Lote 39A
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Arte sacra

SALVADOR CARUZO (1905-1951) SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS OST. ASSINADO PELO ARTISTA E COM A INSCRIÇÃO DAPRE F. GIUSTO (FAUSTO GIUSTO -1867-1941) LINDA PINTURA DE CARUZO, TOMANDO POR INSPIRAÇÃO A FAMOSA OBRA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DE FAUSTO GIUSTO. BRAIL, INICIO DO SEC. XX. 80 X 59 CM (SEM CONSIDERAR O TAMANHO DA MOLDURA) COM ELA: 98 X 78 CMNOTA: A vocação artística do primeiro filho de Florêncio Caruso manifestou-se um pouco mais tarde do que geralmente acontece. Seus interesses, na juventude, eram outros: nadar, praticar esporte, andar a cavalo. Casou bem jovem ainda, com cerca de 18 anos, e de posse de um diploma de guarda-livros (o nome que se dava na época aos contadores) foi trabalhar em São Paulo num banco. Certo dia, seu irmão José, que ensaiava seus primeiros passos na pintura, levou-o ao atelier de Bernardino de Souza Pereira, no bairro paulistano de Itaquera. Embevecido na contemplação dos quadros do pintor das rosas, como Bernardino era conhecido, Salvador saiu do atelier em estado de graça. As primeiras palavras que conseguiu falar surpreenderam o irmão:- Eu também vou ser pintor. A partir desse dia, para recuperar o tempo perdido, aproveitava todos os momentos livres para desenhar e pintar. O próprio Bernardino foi seu primeiro professor. Depois Salvador passou a ser orientado pelo pintor italiano Antônio Rocco. Salvador guardava seus trabalhos artísticos na gaveta da sua mesa de trabalho no banco. Um dia o seu chefe, revistando as gavetas dos funcionários, encontrou os desenhos de Salvador. Incontinente o despediu. Pintura é coisa de vagabundo, e eu não quero vagabundos trabalhando aqui, teria dito o tal chefe. Resultado: o sistema financeiro brasileiro perdeu um bancário, mas as artes brasileiras ganharam um artista.A partir de então, Salvador decidiu dedicar-se exclusivamente à sua arte e enfrentar todas as vicissitudes reservadas aos artistas no começo de carreira.Não demorou muito para se projetar como um artista talentoso, dotado de rara sensibilidade e muita inspiração.Participou do grupo Santa Helena, juntamente com outros pintores que também ficaram famosos. A maioria dos seus companheiros enveredou pelos caminhos do modernismo, alguns porque sentiram que seriam melhores sucedidos, outros porque não conseguiram realizar-se na pintura acadêmica. Salvador não se deixou seduzir pelo canto de sereia do modernismo, que já ia se tornando moda nas artes plásticas. E durante toda a sua vida, infelizmente curta, manteve-se fiel à pureza da arte, nos moldes que celebrizaram Leonardo, Michelangelo, Rubens, Rafael e, no Brasil, Pedro Américo, Vitor Meireles, Benedito Calixto, dentre tantos outros.Em seus 45 anos de vida, Salvador Caruso pintou mais de 400 quadros, tratando de temas variados como figuras humanas, costumes, paisagens, interiores, naturezas-mortas. Em 1946, depois de permanecer um ano inteiro em Ouro Preto, fixando em inúmeros quadros os aspectos mais sugestivos da histórica cidade, expôs os seus trabalhos numa mostra que polarizou a cidade do Rio de Janeiro e se constituiu em enorme sucesso. O registro que fez da cidade mineira lhe valeu o título de o pintor de Ouro Preto. Um dos seus quadros, o Chafariz de Marília, foi adquirido por um grupo de oficiais da marinha argentina, em visita ao Rio de Janeiro, e oferecido pelos mesmos ao então presidente Perón. Moço ainda, pouco antes de completar 45 anos, morreu vitimado por um câncer.

