Peças para o próximo leilão

772 Itens encontrados

Página:

  • MAGNIFICO DORMITÓRIO ESTILO TRANSICIONAL DOM JOÃO VI/SEGUNDO IMPÉRIO. MOBILIA DO QUARTO PRINCIPAL DA FAZENDA SANTO ANDRÉ.  FORMIDÁVEL CAMA EM JACRANDÁ ENCIMADA POR BELISSIMO  CONCHEADO. ACOMPANHAM DOIS CRIADOS COM TAMPO EM MÁRMORE CONSTRUIDOS EM DOIS ESTÁGIOS. LINDA MOBILIA! BRASIL, MEADOS DO SEC. XIX. 178 (H) x 205 (C) 152 (L)
  • BELISSIMA COMODA ESTILO SEGUNDO IMPÉRIO (NEO RENASCENTISTA). DE ELEGANTE CONSTRUÇÃO.  DOTADO DE DOIS GAVETÕES SOBREPOSTOS SOB DUAS GAVETAS JUSTAPOSTAS.BRASIL, SEC. XIX. 115 (C) X 84 X 108 (H)
  • BLACK AMOUR - MONUMENTAL  ESCULTURA EM MADEIRA POLICROMADA E DOURADA DITA BLACK AMOUR. ASSENTES SOBRE COLUNAS TAMBÉM EM MADEIRA. A FIGURA SUSTENTA SUPORTE PARA FLOREIRO.  TRABALHO TÍPICO DA CIDADE DE VENEZA, É ERRONEAMENTE TIDO COMO UM EXEMPLO DE ESCRAVIDÃO NEGRA QUANDO NA VERDADE RETRATA OS CATIVOS MOUROS TEMIDOS E ODIADOS  INIMIGOS DA CRISTANDADE NA EUROPA POR TEREM CONQUISTADO GRANDE PARTE DO CONTINENTE. SUA REPRESENTAÇÃO É GERALMENTE APRESENTADA COMO A DE SERVOS, OS MOUROS SUBJUGADOS. ELES ERAM REPRESENTADOS COM A TEZ EXAGERADAMENTE AMORENADA POR SE DIFERECIAREM DA COR BRANCA DOS EUROPEUS. NA HERALDICA A FIGURA DOS MOUROS APARECE EM MUITOS ESCUDOS REPRESENTANDO SEMPRE ATOS DE BRAVURA DE QUEM OSTENTA TAIS ESCUDOS NA LUTA CONTRA OS MOUROS. VENEZ, SEC. XVIII 205 CM DE ALTURA.NOTA: Blackamoor é um tipo de figura na arte decorativa européia do período moderno , representando um homem negro. Exemplos comuns de itens e objetos decorados no estilo blackamoor incluem esculturas, joias e móveis. Normalmente, as figuras esculpidas carregavam algo, como velas ou uma bandeja. Eles eram, portanto, uma variante exótica e leve para o "atlas" em arquitetura e artes decorativas , especialmente popular no período rococó . Na joalheria, as figuras negras geralmente aparecem em brincos , pulseiras , abotoaduras e broches venezianos antigos . A jóia Blackamoor também é tradicionalmente produzida, com base na lenda encontrada em Rijeka , como brincos e broches sob o nome Mori . Alguns artesãos contemporâneos continuam a fazer peças individuais; no entanto, a produção de jóias blackamoor é cada vez mais rara, devido ao estilo decorativo cada vez mais visto como problemático e ofensivo por sua representação de pessoas de pele escura como "exóticas" e decorativas. As figuras de Blackamoor são tipicamente masculinas, representadas com uma cobertura de cabeça, geralmente um turbante , e cobertas de ricas jóias e folhas de ouro . As esculturas são tipicamente esculpidas em ébano ou pintadas de preto para contrastar com as cores brilhantes dos enfeites. As representações podem representar apenas a cabeça, ou cabeça e ombros, de frente para o espectador em uma pose simétrica. Na escultura decorativa, o corpo inteiro é retratado, seja para segurar bandejas como figura de servo, ou arandelas de bronze para segurar velas ou luminárias. Eles podem ser incorporados em pequenas arquibancadas, mesas ou andirons , e muitas vezes são retratados em pares. Muitas vezes, figuras negras são representadas em posições acrobáticas que seriam fisicamente impossíveis de segurar por um longo período de tempo. Notáveis escultores de figuras negras incluem Andrea Brustolon (16621732), que é considerado por alguns  quem?  para ser o artista mais importante das esculturas blackamoor.
  • LILY LAMP - LINDA LUMINÁRIA ESTILO TIFANNY EM PETIT BRONZE COM FEITIO DE PLANTAS DE LÍRIO. DOTADO DE TRES LUMES COM, TRES TULIPAS EM LINDO TOM ALARANJADO.  EUA, SEC. XX.  42 CM DE ALTURA
  • LILY LAMP  LINDA LUMINÁRIA ESTILO TIFANNY EM PETIT BRONZE COM FEITIO DE PLANTAS DE LÍRIO. DOTADO DE TRES LUMES COM, TRES TULIPAS EM LINDO TOM ALARANJADO. E EUA, SEC. XX. 42 CM DE ALTURA
