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Gravuras

JEAN-BAPTISTE DEBRET (DEL.) & CHARLES SIMON PRADIER (GRAV) 1783-1847. GRAVURA ORIGINAL PUBLICADA NA DÉCADA DE 1820. DESEMBARQUE DA ARQUIDUQUESA DE ÁUSTRIA LEOPOLDINA DE HABSBURGO. GRAVURA A BURIL. EX COLEÇÃO RUY MEQUITA O ESTADO DE SÃO PAULO 67 X 44 CM (CONSIDERANDO SOMENTE O TAMANHO DA GRAVURA). A GRAVURA EXECUTADA POR PRADIER SEGUNDO PINTURA DE DEBRET, REPRESENTA O DESEMBARQUE DA PRINCESA REAL DO REINO UNIDO DE PORTUGAL, BRASIL E ALGARVES, LEOPOLDINA CAROLINA NO RIO DE JANEIRO, A 6 DE NOVEMBRO DE 1817, TENDO ACABADO DE DESCER DA GALEOTA REAL CONDUZIDA POR CEM REMADORES, PELO BRAÇO DO PRÍNCIPE D. PEDRO. ESTA FOI ORIGINALMENTE EDITADA COM UMA FOLHA SEPARADA ONDE APARECIAM GRAVADOS A TRAÇO OS BUSTOS DAS PERSONAGENS, ACOMPANHADOS DA RESPECTIVA IDENTIFICAÇÃO. VÊ-SE NA IMAGEM, SOB O PAVILHÃO MANDADO ERIGIR PARA O EFEITO, AO FUNDO, O REI A ENTRAR PARA O COCHE, OS NOIVOS EM PRIMEIRO PLANO, E NA PRIMEIRA FILA, À DIREITA, PARA ALÉM DE D. CARLOTA JOAQUINA, O INFANTE D. MIGUEL E AS INFANTAS D. MARIA TERESA, D. ISABEL MARIA, D. MARIA DA ASSUNÇÃO E D. ANA DE JESUS MARIA, ASSIM COMO OUTROS ALTOS DIGNITÁRIOS. O PAVILHÃO ERGUIDO NO ARSENAL POR OFICIAIS DE MARINHA, FOI CONSTRUÍDO EM MADEIRA E COMPUNHA-SE DE UM TECTO SUSTENTADO POR SEIS COLUNAS LIGADAS POR BALAUSTRADAS. TODOS OS SUPORTES E BALAUSTRADAS ESTAVAM PINTADOS DE AZUL E BRANCO E A PARTE SUPERIOR DE VERMELHO E AMARELO; NO TECTO DO PAVILHÃO ESTAVAM PINTADAS AS ARMAS DOS REINOS UNIDOS E DISPUNHAM-SE AS BANDEIRAS DE PORTUGAL E DA ÁUSTRIA. À ENTRADA E SAÍDA DO PAVILHÃO, CUJO CHÃO TINHA SIDO RICAMENTE ATAPETADO, OS ARCOS OSTENTAVAM AS MESMAS ARMAS DE ONDE PENDIAM FESTÕES DE FLORES PRESOS AOS BICOS DE ÁGUIAS COLOCADAS NOS QUATRO ÂNGULOS DO PAVILHÃO. A ARQUIDUQUESA LEOPOLDINA CAROLINA JOSEFA - E NÃO CAROLINA LEOPOLDINA , COMO SE LÊ NA LEGENDA -, FILHA DO IMPERADOR FRANCISCO I E DE MARIA TERESA DE ÁUSTRIA, CASARA POR PROCURAÇÃO A 13 DE MAIO DE 1817, EM VIENA, COM D. PEDRO, HERDEIRO DO TRONO DE PORTUGAL, FILHO DO REI D. JOÃO VI E DE D. CARLOTA JOAQUINA. ESTE CASAMENTO, UNINDO A CASA DE BRAGANÇA E A CASA DE ÁUSTRIA, PROCURAVA CONTRABALANÇAR A GRANDE PRESSÃO EXERCIDA PELA