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Tipo: Arte sacra

SALVADOR CARUZO (1905-1951) SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS OST. ASSINADO PELO ARTISTA E COM A INSCRIÇÃO DAPRE F. GIUSTO (FAUSTO GIUSTO -1867-1941) LINDA PINTURA DE CARUZO, TOMANDO POR INSPIRAÇÃO A FAMOSA OBRA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DE FAUSTO GIUSTO. BRAIL, INICIO DO SEC. XX. 80 X 59 CM (SEM CONSIDERAR O TAMANHO DA MOLDURA) COM ELA: 98 X 78 CMNOTA: A vocação artística do primeiro filho de Florêncio Caruso manifestou-se um pouco mais tarde do que geralmente acontece. Seus interesses, na juventude, eram outros: nadar, praticar esporte, andar a cavalo. Casou bem jovem ainda, com cerca de 18 anos, e de posse de um diploma de guarda-livros (o nome que se dava na época aos contadores) foi trabalhar em São Paulo num banco. Certo dia, seu irmão José, que ensaiava seus primeiros passos na pintura, levou-o ao atelier de Bernardino de Souza Pereira, no bairro paulistano de Itaquera. Embevecido na contemplação dos quadros do pintor das rosas, como Bernardino era conhecido, Salvador saiu do atelier em estado de graça. As primeiras palavras que conseguiu falar surpreenderam o irmão:- Eu também vou ser pintor. A partir desse dia, para recuperar o tempo perdido, aproveitava todos os momentos livres para desenhar e pintar. O próprio Bernardino foi seu primeiro professor. Depois Salvador passou a ser orientado pelo pintor italiano Antônio Rocco. Salvador guardava seus trabalhos artísticos na gaveta da sua mesa de trabalho no banco. Um dia o seu chefe, revistando as gavetas dos funcionários, encontrou os desenhos de Salvador. Incontinente o despediu. Pintura é coisa de vagabundo, e eu não quero vagabundos trabalhando aqui, teria dito o tal chefe. Resultado: o sistema financeiro brasileiro perdeu um bancário, mas as artes brasileiras ganharam um artista.A partir de então, Salvador decidiu dedicar-se exclusivamente à sua arte e enfrentar todas as vicissitudes reservadas aos artistas no começo de carreira.Não demorou muito para se projetar como um artista talentoso, dotado de rara sensibilidade e muita inspiração.Participou do grupo Santa Helena, juntamente com outros pintores que também ficaram famosos. A maioria dos seus companheiros enveredou pelos caminhos do modernismo, alguns porque sentiram que seriam melhores sucedidos, outros porque não conseguiram realizar-se na pintura acadêmica. Salvador não se deixou seduzir pelo canto de sereia do modernismo, que já ia se tornando moda nas artes plásticas. E durante toda a sua vida, infelizmente curta, manteve-se fiel à pureza da arte, nos moldes que celebrizaram Leonardo, Michelangelo, Rubens, Rafael e, no Brasil, Pedro Américo, Vitor Meireles, Benedito Calixto, dentre tantos outros.Em seus 45 anos de vida, Salvador Caruso pintou mais de 400 quadros, tratando de temas variados como figuras humanas, costumes, paisagens, interiores, naturezas-mortas. Em 1946, depois de permanecer um ano inteiro em Ouro Preto, fixando em inúmeros quadros os aspectos mais sugestivos da histórica cidade, expôs os seus trabalhos numa mostra que polarizou a cidade do Rio de Janeiro e se constituiu em enorme sucesso. O registro que fez da cidade mineira lhe valeu o título de o pintor de Ouro Preto. Um dos seus quadros, o Chafariz de Marília, foi adquirido por um grupo de oficiais da marinha argentina, em visita ao Rio de Janeiro, e oferecido pelos mesmos ao então presidente Perón. Moço ainda, pouco antes de completar 45 anos, morreu vitimado por um câncer.

Informações

Lance

    • Lote Vendido
Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    O presente instrumento, denominado "Termos e Condições do Leilão", tem por objetivo regular a participação de usuários (arrematantes) no sistema online de leilões.

    1. As obras que compõem o presente LEILÃO, foram periciadas pelos organizadores que,solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2. Em caso eventual de engano na expertise de obras, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feitaem até 5 dias após o fim do leilão e/ou acesso à mercadoria. Findo este prazo, não mais serão admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3. Obras estrangeiras serão sempre vendidas como "Atribuídas".

    4. O Leiloeiro(a) não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo.

    As obras serão vendidas "NO ESTADO" em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação.

    Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão.

    Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas, nem servirá de alegação para descumprir o compromisso firmado.

