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Porcelana

COMPANHIA DAS INDIAS EXPORTAÇÃO -CANTON FAMILLE ROSE LINDO BOWL EM PORCELANA COM LATERAIS EM MAGNIFICO TRABALHO RETICULADO. ORNAMENTADA COM ESMALTES DA FAMÍLIA ROSA, RICAMENTE DECORADA COM FLORES E RESERVAS COM CENAS DE COTIDIANO. ARREMATES EM OURO. CHINA, SEC. XIX. 23 CM DE COMPRIMENTO.NOTA: Algumas das porcelanas mais belas e altamente colecionáveis que podem ser encontradas hoje, já foram consideradas mero lastro nos porões dos navios de tosquia que operavam nas rotas comerciais entre a China, a Europa e os Estados Unidos! Esta porcelana, agora conhecida genericamente como "Exportação chinesa", inclui padrões como Canton, Rose Medallion, Fitzhugh e Bird and Butterfly. A exportação chinesa foi feita na China exclusivamente para exportação, entre os anos de 1780 e 1880 e um pouco depois do século XX. A China vinha negociando com o Ocidente desde 200 DC, e há muitos relatos incríveis (alguns cheios de contos fantásticos e altamente fictícios) do raro ocidental que fez a viagem com sucesso. Marco Polo é talvez o mais conhecido. Os romanos, os cruzados, os portugueses, os russos, os suecos - todos ouviram as histórias dos viajantes que regressaram e a sua curiosidade cresceu. Finalmente, o primeiro porto europeu foi aberto em Cantão em 1556 e permitiu o início do comércio organizado. Mesmo antes que os chineses estivessem realmente cientes do "mundo exterior", uma bela porcelana estava sendo feita para a família real e a corte. Junto com especiarias e sedas, a porcelana era altamente lucrativa para os comerciantes europeus. Como o comércio era muito complicado e cheio de riscos, aqueles que eram bem-sucedidos se tornavam fabulosamente ricos. Os chineses queriam ouro, que em grande parte era usado para trazer ópio do Oriente Próximo e da Índia. Embora as Guerras do Ópio na primeira metade do século 19 tenham fechado Cantão brevemente, outros portos foram abertos, como Hong Kong, Xangai e Macau. A porcelana era um item comercial muito popular na América. No entanto, a qualidade da porcelana produzida para o comércio com o Ocidente nunca foi alta o suficiente para ser aceita pelos próprios chineses. Na verdade, as primeiras porcelanas de exportação eram bastante pesadas, talvez para fornecer maior peso como lastro não deteriorante nos navios de tosquia de mastros altos. No final do século XIX, a porcelana tornou-se mais leve e translúcida, porém de qualidade inferior, coincidindo com os navios que se transformavam em vapor, quando o lastro não era mais tão necessário. A porcelana foi produzida em massa em designs padronizados. Esses designs foram provavelmente criados por designers ingleses e americanos, que então fizeram pedidos de produção em massa para "fábricas" chinesas. Alguns dos padrões com os quais estamos familiarizados hoje não são de origem chinesa, mas foram feitos pela primeira vez na Inglaterra do século 18! Europeus ricos muitas vezes encomendavam conjuntos de porcelana com seus brasões de família ou monogramas integrados em parte de um padrão padrão. Estes são muito colecionáveis hoje. Alguns padrões são policromados, como os padrões Rose Medalion e Rose Mandarin, e outros são monocromáticos, como Canton (o popular azul e branco) e Fitzhugh (geralmente verde). As formas dos pratos, jarros e outros itens da China Export foram retiradas da prata europeia. Os espaços em branco foram retirados das olarias do interior para serem decorados em Cantão. O clássico esmalte vermelho "famille rose" foi importado da Europa. O padrão conhecido como Cantão foi feito a partir do primeiro quarto do século 19 até o final do século. O seu desenho é constituído por um grande painel central com casas, montanhas e uma ponte, rodeado por um rebordo, a azul sobre branco. O cantão antigo é mais pesado, com uma textura de "casca de laranja" e geralmente tem florões de morango. Posteriormente, o Cantão é mais fino e tem uma borda em linha reta. Uma ampla borda dourada adicionada ao padrão é chamada de Cantão Imperial e é mais difícil de encontrar. O tom do azul varia do claro ao escuro e, embora o azul escuro seja mais popular e, portanto, mais caro, não há valor agregado - é estritamente o gosto que determina sua cobrança. Rose Medallion é o padrão com as mais amplas variações de formas, padrões e qualidade. É caracterizada por quatro painéis alternados em torno de um círculo central dourado ("medalhão") envolvendo um pássaro e uma peônia de árvore (a "rosa" da China). Dentro dos quatro painéis estão pássaros, flores, borboletas e pessoas em uma casa. Separando os painéis estão videiras em espiral e morcegos voadores, um símbolo de boa sorte. Variações de Rose Medallion são Rose Mandarin, que mostra apenas pessoas; e Rose Canton, que mostra apenas pássaros, flores e borboletas (sem pessoas). Rose Medallion de alta qualidade exibirá o uso de ouro para realçar detalhes no cabelo das mulheres, e detalhes mais finos e realistas nos pássaros, trepadeiras e borboletas. Você verá, ao comparar diferentes peças, que as de melhor qualidade têm detalhes requintados dentro do medalhão e geralmente são mais pesadas. O padrão borboleta é fácil de distinguir, pois tem borboletas em todo o padrão. As formas são iguais às de Cantão, mas sem tantos tipos. Isso foi produzido principalmente em meados do século e é muito colorido.Outros padrões que você pode encontrar são repolho, dragão verde, carpa sagrada, flor sagrada e 100 antiguidades. Nanquim, uma variação de Cantão, é mais refinada na execução e geralmente mostra pessoas em pé em uma ponte, o que não faz parte do padrão de Cantão. O padrão Fitzhugh consiste em quatro grupos de flores ou plantas espaçadas uniformemente em torno de um círculo central. No círculo muitas vezes havia um brasão, uma inicial ou uma vista panorâmica. Geralmente é monocromática, aparecendo em verde, azul, amarelo, preto ou laranja. Como era típico do gosto vitoriano, quase todos os usos possíveis eram respondidos em uma forma ou peça em porcelana chinesa de exportação. Assentos de jardim, canecas de barbear, pratos de bebê, jarras de sidra, jogos de chá, jogos de café, porta-escovas de dente, tigelas de ponche, caixas de pincel, castiçais, xícaras de silabubo, potes de gengibre, xícaras de ovo e travessas são apenas algumas formas que podem ser encontradas. Os bules de chá e café tinham uma grande variedade de formatos.

