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Arte sacra

GLORIOSO ARCANJO SÃO MIGUEL GRANDE IMAGEM EM MADEIRA, PAPIER MACHE E PRATA DE LEI POLICROMADA E DOURADA REPRESENTANDO O GENERAL DAS MILÍCIAS CELESTIAIS. APRESENTA-SE EM TRAJES DE LEGIONÁRIO ROMANO. CAPACETE, ESPADA, ASAS, PEITORAL, ESCUDO E BOTAS EM PRATA DE LEI. EXPRESSIVOS OLHOS EM VIDRO. PEÇA MAGINIFICA DO PERÍODO SETECENTISTA ESPANHOL. 72 CM DE ALTURA (VIDE NOS CRÉDITOS EXTRAS VÍDEO DE ANTIGO ATELIER DE IMAGENS FEITAS COM A TECNICA DE PAPIER MACHE) NOTA: A cartapesta como era chamado o papel machê na Itália teve grande importância durante o Renascimento, pois, das oficinas de Donatello (13861466), Antônio Rosselino (14271479), Benedetto da Majano (14421497) e outros grandes escultores do Quattrocento florentino, saíram trabalhos de alta qualidade artística, tanto quanto as esculturas feitas com outros materiais escultóricos tradicionais. Giorgio Vasari (15111574), em seu Vidas dos artistas, narra que a cartapesta, na Itália, começa em Siena, após experimentações de Jacopo della Quercia (13741438).No final do século XIV, Jacopo della Quercia recebeu a tarefa de fazer uma escultura para o memorial do túmulo de Giovanni dAzzo Ubaldini. Estimulado pela necessidade de realizar em curto espaço de tempo a escultura, ele experimentou uma massa composta de diferentes ingredientes obtidos por trituração e imersão, como argila, farinha, cola e resíduos de tecidos. O artista modelou, sobre uma armação de madeira, este composto, que é a massa usada para a cobertura. O novo material era adequado para modelar, em curto espaço de tempo, rápidas esculturas, imitando o mármore e o bronze, entre outros. Com esta nova técnica, Jacopo della Quercia alcançou resultados surpreendentes.. O papel machê, nesse período, teve boa reputação entre os artistas e o público. Assim, em meados do século XV, nas oficinas de Florença, começa uma produção obras religiosas neste material. Os artistas se ocuparam das encomendas de peças para em papel machê, e essa produção de imagens sacras devocionais inicia na oficina de Donatello (13861466). Da Itália a manufatura de imagens com esse material disseminou-se na Europa, principalmente na península Ibérica na Espanha, também em Portugal embora em menor escala e nas Colônias ibéricas nas Américas. SÃO MIGUEL ARCANJO: Miguel é um arcanjo nas doutrinas religiosas judaicas, cristãs e islâmicas. Os católicos, anglicanos e luteranos se referem a ele como São Miguel Arcanjo. Em hebraico, Miguel significa "aquele que é similar a Deus" (o que é tradicionalmente interpretado como uma pergunta retórica: "Quem como Deus?, para a qual se espera uma resposta negativa, e que implica que "ninguém" é como Deus. Assim, Miguel é reinterpretado como um símbolo de humildade perante Deus. Na Bíblia Hebraica, Miguel é mencionado três vezes no Livro de Daniel, uma como um "grande príncipe que defende as crianças do seu povo". A ideia de Miguel como um advogado de defesa dos judeus se tornou tão prevalente que, a despeito da proibição rabínica contra se apelar aos anjos como intermediários entre Deus e seu povo, Miguel acabou tomando um lugar importante na liturgia judaica. Em Apocalipse 12:7-9, Miguel lidera os exércitos de Deus contra as forças de Satã e seus anjos e os derrota durante a guerra no céu. Na Epístola de Judas, Miguel é citado especificamente como "arcanjo". Os santuários cristãos em honra a Miguel começaram a aparecer no século IV, quando ele era percebido como um anjo de cura, e, com o tempo, como protetor e líder do exército de Deus contra as forças do mal. Já no século VI, a devoção a São Miguel já havia se espalhado tanto no oriente quanto no ocidente. Com o passar dos anos, as doutrinas sobre ele começaram a se diferenciar.

