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Faiança

THEODORE DECK (1823-1891) - EX COLEÇÃO LUIZ DE REZENDE. MONUMENTAL FLOREIRO EM FAIANÇA DE ESTILO ORIENTALISTA. FUNDO NA TONALIDADE AZUL EXUBERANTE CARACTERISTICO DO ARTISTA CHAMADO BLEU DE DECK DECORADO COM EXUBERANTES FLORES E PÁSSARO. ALÇAS LATERAIS COM FEITIO DE CÃES DE FÓ. MARCA DO IMPORTANTE OLEIRO THEODORE DECK. SOB A BASE SELO DO LEILÃO DA COLEÇÃO DO DR. LUIZ DE REZENDE REALIZADO EM 1937 PELO LEILOEIRO PAULA AFFONSO. LUIZ DE REZENDE FOI UM IMPORTANTE COLECIONADOR QUE INICIOU SUA PRESTIGIADA COLEÇÃO AINDA NO FINAL DO SEC. XIX. SUA COLEÇÃO FOI UMA DAS MAIS IMPORTANTES DO PAÍS NO INICIO DO SEC. XX. FRANÇA, DEC. 1870. 38 CM DE ALTURANOTA: Foi em de Estrasburgo que ele conheceu a cerâmica. Naquela época, fabricavam-se lá ainda os vasos em faiança. Deck interessa-se pela "arte do fogo" e deseja aprender mais sobre ela. Para isso, inicia uma grande viagem de estudos através do Império Austro-Húngaro e da Alemanha, aproveitando, como alsaciano, o fato de falar alemão. Mas ele acaba terminando sua viagem em Paris, em 1847. Na capital francesa, Deck freqüenta os meios artísticos, interessando-se principalmente aos aspectos técnicos. Em 1861, ele apresenta no Salon des arts et industries de Paris algumas obras que o fazem imediatamente ser reconhecido como um mestre. Seus ateliês tornam-se prósperos, mas Deck não esconde os procedimentos revolucionários que resultam de suas pesquisas. Com isso, ele rompe com o segredo que tradicionalmente recobre a profissão. Ele acolhe os artistas da sua época e coloca à disposição deles um largo espectro de técnicas novas, como um esmalte sobre uma folha dourada ou uma série de esmaltes inédita, cuja inspiração ele encontrou nas produções turcas ou persas. De tudo isso, é principalmente de seu magnífico azul que o público profano se lembra: um matiz turquesa que ele imediatamente adota sob o nome de Bleu de Deck ou Bleu Deck (azul de Deck). Deck forma também aprendizes que se tornarão, por sua vez, famosos. O mais célebre deles, Edmond Lachenal, continuará a obra do grande ceramista até os meandros do Art nouveau. Além dessa vida de artista, Deck interessa-se à política. Em 1870, como alsaciano, ele deve escolher se será francês ou alemão, e opta pela primeira nacionalidade. Simpatizante do Partido Radical, ele será adjunto ao prefeito no XV arrondissement de Paris. Autour de um importante tratado sobre a faiança, ele se torna, em 1887 reconhecimento supremo diretor da Manufatura de Sèvres. Deck treinou a próxima geração de ceramistas de vanguarda, incluindo Edmond Lachenal e Emile Decoeur. Graças à presença de jovens designers tão talentosos em sua oficina, ele foi inspirado a adotar a nova estética que mudou as restrições do revivalismo histórico. De acordo com o obituário de Deck no New York Times(26 de maio de 1891), foi "nas Exposições de Artes Decorativas, em Paris, em 1880 e 1884, que ele alcançou celebridades em todo o mundo com seus vasos, vermelho, turquesa, deck azul e outras cores, límpidos, profundo e deslumbrante. " O obituário continua relatando que "Deck morreu em Sèvres, no pequeno pavilhão - com salas de ouro, cetim e veludo, cheias de vasos pintados nas cores violeta manganês e amarelo enguia, lacas, netsukes e espadas do Japão ... Ele era inseparável de seus arredores; usava o ar de sua arte e charme como se tivesse nascido entre eles ". Ele repousa desde 1891 no cemitério Montparnasse. Foi seu amigo Bartholdi que realizou seu monumento funerário. Algumas cerâmicas Deck podem ser vistas no Museu do Florival, em Guebwiller.

