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FRUTOS E HORTALIÇAS - BARROCO HOLANDÊS - MONUMENTAL QUADRO DE PINTURA HOLANDESA CARACTERÍSTICA DO PERÍODO BARROCO TARDIO CHAMADA ERA DE OURO DA PINTURA HOLANDESA. A OBRA RETRATA UMA PROFUSÃO DE FRUTOS, HORTALIÇAS E COGUMELOS ACOMODADOS DE FORMA ASSIMÉTRICA. DE EXTRAORDINÁRIA QUALIDADE É UMA VERDADEIRA ODE AO NATURALISMO HOLANDÊS. CONTRASTANDO COM O TENEBRISMO QUE LANÇA SUAS SOMBRAS SOBRE A PINTURA UMA EXPLOSÃO DE CORES PARECE TRAZER LUZ PRÓPRIA Á TELA. A GRANDE MELANCIA PARTIDA SALPICA COM SUA COR VIBRANTE OS ELEMENTOS A SUA VOLTA. EM PRIMEIRO PLANO GRANDES COGUMELOS. TAMBÉM MUITAS UVAS, CEREJAS, AMORAS, MAÇA. ABÓBORA E ESPALHANDO SUA FOLHAGEM VERDEJANTE COMO UMA CASCATA QUE FAZ CONTRASTE COM A COR CREME DA INFLORESCÊNCIA, UMA GRANDE COUVE FLOR. AO FUNDO ACOMODA-SE UMA ABÓBORA. PINTURA DE EXTRAORDINÁRIA QUALIDADE. MOLDURA DE ÉPOCA. EUROPA, SEC. XVII/XVIII 134 X 112 CMNOTA: A República Holandesa do século XVII era um lugar de notável prosperidade e progresso intelectual. Depois de ganharem a independência da Espanha, os holandeses se tornaram líderes no comércio internacional, o que trouxe não só riqueza requintada, mas também contato com objetos exóticos de todo o mundo. O bem-estar material foi acompanhado de descobertas científicas e desenvolvimento do pensamento individual, e uma atitude prática e confiança na razão se tornou uma norma. Essas atitudes se refletiram em obras de arte cada vez mais seculares - em vez de glorificar a Deus e os reinos celestiais, os artistas começaram a celebrar o homem (retrato), sua vida cotidiana (pinturas de gênero), a natureza circundante (paisagens terrestres e marinhas) e objetos de seu mundo (pinturas de natureza morta). Artistas "se maravilharam com a diversidade criativa da natureza, sua capacidade de formar formas coloridas além dos vôos de fantasia humana", e encontraram grande prazer em capturar essas formas. Os vários tipos de estilos de vida estilo de vida foram retratados, incluindo partes de banquetes, que retratavam mesas dispostas com alimentos. Muitos pintores especializados neste tipo particular de imagens, entre elas Laurens Craen. O amor holandês pelo naturalismo microscópico e a atenção notável aos detalhes é evidente não apenas na renderização fiel de várias formas e texturas, mas também na apresentação precisa de cores locais que fazem os objetos aparecerem exatamente como seriam se encontrados na natureza. Como outras pinturas de estilo de vida do século XVII , a natureza morta com visão imaginária retrata objetos de raridade que acabaram de ser introduzidos na Holanda e são incluídos como uma novidade . Importados limões, ostras, vidro veneziano, talheres, veludos e cortinas de seda eram comumente vistos . Impregnados na atmosfera de luxo, essas imagens de itens caros celebraram prosperidade e abundância. Em "Making Sense of Things: The Motives of Dutch Still Life", a historiadora de arte Elizabeth Alice Honig descreve esse tipo de imagens como "a pintura como museu" - exibições orgulhosas de objetos raros e preciosos coletados por um artista. Dado que o que vemos nas obras não é uma refeição plausível e que os itens alimentares pertencem a diferentes estações, é justo propor que a pintura simplesmente exiba uma coleção de mercadorias . No entanto, outros estudiosos defendem diferentes tipos de leituras em que as pinturas de vida selvagem, não são apenas apresentações de objetos a serem admirados, mas um convite para o seu consumo e compartilhamento comunal . Embora as naturezas mortas sejam muitas vezes consideradas meramente decorativas e simplesmente uma documentação pragmática de uma experiência holandesa de todos os dias, há razões para avançar outro tipo de leitura - uma que propõe maior valor simbólico. Em "A arte da pintura da Natureza Morta", o historiador de arte Herbert Furst escreve: "As idéias que regem os constituintes de tais composições da vida ainda são, naturalmente, em duas categorias: aquelas que estão associadas à paz e à abundância, comida dispendiosa e vida de luxo , e aqueles que estão ligados aos seus opostos - frugalidade, mortificação, guerra e morte " . O conceito de vanitas e momento-mori foi, de fato, bem conhecido entre os holandeses do século 17 e muitos dos objetos apresentados nas pinturas populares da época, incluindo os banquetes, deveriam ser lidos de maneira alegórica, muitas vezes reminiscentes da transição da vida e da prosperidade material e imbuídos de conteúdo moralizante. Os limões semi-descascados, que eram apresentados na maioria das peças de banquete, eram, por exemplo, ditos para "servir como um chamado para moderação, advertindo que a vida não é apenas doce, mas azeda também", enquanto as ostras como afrodisíacos simbolizavam "a natureza transitória de desejo sensual " Considerados como tais, esses objetos representam prazeres terrenos, mas também aludem à sua natureza efêmera. Este tipo de análise defende um significado alegórico em que a imagem expressa idéias filosóficas abstratas ao invés de ser um mero retrato da realidade e do artesanato. Funciona como mediador de sentimentos e eficácia emocional e nos convida a ir além de serem imediatamente vistos.

