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JONH GRASS CAVALOS GUACHE ASSINADO E DATADO 1972. NO VERSO ANTIGO CACHÊ COM FICHA CATALOGRÁFICA DA DAN GALERIA E TAMBÉM DO ESCRITÓRIO DE ARTES RENATO MAGALHÃES GOUVEIA. FASE NATURALISTA DO PINTOR MODERNISTA QUE FOI UM DOS PARTICIPANTES DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922. CONVIDADO POR OSWALD DE ANDRADE, PARTICIPA DA SEMANA DE ARTE MODERNAI COM SETE TELAS, JUNTO A ANITA MALFATTI, VICENTE DO REGO MONTEIRO, VICTOR BRECHERET E OUTROS ENTÃO EXPOENTES DA NASCENTE VANGUARDA ARTÍSTICA PAULISTA. A ALFREDO GALLAS AFIRMA EM SEU LIVRO 100 OBRAS ITAÚ (PREFÁCIO E APRESENTAÇÃO PIETRO MARIA BARDI. SÃO PAULO: ITAUGALERIA, 1985.) QUE INDISCUTIVELMENTE, JOHN GRAZ SE COLOCOU, COMO UM DOS PINTORES MAIS INTERESSANTES DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922. SOBRE A FASE NATURALISTA DO PINTOR TEMOS A CRÍTICA DE GERALDO FERRAZ CONSTUÍDA NO PERÍODO: DEVEREI CONFESSAR UMA SURPRESA DIANTE DOS ÚLTIMOS QUADROS DE JOHN GRAZ. O ARTISTA ENTREGOU-SE A TOTAL DIVERSIFICAÇÃO DA TEMÁTICA, NUMA INTEIRA LIBERDADE DE OPÇÕES, QUE, PARECE-ME NUNCA ATINGIRA. ESTAMOS MESMO DIANTE DE UM MÚLTIPLO REPERTÓRIO QUE É O QUE PRIMEIRAMENTE CAUSA IMPACTO, POIS DÁ O ARTISTA AOS SEUS TEMAS UMA PRIMAZIA INTEIRA, TANTO NA CAPTAÇÃO DO ESPAÇO E SUA VISUALIZAÇÃO DENTRO DA TELA, COMO NA LIBÉRRIMA COLOCAÇÃO, NESSES RETÂNGULOS, DE FIGURAS E COISAS. ASSIM, QUANDO REGISTRA A NATUREZA, A PAISAGEM, A FAUNA, TERRAS E OBJETOS, CONDICIONA-OS A UMA LUZ QUE NÃO FAZ CONCESSÃO ALGUMA AOS TROPICALISMOS. AO CONTRÁRIO, NUMA CONTENÇÃO VIGILANTE, NATURAL NELE, O PINTOR SE LIMITA A PRESTAR UMA HOMENAGEM AO ESPETÁCULO CAMBIANTE DA TERRA, DA FAUNA E DA FLORA, SEM CEDER UM MILÍMETRO AO COLORIDO. SEU VERDE É DELE MESMO, COMO OS SEUS TERRAS, OS SEUS VERMELHOS, OS SEUS AZUIS (GERALDO FERRAZJOHN GRAZ: OBRAS SELECIONADAS. APRESENTAÇÃO DE GERALDO FERRAZ. SÃO PAULO: R&R CAMARGO ARTE, 1976.) 47 X 71 CM. COM A MOLDURA 74 X 98 CMNOTA: John Graz (Genebra, Suíça 1891 - São Paulo SP 1980) Pintor, decorador, escultor e artista gráfico. John Louis Graz ingressa no curso de arquitetura, decoração e desenho da Escola de Belas Artes de Genebra em 1908, onde é aluno de Eugène Gilliard (1861 - 1921), Gabriel Vernet e Daniel Baud-Bovy (1870 - 1958). É discípulo também de Edouard Ravel, com quem aprende uma multiplicidade de técnicas e estilos. De 1911 a 1913, na Escola de Belas Artes de Munique, estuda decoração, design e publicidade com Carl Moos (1873 - 1959). Retorna à Escola de Belas Artes de Genebra, onde permanece de 1913 a 1915, período em que passa boa parte do tempo em companhia dos irmãos Regina Gomide (1897 - 1973) e Antonio Gomide (1895 - 1967). Viaja a Paris, onde se familiariza com o trabalho de Paul Cézanne (1839 - 1906) e entra em contato com o cubismo, o fauvismo e o futurismo. Recebe, por duas vezes, a Bolsa Lissignol e parte para estudos na Espanha. De volta a Suíça, realiza vários trabalhos como ilustrador. Em 1920, vem para o Brasil e, nesse mesmo ano, casa-se em São Paulo com Regina Gomide. Por intermédio de Oswald de Andrade (1890 - 1954) o casal passa a fazer parte da vida intelectual da cidade. Graz participa da Semana de Arte Moderna de 1922, expondo sete obras. No mesmo ano tem um de seus trabalhos publicados na revista Klaxon, 7ª edição. Em 1923, trabalha com o arquiteto Gregori Warchavchik (1896 - 1972). Projeta e executa a decoração de residências paulistanas, desenhando móveis, luminárias, afrescos, vitrais, maçanetas, banheiros e jardins. Torna-se sócio-fundador da Sociedade Pró-Arte Moderna - SPAM, em 1932. Ainda nos anos de 1930, produz inúmeras capas da revista Ilustração Artística do Brasil e forma o Grupo 7 com Regina Graz, Antonio Gomide, Elisabeth Nobiling (1902 - 1975), Rino Levi, Victor Brecheret (1894 - 1955) e Yolanda Mohalyi (1909 - 1978). Entre 1908 e 1911, John Graz freqüenta cursos de arquitetura, decoração e desenho na Escola de Belas Artes, em Genebra, onde é aluno de Eugène Gilliard (1861 - 1921) e Daniel Baud-Bovy (1870 - 1958). Em seguida, inscreve-se na Escola de Belas Artes de Munique e estuda com o artista gráfico Carl Moos (1873 - 1959). Em viagem a Paris, conhece o escultor Victor Brecheret (1894 - 1955). Em 1913, retorna a Genebra, onde finaliza seus estudos na Escola de Belas Artes. Recebe, por duas vezes, a bolsa Lissignol, que permite sua ida para a Espanha. Nesse país, realiza grandes paisagens, que revelam seu interesse pelas obras de Paul Cézanne (1839 - 1906) e, principalmente, de Ferdinand Hodler (1853 - 1918). Em Genebra, desenha vitrais e faz ilustrações para cartazes publicitários. Trava amizade com o escritor Sérgio Milliet (1898 - 1966) e conhece Regina Gomide (1897 - 1973) e seu irmão, Antonio Gomide (1895 - 1967), colegas na Escola de Belas Artes. Noivo de Regina, vem ao Brasil em 1920 e casa-se. Integra-se ao grupo modernista de São Paulo, constituído por Anita Malfatti (1889 - 1964), Di Cavalcanti (1897 - 1976), Brecheret e Mário de Andrade (1893 - 1945), entre outros. Em 1922, participa da Semana de Arte Moderna com sete telas. Faz ilustrações para a revista Klaxon, primeiro periódico modernista. A partir de 1923, executa projetos de decoração de residências: cria inúmeros vitrais e realiza design de móveis e peças como portas, fechaduras, luminárias, tapetes e afrescos. É considerado, com Regina e Antonio Gomide, um dos introdutores do estilo art déco em São Paulo. Trabalha com Gregori Warchavchik (1896 - 1972), recém-chegado ao país, decorando as casas projetadas pelo arquiteto russo. Em 1925, Graz apresenta em São Paulo móveis tubulares, feitos de canos metálicos e laminados de madeira, com formas geometrizadas. Dotado de grande conhecimento técnico e fabril, acompanha pessoalmente a produção das peças no Liceu de Artes e Ofícios, onde conta com a colaboração de Federico Oppido (1877 - 1950). É inovador na decoração de ambientes. Ao projetar os móveis, prevê sua distribuição no espaço e sua relação com painéis, vitrais e afrescos. A integração dos elementos é uma característica das casas decoradas por Graz: a mesma proposta estende-se dos painéis pintados aos móveis, objetos e iluminação. A residência Cunha Bueno (Jardim América) é exemplo do seu pioneirismo: para a decoração, o artista elabora inclusive o desenho geométrico do piso dos jardins. Infelizmente, a incipiência da indústria brasileira impossibilita a transformação dos protótipos de autoria de John Graz em utensílios produzidos em larga escala.

