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Arte popular

ARTE CINÉTICA - CASAL E PILÃO - BELISSIMA ESCULTURA AUTOMATA EM MADEIRA QUE ALIA A BELEZA DA ESCULTURA POPULAR AO ENCANTAMENTO DO MOVIMENTO PRODUZIDO POR UM CONJUNTO DE ENGRENAGENS ESCULPIDO TAMBÉM EM MADEIRA IMPULSIONADO POR PEQUENO MOTOR ELÉTRICO MMI-659LKCD. PRESTEM ATENÇÃO CAROS AMIGOS A ESSE MAGNIFICO EXEMPLAR DE ARTE CINÉTICA, UM DOS PRECURSORES DA ARTE BRASILEIRA NESSE TIPO DE TRABALHO, PRODUZIDO NOS ANOS 60/70. MOVIMENTO NOS BRAÇOS E TRONCO DO CASAL, E NAS MÃOS DE SOQUETE DO PILÃO. O MOVIMENTO É PRODUZIDO ACIONANDO-SE UM INTERRUPTOR. FUNCIONA PERFEITAMENTE. BRASIL, DEC. 60/70. 22,5 X 14 X 35 (H). NOTA: A Arte Cinética iniciou-se em 1954, a partir dos legados Dada e Construtivista. A partir do legado Dada, surgiu o primeiro exemplo de objeto cinético de Marcel Duchamp - Cycle Wheel também conhecida como o primeiro readymade. Os artistas que foram inspirados pelo movimento Dada, direcionaram o seu trabalho para expressar uma atitude mordaz relativamente à nova presença da máquina e da mecânica, sugerindo que estas se poderiam tornar mestres da humanidade. O movimento, como elemento da arte cinética, surgiu a partir do declínio da tradição e da abstração geométrica do período do pós-guerra, reavivando o optimismo e espalhando novas formas mais apropriadas, para relacionar as tecnologias com a vida moderna quotidiana. Estes artistas recusaram a estrutura e a escultura tradicional, propondo uma arte em movimento, ou seja, eles incorporam nas estruturas os objetos com movimento real. Por sua vez, o legado Construtivista contribuiu com uma linguagem austera e conceptual das linhas, das superfícies e da introdução de uma paleta de cores simplificadas, apropriadas ao mundo moderno. A arte cinética e o movimento, representaram uma revitalização da tradição artística, através da atribuição de um movimento real e mecânico, de modo a gerar uma relação entre arte e tecnologia. Os precedentes deste movimento na arte remontam-nos para 1920, logo a seguir ao Construtivismo, quando os artistas e irmãos Naum Gabo e Pevsner Antoine, usaram o termo kinetic no Manifesto Realista: Sabemos que cada objeto tem a sua própria imagem essencial; cadeiras, mesas, lâmpadas, telefones, livros, casas, homens ... cada um deles é um mundo em si mesmo, com o seu próprio ritmo e seu próprio caminho planetário ... Em vez de ritmos estáticos nas artes plásticas ... anunciamos a existência de um novo elemento, o ritmo cinético, que é o ser base de uma nova perceção do tempo real Gabo realiza, no mesmo ano, Kinetic Sculpture onde quis representar o volume no espaço através de uma vareta, colocada na perpendicular, que oscila e por sua vez vibra com o apoio de um motor, proporcionando um movimento em tempo real. O escultor articula o volume para se referir ao movimento. Gera um volume físico e visual através do movimento e da vibração que permitem definir e construir uma massa ou uma forma no espaço, gerando uma imagem. Com base no manifesto de Gabo, dois anos mais tarde, Lászlo MoholyNagy51 com o apoio de Alfred Kemeny, desenvolveu outra teoria cinética onde escreveu, sobre o sistema de forças dinâmico-construtivas, a possibilidade de uma arte com uma construção mais dinâmica e a possibilidade de envolver o espectador através de um papel mais ativo na relação com a obra. Moholy-Nagy, na Bauhaus, dizia que os artistas deviam tirar o maior aproveitamento dos materiais e das novas tecnologias. Embora os artistas tenham usado o termo Kinetic de uma forma periódica, em 1955, este floresceu para uma tendência avant-garde, após a exposição Le Mouvement53, na Galeria Denise René em Paris, onde os artistas apresentaram obras capazes de utilizarem, principalmente, a ação e o movimento real, através de métodos como o toque, por parte do espectador ou métodos mecanizados, em oposição às ilusões da ótica. Os principais pioneiros da arte cinética, que participaram nesta exposição, foram Alexander Calder54 , Jean Tinguely55, Agam, Pol Bury, Marcel Duchamp, acobsen, Rafael Jesus de Soto e Victor Vasarely. Por outro lado, o suíço Jean Tinguely, desafiou a escultura tradicional ao implantar o movimento, através da introdução de motores e diversos mecanismos nas suas criações. Métamatic63, foi um dos primeiros exemplos escultóricos de Tinguely, que questionou o papel da máquina na sociedade e no propósito da tecnologia. Composta por um braço mecânico que possibilitou a criação de linhas e pontos, e a possibilidade de escolha pelo espectador em decidir qual o desenho que desejava implementar na máquina. O escultor também projetou algumas obras escultóricas para se autodestruírem, como Homage to New York 64 , e outras com avarias predeterminadas, que possibilitaram ao artista recolher resultados imprevisíveis. Incorporando rodas de bicicletas, peças de veículos e outros mecanismos industriais, dando-lhes uma nova vida e criando novos objetos para serem integrados na arte. E na década de 1950, Tinguely produziu uma série de esculturas ou máquinas escultóricas, que eram capazes de produzir a sua própria arte. O escultor também desenhou uma escultura com a intenção de lhe atribuir uma personalidade, composta por vários motores, onde por vezes, alguns estariam em funcionamento e faziam com que esta estivesse calma e por outras, todos estivessem em funcionamento o que a tornavam caótica, barulhenta que definissem a escultura como cinética. O seu trabalho levantou diversas questões, sobre a forma como o homem, a máquina e a tecnologia interagem com a sociedade.

