elias, teve uma visão de uma nuvem se levantando do mar e nela reconheceu a figura da futura Mãe do Salvador. Complementa ainda a tradição que os discípulos de Elias, em lembrança a sua visão, fundaram uma Congregação no Monte Carmelo (eis aí a simbologia do brasão da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo) e a ela se dedicaram até os dias de Jesus Cristo. Assim Santa Tereza, a grande Santa da Ordem Carmelita reconhece o Profeta Elias como fundador dessa Ordem. Os símbolos de Nossa Senhora do Carmo são o Brasão Coroado com representação do Monte Carmelo e o Escapulário que ela mesmo entregou em visão a São Simão Stock. Conta a tradição que em 16 de julho de 1251, estando São Simão em oração fervorosa, dignou-se Nossa Senhora a aparecer-lhe e rodeada de espíritos celestes e entregou-lhe o escapulário com as seguintes palavras: Meu dileto filho, eis o escapulário que será o distintivo da minha Ordem. Aceita-o como um penhor de privilégio que alcancei para ti e para todos os membros da Ordem do Carmo. Aquele que morrer vestido deste escapulário, estará livre do fogo do inferno. Já em 20 de janeiro de 1613 a Santa Inquisição Romana instituiu por decreto o privilégio sabatino, segundo o qual todos os irmãos e membros da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo que tendo em vida usado o escapulário, conservado a castidade própria do estado, recitado o Ofício Parvo de Nossa Senhora, serão socorridos por uma proteção extraordinária no primeiro sábado a que se seguir a sua morte.
  • GRANDE CRUZ RELICÁRIO EM PRATA DOURADA COM BELOS RESPLENDORES RAIADOS. BELO TRABALHO DO PERÍODO SETECENTISTA. BRASIL, SEC. XVIII. 13 CM DE ALTURA
  • NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO  LINDO PORTA PAZ EM PRATA DE LEI COM REPRESENTAÇÃO RELEVADA DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO EMOLDURADA POR GUIRLANDA DE FLORES E RAMAGENS CONSTRUÍDA EM FENESTRAS. MAGNIFICO TRABALHO SETECENTISTA. A IMAGEM É FIXADA NA ESTRUTURA POR MEIO DE PINO COM ROSCA REBITADO E FIXADO COM PORCA TAMBÉM EM PRATA DE LEI,  TÍPICO TRABALHO DO PERIODO COLONIAL. BRASIL, SEC. XVIII. 7,5 X 5,5NOTA:  A origem deste titulo atribuído à Mãe de Jesus remonta aos tempos históricos da União Ibérica, período em que Portugal foi anexado a Espanha, no século XVI. Um representante da Espanha mandou, na ocasião prender a todos os nobres portugueses que se recusassem a prestar homenagens aos invasores espanhóis.  Entre os presos estava Rodrigo Homem de Azevedo, ardoroso defensor de sua Pátria. Sua esposa, devota de Nossa Senhora diante da prisão de seu marido recorreu à Virgem Maria neste momento de angústia. Durante a novena que fazia à N. Sra., a esposa de Rodrigo sonhou as nove noites com a Virgem Maria que lhe dizia: não te preocupes, eu que tudo posso, o livrarei. Se puderes, em algum tempo, edificar-me-ás uma casa.  Terminada a novena, ela teve um sonho, no qual lhe pareceu ver Nossa Senhora que lhe dizia: Não te preocupes, eu o livrarei, mas quando puderes edifica uma igreja, para que meu Filho seja glorificado aqui .  Ao ser recebida a graça, Rodrigo Homem mandou esculpir uma imagem, conforme descrição da esposa em seu sonho: E porque Nossa Senhora disse Eu o livrarei, deu-lhe o nome de Nossa Senhora do Livramento e construiu uma capela.     Os portugueses trouxeram essa devoção para o Brasil e foi bastante difundida entre os bandeirantes em Goiás e também na Bahia.
