Lote 70
Carregando...

Tipo:
Faiança

70 MAJOLICA DA ESCOLA DE URBINO - PIATTO DA POMPA ISTORIATO (MEDALHÃO DE APARATO HISTORIATO ) COLEÇÃO Lauretta Matarazzo Peixoto Gomide . DONA LAURETTA ERA NETA DE DONA MARIANGELA MATARAZZO QUE FOI CASADA EM SEGUNDAS NÚPICIAS COM O PRÍNCIPE MASSIMO AGANETTI, PRÍNCIPE DE NICE E BIANDRATI E SENADOR DO REINO DA ITÁLIA (1865 - 1929) . MONUMENTAL MEDALHÃO EM MAJOLICA decorado EM ESMALTES com cenA DE ARTISTA PINTANDO RETRATO COM A INSPIRAÇÃO DE APOLO E DE MUSAS. PEÇA IMPORTANTE, DE ALTA COTAÇÃO INTERNACIONAL. PRODUÇÃO DA REGIÃO DE URBINO, SEC. XVIII. 56 CM DE DIAMETRONOTA: A cerâmica vitrificada fabricada na Itália durante a era renascentista era conhecida como Maiolica. É reconhecido como um dos estilos mais atraentes de cerâmica já produzidos. A partir do final do sec. XV, foram criados, os primeiros desenhos sendo originalmente influenciados pela cerâmica importada para o sul da Itália do norte islâmico da África. A Maiolica foi desenvolvido pela primeira vez por volta de 1370 nas regiões italianas da Toscana e da Úmbria e geralmente representava cenas históricas ou temas lendários. Inicialmente, o Maijolica era usado para aplicações cerâmicas tradicionais como tigelas, jarros, vasos e pratos de servir, além de pisos e tetos. Mais tarde, ela despontou como um meio de pura expressão artística. Foi sem dúvida uma era excepcional de produção de cerâmica quando foi alcançado um alto nível de excelência artística e técnica. Alguns dos principais centros de produção de cerâmica na Itália ainda produzem Maiolica até hoje. A cerâmica de Maiolica derivou seu nome da palavra italiana medieval para Maiorca, uma ilha na rota de navios que traziam mercadorias hispano-morescas de Valência, na Espanha. Essas eram as cerâmicas criadas pelos mouros, usando as influentes técnicas de envidraçamento com esmalte branco opaco e pintura com pigmentos metálicos. O brilho metálico ou reverberação é uma decoração particular que consiste na aplicação de misturas metálicas em objetos já cozidos e, em seguida, é caracterizada por um processo de redução química obtido em fornos de madeira especiais chamados " mufla ": determina os efeitos. de iridescência , cuja cor varia de acordo com os metais utilizados na mistura (vermelho rubi, ouro, prata). Seguindo o gosto renascentista pela decoração figurativa, os pintores de majólica - entre o final do século XV e o início do século XVI - começaram a cobrir todas as superfícies disponíveis de seus objetos, com histórias de todos os tipos.As composições podem ser invenções originais dos mesmos oleiros ou ecoar as das principais artes e, novamente, ser extraídas de xilogravuras ou gravuras. No ducado de Urbino, Casteldurante, Gubbio, Pesaro, mas sobretudo na capital, tornam-se famosos por sua história.Urbino é de fato a cidade que, na segunda metade do século XV, o duque Federico transformou em uma das capitais do Renascimento, lembrando os maiores expoentes da cultura da época e construindo o Palazzo Ducale, a obra-prima indiscutível da história da arquitetura de todos os tempos.A cidade que, pouco depois, devido ao clima cultural estabelecido ali, viu surgir Raphael, o pintor que até hoje paira sobre o cenário artístico universal.O contexto que dá vida ao gênio raphaelesco fornece o húmus criativo e o treinamento artístico necessário para o nascimento de alguns dos maiores artistas italianos de majólica: Nicola da Urbino, Francesco Xanto Avelli e Francesco Durantino.

