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Tapeçaria

O REI DAVID E BATSEBA - O BANHO DE BATSEBA PRECIOSA TAPEÇARIA DE FLANDRES, TECIDA EM BRUXELAS EM SEDA E ALGODÃO. REPRESENTA O CONVITE DO REI DAVID A BATSEBA PARA QUE O VISITE APÓS TER ESPREITADO SEU BANHO DO ALTO DO BALCÃO DO PALÁCIO. CONCLUÍDA NAS OFICINAS DE BRUXELAS NO SEC. XII ESTA É UMA OBRA PRIMA DOS ARTESÃOS DE FLANDRES. PELA PRECIOSIDADE DOS MATERIAIS UTILIZADOS, PELA SUA QUALIDADE DE EXECUÇÃO E PELO SEU ADMIRÁVEL ESTADO DE CONSERVAÇÃO É SEM DÚVIDA DIGNA DE QUALQUER MUSEU EUROPEU DE QUALIDADE. CERTAMENTE COMPUNHA UM CONJUNTO DE TAPEÇARIAS QUE RETRATAVAM A VIDA DO REI DAVID SEGUNDO O LIVRO DO PROFETA SAMUEL. NO MEIO DE UMA GUERRA CONTRA OS AMONITAS, O REI DAVI SE APAIXONA POR BATSEBA PORQUE SUA ESPOSA MICAL ERA ESTÉRIL; DESSA RELAÇÃO ADÚLTERA VEIO UM DESCENDENTE. DAVI ENTÃO ENVIA URIAS, MARIDO DE BATSEBA, PARA A LINHA DE FRENTE DA BATALHA, ONDE É MORTO. A IRA DIVINA ATINGE O CASAL E A CRIANÇA FRUTO DO ADULTÉRIO MORRE. APÓS UM PERÍODO DE ARREPENDIMENTO, O GOVERNANTE PERDOADO É VITORIOSO E SE CASA COM BATSEBA. DE SUA UNIÃO COM BATSEBA, LEGITIMADA POR DEUS, NASCEU SALOMÃO, O GRANDE REI DE ISRAEL. A HISTÓRIA É TRANSPOSTA PARA O AMBIENTE DO SÉCULO 16, MOSTRANDO UMA INFINIDADE DE DETALHES SOBRE A VIDA DA CORTE NO RENASCIMENTO (TRAJES, POMPA E CERIMÔNIA REAL). DA SACADA DO PALÁCIO REAL O REI DAVID, CINGINDO UM CHAPÉU RENASCENTISTA, USANDO UMA CADEIA SIMBOLO DE SUA REALEZA E SEGURANDO UM CETRO OBSERVA BATSEBA QUE ESTÁ SE SECANDO ENQUANTO ATENDE AO EMISSÁRIO REAL ENVIADO PARA CONVIDÁ-LA AO PALÁCIO. NO FUNDO DA CENA A FONTE QUE BANHOU BATSEBA. UMA CRIADA SEGURA UMA TOALHA EM UMA EXTREMIDADE E A OUTRA PONTA ESTÁ NAS MÃOS DE BATSEBA. ALÉM DO PALÁCIO REAL OUTRAS CONSTRUÇÕES DA CIDADE E O POVO SÃO REPRESENTADOS EM SEGUNDO PLANO. O NOME DO ARTISTA QUE CRIOU AS CENAS PERMANECE DESCONHECIDO. NO ENTANTO, PODERIA SER O PINTOR FLAMENGO JAN VAN ROOME, CONHECIDO COMO JEAN DE BRUXELLES, UM ARTISTA QUE ESTAVA NA MODA ENTRE OS REIS EUROPEUS NO SEC. XV QUE PRODUZIU PARA MARGARIDA DA ÁUSTRIA UMA SÉRIE DE TAPEÇARIAS COM ESSA MESMA TEMÁTICA. FLANDRES, BRUXELAS, SEC. XVII. 377 X 250 CMNOTA: A temática da vida do rei David se tornou cara aos reis e príncipes renascentistas nos séculos xv, XVI e até o XVII. A imagem cristológica de Manuel I de Portugal como profeta-rei, o novo Emmanuel de um império cristão global no início das descobertas portuguesas, foi mais enfaticamente propagandeada pelo rei português no complexo do mosteiro dos Jerônimos que ele construiu fora de Lisboa em Belém, erguido em comemoração à viagem histórica de Vasco da Gama à Índia em 1498. No programa decorativo e escultórico do claustro, Manuel I fazia-se explicitamente retratar como o Rei David do Antigo Testamento, rodeado pelas Virtudes, Profetas e Santos. A ARQUIDUQUESA MARGARIDA DA ÁUSTRIA, que governou os Países Baixos também encomendou uma série de tapeçarias com a vida do Rei David. Se Margarida da Áustria encomendou esta obra de arte, pareceria que ela a revendeu antes de sua morte, que ocorreu em 1530. Na verdade, o inventário de 1547 do REI HENRIQUE VIII DA INGLATERRA as relaciona com as posses do rei (o documento indica a compra em 1528 por um comerciante flamengo de dez - peças de tapeçaria representando a rica história do Rei David). É fácil entender o valor que Henrique VIII poderia ter dado a esta história, em um contexto em que ele estava tentando que o Papa aceitasse seu divórcio de Catarina de Aragão - que não lhe deu filhos - e o efeito que essas tapeçarias tiveram sobre os príncipes e embaixadores italianos quando eles foram recebidos pelo soberano glorioso. Quando CATARINA DA ÁUSTRIA, RAINHA DE PORTUGAL casou sua filha com FILIPE II da Espanha dotou a princesa com as tapeçarias do REI MANUEL I adquiridas quase meio século antes. Mais do que o valor da arte o objetivo da mãe da futura Rainha da Espanha e Impoeratriz do Sacro Império, era o de fornecer através da história de David e Batseba os princípios do decoro principesco e as diretrizes de uma conduta virtuosa e majestosa. As tapeçarias de Flandres além de tornarem menos inóspitos os castelos renascentistas, simbolizavam um conjunto de princípios.