  • RELÍQUIA DE SÃO TIAGO DE COMPOSTELA  SÃO TIAGO- MATA-MOUROS - ANTIGA LAJE DE PEDRA PINTADA COM REPRESENTAÇÃO DE SÃO TIAGO DE COMPOSTELA COM A ESPADA DESEMBAINHADA MONTANDO SEU CAVALO QUE PISOTEIA UM MOURO NO CHÃO. É UMA BELA PINTURA SOBRE UMA LAJE DE PEDRA DESGASTADA DO CAMINHO DE SÃO TIAGO, LOCAL DE PEREGRINAÇÃO CRISTÃ DESDE O SÉC. IX. A DEVOÇÃO A SÃO TIAGO-MATA-MOUROS FOI UMA DEVOÇÃO MUITO ESTIMADA NA ESPANHA DURANTE A RECONQUISTA DO TERRITÓRIO. PEÇA IMPORTANTE, SIMBÓLICA E MUITO BONITA! ESPANHA, SEC. XVIII. 13 X 13 CMNOTA: OsCaminhos de Santiagosão os percursos dosperegrinosque afluem aSantiago de Compostela desde oséculo IXpara venerar asrelíquiasdoapóstoloSantiago Maior, cujo sepulcro se encontra nacatedral de Santiago de Compostela. A peregrinação foi uma das mais concorridas da Europamedieval, cuja importância só era superada pelaVia Francigena(com destino aRoma) eJerusalém, sendo concedidaindulgênciaplena a quem a fizesse. Depois de vários séculos relativamente esquecida, desde os anos 1980 a popularidade da peregrinação tem crescido substancialmente, embora grande parte das pessoas que fazem oCaminho nome pelo qual é também conhecida a peregrinação  atualmente não o façam por motivos religiosos. O Caminho tornou-se um itinerário espiritual e cultural de primeira ordem, que é percorrido por dezenas ou centenas de milhares de pessoas todos os anos. Foi declaradoPrimeiro Itinerário Cultural Europeuem 1987 ePatrimónio da Humanidade(na Espanha em 1993 e naFrançaem 1998). Os caminhos espalham-se por toda aEuropae vão entroncar nos caminhosespanhóis. Com exceção das várias vias doCaminho Portuguêse doCaminho da Prata, do qual uma variante atravessava o nordeste de Portugal, que têm origem a sul, e do Caminho Inglês que vinha do norte, a maior parte liga-se aoCaminho Francês, cuja rota mais popular entra em Espanha na zona dePamplona(Roncesvalles), se encontra com as restantes emPuente la Reinae segue ao longo do norte de Espanha. Os peregrinos têm como símbolo umavieira, avenera, cujas origens se atribuem aos povos ancestrais que antes do cristianismo peregrinavam aFinisterra, durante muitos séculos considerado o local mais ocidental do mundo conhecido e, como tal, ofim do mundo. O Caminho de Santiago é popularmente associado desde séculos àVia Láctea, por supostamente indicar o caminho para Santiago de Compostela à noite. Via Láctea é um dos nomes dado ao Caminho e um dos nomes populares dagaláxiaem Espanha e Portugal é Caminho ou Estrada de Santiago.
  • SÃO RAIMUNDO NONATO  EXCEPCIONAL PINTURA COM REPRESENTAÇÃO DE  SÃO RAIMUNDO NONATO. O SANTO ESTÁ EM ADORAÇÃO AO OSTENSÓRIO QUE SEGURA NA MÃO ESQUERDA E TRAZ NA MÃO DIREITA A PALMA DE MARTÍRIO COM AS TRÊS COROAS SÍMBOLIZANDO SUAS TRÊS VIRTUDES. O SANTO CINGE HÁBITO MERCEDÁRIO COM O BRASÃO DA ORDEM. PINTURA EUROPÉIA DO SEC. XVIII, DE MUITA QUALIDADE! 80 X 64 CM.NOTA: SÃO RAIMUNDO NONATO é padroeiro dos nascituros (bebês que estão por nascer), das gestantes na hora do parto, das parteiras e dos obstetras. Raimundo nasceu na cidade de Portell, na região da Catalunha, Espanha, no ano 1200. Sua família era nobre, mas não possuía grande fortuna. O nascimento de Raimundo aconteceu de maneira trágica e dolorosa: sua mãe faleceu durante o trabalho de parto, antes que Raimundo nascesse. Por esta razão Raimundo foi chamado de Nonato, cujo significado é não-nascido de mãe viva, isto é, ele foi retirado do corpo já sem vida de sua mãe. Raimundo tinha inteligência privilegiada. Por isso, cumpriu seus estudos primários com facilidade. Já na adolescência, apresentou vocação para a vida religiosa. Quando seu pai percebeu isso, enviou para cuidar de um pedaço de terra que pertencia à família. A intenção do pai era fazer com que o filho desistisse