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JONH GRASS CAVALOS GUACHE ASSINADO E DATADO 1972. NO VERSO ANTIGO CACHÊ COM FICHA CATALOGRÁFICA DA DAN GALERIA E TAMBÉM DO ESCRITÓRIO DE ARTES RENATO MAGALHÃES GOUVEIA. FASE NATURALISTA DO PINTOR MODERNISTA QUE FOI UM DOS PARTICIPANTES DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922. CONVIDADO POR OSWALD DE ANDRADE, PARTICIPA DA SEMANA DE ARTE MODERNAI COM SETE TELAS, JUNTO A ANITA MALFATTI, VICENTE DO REGO MONTEIRO, VICTOR BRECHERET E OUTROS ENTÃO EXPOENTES DA NASCENTE VANGUARDA ARTÍSTICA PAULISTA. A ALFREDO GALLAS AFIRMA EM SEU LIVRO 100 OBRAS ITAÚ (PREFÁCIO E APRESENTAÇÃO PIETRO MARIA BARDI. SÃO PAULO: ITAUGALERIA, 1985.) QUE INDISCUTIVELMENTE, JOHN GRAZ SE COLOCOU, COMO UM DOS PINTORES MAIS INTERESSANTES DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922. SOBRE A FASE NATURALISTA DO PINTOR TEMOS A CRÍTICA DE GERALDO FERRAZ CONSTUÍDA NO PERÍODO: DEVEREI CONFESSAR UMA SURPRESA DIANTE DOS ÚLTIMOS QUADROS DE JOHN GRAZ. O ARTISTA ENTREGOU-SE A TOTAL DIVERSIFICAÇÃO DA TEMÁTICA, NUMA INTEIRA LIBERDADE DE OPÇÕES, QUE, PARECE-ME NUNCA ATINGIRA. ESTAMOS MESMO DIANTE DE UM MÚLTIPLO REPERTÓRIO QUE É O QUE PRIMEIRAMENTE CAUSA IMPACTO, POIS DÁ O ARTISTA AOS SEUS TEMAS UMA PRIMAZIA INTEIRA, TANTO NA CAPTAÇÃO DO ESPAÇO E SUA VISUALIZAÇÃO DENTRO DA TELA, COMO NA LIBÉRRIMA COLOCAÇÃO, NESSES RETÂNGULOS, DE FIGURAS E COISAS. ASSIM, QUANDO REGISTRA A NATUREZA, A PAISAGEM, A FAUNA, TERRAS E OBJETOS, CONDICIONA-OS A UMA LUZ QUE NÃO FAZ CONCESSÃO ALGUMA AOS TROPICALISMOS. AO CONTRÁRIO, NUMA CONTENÇÃO VIGILANTE, NATURAL NELE, O PINTOR SE LIMITA A PRESTAR UMA HOMENAGEM AO ESPETÁCULO CAMBIANTE DA TERRA, DA FAUNA E DA FLORA, SEM CEDER UM MILÍMETRO AO COLORIDO. SEU VERDE É DELE MESMO, COMO OS SEUS TERRAS, OS SEUS VERMELHOS, OS SEUS AZUIS (GERALDO FERRAZJOHN GRAZ: OBRAS SELECIONADAS. APRESENTAÇÃO DE GERALDO FERRAZ. SÃO PAULO: R&R CAMARGO ARTE, 1976.) 47 X 71 CM. COM A MOLDURA 74 X 98 CMNOTA: John Graz (Genebra, Suíça 1891 - São Paulo SP 1980) Pintor, decorador, escultor e artista gráfico. John Louis Graz ingressa no curso de arquitetura, decoração e desenho da Escola de Belas Artes de Genebra em 1908, onde é aluno de Eugène Gilliard (1861 - 1921), Gabriel Vernet e Daniel Baud-Bovy (1870 - 1958). É discípulo também de Edouard Ravel, com quem aprende uma multiplicidade de técnicas e estilos. De 1911 a 1913, na Escola de Belas Artes de Munique, estuda decoração, design e publicidade com Carl Moos (1873 - 1959). Retorna à Escola de Belas Artes de Genebra, onde permanece de 1913 a 1915, período em que passa boa parte do tempo em companhia dos irmãos Regina Gomide (1897 - 1973) e Antonio Gomide (1895 - 1967). Viaja a Paris, onde se familiariza com o trabalho de Paul Cézanne (1839 - 1906) e entra em contato com o cubismo, o fauvismo e o futurismo. Recebe, por duas vezes, a Bolsa Lissignol e parte para estudos na Espanha. De volta a Suíça, realiza vários trabalhos como ilustrador. Em 1920, vem para o Brasil e, nesse mesmo ano, casa-se em São Paulo com Regina Gomide. Por intermédio de Oswald de Andrade (1890 - 1954) o casal passa a fazer parte da vida intelectual da cidade. Graz participa da Semana de Arte Moderna de 1922, expondo sete obras. No mesmo ano