Lote 266B
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Tipo:
Arte oriental

GUANYIN REINADO QIANLONG. GRANDE ESCULTURA EM BRONZE POLICROMADO REPRESENTANDO GUANYIN DE PÉ EM SAMABHANGA. MÃO DIREITA PARA BAIXO EM FORMA DE VITARKAMUDRA. MÃO ESQUERDA SEGURA UM COGUMELO LINGZHI, O COGUMELO DA IMORTALIDADE. VESTÍGIOS DE POLICROMIA E DOURAÇÃO. A FRENTE DA COROA REPRESENTAÇÃO DE BUDHA. CHINA, SEGUNDA METADE DO SEC. XVIII. 72 CM NOTA: No contexto da religião budista chinesa, a bodhisatva Guanyin ou Kuan Yin, Aquela que se preocupa com os gritos do mundo, é a manifestação da divindade do budismo tibetano Avalokiteshvara (sânscrito) ou o Senhor que olha para baixo do céu.Este deus, originalmente masculino, deu origem a várias representações nos países que abraçaram o Budismo. O Budismo chegou à China vindo da Índia na dinastia Han, por volta do ano 100 onde, devido à aceitação por parte de outras religiões chinesas como o Confucionismo e o Taoísmo, depressa se enraizou em todo o país tomando diversas formas e venerando vários deuses. O Budismo perfilha regras morais estritas bem como os ideais de renascimento e de vida após a morte. A arte, como forma de expressão da natureza humana, vai refletir também os ideais religiosos, materializando-se em incontáveis formas. Na China, a figura deste bodisatva, depressa se sincretizou com divindades femininas locais, nomeadamente Taoistas, passando a ser descrita e representada como uma mulher. A partir do século XII, regista-se o aparecimento de representações da divindade já acompanhada pelos seus dois acólitos que a assistem no seu trabalho. De acordo com a lenda chinesa, uma incarnação de Guanyin (os bodisatvas incarnam), terá sido uma virtuosa princesa Miao Shan que se queria dedicar à religião indo contra os desejos do pai, um rei da dinastia Zhou (1050-221 a.C.), que pretendia casá-la. Contrariado, o pai condenou-a a uma vida de escravidão e maus tratos. Anos mais tarde, Miao, já bodisatva e retirada para as montanhas, salvou o pai da morte oferecendo-lhe os seus olhos e um braço, de onde resulta a ligação de Guanyin à misericórdia, perdão e compaixão demonstrada para com o pai. A deusa Guanyin é uma das divindades mais populares na China, sendo a representação com os dois acólitos uma das suas cerca de trinta manifestações. Quando representada com uma criança nos braços liga-se ainda com a maternidade ou quando se figura com onze cabeças e mil braços relaciona-se com a proteção de todos os necessitados.. Na arte chinesa tudo o que é representado é simbólico, sendo necessário descodificar os símbolos para se poder compreender as representações na sua totalidade. É o caso desta pequena composição rica em iconografia: Nesta representação Guanyin, que significa também nascida do lótus, surge (tal como os acólitos) sobre uma flor de lótus (padmasana) que representa a pureza. Na mão a deusa ostenta um afasta moscas de crina, símbolo dos monges budistas, representando o compromisso de não matar qualquer ser vivo, mas também aqui, representando o afastar dos problemas, concedido pela sua interceção. É ainda atributo de Guanyin a kalasa, garrafa que contém a água da compaixão que alivia os sofredores. As montanhas (han) são veneradas na China desde a Antiguidade como o local de morada dos imortais a mítica Penglai, pelo que aparecem muito referenciadas a nível iconográfico. Para comunicar com os deuses, os imperadores chineses mandaram erguer diversos templos nos seus cumes, ainda existentes e muito venerados. A estrutura deste altar, em forma de montanha rodeada de ondas, é especificamente uma referência ao Monte Potalaka, a lendária morada de Guanyin, lugar que, a partir da dinastia Tang, os chineses identificaram fisicamente com o Monte Putuo, uma ilha-montanha localizada na costa da província de Zhejiang (sudoeste da China), pelo que a divindade também é conhecida como a Deusa dos Mares do Sul. Foi nesta ilha que surgiram os dois acólitos, quando a deusa meditava. Esta ilha é uma das quatro montanhas sagradas do budismo chinês, tendo-se tornado, desde então, o centro da devoção a esta deusa, existindo aí inúmeros mosteiros com templos a ela dedicados, ainda hoje venerados. O maior templo dedicado a Guanyin na China é o Templo Donglin, também na região de Xangai, onde se representa uma monumental montanha rochosa nos portões de entrada evocando a sua morada: O bordo superior deste altar, formando três cogumelos lingzhi, é uma das caraterísticas da peça que lhe confere originalidade pois não conhecemos mais exemplares com esta forma. Os cogumelos lingzhi são mais uma referência, neste caso à imortalidade da deusa. Atributo dos imortais taoistas, o fungo cresce nas montanhas sagradas sendo a comida que lhes confere a imortalidade.