da ideia de ser religioso. Porém, a atitude do pai levou a história para onde ele menos queria. Viver na fazenda, no silêncio, na solidão e em contato com a natureza, só fez fortificar ainda mais a vocação de Raimundo. Ele cuidava da fazenda. Porém, nas horas livres, dedicava-se à oração e à contemplação. Nisso, clareou-se em seu coração o chamado para dedicar-se totalmente à Ordem de Nossa Senhora das Mercês. Esta Ordem tinha sido fundada pelo futuro santo chamado Pedro Nolasco. Este, era amigo de Raimundo. A Ordem religiosa tinha uma missão muito especial no tempo de São Raimundo Nonato: libertar os cristãos que tinham sido presos e escravizados pelos muçulmanos (mouros). Com muita dificuldade, Raimundo Nonato conseguiu que seu pai autorizasse seu ingresso na vida religiosa. Isto só aconteceu em 1224. Neste ano, ele ingressou na Ordem de Nossa Senhora das Mercês e recebeu o hábito religioso do fundador e futuro santo Pedro Nolasco. Algum tempo depois veio sua ordenação sacerdotal. Então, sua vocação missionária desabrochou e ele se dedicou a ela com todas as suas forças. Por causa disso ele foi enviado numa missão às térreas da Argélia, extremo norte da África. Lá, ele conseguiu a façanha de libertar cento e cinquenta cristãos que tinham sido feito escravos dos muçulmanos. E ele não só os libertou como conseguiu que eles fossem devolvidos às suas famílias. Com o objetivo de libertar outros tantos cristãos da escravidão, o Pare Raimundo Nonato se ofereceu para ficar como refém entre os muçulmanos. Passou mais de ano preso sofrendo humilhações e torturas. Mesmo assim, continuou firme no seu trabalho missionário, levando a consolação do Evangelho e o conforto aos cristãos presos que vacilavam na fé e estavam perto de renunciar ao Senhor Jesus. Por causa disso, muitos cristãos permaneceram firmes e até mesmo muçulmanos se converteram ao cristianismo percebendo a força do testemunho de São Raimundo Nonato e dos cristãos que ele conseguia atingir. Por causa disso, porém, as autoridades muçulmanas mandaram que a boca de São Raimundo Nonato fosse perfurada e fechada com cadeados, a fim de que ele não falasse mais de Jesus Cristo. Porém, nem isso deu certo porque, mesmo no silêncio, o testemunho de fé, de confiança, de oração e de paz no sofrimento converteram a outros tantos. São Raimundo Nonato sofreu todas essas torturas por oito meses. Depois foi libertado. Porém, estava com sua saúde abalada. Voltou para a Catalunha em 1239. Por causa de sua fama de santidade e dos feitos realizados entre os muçulmanos, o papa Gregório IX nomeou-o cardeal e o chamou para que se tornasse seu conselheiro em Roma. São Raimundo Nonato tentou se preparar e se preparar e recuperar sua saúde com o intuito de mudar-se para Roma e servir ao Papa. No ano seguinte e ele partiu em viagem. Porém, não conseguiu termina-la por causa da saúde fragilizada. Estando perto de Barcelona, numa cidade chamada Cardona, São Raimundo Nonato começou a sofrer uma febre muito forte e veio a falecer. Era o dia 31 de agosto de 1240. Ele tinha, então, somente quarenta anos de idade. São Raimundo Nonato foi velado e sepultado em Cardona. Seu túmulo foi transformado num lugar de peregrinação para os cristãos de toda a região, que reconheciam nele a santidade, a coragem e o amor cristão. No local onde ficava seu túmulo foi construída uma igreja que guarda seus restos mortais até hoje. O culto a São Raimundo Nonato espalhou-se pela Espanha inteira e pela Europa. Em 1681 ele foi canonizado. Por causa da extrema dificuldade vivida em seu nascimento, São Raimundo Nonato passou a ser venerado pelos fiéis como Padroeiro dos nascituros, isto é, dos bebês que estão para nascer, das gestantes na hora do parto, das Parteiras e dos Obstetras.