tem um de seus trabalhos publicados na revista Klaxon, 7ª edição. Em 1923, trabalha com o arquiteto Gregori Warchavchik (1896 - 1972). Projeta e executa a decoração de residências paulistanas, desenhando móveis, luminárias, afrescos, vitrais, maçanetas, banheiros e jardins. Torna-se sócio-fundador da Sociedade Pró-Arte Moderna - SPAM, em 1932. Ainda nos anos de 1930, produz inúmeras capas da revista Ilustração Artística do Brasil e forma o Grupo 7 com Regina Graz, Antonio Gomide, Elisabeth Nobiling (1902 - 1975), Rino Levi, Victor Brecheret (1894 - 1955) e Yolanda Mohalyi (1909 - 1978). Entre 1908 e 1911, John Graz freqüenta cursos de arquitetura, decoração e desenho na Escola de Belas Artes, em Genebra, onde é aluno de Eugène Gilliard (1861 - 1921) e Daniel Baud-Bovy (1870 - 1958). Em seguida, inscreve-se na Escola de Belas Artes de Munique e estuda com o artista gráfico Carl Moos (1873 - 1959). Em viagem a Paris, conhece o escultor Victor Brecheret (1894 - 1955). Em 1913, retorna a Genebra, onde finaliza seus estudos na Escola de Belas Artes. Recebe, por duas vezes, a bolsa Lissignol, que permite sua ida para a Espanha. Nesse país, realiza grandes paisagens, que revelam seu interesse pelas obras de Paul Cézanne (1839 - 1906) e, principalmente, de Ferdinand Hodler (1853 - 1918). Em Genebra, desenha vitrais e faz ilustrações para cartazes publicitários. Trava amizade com o escritor Sérgio Milliet (1898 - 1966) e conhece Regina Gomide (1897 - 1973) e seu irmão, Antonio Gomide (1895 - 1967), colegas na Escola de Belas Artes. Noivo de Regina, vem ao Brasil em 1920 e casa-se. Integra-se ao grupo modernista de São Paulo, constituído por Anita Malfatti (1889 - 1964), Di Cavalcanti (1897 - 1976), Brecheret e Mário de Andrade (1893 - 1945), entre outros. Em 1922, participa da Semana de Arte Moderna com sete telas. Faz ilustrações para a revista Klaxon, primeiro periódico modernista. A partir de 1923, executa projetos de decoração de residências: cria inúmeros vitrais e realiza design de móveis e peças como portas, fechaduras, luminárias, tapetes e afrescos. É considerado, com Regina e Antonio Gomide, um dos introdutores do estilo art déco em São Paulo. Trabalha com Gregori Warchavchik (1896 - 1972), recém-chegado ao país, decorando as casas projetadas pelo arquiteto russo. Em 1925, Graz apresenta em São Paulo móveis tubulares, feitos de canos metálicos e laminados de madeira, com formas geometrizadas. Dotado de grande conhecimento técnico e fabril, acompanha pessoalmente a produção das peças no Liceu de Artes e Ofícios, onde conta com a colaboração de Federico Oppido (1877 - 1950). É inovador na decoração de ambientes. Ao projetar os móveis, prevê sua distribuição no espaço e sua relação com painéis, vitrais e afrescos. A integração dos elementos é uma característica das casas decoradas por Graz: a mesma proposta estende-se dos painéis pintados aos móveis, objetos e iluminação. A residência Cunha Bueno (Jardim América) é exemplo do seu pioneirismo: para a decoração, o artista elabora inclusive o desenho geométrico do piso dos jardins. Infelizmente, a incipiência da indústria brasileira impossibilita a transformação dos protótipos de autoria de John Graz em utensílios produzidos em larga escala.