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Tipo: Arte sacra

GLORIOSO ARCANJO SÃO MIGUEL GRANDE IMAGEM EM MADEIRA, PAPIER MACHE E PRATA DE LEI POLICROMADA E DOURADA REPRESENTANDO O GENERAL DAS MILÍCIAS CELESTIAIS. APRESENTA-SE EM TRAJES DE LEGIONÁRIO ROMANO. CAPACETE, ESPADA, ASAS, PEITORAL, ESCUDO E BOTAS EM PRATA DE LEI. EXPRESSIVOS OLHOS EM VIDRO. PEÇA MAGINIFICA DO PERÍODO SETECENTISTA ESPANHOL. 72 CM DE ALTURA (VIDE NOS CRÉDITOS EXTRAS VÍDEO DE ANTIGO ATELIER DE IMAGENS FEITAS COM A TECNICA DE PAPIER MACHE) NOTA: A cartapesta como era chamado o papel machê na Itália teve grande importância durante o Renascimento, pois, das oficinas de Donatello (13861466), Antônio Rosselino (14271479), Benedetto da Majano (14421497) e outros grandes escultores do Quattrocento florentino, saíram trabalhos de alta qualidade artística, tanto quanto as esculturas feitas com outros materiais escultóricos tradicionais. Giorgio Vasari (15111574), em seu Vidas dos artistas, narra que a cartapesta, na Itália, começa em Siena, após experimentações de Jacopo della Quercia (13741438).No final do século XIV, Jacopo della Quercia recebeu a tarefa de fazer uma escultura para o memorial do túmulo de Giovanni dAzzo Ubaldini. Estimulado pela necessidade de realizar em curto espaço de tempo a escultura, ele experimentou uma massa composta de diferentes ingredientes obtidos por trituração e imersão, como argila, farinha, cola e resíduos de tecidos. O artista modelou, sobre uma armação de madeira, este composto, que é a massa usada para a cobertura. O novo material era adequado para modelar, em curto espaço de tempo, rápidas esculturas, imitando o mármore e o bronze, entre outros. Com esta nova técnica, Jacopo della Quercia alcançou resultados surpreendentes.. O papel machê, nesse período, teve boa reputação entre os artistas e o público. Assim, em meados do século XV, nas oficinas de Florença, começa uma produção obras religiosas neste material. Os artistas se ocuparam das encomendas de peças para em papel machê, e essa produção de imagens sacras devocionais inicia na oficina de Donatello (13861466). Da Itália a manufatura de imagens com esse material disseminou-se na Europa, principalmente na península Ibérica na Espanha, também em Portugal embora em menor escala e nas Colônias ibéricas nas Américas. SÃO MIGUEL ARCANJO: Miguel é um arcanjo nas doutrinas religiosas judaicas, cristãs e islâmicas. Os católicos, anglicanos e luteranos se referem a ele como São Miguel Arcanjo. Em hebraico, Miguel significa "aquele que é similar a Deus" (o que é tradicionalmente interpretado como uma pergunta retórica: "Quem como Deus?, para a qual se espera uma resposta negativa, e que implica que "ninguém" é como Deus. Assim, Miguel é reinterpretado como um símbolo de humildade perante Deus. Na Bíblia Hebraica, Miguel é mencionado três vezes no Livro de Daniel, uma como um "grande príncipe que defende as crianças do seu povo". A ideia de Miguel como um advogado de defesa dos judeus se tornou tão prevalente que, a despeito da proibição rabínica contra se apelar aos anjos como intermediários entre Deus e seu povo, Miguel acabou tomando um lugar importante na liturgia judaica. Em Apocalipse 12:7-9, Miguel lidera os exércitos de Deus contra as forças de Satã e seus anjos e os derrota durante a guerra no céu. Na Epístola de Judas, Miguel é citado especificamente como "arcanjo". Os santuários cristãos em honra a Miguel começaram a aparecer no século IV, quando ele era percebido como um anjo de cura, e, com o tempo, como protetor e líder do exército de Deus contra as forças do mal. Já no século VI, a devoção a São Miguel já havia se espalhado tanto no oriente quanto no ocidente. Com o passar dos anos, as doutrinas sobre ele começaram a se diferenciar.

Informações

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Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1ª. As peças que compõem o presente LEILÃO, foram cuidadosamente examinadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2ª. Em caso eventual de engano na autenticidade de peças, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não será mais admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3ª. As peças estrangeiras serão sempre vendidas como Atribuídas.

    4ª. O Leiloeiro não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5ª. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As peças serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação. Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão. Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas nem servirá de alegação para descumprir compromisso firmado.

    6ª. Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catalogo.

    7ª. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que será feito por funcionário autorizado.

    8ª. Os Organizadores colocarão a título de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

    8.2. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9ª. O Organizador se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10ª. Adquiridas as peças e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11ª. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro; o que não cria novação.

    12ª. Em caso de litígio prevalece a palavra do Leiloeiro.

    13ª. As peças adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 48 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro, (5%). Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.

    14ª. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes. O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação da empresa responsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio.

    15ª. Qualquer litígio referente ao presente leilão está subordinado à legislação brasileira e a jurisdição dos tribunais da cidade de Campinas - SP. Os casos omissos regem-se pela legislação pertinente, e em especial pelo Decreto 21.981, de 19 de outubro de 1932, Capítulo III, Arts. 19 a 43, com as alterações introduzidas pelo Decreto 22.427., de 1º. de fevereiro de 1933.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    A vista com acréscimo da taxa do leiloeiro de 5%.
    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser enviada por e-mail após o último dia do leilão.
    Não aceitamos cartões de crédito ou débito.
    O pagamento deverá ser efetuado até 72 horas após o término do leilão sob risco da venda ser desfeita.

  • FRETE E ENVIO

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes. Veja nas Condições de Venda do Leilão.
    Despachamos para todos os estados. A titulo de cortesia a casa poderá embrulhar as peças arrematadas e providenciar transportadora adequada