Lote 71
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Tipo:
Prata de Lei

A partir desse momento apregoaremos a série de OBJETOS DE VERTU disponíveis nesse leilão. Projetados para serem belos e funcionais variam de caixas a toucadores. Foram feitos pelas melhores e mais prestigiadas grifes mundiais com um único objetivo serem sofisticados, funcionais e elegantes. .Eles são obras de arte, além de acessórios, e, como tal, muitas vezes muito apreciados - e bem utilizados - por seus proprietários. Os objetos de vertu (também escritos como virtu) são nomeados como tal pelo virtuosismo de sua habilidade. Eles geralmente tomam a forma de pequenas caixas ou recipientes feitos de metais preciosos, como prata ou ouro. Os melhores exemplos geralmente apresentam esmalte ou são montados com pedras preciosas. Os primeiros exemplos de objetos de vertu foram feitos para homens e usados para rapé ou apresentados como presentes diplomáticos. No século XVIII, vemos mais formas emergindo, como asboites à mouches -pequenas caixas com vários compartimentos Outros exemplos incluemcarnets de bal - cartões de dança, que vieram com um pequeno lápis para fazer anotações - e malas de costura e agulhas.Estes foram feitos principalmente na França, Suíça e Alemanha por fabricantes especializados. No início do século XX, esses objetos evoluíram para o melhor acessório para uma noite na cidade, seja em Paris, Londres ou Nova York.Produzidos pelas principais casas de joalheria, como Cartier e Van Cleef & Arpels, objetos de vertu eram tão essenciais para a roupa de uma noite quanto um vestido ou um par de sapatos, e representavam o casamento perfeito de forma e função. Esses lindos estojos de esmalte de jóias, que são obras de arte em si, tiveram, portanto, um uso muito prático. Essas peças foram definitivamente projetadas para serem vistas e admiradas.Alguns têm borlas e pulseiras, por isso não foram feitos para se esconder em uma bolsa de noite, diz o especialista, "mas deveriam ser exibidos com destaque, como peças de joalheria adicionais.Com seu design elegante e detalhes requintados, alguns dos objetos menores e mais simples podem ser usados como acessórios hoje. Certamente um pó compacto ou uma caixa de comprimidos podem ser guardados em uma bolsa ou caixas de cigarro podem ser usadas para cartões de visita. Não há dúvida de que esses objetos foram amados.Há uma variedade de estilos, do Art Deco ao Chinoiserie. Em Londres, as principais coleções de caixas douradas podem ser encontradas naWallace Collection e na V&A, que abriga a Gilbert Collection.Em Nova York, colecionadores interessados devem visitar o The Met, que abriga aWrightsman Collection. Recentemente foi realizada uma exposição de objetos de vertu da Era do Jazz pertencentes ao príncipe e à princesa Sadruddin Aga Khan, realizada noMuseu Cooper Hewitt,em Nova York.Iniciaremos com o lote que segue: MAPPIN & WEBB SOB ENCOMENDA PARA LOJA DE SÃO PAULO - GRANDE RELÓGIO DE MESA EM PRATA DE LEI, ESMALTE E MARFIM. FEITIO RETANGULAR, CAIXA INTEIRAMENTE EM PRATA DE LEI COM MARCAS DE CONTRASTE PARA FRANÇA, CABEÇA DE MINERVA. INICIO DO SEC. XX. FRONTALMENTE POSSUI MOLDURA EM ESMALTE AZUL. VISOR EM CRISTAL COM GROSSO BIZOTADO. MOSTRADOR EM MARFIM COM PINTURA EM AZUL FORMANDO FIRMAMENTO ONDE SÃO REPRESENTAAS EM NEGATIVO, AS TRÊS GRAÇAS: tália (a que faz brotar flores), eufrosina (o sentido da alegria) e agláia (a claridade). NA PARTE POSTERIOR POSSUI SUPORTE TAMBÉM EM PRATA DE LEI. NO MOSTRADOR MARCAS DA MAISON MAPPIN & WEBb E A INSCRIÇÃO SÃO PAULO REFERENCIANDO UMA ENCOMENDA PARA A SUBSIDIÁRIA DA CIDADE BRASILEIRA DE SÃO PAULO, LOCAL DE ENCOTRO DA ELITE PAULISTA NA SEGUNDA DÉCADA DO SEC. XX. FRANÇA, CIRCA DE 1912. 