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Tipo: Tapeçaria

O REI DAVID E BATSEBA - O BANHO DE BATSEBA PRECIOSA TAPEÇARIA DE FLANDRES, TECIDA EM BRUXELAS EM SEDA E ALGODÃO. REPRESENTA O CONVITE DO REI DAVID A BATSEBA PARA QUE O VISITE APÓS TER ESPREITADO SEU BANHO DO ALTO DO BALCÃO DO PALÁCIO. CONCLUÍDA NAS OFICINAS DE BRUXELAS NO SEC. XII ESTA É UMA OBRA PRIMA DOS ARTESÃOS DE FLANDRES. PELA PRECIOSIDADE DOS MATERIAIS UTILIZADOS, PELA SUA QUALIDADE DE EXECUÇÃO E PELO SEU ADMIRÁVEL ESTADO DE CONSERVAÇÃO É SEM DÚVIDA DIGNA DE QUALQUER MUSEU EUROPEU DE QUALIDADE. CERTAMENTE COMPUNHA UM CONJUNTO DE TAPEÇARIAS QUE RETRATAVAM A VIDA DO REI DAVID SEGUNDO O LIVRO DO PROFETA SAMUEL. NO MEIO DE UMA GUERRA CONTRA OS AMONITAS, O REI DAVI SE APAIXONA POR BATSEBA PORQUE SUA ESPOSA MICAL ERA ESTÉRIL; DESSA RELAÇÃO ADÚLTERA VEIO UM DESCENDENTE. DAVI ENTÃO ENVIA URIAS, MARIDO DE BATSEBA, PARA A LINHA DE FRENTE DA BATALHA, ONDE É MORTO. A IRA DIVINA ATINGE O CASAL E A CRIANÇA FRUTO DO ADULTÉRIO MORRE. APÓS UM PERÍODO DE ARREPENDIMENTO, O GOVERNANTE PERDOADO É VITORIOSO E SE CASA COM BATSEBA. DE SUA UNIÃO COM BATSEBA, LEGITIMADA POR DEUS, NASCEU SALOMÃO, O GRANDE REI DE ISRAEL. A HISTÓRIA É TRANSPOSTA PARA O AMBIENTE DO SÉCULO 16, MOSTRANDO UMA INFINIDADE DE DETALHES SOBRE A VIDA DA CORTE NO RENASCIMENTO (TRAJES, POMPA E CERIMÔNIA REAL). DA SACADA DO PALÁCIO REAL O REI DAVID, CINGINDO UM CHAPÉU RENASCENTISTA, USANDO UMA CADEIA SIMBOLO DE SUA REALEZA E SEGURANDO UM CETRO OBSERVA BATSEBA QUE ESTÁ SE SECANDO ENQUANTO ATENDE AO EMISSÁRIO REAL ENVIADO PARA CONVIDÁ-LA AO PALÁCIO. NO FUNDO DA CENA A FONTE QUE BANHOU BATSEBA. UMA CRIADA SEGURA UMA TOALHA EM UMA EXTREMIDADE E A OUTRA PONTA ESTÁ NAS MÃOS DE BATSEBA. ALÉM DO PALÁCIO REAL OUTRAS CONSTRUÇÕES DA CIDADE E O POVO SÃO REPRESENTADOS EM SEGUNDO PLANO. O NOME DO ARTISTA QUE CRIOU AS CENAS PERMANECE DESCONHECIDO. NO ENTANTO, PODERIA SER O PINTOR FLAMENGO JAN VAN ROOME, CONHECIDO COMO JEAN DE BRUXELLES, UM ARTISTA QUE ESTAVA NA MODA ENTRE OS REIS EUROPEUS NO SEC. XV QUE PRODUZIU PARA MARGARIDA DA ÁUSTRIA UMA SÉRIE DE TAPEÇARIAS COM ESSA MESMA TEMÁTICA. FLANDRES, BRUXELAS, SEC. XVII. 377 X 250 CMNOTA: A temática da vida do rei David se tornou cara aos reis e príncipes renascentistas nos séculos xv, XVI e até o XVII. A imagem cristológica de Manuel I de Portugal como profeta-rei, o novo Emmanuel de um império cristão global no início das descobertas portuguesas, foi mais enfaticamente propagandeada pelo rei português no complexo do mosteiro dos Jerônimos que ele construiu fora de Lisboa em Belém, erguido em comemoração à viagem histórica de Vasco da Gama à Índia em 1498. No programa decorativo e escultórico do claustro, Manuel I fazia-se explicitamente retratar como o Rei David do Antigo Testamento, rodeado pelas Virtudes, Profetas e Santos. A ARQUIDUQUESA MARGARIDA DA ÁUSTRIA, que governou os Países Baixos também encomendou uma série de tapeçarias com a vida do Rei David. Se Margarida da Áustria encomendou esta obra de arte, pareceria que ela a revendeu antes de sua morte, que ocorreu em 1530. Na verdade, o inventário de 1547 do REI HENRIQUE VIII DA INGLATERRA as relaciona com as posses do rei (o documento indica a compra em 1528 por um comerciante flamengo de dez - peças de tapeçaria representando a rica história do Rei David). É fácil entender o valor que Henrique VIII poderia ter dado a esta história, em um contexto em que ele estava tentando que o Papa aceitasse seu divórcio de Catarina de Aragão - que não lhe deu filhos - e o efeito que essas tapeçarias tiveram sobre os príncipes e embaixadores italianos quando eles foram recebidos pelo soberano glorioso. Quando CATARINA DA ÁUSTRIA, RAINHA DE PORTUGAL casou sua filha com FILIPE II da Espanha dotou a princesa com as tapeçarias do REI MANUEL I adquiridas quase meio século antes. Mais do que o valor da arte o objetivo da mãe da futura Rainha da Espanha e Impoeratriz do Sacro Império, era o de fornecer através da história de David e Batseba os princípios do decoro principesco e as diretrizes de uma conduta virtuosa e majestosa. As tapeçarias de Flandres além de tornarem menos inóspitos os castelos renascentistas, simbolizavam um conjunto de princípios.