GRÃ-BRETANHA SOBRE PORTUGAL, AFASTANDO AINDA DO PRÍNCIPE HERDEIRO A INFLUÊNCIA DOS BOURBON E DA FRANÇA. POR OUTRO LADO, OS HABSBURGO VIAM COM BONS OLHOS UMA OPORTUNIDADE DE PENETRAÇÃO NA AMÉRICA DO SUL. D. LEOPOLDINA CAROLINA, JÁ ENTÃO IMPERATRIZ DO BRASIL, VIRIA A FALECER NO RIO DE JANEIRO EM 11 DE DEZEMBRO DE 1826, COM A IDADE DE VINTE E NOVE ANOS. DURANTE OS NOVE ANOS DO SEU CASAMENTO, TEVE VÁRIOS FILHOS, DOS QUAIS SOBREVIVERAM D. MARIA DA GLÓRIA, FUTURA RAINHA DE PORTUGAL, D. JANUÁRIA, D. FRANCISCA E D. PEDRO, FUTURO 2º IMPERADOR DO BRASIL.NOTA: J. B. Debret e C. S. Pradier chegaram ao Rio de Janeiro em 1816, fazendo parte da Missão Artística Francesa, a qual fora sugerida a D. João VI pelo conde da Barca, António de Araújo de Azevedo, ministro da Marinha e Domínios Ultramarinos, dos Negócios Estrangeiros, e presidente do Real Erário, com vista à fundação, no Brasil, de uma escola de ciências, artes e ofícios. Esta Missão, chefiada por Joachim Lebreton e prevista para uma permanência de seis anos, era constituída por cerca de quarenta pessoas entre artistas, arquitectos, engenheiros, assistentes e artífices. Debret contribuiu para o avanço do ensino artístico e para a criação da Academia de Belas Artes, fundada por D. João VI ainda nesse ano de 1816 (na verdade, esta escola superior chamou-se inicialmente Escola Real das Ciências, Artes e Ofícios, e só 1820, depois de várias vicissitudes, recebeu a sua definitiva denominação). Regressou a França em 1831, onde publicou, em 3 volumes profusamente ilustrados, Voyage pittoresque et historique au Brésil , Paris, Firmin-Didot, 1834-39, tendo deixado vasta obra no Brasil. Além da presente gravura, Debret produziu ainda uma outra, dedicada ao mesmo acontecimento, inteiramente de sua autoria segundo a respectiva subscrição, mas de menores dimensões e perspectivada a partir do mar, com o título Solemne desembarque de S. A. R. a S. D. Leopoldina Carolina Josefa . C. S. Pradier, permaneceu no Rio de Janeiro apenas dois anos, tendo partido para Paris em 1818, de onde não mais regressaria, a pretexto de que no Brasil não existia papel adequado para a impressão da obra que aqui apresentamos, tendo sido a edição impressa em França.