20 X 9 CM.NOTA: As Graças ou Cárites na mitologia grega, são as deusas do banquete, da concórdia, do encanto, da gratidão, da prosperidade familiar e da sorte, ou seja das graças. Eram normalmente consideradas filhas de Zeus com Eurínome. Porém, outras versões do mito as colocam como filhas de Zeus com Eunômia, filhas de Dioniso, de Hera, e até do deus-sol, Hélio. Homero escreveu que elas faziam parte da comitiva de Afrodite, acompanhando a deusa em todos os lugares. Dotadas de beleza e virtudes, também acompanhavam Hera, e eram dançarinas das festas no monte Olimpo. Também eram identificadas com as primitivas musas, em virtude de sua predileção pelas danças corais e pela música. Ao que parece, seu culto se iniciou na Beócia, onde eram consideradas deusas da vegetação. Embora pouco relevantes na mitologia greco-romana, a partir do Renascimento as graças se tornaram símbolo da idílica harmonia do mundo clássico. Nas primeiras representações plásticas, elas apareciam vestidas. Mais tarde, contudo, foram representadas como jovens desnudas, de mãos dadas. Esse modelo, do qual se conserva um grupo escultórico da época helenística, foi o que se transferiu ao Renascimento e originou quadros célebres como A primavera, de Sandro Botticelli(14451510), e As três Graças, de Peter Paul Rubens(15771640). As graças foram muito representadas por artistas famosos depois do Renascimento, normalmente, como três jovens nuas, dançando. MAPPIN & WEBB SÃO PAULO Foi fundada em 29 de novembro de 1913 na cidade de São Paulo como uma rede de lojas físicas de departamento. As origens da empresa remetem-se a inglesa Mappin & Webb, criada na cidade de Sheffield ainda no século XVII, e trazida para o Brasil pelos irmãos Walter e Hebert Mappin. O Mappin foi criado após os irmãos unirem o seu negócio no Brasil aos da John Kitching em 1913. A primeira loja da empresa foi instalada na Rua 15 de Novembro, região central da capital paulista, local que nos anos seguintes se tornou o principal ponto de encontro da elite paulistana (impulsionada pelo mercado do café), que se encontrava no estabelecimento para tomar o chamado "chá das cinco", além de fazer compras. Pelo prédio em que estava já não comportar mais a quantidade de clientes que passavam todos os dias por lá, seja para fazer compras ou para ter um encontro, em 1919, o Mappin deixou a Rua 15 de Novembro e se mudou para a Praça do Patriarca em um novo edifício de cinco andares. Com foco na venda de artigos de decoração e utilidade domésticas para a elite, o Mappin teve que rever a sua estratégia e mudar o foco de seus negócios após a quebra da Bolsa de Nova York em 1929. Desta forma, o Mappin começou a vender no crediário e a etiquetar os preços dos produtos que vendia nas vitrines para atender o grande público consumidor. Com o novo modelo de negócios, a empresa retomou seu crescimento e inaugurou, em 1939, a sua famosa unidade na Praça Ramos de Azevedo, em frete aoTheatro Municipal de São Paulo, edifício que foi construído em arquitetura art déco. Na década de 1940, o avanço econômico brasileiro e a entrada de novas empresas de comércio varejista afetaram os negócios do Mappin, que mudou a razão social para Casa Anglo Brasileira S.A. e abriu seu capital na bolsa de valores em 1948. Em 1950, a empresa teve seu controle acionário vendido ao advogado e empresário do ramo do café Alberto Alves Filho. Alves Filho seguiu no comando da varejista até a sua morte, em 1982, e Cosette Alves herdou a empresa do marido e, assim, assumiu o controle do Mappin. Na década seguinte, a empresa adquiriu cinco lojas da Sears no Brasil. A partir daí, o endividamento da empresa começou a aumentar, registrando o maior prejuízo de sua história em 1995. Com isso, o negócio foi colocado a venda e acabou sendo adquirido pelo o empresário Ricardo Mansur em 1996, que na sequência assumiu a rival Mesbla. Porém, o problema do endividamento agravou a delicada situação financeira das companhias e ambas tiveram a falência decretada em 1999. Em 10 de junho de 2019, a empresa foi refundada, agora pelo comando da Marabraz, por meio de um site de compras voltado para o seguimento de venda em departamentos. Com a inauguração comercial do site, o Mappin voltou aos negócios depois de 19 anos da sua falência.