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Tipo: Arte popular

ARTE CINÉTICA - CASAL E PILÃO - BELISSIMA ESCULTURA AUTOMATA EM MADEIRA QUE ALIA A BELEZA DA ESCULTURA POPULAR AO ENCANTAMENTO DO MOVIMENTO PRODUZIDO POR UM CONJUNTO DE ENGRENAGENS ESCULPIDO TAMBÉM EM MADEIRA IMPULSIONADO POR PEQUENO MOTOR ELÉTRICO MMI-659LKCD. PRESTEM ATENÇÃO CAROS AMIGOS A ESSE MAGNIFICO EXEMPLAR DE ARTE CINÉTICA, UM DOS PRECURSORES DA ARTE BRASILEIRA NESSE TIPO DE TRABALHO, PRODUZIDO NOS ANOS 60/70. MOVIMENTO NOS BRAÇOS E TRONCO DO CASAL, E NAS MÃOS DE SOQUETE DO PILÃO. O MOVIMENTO É PRODUZIDO ACIONANDO-SE UM INTERRUPTOR. FUNCIONA PERFEITAMENTE. BRASIL, DEC. 60/70. 22,5 X 14 X 35 (H). NOTA: A Arte Cinética iniciou-se em 1954, a partir dos legados Dada e Construtivista. A partir do legado Dada, surgiu o primeiro exemplo de objeto cinético de Marcel Duchamp - Cycle Wheel também conhecida como o primeiro readymade. Os artistas que foram inspirados pelo movimento Dada, direcionaram o seu trabalho para expressar uma atitude mordaz relativamente à nova presença da máquina e da mecânica, sugerindo que estas se poderiam tornar mestres da humanidade. O movimento, como elemento da arte cinética, surgiu a partir do declínio da tradição e da abstração geométrica do período do pós-guerra, reavivando o optimismo e espalhando novas formas mais apropriadas, para relacionar as tecnologias com a vida moderna quotidiana. Estes artistas recusaram a estrutura e a escultura tradicional, propondo uma arte em movimento, ou seja, eles incorporam nas estruturas os objetos com movimento real. Por sua vez, o legado Construtivista contribuiu com uma linguagem austera e conceptual das linhas, das superfícies e da introdução de uma paleta de cores simplificadas, apropriadas ao mundo moderno. A arte cinética e o movimento, representaram uma revitalização da tradição artística, através da atribuição de um movimento real e mecânico, de modo a gerar uma relação entre arte e tecnologia. Os precedentes deste movimento na arte remontam-nos para 1920, logo a seguir ao Construtivismo, quando os artistas e irmãos Naum Gabo e Pevsner Antoine, usaram o termo kinetic no Manifesto Realista: Sabemos que cada objeto tem a sua própria imagem essencial; cadeiras, mesas, lâmpadas, telefones, livros, casas, homens ... cada um deles é um mundo em si mesmo, com o seu próprio ritmo e seu próprio caminho planetário ... Em vez de ritmos estáticos nas artes plásticas ... anunciamos a existência de um novo elemento, o ritmo cinético, que é o ser base de uma nova perceção do tempo real Gabo realiza, no mesmo ano, Kinetic Sculpture onde quis representar o volume no espaço através de uma vareta, colocada na perpendicular, que oscila e por sua vez vibra com o apoio de um motor, proporcionando um movimento em tempo real. O escultor articula o volume para se referir ao movimento. Gera um volume físico e visual através do movimento e da vibração que permitem definir e construir uma massa ou uma forma no espaço, gerando uma imagem. Com base no manifesto de Gabo, dois anos mais tarde, Lászlo MoholyNagy51 com o apoio de Alfred Kemeny, desenvolveu outra teoria cinética onde escreveu, sobre o sistema de forças dinâmico-construtivas, a possibilidade de uma arte com uma construção mais dinâmica e a possibilidade de envolver o espectador através de um papel mais ativo na relação