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FRUTOS E HORTALIÇAS - BARROCO HOLANDÊS - MONUMENTAL QUADRO DE PINTURA HOLANDESA CARACTERÍSTICA DO PERÍODO BARROCO TARDIO CHAMADA ERA DE OURO DA PINTURA HOLANDESA. A OBRA RETRATA UMA PROFUSÃO DE FRUTOS, HORTALIÇAS E COGUMELOS ACOMODADOS DE FORMA ASSIMÉTRICA. DE EXTRAORDINÁRIA QUALIDADE É UMA VERDADEIRA ODE AO NATURALISMO HOLANDÊS. CONTRASTANDO COM O TENEBRISMO QUE LANÇA SUAS SOMBRAS SOBRE A PINTURA UMA EXPLOSÃO DE CORES PARECE TRAZER LUZ PRÓPRIA Á TELA. A GRANDE MELANCIA PARTIDA SALPICA COM SUA COR VIBRANTE OS ELEMENTOS A SUA VOLTA. EM PRIMEIRO PLANO GRANDES COGUMELOS. TAMBÉM MUITAS UVAS, CEREJAS, AMORAS, MAÇA. ABÓBORA E ESPALHANDO SUA FOLHAGEM VERDEJANTE COMO UMA CASCATA QUE FAZ CONTRASTE COM A COR CREME DA INFLORESCÊNCIA, UMA GRANDE COUVE FLOR. AO FUNDO ACOMODA-SE UMA ABÓBORA. PINTURA DE EXTRAORDINÁRIA QUALIDADE. MOLDURA DE ÉPOCA. EUROPA, SEC. XVII/XVIII 134 X 112 CMNOTA: A República Holandesa do século XVII era um lugar de notável prosperidade e progresso intelectual. Depois de ganharem a independência da Espanha, os holandeses se tornaram líderes no comércio internacional, o que trouxe não só riqueza requintada, mas também contato com objetos exóticos de todo o mundo. O bem-estar material foi acompanhado de descobertas científicas e desenvolvimento do pensamento individual, e uma atitude prática e confiança na razão se tornou uma norma. Essas atitudes se refletiram em obras de arte cada vez mais seculares - em vez de glorificar a Deus e os reinos celestiais, os artistas começaram a celebrar o homem (retrato), sua vida cotidiana (pinturas de gênero), a natureza circundante (paisagens terrestres e marinhas) e objetos de seu mundo (pinturas de natureza morta). Artistas "se maravilharam com a diversidade criativa da natureza, sua capacidade de formar formas coloridas além dos vôos de fantasia humana", e encontraram grande prazer em capturar essas formas. Os vários tipos de estilos de vida estilo de vida foram retratados, incluindo partes de banquetes, que retratavam mesas dispostas com alimentos. Muitos pintores especializados neste tipo particular de imagens, entre elas Laurens Craen. O amor holandês pelo naturalismo microscópico e a atenção notável aos detalhes é evidente não apenas na renderização fiel de várias formas e texturas, mas também na apresentação precisa de cores locais que fazem os objetos aparecerem exatamente como seriam se encontrados na natureza. Como outras pinturas de estilo de vida do século XVII , a natureza morta com visão imaginária retrata objetos de raridade que acabaram de ser introduzidos na Holanda e são incluídos como uma novidade . Importados limões, ostras, vidro veneziano, talheres, veludos e cortinas de seda eram comumente vistos . Impregnados na atmosfera de luxo, essas imagens de itens caros celebraram prosperidade e abundância. Em "Making Sense of Things: The Motives of Dutch Still Life", a historiadora de arte Elizabeth Alice Honig descreve esse tipo de imagens como "a pintura como museu" - exibições orgulhosas de objetos raros e preciosos coletados por um artista. Dado que o que vemos nas obras não é uma refeição plausível e que os itens alimentares pertencem a diferentes estações, é justo propor que a pintura simplesmente exiba uma coleção de mercadorias . No entanto, outros estudiosos defendem diferentes tipos de leituras em que as pinturas de vida selvagem, não são apenas apresentações de objetos a serem admirados, mas um convite para o seu consumo e compartilhamento comunal . Embora as naturezas mortas sejam muitas vezes consideradas meramente decorativas e simplesmente uma documentação pragmática de uma experiência holandesa de todos os dias, há razões para avançar outro tipo de leitura - uma que propõe maior valor simbólico. Em "A arte da pintura da Natureza Morta", o historiador de arte Herbert Furst escreve: "As idéias que regem os constituintes de tais composições da vida ainda são, naturalmente, em duas categorias: aquelas que estão associadas à paz e à abundância, comida dispendiosa e vida de luxo , e aqueles que estão ligados aos seus opostos - frugalidade, mortificação, guerra e morte " . O conceito de vanitas e momento-mori foi, de fato, bem conhecido entre os holandeses do século 17 e muitos dos objetos apresentados nas pinturas populares da época, incluindo os banquetes, deveriam ser lidos de maneira alegórica, muitas vezes reminiscentes da transição da vida e da prosperidade material e imbuídos de conteúdo moralizante. Os limões semi-descascados, que eram apresentados na maioria das peças de banquete, eram, por exemplo, ditos para "servir como um chamado para moderação, advertindo que a vida não é apenas doce, mas azeda também", enquanto as ostras como afrodisíacos simbolizavam "a natureza transitória de desejo sensual " Considerados como tais, esses objetos representam prazeres terrenos, mas também aludem à sua natureza efêmera. Este tipo de análise defende um significado alegórico em que a imagem expressa idéias filosóficas abstratas ao invés de ser um mero retrato da realidade e do artesanato. Funciona como mediador de sentimentos e eficácia emocional e nos convida a ir além de serem imediatamente vistos.