    6. O leilão obedecerá rigorosamente à ordem dos lotes apresentada no catalogo. Todos os lotes poderão receber lances prévios antes da data de realização do pregão(*).

    Contudo, o lance vencedor será registrado somente durante o pregão ao vivo (data e horário divulgado no catálogo).

    É somente nesta data que o Leiloeiro(a) "baterá o martelo", formalizando cada lote como "Lote vendido".

    Os lances efetuados após a apresentação do lote no pregão, terão seu aceite ou não submetidos ao crivo do Leiloeiro(a) responsável.

    7. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que poderá ser feito por funcionário autorizado pelo Leiloeiro(a).

    8. O Leiloeiro(a) colocará, a titulo de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: Para a participação nos leilões online faz-se necessário possuir um cadastro válido e ativo.

    Caso não possua cadastro, este poderá ser efetuado diretamente através do site do respectivo leilão, sendo certo que este deverá ser atualizado sempre que necessário.

    8.1.1 O acesso ao sistema de leilões online pelo usuário poderá ser cancelado ou suspenso a qualquer tempo e sob o exclusivo critério do Leiloeiro(a), não havendo direito a qualquer reclamação ou indenização.

    8.2. O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante,

    acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem efetuados.

    Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, os quais somente poderão ser anulados e/ou cancelados de acordo com autorização do leiloeiro(a) responsável.

    8.3. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site),devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9. O Leiloeiro(a) se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10. Adquiridas as obras e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro(a); o que não cria novação.

    12. As obras adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 72 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro(a), (5%).

    Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e efetuar o bloqueio da respectiva cartela até respectiva quitação de taxas e multas equivalentes.

    13. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes.

    O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação pelo arrematante da empresaresponsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio, ficando o Leiloeiro(a) e as Galerias e/ou Organizadores isentos de qualquer responsabilidade em caso de extravio, furto e/ou dano à mercadoria.

    14. O Leiloeiro(a) reserva-se ao direito de cancelar o lance, caso o arrematante adote posturas consideradas ofensivas, desrespeitosas ou inapropriadas, seja antes ou durante a realização de leilão.

    Poderá haver cancelamento de qualquer oferta de compra, sempre que não for possível comprovar a identidade do usuário ou caso este venha a descumprir quaisquer condições estabelecidas no presente contrato,dentre elas, a utilização de cadastros paralelos objetivando se eximir das responsabilidades previstas neste Termo.

    15. - O arrematante assume neste ato, expressamente, que responderá, civil e criminalmente, pelo uso de qualquer equipamento, programa ou procedimento que vise interferir no funcionamento do site.

    16. - O arrematante, ao clicar ACEITO declara ter lido e aceito o conteúdo do presente "termos e condições", sem nenhuma oposição, inclusive, não tem ressalva a fazer sobre as condições aqui estabelecidas.

    Também declara ter capacidade, autoridade e legitimidade para assumir responsabilidades e obrigações através do presente instrumento.

    17. Todas as controvérsias oriundas ou relacionadas ao presente Termo, deverão ser resolvidas, primeiramente, por negociação e/ou mediação entre as Partes.

    Não logrando êxito, a controvérsia poderá vir a ser resolvida por interpelação judicial.

    18. A Parte interessada em iniciar o procedimento de negociação/mediação deverá comunicar a outra parte por escrito, detalhando a sua reclamação, bem como apresentando proposta para a solução da questão,sendo concedido prazo de até 10 (dez) dias para a outra Parte apresentar sua manifestação.

    Fica eleito o foro do estado de São Paulo Comarca de Campinas, para dirimir qualquer controvérsia oriunda deste instrumento não equacionada via negociação e/ou mediação,com a expressa renuncia a outro por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

    Leilão - forma de alienação de bens.

    *Pregão - forma de licitação pública, em data e horário pré-definidos, onde é validado a escolha do melhor candidato pelo respectivo leiloeiro(a) responsável.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    À vista, acrescido da taxa do leiloeiro de 5 %.

    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser informada através do e-mail de cobrança.

    Não aceitamos cartões de crédito.

    Para depósitos em cheque, as peças serão liberadas para retirada/envio somente após a compensação.

  • FRETE E ENVIO

    Enviamos através dos Correios para todo o Brasil.

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes.

    Em caso de envio por transportadoras, esta deverá ser providenciada pelo Arrematante.