com a obra. Moholy-Nagy, na Bauhaus, dizia que os artistas deviam tirar o maior aproveitamento dos materiais e das novas tecnologias. Embora os artistas tenham usado o termo Kinetic de uma forma periódica, em 1955, este floresceu para uma tendência avant-garde, após a exposição Le Mouvement53, na Galeria Denise René em Paris, onde os artistas apresentaram obras capazes de utilizarem, principalmente, a ação e o movimento real, através de métodos como o toque, por parte do espectador ou métodos mecanizados, em oposição às ilusões da ótica. Os principais pioneiros da arte cinética, que participaram nesta exposição, foram Alexander Calder54 , Jean Tinguely55, Agam, Pol Bury, Marcel Duchamp, acobsen, Rafael Jesus de Soto e Victor Vasarely. Por outro lado, o suíço Jean Tinguely, desafiou a escultura tradicional ao implantar o movimento, através da introdução de motores e diversos mecanismos nas suas criações. Métamatic63, foi um dos primeiros exemplos escultóricos de Tinguely, que questionou o papel da máquina na sociedade e no propósito da tecnologia. Composta por um braço mecânico que possibilitou a criação de linhas e pontos, e a possibilidade de escolha pelo espectador em decidir qual o desenho que desejava implementar na máquina. O escultor também projetou algumas obras escultóricas para se autodestruírem, como Homage to New York 64 , e outras com avarias predeterminadas, que possibilitaram ao artista recolher resultados imprevisíveis. Incorporando rodas de bicicletas, peças de veículos e outros mecanismos industriais, dando-lhes uma nova vida e criando novos objetos para serem integrados na arte. E na década de 1950, Tinguely produziu uma série de esculturas ou máquinas escultóricas, que eram capazes de produzir a sua própria arte. O escultor também desenhou uma escultura com a intenção de lhe atribuir uma personalidade, composta por vários motores, onde por vezes, alguns estariam em funcionamento e faziam com que esta estivesse calma e por outras, todos estivessem em funcionamento o que a tornavam caótica, barulhenta que definissem a escultura como cinética. O seu trabalho levantou diversas questões, sobre a forma como o homem, a máquina e a tecnologia interagem com a sociedade.

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Informações

Lance

Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    O presente instrumento, denominado "Termos e Condições do Leilão", tem por objetivo regular a participação de usuários (arrematantes) no sistema online de leilões.

    1. As obras que compõem o presente LEILÃO foram periciadas pelos organizadores que,solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2. Em caso eventual de engano na expertise de obras, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feitaem até 5 dias após o fim do leilão e/ou acesso à mercadoria. Findo este prazo, não mais serão admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3. Obras estrangeiras serão sempre vendidas como "Atribuídas".

    4. O Leiloeiro(a) não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo.

    As obras serão vendidas "NO ESTADO" em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação.

    Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão.

    Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas, nem servirá de alegação para descumprir o compromisso firmado.

