Lote 73B
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Arte sacra

SAGRADA FAMÍLIA COM SANTANA E O INFANTE SÃO JOÃO BATISTA ESCOLA CONVENTUAL LUSÍADA - ÓLEO SOBRE CANVAS - EXTRAORDINÁRIA OBRA SETECENTISTA DO BARROCO PORTUGUÊS COM REPRESENTAÇÃO DA VIRGEM MARIA, SÃO JOSÉ, SANTA ANA, MENINO JESUS E O INFANTE SÃO JOÃO BATISTA ACOMPANHADO DE SEU ATRIBUTO, UM GRACIOSO CORDEIRO. OBRA DELICADA DE FATURA CONVENTUAL DO INICIO DOS ANOS SETECENTOS. PERCEBE-SE EM PRIMEIRO PLANO A FIGURA DA VIRGEM, EM CUJA PERNA O MENINO JESUS SE APOIA CANDIDAMENTE ENQUANTO ESTENDE A MÃO PARA ACARICIAR O CORDEIRO. O ANIMAL É DELICADAMENTE ABRAÇADO PELO INFANTE SÃO JOÃO BATISTA. A VIRGEM BAIXA O OLHAR, COM MODÉSTIA EM DIREÇÃO AO MENINO JESUS. SANTANA SENTADA NO CHÃO OBSERVA PENSATIVA O SEU NETO ENQUANTO SUA MÃO ENLAÇA A CINTURA DE SÃO JOÃO BATISTA. UM POUCO AO FUNDO DA CENA, SÃO JOSÉ APOIADO EM SEU CAJADO, SENTADO JUNTO A UMA FONTE QUE JORRA (ALUDINDO AO FUTURO BATISMO DE CRISTO), ESTENDE UM OLHAR PROTETOR AO DIVINO MENINO JESUS. PERCEBE-SE QUE TODOS OS PERSONAGENS TANTO OS ADULTOS, QUANTO O INFANTE SÃO JOÃO E O PRÓPRIO CORDEIRO TEM O OLHAR DIRIGIDO AO MENINO DEUS. PAISAGEM AGRESTE COM ÁRVORES, CASTELO E UM RIO QUE CORRE AO FUNDO. NA LINHA DO HORIZONTE UMA CADEIA DE MONTANHAS. PORTUGAL, PRINCIPIO DO SEC. XVIII. 130 X 104 CM. EXISTE ALGUMA PERDA DE PIGMENTO EM DADOS PONTOS DA TELA MAS O QUADRO NUNCA FOI REENTELADO, ESTÁ EM BOM ESTADO E PODE SER FACILMENTE RECUPERADO COM PEQUENA INTERVENÇÃO. NOTA: Em 1834, com a extinção das ordens religiosas masculinas em Portugal e a consequente nacionalização dos seus bens, o Estado português tornou-se responsável por um número muito significativo de obras de arte, sobretudo de natureza sacra. Para auxiliar a gestão dos acervos, foram criados depósitos em diversos pontos do país para onde eram remetidas as obras retiradas dos conventos extintos, entre os quais teve particular importância o designado Depósito das Livrarias dos Extintos Conventos (DLEC), instituído nesse ano no Convento de São Francisco da Cidade, em Lisboa, para onde foi conduzida uma boa parte das bibliotecas conventuais, mas também Quadros, Estatuas, e quaisquer preciosidades artísticas ou cientificas provenientes de casas religiosas de norte a sul do país . Com a criação, em 1836, da Academia de Belas-Artes e sua instalação no mesmo edifício do Convento de São Francisco da Cidade, ficou claramente estabelecido que o DLEC entregou por inventario á mesma Academia os quadros existentes naquele Deposito, a fim de que ella os pudesse classificar, e designar os que deveriam servir para o estudo dos Acadêmicos e Artistas. Ao final foram selecionadas cerca de 500 obras e as demais permaneceram armazenadas em depósito. Muitas obras importantes e cuja existência era bem conhecida não chegaram a dar entrada no deposito por estarem em franco mau estado. Muitas outras pinturas não entraram no DLEC, mas por razões bem diferentes: foram desviadas para coleções particulares. Ao longo de mais de um século muitas boas pinturas conventuais portuguesas foram dispersadas e vendidas.