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JEAN-BAPTISTE DEBRET (DEL.) & CHARLES SIMON PRADIER (GRAV) 1783-1847. GRAVURA ORIGINAL PUBLICADA NA DÉCADA DE 1820. DESEMBARQUE DA ARQUIDUQUESA DE ÁUSTRIA LEOPOLDINA DE HABSBURGO. GRAVURA A BURIL. EX COLEÇÃO RUY MEQUITA O ESTADO DE SÃO PAULO 67 X 44 CM (CONSIDERANDO SOMENTE O TAMANHO DA GRAVURA). A GRAVURA EXECUTADA POR PRADIER SEGUNDO PINTURA DE DEBRET, REPRESENTA O DESEMBARQUE DA PRINCESA REAL DO REINO UNIDO DE PORTUGAL, BRASIL E ALGARVES, LEOPOLDINA CAROLINA NO RIO DE JANEIRO, A 6 DE NOVEMBRO DE 1817, TENDO ACABADO DE DESCER DA GALEOTA REAL CONDUZIDA POR CEM REMADORES, PELO BRAÇO DO PRÍNCIPE D. PEDRO. ESTA FOI ORIGINALMENTE EDITADA COM UMA FOLHA SEPARADA ONDE APARECIAM GRAVADOS A TRAÇO OS BUSTOS DAS PERSONAGENS, ACOMPANHADOS DA RESPECTIVA IDENTIFICAÇÃO. VÊ-SE NA IMAGEM, SOB O PAVILHÃO MANDADO ERIGIR PARA O EFEITO, AO FUNDO, O REI A ENTRAR PARA O COCHE, OS NOIVOS EM PRIMEIRO PLANO, E NA PRIMEIRA FILA, À DIREITA, PARA ALÉM DE D. CARLOTA JOAQUINA, O INFANTE D. MIGUEL E AS INFANTAS D. MARIA TERESA, D. ISABEL MARIA, D. MARIA DA ASSUNÇÃO E D. ANA DE JESUS MARIA, ASSIM COMO OUTROS ALTOS DIGNITÁRIOS. O PAVILHÃO ERGUIDO NO ARSENAL POR OFICIAIS DE MARINHA, FOI CONSTRUÍDO EM MADEIRA E COMPUNHA-SE DE UM TECTO SUSTENTADO POR SEIS COLUNAS LIGADAS POR BALAUSTRADAS. TODOS OS SUPORTES E BALAUSTRADAS ESTAVAM PINTADOS DE AZUL E BRANCO E A PARTE SUPERIOR DE VERMELHO E AMARELO; NO TECTO DO PAVILHÃO ESTAVAM PINTADAS AS ARMAS DOS REINOS UNIDOS E DISPUNHAM-SE AS BANDEIRAS DE PORTUGAL E DA ÁUSTRIA. À ENTRADA E SAÍDA DO PAVILHÃO, CUJO CHÃO TINHA SIDO RICAMENTE ATAPETADO, OS ARCOS OSTENTAVAM AS MESMAS ARMAS DE ONDE PENDIAM FESTÕES DE FLORES PRESOS AOS BICOS DE ÁGUIAS COLOCADAS NOS QUATRO ÂNGULOS DO PAVILHÃO. A ARQUIDUQUESA LEOPOLDINA CAROLINA JOSEFA - E NÃO CAROLINA LEOPOLDINA , COMO SE LÊ NA LEGENDA -, FILHA DO IMPERADOR FRANCISCO I E DE MARIA TERESA DE ÁUSTRIA, CASARA POR PROCURAÇÃO A 13 DE MAIO DE 1817, EM VIENA, COM D. PEDRO, HERDEIRO DO TRONO DE PORTUGAL, FILHO DO REI D. JOÃO VI E DE D. CARLOTA JOAQUINA. ESTE CASAMENTO, UNINDO A CASA DE BRAGANÇA E A CASA DE ÁUSTRIA, PROCURAVA CONTRABALANÇAR A GRANDE PRESSÃO EXERCIDA PELA GRÃ-BRETANHA SOBRE PORTUGAL, AFASTANDO AINDA DO PRÍNCIPE HERDEIRO A INFLUÊNCIA DOS BOURBON E DA FRANÇA. POR OUTRO LADO, OS HABSBURGO VIAM COM BONS OLHOS UMA OPORTUNIDADE DE PENETRAÇÃO NA AMÉRICA DO SUL. D. LEOPOLDINA CAROLINA, JÁ ENTÃO IMPERATRIZ DO BRASIL, VIRIA A FALECER NO RIO DE JANEIRO EM 11 DE DEZEMBRO DE 1826, COM A IDADE DE VINTE E NOVE ANOS. DURANTE OS NOVE ANOS DO SEU CASAMENTO, TEVE VÁRIOS FILHOS, DOS QUAIS SOBREVIVERAM D. MARIA DA GLÓRIA, FUTURA RAINHA DE PORTUGAL, D. JANUÁRIA, D. FRANCISCA E D. PEDRO, FUTURO 2º IMPERADOR DO BRASIL.NOTA: J. B. Debret e C. S. Pradier chegaram ao Rio de Janeiro em 1816, fazendo parte da Missão Artística Francesa, a qual fora sugerida a D. João VI pelo conde da Barca, António de Araújo de Azevedo, ministro da Marinha e Domínios Ultramarinos, dos Negócios Estrangeiros, e presidente do Real Erário, com vista à fundação, no Brasil, de uma escola de ciências, artes e ofícios. Esta Missão, chefiada por Joachim Lebreton e prevista para uma permanência de seis anos, era constituída por cerca de quarenta pessoas entre artistas, arquitectos, engenheiros, assistentes e artífices. Debret contribuiu para o avanço do ensino artístico e para a criação da Academia de Belas Artes, fundada por D. João VI ainda nesse ano de 1816 (na verdade, esta escola superior chamou-se inicialmente Escola Real das Ciências, Artes e Ofícios, e só 1820, depois de várias vicissitudes, recebeu a sua definitiva denominação). Regressou a França em 1831, onde publicou, em 3 volumes profusamente ilustrados, Voyage pittoresque et historique au Brésil , Paris, Firmin-Didot, 1834-39, tendo deixado vasta obra no Brasil. Além da presente gravura, Debret produziu ainda uma outra, dedicada ao mesmo acontecimento, inteiramente de sua autoria segundo a respectiva subscrição, mas de menores dimensões e perspectivada a partir do mar, com o título Solemne desembarque de S. A. R. a S. D. Leopoldina Carolina Josefa . C. S. Pradier, permaneceu no Rio de Janeiro apenas dois anos, tendo partido para Paris em 1818, de onde não mais regressaria, a pretexto de que no Brasil não existia papel adequado para a impressão da obra que aqui apresentamos, tendo sido a edição impressa em França.