Informações

Lance

Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1ª. As peças que compõem o presente LEILÃO, foram cuidadosamente examinadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2ª. Em caso eventual de engano na autenticidade de peças, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não será mais admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3ª. As peças estrangeiras serão sempre vendidas como Atribuídas.

    4ª. O Leiloeiro não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5ª. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As peças serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação. Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão. Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas nem servirá de alegação para descumprir compromisso firmado.

    6ª. Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catalogo.

    7ª. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que será feito por funcionário autorizado.

    8ª. Os Organizadores colocarão a título de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

    8.2. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9ª. O Organizador se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10ª. Adquiridas as peças e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11ª. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro; o que não cria novação.

    12ª. Em caso de litígio prevalece a palavra do Leiloeiro.

    13ª. As peças adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 48 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro, (5%). Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.

    14ª. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes. O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação da empresa responsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio.

    15ª. Qualquer litígio referente ao presente leilão está subordinado à legislação brasileira e a jurisdição dos tribunais da cidade de Campinas - SP. Os casos omissos regem-se pela legislação pertinente, e em especial pelo Decreto 21.981, de 19 de outubro de 1932, Capítulo III, Arts. 19 a 43, com as alterações introduzidas pelo Decreto 22.427., de 1º. de fevereiro de 1933.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    A vista com acréscimo da taxa do leiloeiro de 5%.
    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser enviada por e-mail após o último dia do leilão.
    Não aceitamos cartões de crédito ou débito.
    O pagamento deverá ser efetuado até 72 horas após o término do leilão sob risco da venda ser desfeita.

  • FRETE E ENVIO

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes. Veja nas Condições de Venda do Leilão.
    Despachamos para todos os estados. A titulo de cortesia a casa poderá embrulhar as peças arrematadas e providenciar transportadora adequada