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Tipo: Arte sacra

SAGRADA FAMÍLIA COM SANTANA E O INFANTE SÃO JOÃO BATISTA ESCOLA CONVENTUAL LUSÍADA - ÓLEO SOBRE CANVAS - EXTRAORDINÁRIA OBRA SETECENTISTA DO BARROCO PORTUGUÊS COM REPRESENTAÇÃO DA VIRGEM MARIA, SÃO JOSÉ, SANTA ANA, MENINO JESUS E O INFANTE SÃO JOÃO BATISTA ACOMPANHADO DE SEU ATRIBUTO, UM GRACIOSO CORDEIRO. OBRA DELICADA DE FATURA CONVENTUAL DO INICIO DOS ANOS SETECENTOS. PERCEBE-SE EM PRIMEIRO PLANO A FIGURA DA VIRGEM, EM CUJA PERNA O MENINO JESUS SE APOIA CANDIDAMENTE ENQUANTO ESTENDE A MÃO PARA ACARICIAR O CORDEIRO. O ANIMAL É DELICADAMENTE ABRAÇADO PELO INFANTE SÃO JOÃO BATISTA. A VIRGEM BAIXA O OLHAR, COM MODÉSTIA EM DIREÇÃO AO MENINO JESUS. SANTANA SENTADA NO CHÃO OBSERVA PENSATIVA O SEU NETO ENQUANTO SUA MÃO ENLAÇA A CINTURA DE SÃO JOÃO BATISTA. UM POUCO AO FUNDO DA CENA, SÃO JOSÉ APOIADO EM SEU CAJADO, SENTADO JUNTO A UMA FONTE QUE JORRA (ALUDINDO AO FUTURO BATISMO DE CRISTO), ESTENDE UM OLHAR PROTETOR AO DIVINO MENINO JESUS. PERCEBE-SE QUE TODOS OS PERSONAGENS TANTO OS ADULTOS, QUANTO O INFANTE SÃO JOÃO E O PRÓPRIO CORDEIRO TEM O OLHAR DIRIGIDO AO MENINO DEUS. PAISAGEM AGRESTE COM ÁRVORES, CASTELO E UM RIO QUE CORRE AO FUNDO. NA LINHA DO HORIZONTE UMA CADEIA DE MONTANHAS. PORTUGAL, PRINCIPIO DO SEC. XVIII. 130 X 104 CM. EXISTE ALGUMA PERDA DE PIGMENTO EM DADOS PONTOS DA TELA MAS O QUADRO NUNCA FOI REENTELADO, ESTÁ EM BOM ESTADO E PODE SER FACILMENTE RECUPERADO COM PEQUENA INTERVENÇÃO. NOTA: Em 1834, com a extinção das ordens religiosas masculinas em Portugal e a consequente nacionalização dos seus bens, o Estado português tornou-se responsável por um número muito significativo de obras de arte, sobretudo de natureza sacra. Para auxiliar a gestão dos acervos, foram criados depósitos em diversos pontos do país para onde eram remetidas as obras retiradas dos conventos extintos, entre os quais teve particular importância o designado Depósito das Livrarias dos Extintos Conventos (DLEC), instituído nesse ano no Convento de São Francisco da Cidade, em Lisboa, para onde foi conduzida uma boa parte das bibliotecas conventuais, mas também Quadros, Estatuas, e quaisquer preciosidades artísticas ou cientificas provenientes de casas religiosas de norte a sul do país . Com a criação, em 1836, da Academia de Belas-Artes e sua instalação no mesmo edifício do Convento de São Francisco da Cidade, ficou claramente estabelecido que o DLEC entregou por inventario á mesma Academia os quadros existentes naquele Deposito, a fim de que ella os pudesse classificar, e designar os que deveriam servir para o estudo dos Acadêmicos e Artistas. Ao final foram selecionadas cerca de 500 obras e as demais permaneceram armazenadas em depósito. Muitas obras importantes e cuja existência era bem conhecida não chegaram a dar entrada no deposito por estarem em franco mau estado. Muitas outras pinturas não entraram no DLEC, mas por razões bem diferentes: foram desviadas para coleções particulares. Ao longo de mais de um século muitas boas pinturas conventuais portuguesas foram dispersadas e vendidas.

Informações

Lance

    • Lote Vendido
Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1ª. As peças que compõem o presente LEILÃO, foram cuidadosamente examinadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2ª. Em caso eventual de engano na autenticidade de peças, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não será mais admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3ª. As peças estrangeiras serão sempre vendidas como Atribuídas.

    4ª. O Leiloeiro não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5ª. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As peças serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação. Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão. Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas nem servirá de alegação para descumprir compromisso firmado.

    6ª. Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catalogo.

    7ª. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que será feito por funcionário autorizado.

    8ª. Os Organizadores colocarão a título de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

    8.2. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9ª. O Organizador se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10ª. Adquiridas as peças e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11ª. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro; o que não cria novação.

    12ª. Em caso de litígio prevalece a palavra do Leiloeiro.

    13ª. As peças adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 48 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro, (5%). Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.

    14ª. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes. O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação da empresa responsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio.

    15ª. Qualquer litígio referente ao presente leilão está subordinado à legislação brasileira e a jurisdição dos tribunais da cidade de Campinas - SP. Os casos omissos regem-se pela legislação pertinente, e em especial pelo Decreto 21.981, de 19 de outubro de 1932, Capítulo III, Arts. 19 a 43, com as alterações introduzidas pelo Decreto 22.427., de 1º. de fevereiro de 1933.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    A vista com acréscimo da taxa do leiloeiro de 5%.
    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser enviada por e-mail após o último dia do leilão.
    Não aceitamos cartões de crédito ou débito.
    O pagamento deverá ser efetuado até 72 horas após o término do leilão sob risco da venda ser desfeita.

  • FRETE E ENVIO

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes. Veja nas Condições de Venda do Leilão.
    Despachamos para todos os estados. A titulo de cortesia a casa poderá embrulhar as peças arrematadas e providenciar transportadora adequada