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Arte sacra

THOMAZ SCHEUCHL AFRESCO DO ALTAR DE SÃO JOSÉ DA IGREJA DO ROSÁRIO DE CAMPINAS DEC. 1920 (385 X 237 CM). TRATA-SE DO MAIS IMPORTANTE E SIGNIFICATIVO EXEMPLAR DA ARTE BEURONIENSE DISPONIVEL NO BRASIL. FOI EXPOSTO NA EXPOSIÇÃO DE COMEMORAÇÃO DOS 250 ANOS DA CIDADE DE CAMPINAS EM 1989. MAGNÍFICA E CONTINENTAL PINTURA MURAL ESTILO BEURON BASTANTE DIFUNDIDO PELOS MONGES BENEDITINOS POR TODO O MUNDO. ESSA OBRA MONUMENTAL GUARNECEU O ALTAR DE SÃO JOSÉ NA IGREJA DO ROSÁRIO DE CAMPINAS CRIMINOSAMENTE DEMOLIDA PELA ADMINSITRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL EM 1956 PARA PERMITIR A AMPLIAÇÃO DA REDE VIÁRIA NO CENTRO DA CIDADE UM CRIME BÁRBARO E O TERRENO OCUPADO PELO TEMPLO TORNOU-SE UMA PRAÇA APENAS (VIDE FOTOS E RELATO DESSE CRIME BÁRBARO CONTRA A CULTURA NACIONA EM: https://artsandculture.google.com/story/VQVxF61n8trwLQ?hl=pt-BR ) . A OBRA FOI PINTADA PELO ARTISTA THOMAZ SCHEUCHL NA DECADA DE 1920. THOMAZ SCHEUCHL CELEBRIZOU-SE POR DECORAR COM SUAS PINTURAS A CAPELA DO COLÉGIO NO MOSTEIRO DE SÃO BENTO (EM SÃO PAULO) E A DE MONTE CASINO, NA ITÁLIA. ESSE MONUMENTAL MURAL AFRESCO ESTA REPRODUZIDO NO LIVRO DE REGISTRO FOTOGRÁFICO EGREJA DO ROSÁRIO ORGANIZADO PELO FOTO ESTÚDIO EURYDES (APREGOADO NO PRÓXIMO LOTE). O AFRESCO DO ALTAR DE SÃO JOSÉ FOI PATROCINADO PELO FAZENDEIRO FERDINANDO ZELANTE, HÁ UMA DEDICATÓRIA NA PARTE INFERIOR DO AFRESCO: EM MEMÓRIA DE SUA QUERIDA FILHA ELEONOR FERDINANDO ZELANTE. O MONUMENTAL AFRESCO APRESENTA SÃO JOSÉ SENTADO EM UM TRONO SEGURANDO O MENINO JESUS. UM ANJO ADORADOR AJOELHADO SEGURA A BASÍLICA DE SÃO PEDRO NO VATICANO, SÃO JOSÉ TEM SUA MÃO DIREITA SOBRE A BASÍLICA ABENÇOANDO-A. A DIREITA DE JOSÉ ESTÁ SÃO PAULO COM A ESPADA DESEMBANHADA EM RISTE E A DIREITA SÃO PEDRO SEGURANDO A CHAVE DO CÉU. AJOELHADO EM FRENTE AO TRONO O PAPA BENTO XV (1854-1922) SOBRE SEU BRASÃO. O PAPA CINGE A MITRA PAPAL. OUTRO ANJO ADORADOR ESTÁ A DIREITA DO PAPA. NO LADO ESQUERDO COM ROUPAS DE LEGIONÁRIO ESTÁ SÃO MIGUEL ARCANJO QUE SEGURA ESCUDO COM AS INSCRIÇÕES QUIS UT DEUS (QUEM COMO DEUS). OS AFRESCOS DA IGREJA DO ROSÁRIO FORAM SALVOS E RECUPERADOS DURANTE A DEMOLIÇÃO PELO MÉDICO CAMPINEIRO JOSÉ DE ANGELIS, QUE TROUXE DA EUROPA UM RESTAURADOR PARA PRESERVAR AS OBRAS DE ARTE QUANDO A IGREJA FOI DEMOLIDA. O AFRESCO DO ALTAR DE SÃO JOSÉ POR MONUMENTAL E SIGNIFICATIVO FOI O MAIOR SALVO DA IGREJA DO ROSÁRIO. O AFRESCO FOI CORTADO DA PAREDE E O ESTUQUE FIXADO EM PLACA PARA PRESERVAÇÃO. BRASIL, DEC. 30. 385 X 237. (A PLACA COM O AFRESCO NÃO ESTÁ FIXADA, PELO CONTRÁRIO ESTÁ LIVRE MAS A GRANDE DIMENSÃO ENVOLVERÁ UM CAMINHÃO E UM GUINCHO OU PLATAFORMA PARA SER ELEVADA ATÉ O CAMINHÃO DE TRANSPORTE. NOTA O estilo Beuron mescla elementos do cristianismo primitivo, ornamentos bizantinos e cânones geométricos, bastante utilizados na Escola Alemã de Arte Sacra, entre 1870 e 1940. Foi Introduzido no Brasil na cidade de São Paulo, a partir da construção do novo complexo do Mosteiro de São Bento , entre os anos de 1910 e 1912 com a decoração realizada de 1912 a 1922. Modelos para imagens beuronenses têm como referência a esquemas de composição de mestres como Giotto de Bondone (1267-1337) e Fra Angelico (1387-1455), bem