Informações

Lance

    • Lote Vendido
Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    O presente instrumento, denominado "Termos e Condições do Leilão", tem por objetivo regular a participação de usuários (arrematantes) no sistema online de leilões.

    1. As obras que compõem o presente LEILÃO, em exposição , foram periciadas pelos organizadores que,solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2. Em caso eventual de engano na expertise de obras, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feitaem até 5 dias após o fim do leilão e/ou acesso à mercadoria. Findo este prazo, não mais serão admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3. Obras estrangeiras serão sempre vendidas como "Atribuídas".

    4. O Leiloeiro(a) não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo.

    As obras serão vendidas "NO ESTADO" em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação.

    Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão.

    Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas, nem servirá de alegação para descumprir o compromisso firmado.

    6. O leilão obedecerá rigorosamente à ordem dos lotes apresentada no catalogo. Todos os lotes poderão receber lances prévios antes da data de realização do pregão(*).

    Contudo, o lance vencedor será registrado somente durante o pregão ao vivo (data e horário divulgado no catálogo).

    É somente nesta data que o Leiloeiro(a) "baterá o martelo", formalizando cada lote como "Lote vendido".

    Os lances efetuados após a apresentação do lote no pregão, terão seu aceite ou não submetidos ao crivo do Leiloeiro(a) responsável.

    7. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que poderá ser feito por funcionário autorizado pelo Leiloeiro(a).

    8. O Leiloeiro(a) colocará, a titulo de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: Para a participação nos leilões online faz-se necessário possuir um cadastro válido e ativo.

    Caso não possua cadastro, este poderá ser efetuado diretamente através do site do respectivo leilão, sendo certo que este deverá ser atualizado sempre que necessário.

    8.1.1 O acesso ao sistema de leilões online pelo usuário poderá ser cancelado ou suspenso a qualquer tempo e sob o exclusivo critério do Leiloeiro(a), não havendo direito a qualquer reclamação ou indenização.

    8.2. O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante,

    acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem efetuados.

    Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, os quais somente poderão ser anulados e/ou cancelados de acordo com autorização do leiloeiro(a) responsável.

    8.3. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site),devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9. O Leiloeiro(a) se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10. Adquiridas as obras e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro(a); o que não cria novação.

    12. As obras adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 72 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro(a), (5%).

    Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e efetuar o bloqueio da respectiva cartela até respectiva quitação de taxas e multas equivalentes.

    13. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes.

    O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação pelo arrematante da empresaresponsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio, ficando o Leiloeiro(a) e as Galerias e/ou Organizadores isentos de qualquer responsabilidade em caso de extravio, furto e/ou dano à mercadoria.

    14. O Leiloeiro(a) reserva-se ao direito de cancelar o lance, caso o arrematante adote posturas consideradas ofensivas, desrespeitosas ou inapropriadas, seja antes ou durante a realização de leilão.

    Poderá haver cancelamento de qualquer oferta de compra, sempre que não for possível comprovar a identidade do usuário ou caso este venha a descumprir quaisquer condições estabelecidas no presente contrato,dentre elas, a utilização de cadastros paralelos objetivando se eximir das responsabilidades previstas neste Termo.

    15. - O arrematante assume neste ato, expressamente, que responderá, civil e criminalmente, pelo uso de qualquer equipamento, programa ou procedimento que vise interferir no funcionamento do site.

    16. - O arrematante, ao clicar ACEITO declara ter lido e aceito o conteúdo do presente "termos e condições", sem nenhuma oposição, inclusive, não tem ressalva a fazer sobre as condições aqui estabelecidas.

    Também declara ter capacidade, autoridade e legitimidade para assumir responsabilidades e obrigações através do presente instrumento.

    17. Todas as controvérsias oriundas ou relacionadas ao presente Termo, deverão ser resolvidas, primeiramente, por negociação e/ou mediação entre as Partes.

    Não logrando êxito, a controvérsia poderá vir a ser resolvida por interpelação judicial.

    18. A Parte interessada em iniciar o procedimento de negociação/mediação deverá comunicar a outra parte por escrito, detalhando a sua reclamação, bem como apresentando proposta para a solução da questão,sendo concedido prazo de até 10 (dez) dias para a outra Parte apresentar sua manifestação.

    Fica eleito o foro do estado do xxxxxxxxx Comarca da Capital, para dirimir qualquer controvérsia oriunda deste instrumento não equacionada via negociação e/ou mediação,com a expressa renuncia a outro por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

    Leilão - forma de alienação de bens.

    *Pregão - forma de licitação pública, em data e horário pré-definidos, onde é validado a escolha do melhor candidato pelo respectivo leiloeiro(a) responsável.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    À vista, acrescido da taxa do leiloeiro de 5 %.

    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser informada através do e-mail de cobrança.

    Não aceitamos cartões de crédito.

    Para depósitos em cheque, as peças serão liberadas para retirada/envio somente após a compensação.

  • FRETE E ENVIO

    Enviamos através dos Correios para todo o Brasil.

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes.

    Em caso de envio por transportadoras, esta deverá ser providenciada pelo Arrematante.