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Tipo: Porcelana

COMPANHIA DAS INDIAS EXPORTAÇÃO -CANTON FAMILLE ROSE LINDO BOWL EM PORCELANA COM LATERAIS EM MAGNIFICO TRABALHO RETICULADO. ORNAMENTADA COM ESMALTES DA FAMÍLIA ROSA, RICAMENTE DECORADA COM FLORES E RESERVAS COM CENAS DE COTIDIANO. ARREMATES EM OURO. CHINA, SEC. XIX. 23 CM DE COMPRIMENTO.NOTA: Algumas das porcelanas mais belas e altamente colecionáveis que podem ser encontradas hoje, já foram consideradas mero lastro nos porões dos navios de tosquia que operavam nas rotas comerciais entre a China, a Europa e os Estados Unidos! Esta porcelana, agora conhecida genericamente como "Exportação chinesa", inclui padrões como Canton, Rose Medallion, Fitzhugh e Bird and Butterfly. A exportação chinesa foi feita na China exclusivamente para exportação, entre os anos de 1780 e 1880 e um pouco depois do século XX. A China vinha negociando com o Ocidente desde 200 DC, e há muitos relatos incríveis (alguns cheios de contos fantásticos e altamente fictícios) do raro ocidental que fez a viagem com sucesso. Marco Polo é talvez o mais conhecido. Os romanos, os cruzados, os portugueses, os russos, os suecos - todos ouviram as histórias dos viajantes que regressaram e a sua curiosidade cresceu. Finalmente, o primeiro porto europeu foi aberto em Cantão em 1556 e permitiu o início do comércio organizado. Mesmo antes que os chineses estivessem realmente cientes do "mundo exterior", uma bela porcelana estava sendo feita para a família real e a corte. Junto com especiarias e sedas, a porcelana era altamente lucrativa para os comerciantes europeus. Como o comércio era muito complicado e cheio de riscos, aqueles que eram bem-sucedidos se tornavam fabulosamente ricos. Os chineses queriam ouro, que em grande parte era usado para trazer ópio do Oriente Próximo e da Índia. Embora as Guerras do Ópio na primeira metade do século 19 tenham fechado Cantão brevemente, outros portos foram abertos, como Hong Kong, Xangai e Macau. A porcelana era um item comercial muito popular na América. No entanto, a qualidade da porcelana produzida para o comércio com o Ocidente nunca foi alta o suficiente para ser aceita pelos próprios chineses. Na verdade, as primeiras porcelanas de exportação eram bastante pesadas, talvez para fornecer maior peso como lastro não deteriorante nos navios de tosquia de mastros altos. No final do século XIX, a porcelana tornou-se mais leve e translúcida, porém de qualidade inferior, coincidindo com os navios que se transformavam em vapor, quando o lastro não era mais tão necessário. A porcelana foi produzida em massa em designs padronizados. Esses designs foram provavelmente criados por designers ingleses e americanos, que então fizeram pedidos de produção em massa para "fábricas" chinesas. Alguns dos padrões com os quais estamos familiarizados hoje não são de origem chinesa, mas foram feitos pela primeira vez na Inglaterra do século 18! Europeus ricos muitas vezes encomendavam conjuntos de porcelana com seus brasões de família ou monogramas integrados em parte de um padrão padrão. Estes são muito colecionáveis hoje. Alguns padrões são policromados, como os padrões Rose Medalion e Rose Mandarin, e outros são monocromáticos, como Canton (o popular azul e branco) e Fitzhugh (geralmente verde). As formas dos pratos, jarros e outros itens da China Export foram retiradas da prata europeia. Os espaços em branco foram retirados das olarias do interior para serem decorados em Cantão. O clássico esmalte vermelho "famille rose" foi importado da Europa. O padrão conhecido como Cantão foi feito a partir do primeiro quarto do século 19 até o final do século. O seu desenho é constituído por um grande painel central com casas, montanhas e uma ponte, rodeado por um rebordo, a azul sobre branco. O cantão antigo é mais pesado, com uma textura de "casca de laranja" e geralmente tem florões de morango. Posteriormente, o Cantão é mais fino e tem uma borda em linha reta. Uma ampla borda dourada adicionada ao padrão é chamada de Cantão Imperial e é mais difícil de encontrar. O tom do azul varia do claro ao escuro e, embora o azul escuro seja mais popular e, portanto, mais caro, não há valor agregado - é estritamente o gosto que determina sua cobrança. Rose Medallion é o padrão com as mais amplas variações de formas, padrões e qualidade. É caracterizada por quatro painéis alternados em torno de um círculo central dourado ("medalhão") envolvendo um pássaro e uma peônia de árvore (a "rosa" da China). Dentro dos quatro painéis estão pássaros, flores, borboletas e pessoas em uma casa. Separando os painéis estão videiras em espiral e morcegos voadores, um símbolo de boa sorte. Variações de Rose Medallion são Rose Mandarin, que mostra apenas pessoas; e Rose Canton, que mostra apenas pássaros, flores e borboletas (sem pessoas). Rose Medallion de alta qualidade exibirá o uso de ouro para realçar detalhes no cabelo das mulheres, e detalhes mais finos e realistas nos pássaros, trepadeiras e borboletas. Você verá, ao comparar diferentes peças, que as de melhor qualidade têm detalhes requintados dentro do medalhão e geralmente são mais pesadas. O padrão borboleta é fácil de distinguir, pois tem borboletas em todo o padrão. As formas são iguais às de Cantão, mas sem tantos tipos. Isso foi produzido principalmente em meados do século e é muito colorido.Outros padrões que você pode encontrar são repolho, dragão verde, carpa sagrada, flor sagrada e 100 antiguidades. Nanquim, uma variação de Cantão, é mais refinada na execução e geralmente mostra pessoas em pé em uma ponte, o que não faz parte do padrão de Cantão. O padrão Fitzhugh consiste em quatro grupos de flores ou plantas espaçadas uniformemente em torno de um círculo central. No círculo muitas vezes havia um brasão, uma inicial ou uma vista panorâmica. Geralmente é monocromática, aparecendo em verde, azul, amarelo, preto ou laranja. Como era típico do gosto vitoriano, quase todos os usos possíveis eram respondidos em uma forma ou peça em porcelana chinesa de exportação. Assentos de jardim, canecas de barbear, pratos de bebê, jarras de sidra, jogos de chá, jogos de café, porta-escovas de dente, tigelas de ponche, caixas de pincel, castiçais, xícaras de silabubo, potes de gengibre, xícaras de ovo e travessas são apenas algumas formas que podem ser encontradas. Os bules de chá e café tinham uma grande variedade de formatos.