como as peças ornamentais e cromáticas elementos que podemos identificar mais facilmente nas iluminações. Deixa-nos lembrar que a própria imagem tem o aspecto hierático, o propósito solene, como visto nas imagens assírias, egípcias, gregas e bizantinas, que inspiraram Dom Desidério Lenz (1832-1928) para compor seu cânone. Todas estas artes estão diretamente ligadsa à história do povo cristão no Antigo e no Novo Testamento, o que nos leva a uma reflexão do Cânon de Beuron como a imaginário síntese dessa trajetória. A decoração tem fonte de inspiração a arquitetura carolíngia, gótica e renascentista . O processo de preparação das pinturas, a execução das obras, as vistas das capelas e outros espaços decorados apareceram em cartões postais, sagrados e revistas de arte sacra, em toda a Europa e América, com o uso de fotografias e processos litográficos. A fundação da gráfica de Beuron Abbey em 1892 contribuiu para a ampla divulgação das imagens de Beuron, com a publicação de diversos materiais gráficos devocionais, Bíblias, Saltérios, santos, entre outros. Em 1895, foi publicado o livro Marienleben, contendo imagens da Abadia de Emaús em Praga, com fotografia e imagens litografadas em uma compilação de dezessete imagens retratando cenas da vida de Nossa Senhora e Nosso Senhor Jesus Cristo, acompanhada por Citações bíblicas, referências de breviários e do missal romano, com sonetos compostos por P. Fritz Esser, SJ (1854-1926). Em 1905, os monges beuroneses foram convidados a participar na XXIV Exposição da Secessão de Viena, cujo catálogo contém algumas imagens de Beuron e Monte Cassino, além de uma apresentação sobre arte Beuron. THOMAZ SCHEUCHL é um "discípulo" de Beur , um que chega ao Brasil no início da década de 1920, cujo passado ainda é incerto quanto à sua formação. Passados mais de setenta anos da morte do artista, pouco se sabe sobre a vida dele. Há um grande esforço dos pesquisadores para compor sua biografia extremamente complexa. Além de suas obras, não há literatura em português sobre sua estudo ou origem artística. Diante de incertezas e complexidades, já foram examinadas várias fontes documentais, como livros de batismo e casamento, coleções, árvores genealógicas e registros de óbitos. Outra dificuldade que encontrada são as várias formas de como ele foi referido em outros textos escritos em vários idiomas, como Scheuchl Tamás em húngaro, Tomazino Scheuchl em italiano, e até o incorreção na escrita de seu sobrenome conforme percebido em seu Registro de Estrangeiros, onde Scheuchel aparece, em notícias e publicações jornalísticas como Schenchl ou Scheutel. O ponto de partida para verificar os arquivos vienenses veio de um site da árvore genealógica Genealogie der Familie Leininger, que forneceu a identificação nos registros vienenses no site banco de dados Matrícula. No Livro do Batismo, sua data de nascimento em 16 de junho de 1867, sendo batizado no dia 18 do mesmo mês com o nome de Adolfo. Outra fonte foi o Livro de Casamento, onde descobriu-se que em 1901 ele se casou com Theresia Redl (1860-1900). No atestado de óbito, seu falecimento ocorreu em 2 de janeiro de 1947, aos 81 anos, devido a problemas cardíacos. Casou-se também com Margaretha Anna Wissmuller