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GUANYIN REINADO QIANLONG. GRANDE ESCULTURA EM BRONZE POLICROMADO REPRESENTANDO GUANYIN DE PÉ EM SAMABHANGA. MÃO DIREITA PARA BAIXO EM FORMA DE VITARKAMUDRA. MÃO ESQUERDA SEGURA UM COGUMELO LINGZHI, O COGUMELO DA IMORTALIDADE. VESTÍGIOS DE POLICROMIA E DOURAÇÃO. A FRENTE DA COROA REPRESENTAÇÃO DE BUDHA. CHINA, SEGUNDA METADE DO SEC. XVIII. 72 CM NOTA: No contexto da religião budista chinesa, a bodhisatva Guanyin ou Kuan Yin, Aquela que se preocupa com os gritos do mundo, é a manifestação da divindade do budismo tibetano Avalokiteshvara (sânscrito) ou o Senhor que olha para baixo do céu.Este deus, originalmente masculino, deu origem a várias representações nos países que abraçaram o Budismo. O Budismo chegou à China vindo da Índia na dinastia Han, por volta do ano 100 onde, devido à aceitação por parte de outras religiões chinesas como o Confucionismo e o Taoísmo, depressa se enraizou em todo o país tomando diversas formas e venerando vários deuses. O Budismo perfilha regras morais estritas bem como os ideais de renascimento e de vida após a morte. A arte, como forma de expressão da natureza humana, vai refletir também os ideais religiosos, materializando-se em incontáveis formas. Na China, a figura deste bodisatva, depressa se sincretizou com divindades femininas locais, nomeadamente Taoistas, passando a ser descrita e representada como uma mulher. A partir do século XII, regista-se o aparecimento de representações da divindade já acompanhada pelos seus dois acólitos que a assistem no seu trabalho. De acordo com a lenda chinesa, uma incarnação de Guanyin (os bodisatvas incarnam), terá sido uma virtuosa princesa Miao Shan que se queria dedicar à religião indo contra os desejos do pai, um rei da dinastia Zhou (1050-221 a.C.), que pretendia casá-la. Contrariado, o pai condenou-a a uma vida de escravidão e maus tratos. Anos mais tarde, Miao, já bodisatva e retirada para as montanhas, salvou o pai da morte oferecendo-lhe os seus olhos e um braço, de onde resulta a ligação de Guanyin à misericórdia, perdão e compaixão demonstrada para com o pai. A deusa Guanyin é uma das divindades mais populares na China, sendo a representação com os dois acólitos uma das suas cerca de trinta manifestações. Quando representada com uma criança nos braços liga-se ainda com a maternidade ou quando se figura com onze cabeças e mil braços relaciona-se com a proteção de todos os necessitados.. Na arte chinesa tudo o que é representado é simbólico, sendo necessário descodificar os símbolos para se poder compreender as representações na sua totalidade. É o caso desta pequena composição rica em iconografia: Nesta representação Guanyin, que significa também nascida do lótus, surge (tal como os acólitos) sobre uma flor de lótus (padmasana) que representa a pureza. Na mão a deusa ostenta um afasta moscas de crina, símbolo dos monges budistas, representando o compromisso de não matar qualquer ser vivo, mas também aqui, representando o afastar dos problemas, concedido pela sua interceção. É ainda atributo de Guanyin a kalasa, garrafa que contém a água da compaixão que alivia os sofredores. As montanhas (han) são veneradas na China desde a Antiguidade como o local de morada dos imortais a mítica Penglai, pelo que aparecem muito referenciadas a nível iconográfico. Para comunicar com os deuses, os imperadores chineses mandaram erguer diversos templos nos seus cumes, ainda existentes e muito venerados. A estrutura deste altar, em forma de montanha rodeada de ondas, é especificamente uma referência ao Monte Potalaka, a lendária morada de Guanyin, lugar que, a partir da dinastia Tang, os chineses identificaram fisicamente com o Monte Putuo, uma ilha-montanha localizada na costa da província de Zhejiang (sudoeste da China), pelo que a divindade também é conhecida como a Deusa dos Mares do Sul. Foi nesta ilha que surgiram os dois acólitos, quando a deusa meditava. Esta ilha é uma das quatro montanhas sagradas do budismo chinês, tendo-se tornado, desde então, o centro da devoção a esta deusa, existindo aí inúmeros mosteiros com templos a ela dedicados, ainda hoje venerados. O maior templo dedicado a Guanyin na China é o Templo Donglin, também na região de Xangai, onde se representa uma monumental montanha rochosa nos portões de entrada evocando a sua morada: O bordo superior deste altar, formando três cogumelos lingzhi, é uma das caraterísticas da peça que lhe confere originalidade pois não conhecemos mais exemplares com esta forma. Os cogumelos lingzhi são mais uma referência, neste caso à imortalidade da deusa. Atributo dos imortais taoistas, o fungo cresce nas montanhas sagradas sendo a comida que lhes confere a imortalidade.

