Lote 405
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Colecionismo

ESTRIBO CORRALERO DE HUASO EM MADEIRA ENTALHADA E FERRO FORJADO LINDO ESTRIBO CURRALERO DE TRADIÇÃO JESUÍTICA ENTALHADO EM MADEIRA. DE FEITIO SINGULAR ESSE LINDO ESTRIBO EM MADEIRA COM ALÇA EM FERRO FORJADO TEM MAGNIFICOS ENTALHES EM MADEIRA SEGUINDO A TRADIÇÃO DA ESCOLA JESUÍTICA DA AMÉRICA ESPANHOLA. OS ESTRIBOS CURRALEROS DITOS MEDIALUNA OU RUGENDAS FORAM ETERNIZADOS NA OBRA DE RUGENDAS QUANDO DE SUA VISITA AO PRATA NA OBRA EL HUASO E LA LAVANDERA. TÃO IMPORTANTE ESSE REGISTRO HISTÓRICO QUE O NOME DO ARTISTA VIROU UM DOS SINONIMOS DESSE TIPO DE ESTRIBO. (VIDE IMAGEM DA OBRA DE RUGENDAS NOS CRÉDITOS EXTRAS DESSE LOTE) SEC. XVIII/XIX. 25 X 21 CMNOTA: Com a chegada dos espanhóis a América, chegou também o estribo, elemento fundamental para a implantação do huaso chileno. Os primeiros estribos chegaram pelas mãos dos espanhóis durante os séculos XVI e XVII. Eram principalmente peças de ferro e prata e tinham um propósito importante: equilibrar o cavaleiro para que ele pudesse usar as mãos livremente em lutas e batalhas. Os crioulos o adotaram e aos poucos foram mudando de forma e materialidade. No início, os estribos eram grandes caixas de madeira que se destinavam a combater a geografia chilena repleta de falésias, rios e espinhos, e com o tempo foram adotando diferentes formas para dar-lhes maior conforto. Assim, ao longo da tradição chilena, podem ser encontrados seis tipos de estribos: chinelo; medialuna ou rugendas, popularizada pelo quadro O huaso e a lavadeira do artista alemão Rugendas, que tanto ilustrou os hábitos do período colonial não só brasileiro mas também sul americano. ; capacho; porta-malas; porco ou tronco de ovo; e o atual, mais simples na forma e na ornamentação. Graças às características da madeira, o entalhe dos estribos ganhou relevância desde o início. Com a chegada dos Jesuítas ao continente a arte assumiu um lugar importante, dando lugar ao início do barroco que estipulava que a religiosidade e a palavra de Deus deviam chegar pelos sentidos. E embora o estribo não fosse uma peça eclesiástica, foi influenciado pela rede de oficinas e ofícios que a congregação fundou no país. Assim, iniciou-se uma tradição artesanal na qual imprimiram o estilo rococó de Munique e Praga em todas as suas peças. Dentre as figuras mais utilizadas nos estribos, destaca-se a haste que simboliza a colheita e a prosperidade e, no sentido cristão, representa o pão e o corpo de Cristo. Também é recorrente observar a imagem do sol ou botão, que representa o calor e a vida, fundamental nas culturas agrárias, e que é também o símbolo da Companhia de Jesus. A figura da roseta, uma flor composta por um botão central rodeado de pétalas, é habitual nos estribos, representando beleza, pureza, perfeição e vida celeste. Também se destaca a estrela, que no cristianismo simboliza a presença de anjos; e a cruz, que se apresenta como uma roseta esquematizada, e que é um dos símbolos mais universais para representar a paixão e a presença de Cristo. O investigador Tomás Lago presume que o modelo asturiano foi inspirado : um pedaço de madeira em forma de meia-lua, cavado numa das extremidades e fechado na outra. Era resistente à água, característica ideal para fazer frente às condições climáticas e geográficas do centro-sul do país, onde se concentrava a ocupação hispânica. O desenvolvimento artesanal que o jesuíta deu a esta peça de um novo estilo, entalhes e ornamentos ornamentados, que sobrevive até hoje. Destaca-se o trabalho do aro, peça de metal que envolve e estabiliza o estribo. É feito de ferro, cobre ou prata e possui entalhes em madeira: motivos vegetalistas, rosetas, botões, cordões, volutas, linhas e tecelagens. Este trabalho artesanal espalhou-se entre La Serena e Concepción, onde se estabeleceram as propriedades jesuítas e foi mantida mesmo após a expulsão da ordem em 1767. Outros artesãos começaram a reproduzir esse conhecimento e introduziram variações nas figuras da peça de madeira.