Scheuchl, que nasceu em 4 de março de 1887, na Áustria. Esta pediu a naturalização, concedida pelo governo brasileiro em agosto 6 de 1955. Estranhamente mesmo casado duas vezes Thomaz é referenciado como Monge em algumas publicações mas o certo é que deve tratar-se de um oblato, um irmão leigo que prestava serviço para a ordem beneditina. Thomaz Scheuchl chega ao Brasil em setembro de 1920. Ele vai fazer a decoração completa em espaços litúrgicos de meados da década de 1920 a Década de 1940: Igreja do Rosário de Campinas; Capela do Colégio da Mosteiro de São Bento de São Paulo, Santuário Eucarístico de Nossa Senhora da Penha e dois medalhões na Basílica de Nossa Senhora da Assunção. Em nota publicada no jornal, há a descrição dadecoração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário cuja passagem será transcrita a seguir: CAMPINAS, 30 - As obras de decoração de interiores da igreja do Rosário, desta cidade, em fase de conclusão, encomendado pela Congregação do Sagrado Coração de Maria, constituem uma pintura admirável, que muito enriquece aquela têmpora. O serviço está sendo feito pelo sr. Thomaz Schenchl, artista consagrado do velho mundo, que de lá vieram contratados para esse fim. Na parede frontal da cúpula, foi pintado o que simboliza o Rainha do Sagrado Rosário, à direita está a representação da Assunção, à esquerda, o Verbo se fez carne e à frente, a Rainha Mártir. no trabalho de essas gravuras, em um plano inferior, sejam nomeados os quatro evangelistas. No prolongamento do tecto estão representados todos os títulos da ladainha por seus respectivos símbolos. Nas paredes da arcada, à esquerda, a igreja presta uma justa homenagem ao fundadores e mártires da ordem. Os medalhões, obras de valor artístico, representam Paulo Vallier (Fundador da das missões chilenas), Francisco Cruzato (Protomártir), Mariano Avelina, (dos quais pensa-se a beatificação) Emmanuele Villazo (confundador), Estevam Sala, (confundidor) 1º Superior Geral), Domingos Frabeja a Jacob Clotet (confundidores) José Xigré (confundador e 2º Superior Geral). Ainda outras imagens religiosas simbólicas adornam o interior do templo, assim tornando-a digna da admiração de todos (CORREIO PAULISTANO, 1925, p. 5). No acervo iconográfico do Arquivo do Mosteiro de São Bento de São Paulo, existe um conjunto de fotografias, sem data nem indicação do fotógrafo que os capturou que correspondem à descrição acima transcrito. Por exemplo, a imagem de Nossa Senhora entronizada rezando o Rosário a São Domingos de Gusmão, com o Menino Jesus sentado ao colo, à esquerda lado, com anjos ladeando os dois santos (Figura 12). Nesta imagem, claramente perceber o trono, algo semelhante a outras representações beuronenses de Nossa Senhora entronizada. Na imagem com o tema da Assunção de Nossa Senhora , em que Jesus Cristo é representado com coroa e cetro com a ponta em forma de lírio colocando uma coroa na cabeça de Nossa Senhora, vemos o uso do esquema beuronense, com o rearranjo das figuras que são sentado nas nuvens e a supressão da imagem de Deus-Pai. No tímpano, os medalhões de Santo Inácio de Loyola (Figura 14) e São Vicente de Paula (Figura 15) seguem o mesmo esquema, assim como os dois anjos no arco da capela-mor.