  • LINDO DORMITÓRIO EM MADEIRA COM CAMA E PAR DE CRIADOS. A CAMA É BASTANTE ELEGANTE, ESTILO SEGUNDO IMPÉRIO BRASILEIRO COM REQUINTADA EXECUÇÃO. OS CRIADOS COM TAMPO EM MÁRMORE SÃO BELISSIMOS! BRASIL, SEC. XIX.
  • LINDA ARCA DE ENXOVAL EM MADEIRA COM BELAS FERRAGENS E GAVETA NA PARTE INFERIOR. BELISSIMO EXEMPLAR DE MOBILIARIO TRADICIONAL DO  MOBILIARIO BRASILEIROS DO PERÍODO COLONIAL E SEC. XIX. AS LATERAIS TEM BELOS ENCAIXES DITOS ASAS DE ANDORINHA. NOTA: O enxoval era por assim dizer uma obrigação dos pais da noiva, era composto de lingerie pessoal e roupa de cama e mesa. Trata-se de um costume antigo. No século XIX, era chamado trousseau. Tanto mais requintado quanto mais abastada a noiva mas as nubentes de origem humilde tinham igualmente um enxoval compatível com sua classe social. No caso de famílias pobres, se a humildade da noiva fosse aceita pela família do noivo, os familiares deste, assim como vizinhos e amigos, se reuniam para prover aos noivos as peças do enxoval. Caso a família do noivo não perdoasse a noiva pela carência de dote, o casamento não se realizava e a noiva tinha como opção permanecer solteira ou ascender à vida religiosa. Tal era a preocupação com a formação do enxoval como condição do matrimonio que muitos testamentos do sec. XIX apresentam previsão de recursos dos pais para formação do dote e enxoval de suas filhas menores. Roupas íntimas, lençóis toalhas, panos de cobrir móveis, jóias, imagens religiosas, pianos e mobiliário acompanhavam as noivas distinguidas pela riqueza. Não havia virtualmente a moda de roupas prontas para as mulheres, apenas outras indumentárias e adornos para a cabeça. O que não era feito sob medida era feito em casa ou então era de segunda mão. De fato as mulheres ricas ou pobres sabiam como costurar ou entendiam de costura - um número grande delas ganhava a vida com isto. Para as mulheres, mas não para os homens que as observavam, suas roupas não eram nenhum mistério criado em lugares desconhecidos por processos não-familiares. As roupas e sua confecção, para a maioria das mulheres, eram uma questão doméstica íntima. Elas poderiam costurar interminavelmente para o lar, fazendo o acabamento de lençóis e toalhas e confeccionando roupas de baixo junto com todos os outros tipos de costura. O bordado era feito na presença de visitas; todo o resto era trabalho comum de uma mulher.
  • ARCAZ EM MADEIRA DE LEI  DOTADO DE PORTAS FRONTAIS. FERRAGENS  MUITO BONITAS! BRASIL, MEADOS DO SEC. XX
  • LINDO MOVEL AUXILIAR EM MADEIRA COM FEITIO DE VOLUTAS DOTADO DE DUAS GAVETAS. UM EXCELENTE PEÇA PARA APRESENTAÇÃO OU BASE. MEADOS DO SEC. XX.
  • LINDO MOVEL AUXILIAR EM MADEIRA COM FEITIO DE VOLUTAS DOTADO DE DUAS GAVETAS. UM EXCELENTE PEÇA PARA APRESENTAÇÃO OU BASE. MEADOS DO SEC. XX.
  • FAUSTOSO GUARDA CASASACAS EM MADEIRA REMATADO POR LINDO FLORÃO. PORTA COM GRANDE ESPELHO BIZOTADO. GAVETA NA FPARTE INFERIOR. BRASIL, SEC. XIX.
  • ROLEX OYSTER PERPETUAL LADY  BELO RELÓGIO ROLEX DE MOVIMENTO AUTOMÁTICO. PULSEIRA COM ELOS EM OURO 18K  E AÇO. CAIXA EM AÇO COM CATRACA EM OURO. FUNCIONANDO PERFEITAMENTE. 29 MM DE DIAMETRO. 51,54 G (PESO TOTAL). PULSEIRA NECESSITA DE REPARO EM UM ELO.
  • JÓIAS DE CRIOULA - DOIS PENDENTES DITOS JÓIAS DE CRIOULA . SENDO UMA FIGA EM MARFIM COM GUARNIÇÃO DE OURO E UM DENTE DE  ANIBAL TAMBEM GUARNECIDO EM OURO. AUSPÍCIOS DE BOA SORTE. BRASIL, SEC. XIX. 6 CM DE ALTURA (DENTE). 