  • ANTIGA LAMPADA VOTIVA MARIANA EM BRONZE COM VIDRO ARTÍSTICO EM AZUL. PROFUSAMENTE CRAVEJADO COM VITRILHOS AZUIS E TRANSLÚCIDOS. NA PARTE DE TRAS SUPORTE PARA ACOMODAÇÃO DA LAMPARINA QUE SE MANTEM ACESA NO ALTAR DE NOSSA SENHORA. EUROPA, SEC. XIX. 33 CM DE ALTURA
  • EXCEPCIONAL BACIA DAS ALMAS EM PRATA DE LEI BATIDA, REPUXADA E CINZEALADA. DECORA EM RESERVA COM BRASÃO DA IRMANDADE DOS FRANCISCANOS. PEÇA EXTRAORDINÁRIA, MUITO BONITA E BASTANTE ANTIGA. BRASIL, SEC. XVIII. 23 CM DE DIAMETRO  NOTA: Nas igrejas francesas do período medieval tardio, bacias das almas eram irmandades criadas para angariar fundos que financiassem missas em favor das almas do purgatório. Na tradição católica as almas do purgatório estavam em situação particularmente desfavorável. Estavam na antecâmara do Paraíso mas sofriam punições idênticas às do Inferno, e da sua posição entre os dois, não tinham mais como oferecer ofertas, jejuns e penitências de modo a expiar os seus próprios pecados. Para diminuir a extensão da sua pena tinham de depender da boa vontade dos vivos. Isto é o que diz a aplicação dos méritos em As divinas gerações: Este é um componente fundamental da noção católica de purgatório: a ideia de que os méritos dos cristãos vivos podem ser aplicados na compensação dos pecados não ressarcidos dos cristãos mortos, de modo a acelerar a sua entrada no Paraíso. Isso se faz oferecendo-se missas, ofertas e orações não aos mortos, mas em favor deles. Se não contarem com a intervenção indenizadora dos vivos, as almas do purgatório terão de purgar suas dívidas através de seus próprios sofrimentos, processo que é tão doloroso quanto demorado. Nessas horas vale mais ter um amigo na terra do que um no céu. No ressarcimento dos débitos do purgatório, não havia moeda mais forte do que o sacrifício da missa. As famílias ricas ofereciam diversas missas em favor dos seus mortos, mas missas eram um ofício caro. Os pobres ofereciam em favor dos seus mortos orações e outras penitências, mas no que dizia respeito ao enorme potencial de ressarcimento das missas estavam descobertos. Na Europa do século XIV, quando a ideia de purgatório alcançava popularidade sem precedentes e o sentimento popular em favor das almas santas e aflitas do purgatório era fortíssimo, muitos movimentos religiosos se organizaram para aliviar os apuros desses desfavorecidos. A igreja de Saint Martin mantinha também um bom número de bacias para a arrecadação de ofertas, que eram dedicadas a entidades espirituais (Bacia das almas do purgatório, Bacia de Notre Dame) ou a causas sociais (Bacia do lHôpital des Pauvres, Bacia de lOuvre) Nas igrejas francesas a bacia das almas do purgatório era tanto um recipiente de coleta (um prato ou bacia em que as ofertas eram recolhidas) quanto um fundo coletivo de doações: Em 1530, Jean Tabaux, padre, e Pierre, seu irmão, fundaram uma pensão anual em favor da bacia das almas do purgatório da igreja de Valence, e doaram, para esse fim, uma vinha na jurisdição de Valence, conhecida como Quinze Ventos, defronte a vinha de Jean de Boyer. Em 1527, Sans e Pierre de Boyer, irmãos, doaram à bacia das almas do purgatório da igreja de Valence a casa, campos, vinhedos e florestas conhecidos como Bazin. Em seu estudo Les prêtres du purgatoire (XIVe et XVe siècles) a medievalista Michelle Fournié recapitula as características da instituição:A bacia das almas do purgatório da catedral Saint-Alain de Lavaur é, como as outras associações da mesma espécie, uma espécie de confraria sem confrades, um organismo piedoso administrado por quatro representantes leigos eleitos por um ano. Seus nomes aparecem anualmente no cabeçalho das suas prestações de contas, e assumem seus cargos no Natal. Esses representantes fazem circular durante as missas um prato de ofertas ou bacia/bassin, na qual recolhem as ofertas dos fiéis. Eles administram além disso as propriedades do purgatório, vendem ou adquirem bens imobiliários e anuidades, recebem