Informações

Lance

    • Lote Vendido
Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1ª. As peças que compõem o presente LEILÃO, foram cuidadosamente examinadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2ª. Em caso eventual de engano na autenticidade de peças, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não será mais admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3ª. As peças estrangeiras serão sempre vendidas como Atribuídas.

    4ª. O Leiloeiro não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5ª. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As peças serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação. Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão. Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas nem servirá de alegação para descumprir compromisso firmado.

    6ª. Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catalogo.

    7ª. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que será feito por funcionário autorizado.

    8ª. Os Organizadores colocarão a título de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

    8.2. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9ª. O Organizador se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10ª. Adquiridas as peças e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11ª. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro; o que não cria novação.

    12ª. Em caso de litígio prevalece a palavra do Leiloeiro.

    13ª. As peças adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 48 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro, (5%). Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.

    14ª. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes. O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação da empresa responsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio.

    15ª. Qualquer litígio referente ao presente leilão está subordinado à legislação brasileira e a jurisdição dos tribunais da cidade de Campinas - SP. Os casos omissos regem-se pela legislação pertinente, e em especial pelo Decreto 21.981, de 19 de outubro de 1932, Capítulo III, Arts. 19 a 43, com as alterações introduzidas pelo Decreto 22.427., de 1º. de fevereiro de 1933.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    A vista com acréscimo da taxa do leiloeiro de 5%.
    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser enviada por e-mail após o último dia do leilão.
    Não aceitamos cartões de crédito ou débito.
    O pagamento deverá ser efetuado até 72 horas após o término do leilão sob risco da venda ser desfeita.

  • FRETE E ENVIO

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes. Veja nas Condições de Venda do Leilão.
    Despachamos para todos os estados. A titulo de cortesia a casa poderá embrulhar as peças arrematadas e providenciar transportadora adequada