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Tipo: Prata de Lei

A partir desse momento apregoaremos a série de OBJETOS DE VERTU disponíveis nesse leilão. Projetados para serem belos e funcionais variam de caixas a toucadores. Foram feitos pelas melhores e mais prestigiadas grifes mundiais com um único objetivo serem sofisticados, funcionais e elegantes. .Eles são obras de arte, além de acessórios, e, como tal, muitas vezes muito apreciados - e bem utilizados - por seus proprietários. Os objetos de vertu (também escritos como virtu) são nomeados como tal pelo virtuosismo de sua habilidade. Eles geralmente tomam a forma de pequenas caixas ou recipientes feitos de metais preciosos, como prata ou ouro. Os melhores exemplos geralmente apresentam esmalte ou são montados com pedras preciosas. Os primeiros exemplos de objetos de vertu foram feitos para homens e usados para rapé ou apresentados como presentes diplomáticos. No século XVIII, vemos mais formas emergindo, como asboites à mouches -pequenas caixas com vários compartimentos Outros exemplos incluemcarnets de bal - cartões de dança, que vieram com um pequeno lápis para fazer anotações - e malas de costura e agulhas.Estes foram feitos principalmente na França, Suíça e Alemanha por fabricantes especializados. No início do século XX, esses objetos evoluíram para o melhor acessório para uma noite na cidade, seja em Paris, Londres ou Nova York.Produzidos pelas principais casas de joalheria, como Cartier e Van Cleef & Arpels, objetos de vertu eram tão essenciais para a roupa de uma noite quanto um vestido ou um par de sapatos, e representavam o casamento perfeito de forma e função. Esses lindos estojos de esmalte de jóias, que são obras de arte em si, tiveram, portanto, um uso muito prático. Essas peças foram definitivamente projetadas para serem vistas e admiradas.Alguns têm borlas e pulseiras, por isso não foram feitos para se esconder em uma bolsa de noite, diz o especialista, "mas deveriam ser exibidos com destaque, como peças de joalheria adicionais.Com seu design elegante e detalhes requintados, alguns dos objetos menores e mais simples podem ser usados como acessórios hoje. Certamente um pó compacto ou uma caixa de comprimidos podem ser guardados em uma bolsa ou caixas de cigarro podem ser usadas para cartões de visita. Não há dúvida de que esses objetos foram amados.Há uma variedade de estilos, do Art Deco ao Chinoiserie. Em Londres, as principais coleções de caixas douradas podem ser encontradas naWallace Collection e na V&A, que abriga a Gilbert Collection.Em Nova York, colecionadores interessados devem visitar o The Met, que abriga aWrightsman Collection. Recentemente foi realizada uma exposição de objetos de vertu da Era do Jazz pertencentes ao príncipe e à princesa Sadruddin Aga Khan, realizada noMuseu Cooper Hewitt,em Nova York.Iniciaremos com o lote que segue: MAPPIN & WEBB SOB ENCOMENDA PARA LOJA DE SÃO PAULO - GRANDE RELÓGIO DE MESA EM PRATA DE LEI, ESMALTE E MARFIM. FEITIO RETANGULAR, CAIXA INTEIRAMENTE EM PRATA DE LEI COM MARCAS DE CONTRASTE PARA FRANÇA, CABEÇA DE MINERVA. INICIO DO SEC. XX. FRONTALMENTE POSSUI MOLDURA EM ESMALTE AZUL. VISOR EM CRISTAL COM GROSSO BIZOTADO. MOSTRADOR EM MARFIM COM PINTURA EM AZUL FORMANDO FIRMAMENTO ONDE SÃO REPRESENTAAS EM NEGATIVO, AS TRÊS GRAÇAS: tália (a que faz brotar flores), eufrosina (o sentido da alegria) e agláia (a claridade). NA PARTE POSTERIOR POSSUI SUPORTE TAMBÉM EM PRATA DE LEI. NO MOSTRADOR MARCAS DA MAISON MAPPIN & WEBb E A INSCRIÇÃO SÃO PAULO REFERENCIANDO UMA ENCOMENDA PARA A SUBSIDIÁRIA DA CIDADE BRASILEIRA DE SÃO PAULO, LOCAL DE ENCOTRO DA ELITE PAULISTA NA SEGUNDA DÉCADA DO SEC. XX. FRANÇA, CIRCA DE 1912. 