Peça

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Tipo: Colecionismo

ESTRIBO CORRALERO DE HUASO EM MADEIRA ENTALHADA E FERRO FORJADO LINDO ESTRIBO CURRALERO DE TRADIÇÃO JESUÍTICA ENTALHADO EM MADEIRA. DE FEITIO SINGULAR ESSE LINDO ESTRIBO EM MADEIRA COM ALÇA EM FERRO FORJADO TEM MAGNIFICOS ENTALHES EM MADEIRA SEGUINDO A TRADIÇÃO DA ESCOLA JESUÍTICA DA AMÉRICA ESPANHOLA. OS ESTRIBOS CURRALEROS DITOS MEDIALUNA OU RUGENDAS FORAM ETERNIZADOS NA OBRA DE RUGENDAS QUANDO DE SUA VISITA AO PRATA NA OBRA EL HUASO E LA LAVANDERA. TÃO IMPORTANTE ESSE REGISTRO HISTÓRICO QUE O NOME DO ARTISTA VIROU UM DOS SINONIMOS DESSE TIPO DE ESTRIBO. (VIDE IMAGEM DA OBRA DE RUGENDAS NOS CRÉDITOS EXTRAS DESSE LOTE) SEC. XVIII/XIX. 25 X 21 CMNOTA: Com a chegada dos espanhóis a América, chegou também o estribo, elemento fundamental para a implantação do huaso chileno. Os primeiros estribos chegaram pelas mãos dos espanhóis durante os séculos XVI e XVII. Eram principalmente peças de ferro e prata e tinham um propósito importante: equilibrar o cavaleiro para que ele pudesse usar as mãos livremente em lutas e batalhas. Os crioulos o adotaram e aos poucos foram mudando de forma e materialidade. No início, os estribos eram grandes caixas de madeira que se destinavam a combater a geografia chilena repleta de falésias, rios e espinhos, e com o tempo foram adotando diferentes formas para dar-lhes maior conforto. Assim, ao longo da tradição chilena, podem ser encontrados seis tipos de estribos: chinelo; medialuna ou rugendas, popularizada pelo quadro O huaso e a lavadeira do artista alemão Rugendas, que tanto ilustrou os hábitos do período colonial não só brasileiro mas também sul americano. ; capacho; porta-malas; porco ou tronco de ovo; e o atual, mais simples na forma e na ornamentação. Graças às características da madeira, o entalhe dos estribos ganhou relevância desde o início. Com a chegada dos Jesuítas ao continente a arte assumiu um lugar importante, dando lugar ao início do barroco que estipulava que a religiosidade e a palavra de Deus deviam chegar pelos sentidos. E embora o estribo não fosse uma peça eclesiástica, foi influenciado pela rede de oficinas e ofícios que a congregação fundou no país. Assim, iniciou-se uma tradição artesanal na qual imprimiram o estilo rococó de Munique e Praga em todas as suas peças. Dentre as figuras mais utilizadas nos estribos, destaca-se a haste que simboliza a colheita e a prosperidade e, no sentido cristão, representa o pão e o corpo de Cristo. Também é recorrente observar a imagem do sol ou botão, que representa o calor e a vida, fundamental nas culturas agrárias, e que é também o símbolo da Companhia de Jesus. A figura da roseta, uma flor composta por um botão central rodeado de pétalas, é habitual nos estribos, representando beleza, pureza, perfeição e vida celeste. Também se destaca a estrela, que no cristianismo simboliza a presença de anjos; e a cruz, que se apresenta como uma roseta esquematizada, e que é um dos símbolos mais universais para representar a paixão e a presença de Cristo. O investigador Tomás Lago presume que o modelo asturiano foi inspirado : um pedaço de madeira em forma de meia-lua, cavado numa das extremidades e fechado na outra. Era resistente à água, característica ideal para fazer frente às condições climáticas e geográficas do centro-sul do país, onde se concentrava a ocupação hispânica. O desenvolvimento artesanal que o jesuíta deu a esta peça de um novo estilo, entalhes e ornamentos ornamentados, que sobrevive até hoje. Destaca-se o trabalho do aro, peça de metal que envolve e estabiliza o estribo. É feito de ferro, cobre ou prata e possui entalhes em madeira: motivos vegetalistas, rosetas, botões, cordões, volutas, linhas e tecelagens. Este trabalho artesanal espalhou-se entre La Serena e Concepción, onde se estabeleceram as propriedades jesuítas e foi mantida mesmo após a expulsão da ordem em 1767. Outros artesãos começaram a reproduzir esse conhecimento e introduziram variações nas figuras da peça de madeira.

Informações

Lance

    • Lote Vendido
Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1ª. As peças que compõem o presente LEILÃO, foram cuidadosamente examinadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2ª. Em caso eventual de engano na autenticidade de peças, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não será mais admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3ª. As peças estrangeiras serão sempre vendidas como Atribuídas.

    4ª. O Leiloeiro não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5ª. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As peças serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação. Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão. Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas nem servirá de alegação para descumprir compromisso firmado.

    6ª. Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catalogo.

    7ª. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que será feito por funcionário autorizado.

    8ª. Os Organizadores colocarão a título de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

    8.2. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9ª. O Organizador se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10ª. Adquiridas as peças e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11ª. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro; o que não cria novação.

    12ª. Em caso de litígio prevalece a palavra do Leiloeiro.

    13ª. As peças adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 48 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro, (5%). Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.

    14ª. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes. O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação da empresa responsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio.

    15ª. Qualquer litígio referente ao presente leilão está subordinado à legislação brasileira e a jurisdição dos tribunais da cidade de Campinas - SP. Os casos omissos regem-se pela legislação pertinente, e em especial pelo Decreto 21.981, de 19 de outubro de 1932, Capítulo III, Arts. 19 a 43, com as alterações introduzidas pelo Decreto 22.427., de 1º. de fevereiro de 1933.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    À vista, acrescido da taxa do leiloeiro de 5 %.

    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser informada através do e-mail de cobrança.

    Não aceitamos cartões de crédito.

    Para depósitos em cheque, as peças serão liberadas para retirada/envio somente após a compensação.

  • FRETE E ENVIO

    Enviamos através dos Correios para todo o Brasil.

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes.

    Em caso de envio por transportadoras, esta deverá ser providenciada pelo Arrematante.