11 G  NOTA: Rompendo com regras sociais e até leis, mulheres negras que compraram sua alforria encontraram em adornos feitos em ouro e prata a forma mais direta de afirmar sua identidade. Só para se ter uma ideia da ousadia delas, no Brasil do período colonial, os negros eram proibidos de usar tecidos finos e joias. A venda de produtos diversos pelas ruas, principalmente alimentos, foi a forma que elas encontraram não só para comprar a liberdade como também para bancar a ostentação. Eram as chamadas escravas de ganho. Entre os elementos pendentes, em sua maioria também em prata, os mais frequentes são a figa, a chave, as moedas, o cilindro, a romã, o cacho de uvas, o peixe e os dentes de animais, remetendo a diferentes tradições. As jóias das crioulas confeccionadas nos séculos XVIII e XIX, consistem em uma coleção de peças de joalheria, especificamente para serem usadas por mulheres negras ou mestiças, na condição de escravas, alforriadas ou libertas. Estes adornos são hoje, objetos de museu, apresentados como exemplares de um tipo muito particular de joalheria, sempre associados às crenças religiosas de suas usuárias, ou vinculados aos senhores de escravos, como exemplo paradigmático de comportamento destes indivíduos, que adornavam suas escravas com uma quantidade exacerbada de jóias de ouro para exibir poder e riqueza. Os escravos de ganho saíam para trabalhar, em tempo parcial ou integral e deviam entregar ao senhor uma parte previamente acertada entre ambos do dinheiro que recebiam por dia ou por semana. Alguns desses cativos não moravam na casa do seu proprietário. Os exemplos mais marcantes desses escravos ganhadores são os mascates de ambos os sexos, os carregadores que trabalhavam em grupo, os artesãos e as quitandeiras Nas novas condições, a melhor estratégia era acumular em jóia, os valores, que um dia, seriam suficientes para a compra de sua alforria, de seus filhos, de parentes e amigos, ou seja, a compra da sua liberdade e também, a dos seus entes queridos. Ou ainda, participando da rede de solidariedade estabelecida pelos escravos, doando suas jóias para caixa de alforrias (fundos comuns para a libertação de escravos). Esta é a principal razão de se classificar estas peças como um design de resistência, por estes adornos de corpo significarem a sobrevivência ao sistema escravocrata. Assim, a joalheria escrava simboliza a resistência destas mulheres a condição de mercadoria. Usar jóias como acessório era imprescindível à elegância da mulher negra, sendo um fato tão pujante que vários viajantes de passagem pela Bahia foram uníssonos em apontar esta peculiar característica, impactante ao ponto de determinar uma portaria real no ano de 1636: El-Rei, tendo tomado conhecimento do luxo exagerado que as escravas do Estado do Brasil mostram no seu modo de vestir, e a fim de evitar este abuso e o mau exemplo que poderia seguir-se-lhe, Sua Majestade dignou-se decidir que elas não poderiam usar vestidos de seda nem de tecido de cambraia ou de holanda, com ou sem rendas, com ou sem rendas, nem enfeites de ouro e de prata sobre seus vestuários. Com este luxo, as escravas causam uma baixa de moral nas capitanias, pervertem os homens brancos, do que resulta o cruzamento das raças e o aumento sempre crescente do numero de pessoas de cor, o que de modo algum é conveniente (Jóia Escrava: design de resistência Slave Jewel: resistances design- Ana Beatriz Simon Factum)
  • ALIANÇA COMPLETA DE BRILHANTES EM OURO BRANCO COM CRAVAÇÃO DE 30 BRILHANTES BRANCOS E COM MUITA VIDA.ARO 16. 3,1 G
  • PRENDEDOR DE FRALDAS EM OURO.. 6,5 CM DE COMPRIMENTO. 3,3 G
  • PAR DE BRINCOS EM OURO 18K COM BAGUETES DE TURQUESA. 2 CM DE ALTURA. 4,3 G
  • DELICADO CORDÃO EM OURO 18K COM CRAVAÇÃO DE CONTAS DE TURQUESA.. 40 CM DE COMPRIMENTO. 1,9 G
  • ANEL EM OURO ESTILO E ÉPOCA ART DECO. CRAVAÇÃO CENTRAL DE DIAMANTE E SAFIRAS ORIENTAIS. ARO 14. 6,5 G (DUAS SAFIRAS AUSENTES)
  • ANEL EM OURO 18K  ESTILO E ÉPOCA ART DECO. REMATADO POR PÉROLA E DIAMANTES. ARO 12. 6,6 G
  • PRENDEDOR/BROCHE EM OURO  18K COM FEITIO DE FLORETE. REMATADO POR PÉROLAS E DIAMANTES. 10 CM DE COMPRIMENTO. 6 G

772 Itens encontrados

Página: