Lote 286
Carregando...

Tipo:
Esculturas

ANTÔNIO GOMIDE NAIÁ E A VITÓRIA RÉGIA ESCULTURA COM FEITIO DE MEDALHÃO COM REPRESENTAÇÃO EM ALTO RELEVO DA LENDA DA VITÓRIA RÉGIA COM A INDIA NAIÁ COLHENDO UMA FLOR DA PLANTA JUNTO AO RIO. MAGNIFICA ESCULTURA MODERNISTA, ASSINADA PELO ARTISTA. BRASIL, PRIMEIRA METADE DO SEC. XX. 34,5 CM DE DIAMETRO. NOTA: Nascido em Itapetininga e falecido em Ubatuba. Seguindo as vésperas da I Guerra Mundial com a família para a Suíça, matriculou-se em 1915 na Academia de Belas Artes de Genebra, sendo aluno de Gillard e de Ferdinand Hodller. Em 1923 em Paris, conheceu Picasso, Braques entre outros pintores ligados ao cubismo, e outros movimentos vanguardistas de arte, sofrendo-lhes o impacto, mesclado com forte influência do Art Deco. Durante o tempo em que viveu na França, Gomide expôs no Salom d Automnee, no Salom des Independants. Em fins de 26, Gomide veio outra vez rapidamente para o Brasil, expondo na ocasião em São Paulo. Em 1928, de novo regressou a Europa, para só alguns meses depois voltar ao Brasil em caráter definitivo. Fixa-se definitivamente no Brasil em1929, associando-se rapidamente ao movimento de renovação das artes plásticas, preconizado com aSemana de Arte Moderna de 1922, ao lado deAnita Malfatti,Di Cavalcantie outros. Foi membro-fundador daSociedade Pró-Arte Moderna(1932). Participou do Salão dos Independentes deParis, da I Exposição de Arte Moderna e daI Bienal Internacional de São Paulo(1951). Como cenógrafo, participou dos filmes Candinho e Sinhá Moça, ambos dos estúdios Vera Cruz. Em 1932 esteve entre os fundadores tanto da Sociedade Pro-Arte Moderna quanto do Clube dos Artistas Modernos. A década de 30 é de fundamental importância na carreira do artista, que se entrega a elaboração de uma série de grandes afrescos, em São Paulo e Campos do Jordão, também preparou cartàes para vitrais, destinados a igrejas e a edifícios públicos. Figurou em coletivas da importância do Salão de Maio (1937 s 1939). A partir de 1940, sua atividade diminuiu, até quase estancar nas décadas de 1950 e 1960, quando já praticamente cego, voltou para a escultura. Em 1941, participou da mostra coletiva da Feira Internacional das Indústrias e dez anos depois, da I Bienal de São Paulo, realizou também individuais em 1963 e 1967, sempre em São Paulo. Um ano apenas depois do seu falecimento, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo dedicou-lhe importante retrospectiva. A LENDA DA VITÓRIA RÉGIA: Conta a lenda que uma índia chamada Naiá, ao contemplar a lua (Jaci) que brilhava no céu, apaixona-se por ela. Segundo contavam os indígenas, Jaci descia à terra para buscar alguma virgem e transformá-la em estrela do céu. Naiá ao ouvir essa lenda, sempre sonhava em um dia virar estrela ao lado de Jaci. Assim todos as noites, Naiá saia de casa para contemplar a lua e aguardar o momento da lua descer no horizonte e sair correndo para tentar alcançar a lua. Todas as noites Naiá repetia essa busca, até que uma noite Naiá decide mais uma vez tentar alcançar a lua, nessa noite Naiá vê o reflexo da lua nas águas do igarapé e sem exitar mergulha na tentativa de tocá-lo e acaba afogando-se. Jaci se sensibiliza com o esforço de Naiá e a transforma na grande flor do Amazonas, a Vitória Régia, que só abre suas pétalas ao luar.