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Informações

Lance

Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    O presente instrumento, denominado "Termos e Condições do Leilão", tem por objetivo regular a participação de usuários (arrematantes) no sistema online de leilões.

    1. As obras que compõem o presente LEILÃO foram periciadas pelos organizadores que,solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2. Em caso eventual de engano na expertise de obras, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feitaem até 5 dias após o fim do leilão e/ou acesso à mercadoria. Findo este prazo, não mais serão admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3. Obras estrangeiras serão sempre vendidas como "Atribuídas".

    4. O Leiloeiro(a) não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo.

    As obras serão vendidas "NO ESTADO" em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação.

    Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão.

    Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas, nem servirá de alegação para descumprir o compromisso firmado.

    6. O leilão obedecerá rigorosamente à ordem dos lotes apresentada no catalogo. Todos os lotes poderão receber lances prévios antes da data de realização do pregão(*).

    Contudo, o lance vencedor será registrado somente durante o pregão ao vivo (data e horário divulgado no catálogo).

    É somente nesta data que o Leiloeiro(a) "baterá o martelo", formalizando cada lote como "Lote vendido".

    Os lances efetuados após a apresentação do lote no pregão, terão seu aceite ou não submetidos ao crivo do Leiloeiro(a) responsável.

    7. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que poderá ser feito por funcionário autorizado pelo Leiloeiro(a).

    8. O Leiloeiro(a) colocará, a titulo de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: Para a participação nos leilões online faz-se necessário possuir um cadastro válido e ativo.

    Caso não possua cadastro, este poderá ser efetuado diretamente através do site do respectivo leilão, sendo certo que este deverá ser atualizado sempre que necessário.

    8.1.1 O acesso ao sistema de leilões online pelo usuário poderá ser cancelado ou suspenso a qualquer tempo e sob o exclusivo critério do Leiloeiro(a), não havendo direito a qualquer reclamação ou indenização.

    8.2. O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante,

    acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem efetuados.

    Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, os quais somente poderão ser anulados e/ou cancelados de acordo com autorização do leiloeiro(a) responsável.

    8.3. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site),devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9. O Leiloeiro(a) se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10. Adquiridas as obras e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro(a); o que não cria novação.

    12. As obras adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 72 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro(a), (5%).

    Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e efetuar o bloqueio da respectiva cartela até respectiva quitação de taxas e multas equivalentes.

    13. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes.

    O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação pelo arrematante da empresaresponsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio, ficando o Leiloeiro(a) e as Galerias e/ou Organizadores isentos de qualquer responsabilidade em caso de extravio, furto e/ou dano à mercadoria.

    14. O Leiloeiro(a) reserva-se ao direito de cancelar o lance, caso o arrematante adote posturas consideradas ofensivas, desrespeitosas ou inapropriadas, seja antes ou durante a realização de leilão.

    Poderá haver cancelamento de qualquer oferta de compra, sempre que não for possível comprovar a identidade do usuário ou caso este venha a descumprir quaisquer condições estabelecidas no presente contrato,dentre elas, a utilização de cadastros paralelos objetivando se eximir das responsabilidades previstas neste Termo.

    15. - O arrematante assume neste ato, expressamente, que responderá, civil e criminalmente, pelo uso de qualquer equipamento, programa ou procedimento que vise interferir no funcionamento do site.

    16. - O arrematante, ao clicar ACEITO declara ter lido e aceito o conteúdo do presente "termos e condições", sem nenhuma oposição, inclusive, não tem ressalva a fazer sobre as condições aqui estabelecidas.

    Também declara ter capacidade, autoridade e legitimidade para assumir responsabilidades e obrigações através do presente instrumento.

    17. Todas as controvérsias oriundas ou relacionadas ao presente Termo, deverão ser resolvidas, primeiramente, por negociação e/ou mediação entre as Partes.

    Não logrando êxito, a controvérsia poderá vir a ser resolvida por interpelação judicial.

    18. A Parte interessada em iniciar o procedimento de negociação/mediação deverá comunicar a outra parte por escrito, detalhando a sua reclamação, bem como apresentando proposta para a solução da questão,sendo concedido prazo de até 10 (dez) dias para a outra Parte apresentar sua manifestação.

    Fica eleito o foro do estado do xxxxxxxxx Comarca da Capital, para dirimir qualquer controvérsia oriunda deste instrumento não equacionada via negociação e/ou mediação,com a expressa renuncia a outro por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

    Leilão - forma de alienação de bens.

    *Pregão - forma de licitação pública, em data e horário pré-definidos, onde é validado a escolha do melhor candidato pelo respectivo leiloeiro(a) responsável.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    À vista, acrescido da taxa do leiloeiro de 5 %.

    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser informada através do e-mail de cobrança.

    Não aceitamos cartões de crédito.

    Para depósitos em cheque, as peças serão liberadas para retirada/envio somente após a compensação.

  • FRETE E ENVIO

    Enviamos através dos Correios para todo o Brasil.

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes.

    Em caso de envio por transportadoras, esta deverá ser providenciada pelo Arrematante.