Informações

Lance

    • Lote Vendido
Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1ª. As peças que compõem o presente LEILÃO, foram cuidadosamente examinadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2ª. Em caso eventual de engano na autenticidade de peças, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não será mais admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3ª. As peças estrangeiras serão sempre vendidas como Atribuídas.

    4ª. O Leiloeiro não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5ª. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As peças serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação. Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão. Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas nem servirá de alegação para descumprir compromisso firmado.

    6ª. Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catalogo.

    7ª. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que será feito por funcionário autorizado.

    8ª. Os Organizadores colocarão a título de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

    8.2. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9ª. O Organizador se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10ª. Adquiridas as peças e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11ª. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro; o que não cria novação.

    12ª. Em caso de litígio prevalece a palavra do Leiloeiro.

    13ª. As peças adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 48 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro, (5%). Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.

    14ª. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes. O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação da empresa responsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio.

    15ª. Qualquer litígio referente ao presente leilão está subordinado à legislação brasileira e a jurisdição dos tribunais da cidade de Campinas - SP. Os casos omissos regem-se pela legislação pertinente, e em especial pelo Decreto 21.981, de 19 de outubro de 1932, Capítulo III, Arts. 19 a 43, com as alterações introduzidas pelo Decreto 22.427., de 1º. de fevereiro de 1933.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    À vista com acréscimo da taxa do leiloeiro de 5%.
    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser enviada por e-mail após o último dia do leilão.
    Não aceitamos cartões de crédito ou débito.
    O pagamento deverá ser efetuado até 72 horas após o término do leilão sob risco da venda ser desfeita.

  • FRETE E ENVIO

    Enviamos através dos Correios para todo o Brasil.

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes.

    Em caso de envio por transportadoras, esta deverá ser providenciada pelo Arrematante.