Peça

Visitas: 361

Tipo: Esculturas

ANTÔNIO GOMIDE NAIÁ E A VITÓRIA RÉGIA ESCULTURA COM FEITIO DE MEDALHÃO COM REPRESENTAÇÃO EM ALTO RELEVO DA LENDA DA VITÓRIA RÉGIA COM A INDIA NAIÁ COLHENDO UMA FLOR DA PLANTA JUNTO AO RIO. MAGNIFICA ESCULTURA MODERNISTA, ASSINADA PELO ARTISTA. BRASIL, PRIMEIRA METADE DO SEC. XX. 34,5 CM DE DIAMETRO. NOTA: Nascido em Itapetininga e falecido em Ubatuba. Seguindo as vésperas da I Guerra Mundial com a família para a Suíça, matriculou-se em 1915 na Academia de Belas Artes de Genebra, sendo aluno de Gillard e de Ferdinand Hodller. Em 1923 em Paris, conheceu Picasso, Braques entre outros pintores ligados ao cubismo, e outros movimentos vanguardistas de arte, sofrendo-lhes o impacto, mesclado com forte influência do Art Deco. Durante o tempo em que viveu na França, Gomide expôs no Salom d Automnee, no Salom des Independants. Em fins de 26, Gomide veio outra vez rapidamente para o Brasil, expondo na ocasião em São Paulo. Em 1928, de novo regressou a Europa, para só alguns meses depois voltar ao Brasil em caráter definitivo. Fixa-se definitivamente no Brasil em1929, associando-se rapidamente ao movimento de renovação das artes plásticas, preconizado com aSemana de Arte Moderna de 1922, ao lado deAnita Malfatti,Di Cavalcantie outros. Foi membro-fundador daSociedade Pró-Arte Moderna(1932). Participou do Salão dos Independentes deParis, da I Exposição de Arte Moderna e daI Bienal Internacional de São Paulo(1951). Como cenógrafo, participou dos filmes Candinho e Sinhá Moça, ambos dos estúdios Vera Cruz. Em 1932 esteve entre os fundadores tanto da Sociedade Pro-Arte Moderna quanto do Clube dos Artistas Modernos. A década de 30 é de fundamental importância na carreira do artista, que se entrega a elaboração de uma série de grandes afrescos, em São Paulo e Campos do Jordão, também preparou cartàes para vitrais, destinados a igrejas e a edifícios públicos. Figurou em coletivas da importância do Salão de Maio (1937 s 1939). A partir de 1940, sua atividade diminuiu, até quase estancar nas décadas de 1950 e 1960, quando já praticamente cego, voltou para a escultura. Em 1941, participou da mostra coletiva da Feira Internacional das Indústrias e dez anos depois, da I Bienal de São Paulo, realizou também individuais em 1963 e 1967, sempre em São Paulo. Um ano apenas depois do seu falecimento, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo dedicou-lhe importante retrospectiva. A LENDA DA VITÓRIA RÉGIA: Conta a lenda que uma índia chamada Naiá, ao contemplar a lua (Jaci) que brilhava no céu, apaixona-se por ela. Segundo contavam os indígenas, Jaci descia à terra para buscar alguma virgem e transformá-la em estrela do céu. Naiá ao ouvir essa lenda, sempre sonhava em um dia virar estrela ao lado de Jaci. Assim todos as noites, Naiá saia de casa para contemplar a lua e aguardar o momento da lua descer no horizonte e sair correndo para tentar alcançar a lua. Todas as noites Naiá repetia essa busca, até que uma noite Naiá decide mais uma vez tentar alcançar a lua, nessa noite Naiá vê o reflexo da lua nas águas do igarapé e sem exitar mergulha na tentativa de tocá-lo e acaba afogando-se. Jaci se sensibiliza com o esforço de Naiá e a transforma na grande flor do Amazonas, a Vitória Régia, que só abre suas pétalas ao luar.

Informações

Lance

    • Lote Vendido
Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1ª. As peças que compõem o presente LEILÃO, foram cuidadosamente examinadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2ª. Em caso eventual de engano na autenticidade de peças, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não será mais admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3ª. As peças estrangeiras serão sempre vendidas como Atribuídas.

    4ª. O Leiloeiro não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5ª. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As peças serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação. Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão. Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas nem servirá de alegação para descumprir compromisso firmado.

    6ª. Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catalogo.

    7ª. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que será feito por funcionário autorizado.

    8ª. Os Organizadores colocarão a título de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

    8.2. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9ª. O Organizador se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10ª. Adquiridas as peças e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11ª. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro; o que não cria novação.

    12ª. Em caso de litígio prevalece a palavra do Leiloeiro.

    13ª. As peças adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 48 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro, (5%). Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.

    14ª. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes. O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação da empresa responsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio.

    15ª. Qualquer litígio referente ao presente leilão está subordinado à legislação brasileira e a jurisdição dos tribunais da cidade de Campinas - SP. Os casos omissos regem-se pela legislação pertinente, e em especial pelo Decreto 21.981, de 19 de outubro de 1932, Capítulo III, Arts. 19 a 43, com as alterações introduzidas pelo Decreto 22.427., de 1º. de fevereiro de 1933.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    A vista com acréscimo da taxa do leiloeiro de 5%.
    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser enviada por e-mail após o último dia do leilão.
    Não aceitamos cartões de crédito ou débito.
    O pagamento deverá ser efetuado até 72 horas após o término do leilão sob risco da venda ser desfeita.

  • FRETE E ENVIO

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes. Veja nas Condições de Venda do Leilão.
    Despachamos para todos os estados. A titulo de cortesia a casa poderá embrulhar as peças arrematadas e providenciar transportadora adequada