20 X 9 CM.NOTA: As Graças ou Cárites na mitologia grega, são as deusas do banquete, da concórdia, do encanto, da gratidão, da prosperidade familiar e da sorte, ou seja das graças. Eram normalmente consideradas filhas de Zeus com Eurínome. Porém, outras versões do mito as colocam como filhas de Zeus com Eunômia, filhas de Dioniso, de Hera, e até do deus-sol, Hélio. Homero escreveu que elas faziam parte da comitiva de Afrodite, acompanhando a deusa em todos os lugares. Dotadas de beleza e virtudes, também acompanhavam Hera, e eram dançarinas das festas no monte Olimpo. Também eram identificadas com as primitivas musas, em virtude de sua predileção pelas danças corais e pela música. Ao que parece, seu culto se iniciou na Beócia, onde eram consideradas deusas da vegetação. Embora pouco relevantes na mitologia greco-romana, a partir do Renascimento as graças se tornaram símbolo da idílica harmonia do mundo clássico. Nas primeiras representações plásticas, elas apareciam vestidas. Mais tarde, contudo, foram representadas como jovens desnudas, de mãos dadas. Esse modelo, do qual se conserva um grupo escultórico da época helenística, foi o que se transferiu ao Renascimento e originou quadros célebres como A primavera, de Sandro Botticelli(14451510), e As três Graças, de Peter Paul Rubens(15771640). As graças foram muito representadas por artistas famosos depois do Renascimento, normalmente, como três jovens nuas, dançando. MAPPIN & WEBB SÃO PAULO Foi fundada em 29 de novembro de 1913 na cidade de São Paulo como uma rede de lojas físicas de departamento. As origens da empresa remetem-se a inglesa Mappin & Webb, criada na cidade de Sheffield ainda no século XVII, e trazida para o Brasil pelos irmãos Walter e Hebert Mappin. O Mappin foi criado após os irmãos unirem o seu negócio no Brasil aos da John Kitching em 1913. A primeira loja da empresa foi instalada na Rua 15 de Novembro, região central da capital paulista, local que nos anos seguintes se tornou o principal ponto de encontro da elite paulistana (impulsionada pelo mercado do café), que se encontrava no estabelecimento para tomar o chamado "chá das cinco", além de fazer compras. Pelo prédio em que estava já não comportar mais a quantidade de clientes que passavam todos os dias por lá, seja para fazer compras ou para ter um encontro, em 1919, o Mappin deixou a Rua 15 de Novembro e se mudou para a Praça do Patriarca em um novo edifício de cinco andares. Com foco na venda de artigos de decoração e utilidade domésticas para a elite, o Mappin teve que rever a sua estratégia e mudar o foco de seus negócios após a quebra da Bolsa de Nova York em 1929. Desta forma, o Mappin começou a vender no crediário e a etiquetar os preços dos produtos que vendia nas vitrines para atender o grande público consumidor. Com o novo modelo de negócios, a empresa retomou seu crescimento e inaugurou, em 1939, a sua famosa unidade na Praça Ramos de Azevedo, em frete aoTheatro Municipal de São Paulo, edifício que foi construído em arquitetura art déco. Na década de 1940, o avanço econômico brasileiro e a entrada de novas empresas de comércio varejista afetaram os negócios do Mappin, que mudou a razão social para Casa Anglo Brasileira S.A. e abriu seu capital na bolsa de valores em 1948. Em 1950, a empresa teve seu controle acionário vendido ao advogado e empresário do ramo do café Alberto Alves Filho. Alves Filho seguiu no comando da varejista até a sua morte, em 1982, e Cosette Alves herdou a empresa do marido e, assim, assumiu o controle do Mappin. Na década seguinte, a empresa adquiriu cinco lojas da Sears no Brasil. A partir daí, o endividamento da empresa começou a aumentar, registrando o maior prejuízo de sua história em 1995. Com isso, o negócio foi colocado a venda e acabou sendo adquirido pelo o empresário Ricardo Mansur em 1996, que na sequência assumiu a rival Mesbla. Porém, o problema do endividamento agravou a delicada situação financeira das companhias e ambas tiveram a falência decretada em 1999. Em 10 de junho de 2019, a empresa foi refundada, agora pelo comando da Marabraz, por meio de um site de compras voltado para o seguimento de venda em departamentos. Com a inauguração comercial do site, o Mappin voltou aos negócios depois de 19 anos da sua falência.