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Tipo: Arte sacra

THOMAZ SCHEUCHL AFRESCO DO ALTAR DE SÃO JOSÉ DA IGREJA DO ROSÁRIO DE CAMPINAS DEC. 1920 (385 X 237 CM). TRATA-SE DO MAIS IMPORTANTE E SIGNIFICATIVO EXEMPLAR DA ARTE BEURONIENSE DISPONIVEL NO BRASIL. FOI EXPOSTO NA EXPOSIÇÃO DE COMEMORAÇÃO DOS 250 ANOS DA CIDADE DE CAMPINAS EM 1989. MAGNÍFICA E CONTINENTAL PINTURA MURAL ESTILO BEURON BASTANTE DIFUNDIDO PELOS MONGES BENEDITINOS POR TODO O MUNDO. ESSA OBRA MONUMENTAL GUARNECEU O ALTAR DE SÃO JOSÉ NA IGREJA DO ROSÁRIO DE CAMPINAS CRIMINOSAMENTE DEMOLIDA PELA ADMINSITRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL EM 1956 PARA PERMITIR A AMPLIAÇÃO DA REDE VIÁRIA NO CENTRO DA CIDADE UM CRIME BÁRBARO E O TERRENO OCUPADO PELO TEMPLO TORNOU-SE UMA PRAÇA APENAS (VIDE FOTOS E RELATO DESSE CRIME BÁRBARO CONTRA A CULTURA NACIONA EM: https://artsandculture.google.com/story/VQVxF61n8trwLQ?hl=pt-BR ) . A OBRA FOI PINTADA PELO ARTISTA THOMAZ SCHEUCHL NA DECADA DE 1920. THOMAZ SCHEUCHL CELEBRIZOU-SE POR DECORAR COM SUAS PINTURAS A CAPELA DO COLÉGIO NO MOSTEIRO DE SÃO BENTO (EM SÃO PAULO) E A DE MONTE CASINO, NA ITÁLIA. ESSE MONUMENTAL MURAL AFRESCO ESTA REPRODUZIDO NO LIVRO DE REGISTRO FOTOGRÁFICO EGREJA DO ROSÁRIO ORGANIZADO PELO FOTO ESTÚDIO EURYDES (APREGOADO NO PRÓXIMO LOTE). O AFRESCO DO ALTAR DE SÃO JOSÉ FOI PATROCINADO PELO FAZENDEIRO FERDINANDO ZELANTE, HÁ UMA DEDICATÓRIA NA PARTE INFERIOR DO AFRESCO: EM MEMÓRIA DE SUA QUERIDA FILHA ELEONOR FERDINANDO ZELANTE. O MONUMENTAL AFRESCO APRESENTA SÃO JOSÉ SENTADO EM UM TRONO SEGURANDO O MENINO JESUS. UM ANJO ADORADOR AJOELHADO SEGURA A BASÍLICA DE SÃO PEDRO NO VATICANO, SÃO JOSÉ TEM SUA MÃO DIREITA SOBRE A BASÍLICA ABENÇOANDO-A. A DIREITA DE JOSÉ ESTÁ SÃO PAULO COM A ESPADA DESEMBANHADA EM RISTE E A DIREITA SÃO PEDRO SEGURANDO A CHAVE DO CÉU. AJOELHADO EM FRENTE AO TRONO O PAPA BENTO XV (1854-1922) SOBRE SEU BRASÃO. O PAPA CINGE A MITRA PAPAL. OUTRO ANJO ADORADOR ESTÁ A DIREITA DO PAPA. NO LADO ESQUERDO COM ROUPAS DE LEGIONÁRIO ESTÁ SÃO MIGUEL ARCANJO QUE SEGURA ESCUDO COM AS INSCRIÇÕES QUIS UT DEUS (QUEM COMO DEUS). OS AFRESCOS DA IGREJA DO ROSÁRIO FORAM SALVOS E RECUPERADOS DURANTE A DEMOLIÇÃO PELO MÉDICO CAMPINEIRO JOSÉ DE ANGELIS, QUE TROUXE DA EUROPA UM RESTAURADOR PARA PRESERVAR AS OBRAS DE ARTE QUANDO A IGREJA FOI DEMOLIDA. O AFRESCO DO ALTAR DE SÃO JOSÉ POR MONUMENTAL E SIGNIFICATIVO FOI O MAIOR SALVO DA IGREJA DO ROSÁRIO. O AFRESCO FOI CORTADO DA PAREDE E O ESTUQUE FIXADO EM PLACA PARA PRESERVAÇÃO. BRASIL, DEC. 30. 385 X 237. (A PLACA COM O AFRESCO NÃO ESTÁ FIXADA, PELO CONTRÁRIO ESTÁ LIVRE MAS A GRANDE DIMENSÃO ENVOLVERÁ UM CAMINHÃO E UM GUINCHO OU PLATAFORMA PARA SER ELEVADA ATÉ O CAMINHÃO DE TRANSPORTE. NOTA O estilo Beuron mescla elementos do cristianismo primitivo, ornamentos bizantinos e cânones geométricos, bastante utilizados na Escola Alemã de Arte Sacra, entre 1870 e 1940. Foi Introduzido no Brasil na cidade de São Paulo, a partir da construção do novo complexo do Mosteiro de São Bento , entre os anos de 1910 e 1912 com a decoração realizada de 1912 a 1922. Modelos para imagens beuronenses têm como referência a esquemas de composição de mestres como Giotto de Bondone (1267-1337) e Fra Angelico (1387-1455), bem como as peças ornamentais e cromáticas elementos que podemos identificar mais facilmente nas iluminações. Deixa-nos lembrar que a própria imagem tem o aspecto hierático, o propósito solene, como visto nas imagens assírias, egípcias, gregas e bizantinas, que inspiraram Dom Desidério Lenz (1832-1928) para compor seu cânone. Todas estas artes estão diretamente ligadsa à história do povo cristão no Antigo e no Novo Testamento, o que nos leva a uma reflexão do Cânon de Beuron como a imaginário síntese dessa trajetória. A decoração tem fonte de inspiração a arquitetura carolíngia, gótica e renascentista . O processo de preparação das pinturas, a execução das obras, as vistas das capelas e outros espaços decorados apareceram em cartões postais, sagrados e revistas de arte sacra, em toda a Europa e América, com o uso de fotografias e processos litográficos. A fundação da gráfica de Beuron Abbey em 1892 contribuiu para a ampla divulgação das imagens de Beuron, com a publicação de diversos materiais gráficos devocionais, Bíblias, Saltérios, santos, entre outros. Em 1895, foi publicado o livro Marienleben, contendo imagens da Abadia de Emaús em Praga, com fotografia e imagens litografadas em uma compilação de dezessete imagens retratando cenas da vida de Nossa Senhora e Nosso Senhor Jesus Cristo, acompanhada por Citações bíblicas, referências de breviários e do missal romano, com sonetos compostos por P. Fritz Esser, SJ (1854-1926). Em 1905, os monges beuroneses foram convidados a participar na XXIV Exposição da Secessão de Viena, cujo catálogo contém algumas imagens de Beuron e Monte Cassino, além de uma apresentação sobre arte Beuron. THOMAZ SCHEUCHL é um "discípulo" de Beur , um que chega ao Brasil no início da década de 1920, cujo passado ainda é incerto quanto à sua formação. Passados mais de setenta anos da morte do artista, pouco se sabe sobre a vida dele. Há um grande esforço dos pesquisadores para compor sua biografia extremamente complexa. Além de suas obras, não há literatura em português sobre sua estudo ou origem artística. Diante de incertezas e complexidades, já foram examinadas várias fontes documentais, como livros de batismo e casamento, coleções, árvores genealógicas e registros de óbitos. Outra dificuldade que encontrada são as várias formas de como ele foi referido em outros textos escritos em vários idiomas, como Scheuchl Tamás em húngaro, Tomazino Scheuchl em italiano, e até o incorreção na escrita de seu sobrenome conforme percebido em seu Registro de Estrangeiros, onde Scheuchel aparece, em notícias e publicações jornalísticas como Schenchl ou Scheutel. O ponto de partida para verificar os arquivos vienenses veio de um site da árvore genealógica Genealogie der Familie Leininger, que forneceu a identificação nos registros vienenses no site banco de dados Matrícula. No Livro do Batismo, sua data de nascimento em 16 de junho de 1867, sendo batizado no dia 18 do mesmo mês com o nome de Adolfo. Outra fonte foi o Livro de Casamento, onde descobriu-se que em 1901 ele se casou com Theresia Redl (1860-1900). No atestado de óbito, seu falecimento ocorreu em 2 de janeiro de 1947, aos 81 anos, devido a problemas cardíacos. Casou-se também com Margaretha Anna Wissmuller Scheuchl, que nasceu em 4 de março de 1887, na Áustria. Esta pediu a naturalização, concedida pelo governo brasileiro em agosto 6 de 1955. Estranhamente mesmo casado duas vezes Thomaz é referenciado como Monge em algumas publicações mas o certo é que deve tratar-se de um oblato, um irmão leigo que prestava serviço para a ordem beneditina. Thomaz Scheuchl chega ao Brasil em setembro de 1920. Ele vai fazer a decoração completa em espaços litúrgicos de meados da década de 1920 a Década de 1940: Igreja do Rosário de Campinas; Capela do Colégio da Mosteiro de São Bento de São Paulo, Santuário Eucarístico de Nossa Senhora da Penha e dois medalhões na Basílica de Nossa Senhora da Assunção. Em nota publicada no jornal, há a descrição dadecoração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário cuja passagem será transcrita a seguir: CAMPINAS, 30 - As obras de decoração de interiores da igreja do Rosário, desta cidade, em fase de conclusão, encomendado pela Congregação do Sagrado Coração de Maria, constituem uma pintura admirável, que muito enriquece aquela têmpora. O serviço está sendo feito pelo sr. Thomaz Schenchl, artista consagrado do velho mundo, que de lá vieram contratados para esse fim. Na parede frontal da cúpula, foi pintado o que simboliza o Rainha do Sagrado Rosário, à direita está a representação da Assunção, à esquerda, o Verbo se fez carne e à frente, a Rainha Mártir. no trabalho de essas gravuras, em um plano inferior, sejam nomeados os quatro evangelistas. No prolongamento do tecto estão representados todos os títulos da ladainha por seus respectivos símbolos. Nas paredes da arcada, à esquerda, a igreja presta uma justa homenagem ao fundadores e mártires da ordem. Os medalhões, obras de valor artístico, representam Paulo Vallier (Fundador da das missões chilenas), Francisco Cruzato (Protomártir), Mariano Avelina, (dos quais pensa-se a beatificação) Emmanuele Villazo (confundador), Estevam Sala, (confundidor) 1º Superior Geral), Domingos Frabeja a Jacob Clotet (confundidores) José Xigré (confundador e 2º Superior Geral). Ainda outras imagens religiosas simbólicas adornam o interior do templo, assim tornando-a digna da admiração de todos (CORREIO PAULISTANO, 1925, p. 5). No acervo iconográfico do Arquivo do Mosteiro de São Bento de São Paulo, existe um conjunto de fotografias, sem data nem indicação do fotógrafo que os capturou que correspondem à descrição acima transcrito. Por exemplo, a imagem de Nossa Senhora entronizada rezando o Rosário a São Domingos de Gusmão, com o Menino Jesus sentado ao colo, à esquerda lado, com anjos ladeando os dois santos (Figura 12). Nesta imagem, claramente perceber o trono, algo semelhante a outras representações beuronenses de Nossa Senhora entronizada. Na imagem com o tema da Assunção de Nossa Senhora , em que Jesus Cristo é representado com coroa e cetro com a ponta em forma de lírio colocando uma coroa na cabeça de Nossa Senhora, vemos o uso do esquema beuronense, com o rearranjo das figuras que são sentado nas nuvens e a supressão da imagem de Deus-Pai. No tímpano, os medalhões de Santo Inácio de Loyola (Figura 14) e São Vicente de Paula (Figura 15) seguem o mesmo esquema, assim como os dois anjos no arco da capela-mor.

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Informações

Lance

    • Lote Vendido
Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    O presente instrumento, denominado "Termos e Condições do Leilão", tem por objetivo regular a participação de usuários (arrematantes) no sistema online de leilões.

    1. As obras que compõem o presente LEILÃO, em exposição , foram periciadas pelos organizadores que,solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2. Em caso eventual de engano na expertise de obras, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feitaem até 5 dias após o fim do leilão e/ou acesso à mercadoria. Findo este prazo, não mais serão admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3. Obras estrangeiras serão sempre vendidas como "Atribuídas".

    4. O Leiloeiro(a) não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo.

    As obras serão vendidas "NO ESTADO" em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação.

    Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão.

    Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas, nem servirá de alegação para descumprir o compromisso firmado.

    6. O leilão obedecerá rigorosamente à ordem dos lotes apresentada no catalogo. Todos os lotes poderão receber lances prévios antes da data de realização do pregão(*).

    Contudo, o lance vencedor será registrado somente durante o pregão ao vivo (data e horário divulgado no catálogo).

    É somente nesta data que o Leiloeiro(a) "baterá o martelo", formalizando cada lote como "Lote vendido".

    Os lances efetuados após a apresentação do lote no pregão, terão seu aceite ou não submetidos ao crivo do Leiloeiro(a) responsável.

    7. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que poderá ser feito por funcionário autorizado pelo Leiloeiro(a).

    8. O Leiloeiro(a) colocará, a titulo de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: Para a participação nos leilões online faz-se necessário possuir um cadastro válido e ativo.

    Caso não possua cadastro, este poderá ser efetuado diretamente através do site do respectivo leilão, sendo certo que este deverá ser atualizado sempre que necessário.

    8.1.1 O acesso ao sistema de leilões online pelo usuário poderá ser cancelado ou suspenso a qualquer tempo e sob o exclusivo critério do Leiloeiro(a), não havendo direito a qualquer reclamação ou indenização.

    8.2. O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante,

    acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem efetuados.

    Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, os quais somente poderão ser anulados e/ou cancelados de acordo com autorização do leiloeiro(a) responsável.

    8.3. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site),devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9. O Leiloeiro(a) se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10. Adquiridas as obras e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro(a); o que não cria novação.

    12. As obras adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 72 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro(a), (5%).

    Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e efetuar o bloqueio da respectiva cartela até respectiva quitação de taxas e multas equivalentes.

    13. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes.

    O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação pelo arrematante da empresaresponsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio, ficando o Leiloeiro(a) e as Galerias e/ou Organizadores isentos de qualquer responsabilidade em caso de extravio, furto e/ou dano à mercadoria.

    14. O Leiloeiro(a) reserva-se ao direito de cancelar o lance, caso o arrematante adote posturas consideradas ofensivas, desrespeitosas ou inapropriadas, seja antes ou durante a realização de leilão.

    Poderá haver cancelamento de qualquer oferta de compra, sempre que não for possível comprovar a identidade do usuário ou caso este venha a descumprir quaisquer condições estabelecidas no presente contrato,dentre elas, a utilização de cadastros paralelos objetivando se eximir das responsabilidades previstas neste Termo.

    15. - O arrematante assume neste ato, expressamente, que responderá, civil e criminalmente, pelo uso de qualquer equipamento, programa ou procedimento que vise interferir no funcionamento do site.

    16. - O arrematante, ao clicar ACEITO declara ter lido e aceito o conteúdo do presente "termos e condições", sem nenhuma oposição, inclusive, não tem ressalva a fazer sobre as condições aqui estabelecidas.

    Também declara ter capacidade, autoridade e legitimidade para assumir responsabilidades e obrigações através do presente instrumento.

    17. Todas as controvérsias oriundas ou relacionadas ao presente Termo, deverão ser resolvidas, primeiramente, por negociação e/ou mediação entre as Partes.

    Não logrando êxito, a controvérsia poderá vir a ser resolvida por interpelação judicial.

    18. A Parte interessada em iniciar o procedimento de negociação/mediação deverá comunicar a outra parte por escrito, detalhando a sua reclamação, bem como apresentando proposta para a solução da questão,sendo concedido prazo de até 10 (dez) dias para a outra Parte apresentar sua manifestação.

    Fica eleito o foro do estado do xxxxxxxxx Comarca da Capital, para dirimir qualquer controvérsia oriunda deste instrumento não equacionada via negociação e/ou mediação,com a expressa renuncia a outro por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

    Leilão - forma de alienação de bens.

    *Pregão - forma de licitação pública, em data e horário pré-definidos, onde é validado a escolha do melhor candidato pelo respectivo leiloeiro(a) responsável.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    À vista, acrescido da taxa do leiloeiro de 5 %.

    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser informada através do e-mail de cobrança.

    Não aceitamos cartões de crédito.

    Para depósitos em cheque, as peças serão liberadas para retirada/envio somente após a compensação.

  • FRETE E ENVIO

    Enviamos através dos Correios para todo o Brasil.

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes.

    Em caso de envio por transportadoras, esta deverá ser providenciada pelo Arrematante.