Informações

Lance

Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1ª. As peças que compõem o presente LEILÃO, foram cuidadosamente examinadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2ª. Em caso eventual de engano na autenticidade de peças, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não será mais admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3ª. As peças estrangeiras serão sempre vendidas como Atribuídas.

    4ª. O Leiloeiro não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5ª. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As peças serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação. Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão. Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas nem servirá de alegação para descumprir compromisso firmado.

    6ª. Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catalogo.

    7ª. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que será feito por funcionário autorizado.

    8ª. Os Organizadores colocarão a título de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

    8.2. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9ª. O Organizador se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10ª. Adquiridas as peças e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11ª. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro; o que não cria novação.

    12ª. Em caso de litígio prevalece a palavra do Leiloeiro.

    13ª. As peças adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 48 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro, (5%). Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.

    14ª. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes. O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação da empresa responsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio.

    15ª. Qualquer litígio referente ao presente leilão está subordinado à legislação brasileira e a jurisdição dos tribunais da cidade de Campinas - SP. Os casos omissos regem-se pela legislação pertinente, e em especial pelo Decreto 21.981, de 19 de outubro de 1932, Capítulo III, Arts. 19 a 43, com as alterações introduzidas pelo Decreto 22.427., de 1º. de fevereiro de 1933.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    A vista com acréscimo da taxa do leiloeiro de 5%.
    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser enviada por e-mail após o último dia do leilão.
    Não aceitamos cartões de crédito ou débito.
    O pagamento deverá ser efetuado até 72 horas após o término do leilão sob risco da venda ser desfeita.

  • FRETE E ENVIO

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes. Veja nas Condições de Venda do Leilão.
    Despachamos para todos os estados. A titulo de cortesia a casa poderá embrulhar as peças arrematadas e providenciar transportadora adequada