Informações

Lance

    • Lote Vendido
Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1ª. As peças que compõem o presente LEILÃO, foram cuidadosamente examinadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2ª. Em caso eventual de engano na autenticidade de peças, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não será mais admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3ª. As peças estrangeiras serão sempre vendidas como Atribuídas.

    4ª. O Leiloeiro não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5ª. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As peças serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação. Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão. Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas nem servirá de alegação para descumprir compromisso firmado.

    6ª. Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catalogo.

    7ª. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que será feito por funcionário autorizado.

    8ª. Os Organizadores colocarão a título de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

    8.2. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9ª. O Organizador se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10ª. Adquiridas as peças e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11ª. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro; o que não cria novação.

    12ª. Em caso de litígio prevalece a palavra do Leiloeiro.

    13ª. As peças adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 48 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro, (5%). Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.

    14ª. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes. O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação da empresa responsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio.

    15ª. Qualquer litígio referente ao presente leilão está subordinado à legislação brasileira e a jurisdição dos tribunais da cidade de Campinas - SP. Os casos omissos regem-se pela legislação pertinente, e em especial pelo Decreto 21.981, de 19 de outubro de 1932, Capítulo III, Arts. 19 a 43, com as alterações introduzidas pelo Decreto 22.427., de 1º. de fevereiro de 1933.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    A vista com acréscimo da taxa do leiloeiro de 5%.
    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser enviada por e-mail após o último dia do leilão.
    Não aceitamos cartões de crédito ou débito.
    O pagamento deverá ser efetuado até 72 horas após o término do leilão sob risco da venda ser desfeita.

  • FRETE E ENVIO

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes. Veja nas Condições de Venda do Leilão.
    Despachamos para todos os estados. A titulo de cortesia a casa poderá embrulhar as peças arrematadas e providenciar transportadora adequada