    6. O leilão obedecerá rigorosamente à ordem dos lotes apresentada no catalogo. Todos os lotes poderão receber lances prévios antes da data de realização do pregão(*).

    Contudo, o lance vencedor será registrado somente durante o pregão ao vivo (data e horário divulgado no catálogo).

    É somente nesta data que o Leiloeiro(a) "baterá o martelo", formalizando cada lote como "Lote vendido".

    Os lances efetuados após a apresentação do lote no pregão, terão seu aceite ou não submetidos ao crivo do Leiloeiro(a) responsável.

    7. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que poderá ser feito por funcionário autorizado pelo Leiloeiro(a).

    8. O Leiloeiro(a) colocará, a titulo de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: Para a participação nos leilões online faz-se necessário possuir um cadastro válido e ativo.

    Caso não possua cadastro, este poderá ser efetuado diretamente através do site do respectivo leilão, sendo certo que este deverá ser atualizado sempre que necessário.

    8.1.1 O acesso ao sistema de leilões online pelo usuário poderá ser cancelado ou suspenso a qualquer tempo e sob o exclusivo critério do Leiloeiro(a), não havendo direito a qualquer reclamação ou indenização.

    8.2. O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante,

    acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem efetuados.

    Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, os quais somente poderão ser anulados e/ou cancelados de acordo com autorização do leiloeiro(a) responsável.

    8.3. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site),devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9. O Leiloeiro(a) se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10. Adquiridas as obras e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro(a); o que não cria novação.

    12. As obras adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 72 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro(a), (5%).

    Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e efetuar o bloqueio da respectiva cartela até respectiva quitação de taxas e multas equivalentes.

    13. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes.

    O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação pelo arrematante da empresaresponsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio, ficando o Leiloeiro(a) e as Galerias e/ou Organizadores isentos de qualquer responsabilidade em caso de extravio, furto e/ou dano à mercadoria.

    14. O Leiloeiro(a) reserva-se ao direito de cancelar o lance, caso o arrematante adote posturas consideradas ofensivas, desrespeitosas ou inapropriadas, seja antes ou durante a realização de leilão.

    Poderá haver cancelamento de qualquer oferta de compra, sempre que não for possível comprovar a identidade do usuário ou caso este venha a descumprir quaisquer condições estabelecidas no presente contrato,dentre elas, a utilização de cadastros paralelos objetivando se eximir das responsabilidades previstas neste Termo.

    15. - O arrematante assume neste ato, expressamente, que responderá, civil e criminalmente, pelo uso de qualquer equipamento, programa ou procedimento que vise interferir no funcionamento do site.

    16. - O arrematante, ao clicar ACEITO declara ter lido e aceito o conteúdo do presente "termos e condições", sem nenhuma oposição, inclusive, não tem ressalva a fazer sobre as condições aqui estabelecidas.

    Também declara ter capacidade, autoridade e legitimidade para assumir responsabilidades e obrigações através do presente instrumento.

    17. Todas as controvérsias oriundas ou relacionadas ao presente Termo, deverão ser resolvidas, primeiramente, por negociação e/ou mediação entre as Partes.

    Não logrando êxito, a controvérsia poderá vir a ser resolvida por interpelação judicial.

    18. A Parte interessada em iniciar o procedimento de negociação/mediação deverá comunicar a outra parte por escrito, detalhando a sua reclamação, bem como apresentando proposta para a solução da questão,sendo concedido prazo de até 10 (dez) dias para a outra Parte apresentar sua manifestação.

    Fica eleito o foro do estado do xxxxxxxxx Comarca da Capital, para dirimir qualquer controvérsia oriunda deste instrumento não equacionada via negociação e/ou mediação,com a expressa renuncia a outro por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

    Leilão - forma de alienação de bens.

    *Pregão - forma de licitação pública, em data e horário pré-definidos, onde é validado a escolha do melhor candidato pelo respectivo leiloeiro(a) responsável.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    À vista, acrescido da taxa do leiloeiro de 5 %.

    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser informada através do e-mail de cobrança.

    Não aceitamos cartões de crédito.

    Para depósitos em cheque, as peças serão liberadas para retirada/envio somente após a compensação.

  • FRETE E ENVIO

    Enviamos através dos Correios para todo o Brasil.

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes.

    Em caso de envio por transportadoras, esta deverá ser providenciada pelo Arrematante.