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Tipo: Faiança

THEODORE DECK (1823-1891) - EX COLEÇÃO LUIZ DE REZENDE. MONUMENTAL FLOREIRO EM FAIANÇA DE ESTILO ORIENTALISTA. FUNDO NA TONALIDADE AZUL EXUBERANTE CARACTERISTICO DO ARTISTA CHAMADO BLEU DE DECK DECORADO COM EXUBERANTES FLORES E PÁSSARO. ALÇAS LATERAIS COM FEITIO DE CÃES DE FÓ. MARCA DO IMPORTANTE OLEIRO THEODORE DECK. SOB A BASE SELO DO LEILÃO DA COLEÇÃO DO DR. LUIZ DE REZENDE REALIZADO EM 1937 PELO LEILOEIRO PAULA AFFONSO. LUIZ DE REZENDE FOI UM IMPORTANTE COLECIONADOR QUE INICIOU SUA PRESTIGIADA COLEÇÃO AINDA NO FINAL DO SEC. XIX. SUA COLEÇÃO FOI UMA DAS MAIS IMPORTANTES DO PAÍS NO INICIO DO SEC. XX. FRANÇA, DEC. 1870. 38 CM DE ALTURANOTA: Foi em de Estrasburgo que ele conheceu a cerâmica. Naquela época, fabricavam-se lá ainda os vasos em faiança. Deck interessa-se pela "arte do fogo" e deseja aprender mais sobre ela. Para isso, inicia uma grande viagem de estudos através do Império Austro-Húngaro e da Alemanha, aproveitando, como alsaciano, o fato de falar alemão. Mas ele acaba terminando sua viagem em Paris, em 1847. Na capital francesa, Deck freqüenta os meios artísticos, interessando-se principalmente aos aspectos técnicos. Em 1861, ele apresenta no Salon des arts et industries de Paris algumas obras que o fazem imediatamente ser reconhecido como um mestre. Seus ateliês tornam-se prósperos, mas Deck não esconde os procedimentos revolucionários que resultam de suas pesquisas. Com isso, ele rompe com o segredo que tradicionalmente recobre a profissão. Ele acolhe os artistas da sua época e coloca à disposição deles um largo espectro de técnicas novas, como um esmalte sobre uma folha dourada ou uma série de esmaltes inédita, cuja inspiração ele encontrou nas produções turcas ou persas. De tudo isso, é principalmente de seu magnífico azul que o público profano se lembra: um matiz turquesa que ele imediatamente adota sob o nome de Bleu de Deck ou Bleu Deck (azul de Deck). Deck forma também aprendizes que se tornarão, por sua vez, famosos. O mais célebre deles, Edmond Lachenal, continuará a obra do grande ceramista até os meandros do Art nouveau. Além dessa vida de artista, Deck interessa-se à política. Em 1870, como alsaciano, ele deve escolher se será francês ou alemão, e opta pela primeira nacionalidade. Simpatizante do Partido Radical, ele será adjunto ao prefeito no XV arrondissement de Paris. Autour de um importante tratado sobre a faiança, ele se torna, em 1887 reconhecimento supremo diretor da Manufatura de Sèvres. Deck treinou a próxima geração de ceramistas de vanguarda, incluindo Edmond Lachenal e Emile Decoeur. Graças à presença de jovens designers tão talentosos em sua oficina, ele foi inspirado a adotar a nova estética que mudou as restrições do revivalismo histórico. De acordo com o obituário de Deck no New York Times(26 de maio de 1891), foi "nas Exposições de Artes Decorativas, em Paris, em 1880 e 1884, que ele alcançou celebridades em todo o mundo com seus vasos, vermelho, turquesa, deck azul e outras cores, límpidos, profundo e deslumbrante. " O obituário continua relatando que "Deck morreu em Sèvres, no pequeno pavilhão - com salas de ouro, cetim e veludo, cheias de vasos pintados nas cores violeta manganês e amarelo enguia, lacas, netsukes e espadas do Japão ... Ele era inseparável de seus arredores; usava o ar de sua arte e charme como se tivesse nascido entre eles ". Ele repousa desde 1891 no cemitério Montparnasse. Foi seu amigo Bartholdi que realizou seu monumento funerário. Algumas cerâmicas Deck podem ser vistas no Museu do Florival, em Guebwiller.

Informações

Lance

    • Lote Vendido
Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1ª. As peças que compõem o presente LEILÃO, foram cuidadosamente examinadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2ª. Em caso eventual de engano na autenticidade de peças, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não será mais admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3ª. As peças estrangeiras serão sempre vendidas como Atribuídas.

    4ª. O Leiloeiro não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5ª. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As peças serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação. Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão. Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas nem servirá de alegação para descumprir compromisso firmado.

    6ª. Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catalogo.

    7ª. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que será feito por funcionário autorizado.

    8ª. Os Organizadores colocarão a título de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

    8.2. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9ª. O Organizador se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10ª. Adquiridas as peças e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11ª. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro; o que não cria novação.

    12ª. Em caso de litígio prevalece a palavra do Leiloeiro.

    13ª. As peças adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 48 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro, (5%). Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.

    14ª. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes. O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação da empresa responsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio.

    15ª. Qualquer litígio referente ao presente leilão está subordinado à legislação brasileira e a jurisdição dos tribunais da cidade de Campinas - SP. Os casos omissos regem-se pela legislação pertinente, e em especial pelo Decreto 21.981, de 19 de outubro de 1932, Capítulo III, Arts. 19 a 43, com as alterações introduzidas pelo Decreto 22.427., de 1º. de fevereiro de 1933.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    A vista com acréscimo da taxa do leiloeiro de 5%.
    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser enviada por e-mail após o último dia do leilão.
    Não aceitamos cartões de crédito ou débito.
    O pagamento deverá ser efetuado até 72 horas após o término do leilão sob risco da venda ser desfeita.

  • FRETE E ENVIO

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes. Veja nas Condições de Venda do Leilão.
    Despachamos para todos os estados. A titulo de cortesia a casa poderá embrulhar as peças arrematadas e providenciar transportadora adequada