Peça

Visitas: 361

Tipo: Faiança

70 MAJOLICA DA ESCOLA DE URBINO - PIATTO DA POMPA ISTORIATO (MEDALHÃO DE APARATO HISTORIATO ) COLEÇÃO Lauretta Matarazzo Peixoto Gomide . DONA LAURETTA ERA NETA DE DONA MARIANGELA MATARAZZO QUE FOI CASADA EM SEGUNDAS NÚPICIAS COM O PRÍNCIPE MASSIMO AGANETTI, PRÍNCIPE DE NICE E BIANDRATI E SENADOR DO REINO DA ITÁLIA (1865 - 1929) . MONUMENTAL MEDALHÃO EM MAJOLICA decorado EM ESMALTES com cenA DE ARTISTA PINTANDO RETRATO COM A INSPIRAÇÃO DE APOLO E DE MUSAS. PEÇA IMPORTANTE, DE ALTA COTAÇÃO INTERNACIONAL. PRODUÇÃO DA REGIÃO DE URBINO, SEC. XVIII. 56 CM DE DIAMETRONOTA: A cerâmica vitrificada fabricada na Itália durante a era renascentista era conhecida como Maiolica. É reconhecido como um dos estilos mais atraentes de cerâmica já produzidos. A partir do final do sec. XV, foram criados, os primeiros desenhos sendo originalmente influenciados pela cerâmica importada para o sul da Itália do norte islâmico da África. A Maiolica foi desenvolvido pela primeira vez por volta de 1370 nas regiões italianas da Toscana e da Úmbria e geralmente representava cenas históricas ou temas lendários. Inicialmente, o Maijolica era usado para aplicações cerâmicas tradicionais como tigelas, jarros, vasos e pratos de servir, além de pisos e tetos. Mais tarde, ela despontou como um meio de pura expressão artística. Foi sem dúvida uma era excepcional de produção de cerâmica quando foi alcançado um alto nível de excelência artística e técnica. Alguns dos principais centros de produção de cerâmica na Itália ainda produzem Maiolica até hoje. A cerâmica de Maiolica derivou seu nome da palavra italiana medieval para Maiorca, uma ilha na rota de navios que traziam mercadorias hispano-morescas de Valência, na Espanha. Essas eram as cerâmicas criadas pelos mouros, usando as influentes técnicas de envidraçamento com esmalte branco opaco e pintura com pigmentos metálicos. O brilho metálico ou reverberação é uma decoração particular que consiste na aplicação de misturas metálicas em objetos já cozidos e, em seguida, é caracterizada por um processo de redução química obtido em fornos de madeira especiais chamados " mufla ": determina os efeitos. de iridescência , cuja cor varia de acordo com os metais utilizados na mistura (vermelho rubi, ouro, prata). Seguindo o gosto renascentista pela decoração figurativa, os pintores de majólica - entre o final do século XV e o início do século XVI - começaram a cobrir todas as superfícies disponíveis de seus objetos, com histórias de todos os tipos.As composições podem ser invenções originais dos mesmos oleiros ou ecoar as das principais artes e, novamente, ser extraídas de xilogravuras ou gravuras. No ducado de Urbino, Casteldurante, Gubbio, Pesaro, mas sobretudo na capital, tornam-se famosos por sua história.Urbino é de fato a cidade que, na segunda metade do século XV, o duque Federico transformou em uma das capitais do Renascimento, lembrando os maiores expoentes da cultura da época e construindo o Palazzo Ducale, a obra-prima indiscutível da história da arquitetura de todos os tempos.A cidade que, pouco depois, devido ao clima cultural estabelecido ali, viu surgir Raphael, o pintor que até hoje paira sobre o cenário artístico universal.O contexto que dá vida ao gênio raphaelesco fornece o húmus criativo e o treinamento artístico necessário para o nascimento de alguns dos maiores artistas italianos de majólica: Nicola da Urbino, Francesco Xanto Avelli e Francesco Durantino.

Informações

Lance

    • Lote Vendido
Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1ª. As peças que compõem o presente LEILÃO, foram cuidadosamente examinadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2ª. Em caso eventual de engano na autenticidade de peças, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não será mais admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3ª. As peças estrangeiras serão sempre vendidas como Atribuídas.

    4ª. O Leiloeiro não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5ª. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As peças serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação. Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão. Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas nem servirá de alegação para descumprir compromisso firmado.

    6ª. Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catalogo.

    7ª. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que será feito por funcionário autorizado.

    8ª. Os Organizadores colocarão a título de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

    8.2. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9ª. O Organizador se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10ª. Adquiridas as peças e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11ª. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro; o que não cria novação.

    12ª. Em caso de litígio prevalece a palavra do Leiloeiro.

    13ª. As peças adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 48 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro, (5%). Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.

    14ª. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes. O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação da empresa responsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio.

    15ª. Qualquer litígio referente ao presente leilão está subordinado à legislação brasileira e a jurisdição dos tribunais da cidade de Campinas - SP. Os casos omissos regem-se pela legislação pertinente, e em especial pelo Decreto 21.981, de 19 de outubro de 1932, Capítulo III, Arts. 19 a 43, com as alterações introduzidas pelo Decreto 22.427., de 1º. de fevereiro de 1933.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    A vista com acréscimo da taxa do leiloeiro de 5%.
    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser enviada por e-mail após o último dia do leilão.
    Não aceitamos cartões de crédito ou débito.
    O pagamento deverá ser efetuado até 72 horas após o término do leilão sob risco da venda ser desfeita.

  • FRETE E ENVIO

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes. Veja nas Condições de Venda do Leilão.
    Despachamos para todos os estados. A titulo de cortesia a casa poderá embrulhar as peças arrematadas e providenciar transportadora adequada