o censo das vassalagens, o aluguel dos arrendatários, as doações testamentárias e por vezes a herança integral de doadores generosos. A bacia das almas do purgatório tem uma vocação particular: a celebração de missas pelas almas do purgatório, celebração que se apoia sobre um calendário litúrgico original. A prática e a instituição da bacia das almas foi também adotada em Portugal onde, segundo a Dra. Adalgisa Arantes Campos (UFMG), a devoção às almas do purgatório contou com uma vitalidade ímpar, e dali é que chegou ao Brasil. As Constituiçoes Primeiras do Arcebispado da Bahia, que regulamentam na Colônia as decisões do Concílio de Trento, recomendam: () encomendamos muito que tratem desta devoção das Confrarias; e de servirem, e venerarem nellas aos Santos, principalmente á do Santíssimo, e do nome de Jesus, á de N. Senhora, e das Almas do Purgatório, porque estas Confrarias he bem as haja em todas as Igrejas. No Brasil, como em Portugal, as bacias das almas estavam associadas à devoção a São Miguel, arcanjo tido como protetor das almas do purgatório. Esta é ainda Adalgisa Arantes Campos, falando sobre a veneração às almas na Minas Gerais do século XVIII: A evangelização ocorre às custas dos próprios leigos que, assentando-se socialmente, erigem as irmandades, responsáveis pelo culto e pela edificação dos templos mineiros. Naquela rude sociedade teve grande pujança a sociabilidade confrarial, voltada para as obras de misericórdia entre os próprios irmãos. Trata-se da caridade entre os pares. Apenas as irmandades de São Miguel e Almas reservavam parte das esmolas recebidas as bacias das almas para a celebração de missas para as almas do Purgatório. A prática e a irmandade encontraram modo de perpetuar-se pelos séculos. Em Esaú e Jacó, escrito em 1904 mas falando de um Brasil de alguns anos antes, Machado de Assis apresenta um irmão das almas, figura que percorre o Rio de Janeiro com uma bacia de ofertas, trajando uma opa (túnica usada por membros das irmandades religiosas) e pedindo esmolas em favor dos mortos: Os mesmos sapatos de um irmão das almas, que ia a dobrar a esquina da Rua da Misericórdia para a de S. José, pareciam rir de alegria, quando realmente gemiam de cansaço. Natividade estava tão fora de si que, ao ouvir-lhe pedir: Para a missa das almas! tirou da bolsa uma nota de dous mil-réis, nova em folha, e deitou-a à bacia. A irmã chamou-lhe a atenção para o engano, mas não era engano, era para as almas do purgatório. Cada doação representava menos culpas a serem expiadas numa eventual passagem futura pelo purgatório, ou uma chance a mais de evitá-la. Deitar ofertas frequentes na bacia das almas era também evitar ter de um dia lançar mão desse derradeiro auxílio. A bacia das almas era o recurso dos que não tinham outro recurso, mas precisamente porque tinham deixado passar oportunidades melhores. A mesma lógica se aplica a alguém que vende uma propriedade ou a um time que se classifica na bacia das almas: trata-se de recorrer a uma solução dramática e longe do ideal, ao último recurso, porque as oportunidades ficaram para trás.
  • TAMBULADEIRA EM PRATA DE LEI COM MARCAS PARA CIDADE DO PORTO E CONTRASTE CONHECIDO COMO P41 (MOITINHO PAG. 266) DATÁVEL A PARTIR DE 1836. CORPO LISO E ALÇAS LATERAIS. PORTUGAL, PRIMEIRA METADE DO SEC. XIX.
  • PATEK PHILIPPE  MODELO ELIPSE  LINDO RELÓGIO COM CAIXA EM OURO MACIÇO ACONDICIONADO EM SEU ESTOJO ORIGINAL. FIVELA TAMBÉM EM OURO 18K. EXCELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO E FUNCIONAMENTO. RELÓGIO ELEGANTE E ALTAMENTE COLECIONÁVEL. SUIÇA, SEC. XX. 3,5 CM DE COMPRIMENTO (CAIXA COM AS GARRAS)
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  • PALACIANO CENTRO DE MESA DE GRANDE DIMENSÃO EM BRONZE ORMOLU COM CRISTAL LAPIDADO. ESTILO E ÉPOCA NAPOLEÃO III.  LATERAIS COM CARIATIDES. ASSENTE SOBRE QUATRO ELEGANTES PÉS EM GARRA. FRANÇA, SEC. XIX. 57 CM DE COMPRIMENTO
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