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Arte sacra

THOMAZ SCHEUCHL A PÁSCOA DE ISRAEL AD CENAM AGNI PROVIDE - FRAGMENTO DE AFRESCO DA IGREJA DO ROSÁRIO DE CAMPINAS - Magnífica pintura mural estilo Beuron bastante difundido pelos monges beneditinos por todo o mundo. A obra foi pintada pelo artista e monge Thomaz Scheuchl, o mesmo pintor da Capela do Colégio no Mosteiro de São Bento (em São Paulo) e a de Monte Casino, na Itália. Se apresenta em tons terra e ocre e possui filamentos dourados. Representa a instituição da Páscoa por Deus na véspera da partida do povo de Israel libertado do jugo egípcio. Na mesa está Moisés distinguido por sua representaçãocom chifres, seu irmão Arão E DOIS OUTROS PERSONAGENS. EM FRENTE A MOISÉS UM CORDEIRO PRESTES A SER IMOLADO. TAMBÉM UMA CESTA COM PÃES AZIMOS E UM COPO DE VINHO. NAS JANELAS ATRÁS DO CENÁRIO UM CANDEEIRO E A LUA INDICANTO TRATAR-SE DA NOITE QUE PRECEDEU A LIBERTAÇÃO DO POVO DE ISRAEL. TAMBÉM DE OUTRA JANELA VISLUMBRA-SE O ANJO EXTERMINADOR ENVIADO POR DEUS PARA EXECUTAR A DÉCIMA PRAGA, A MORTE DOS PRIMOGÊNITOS. TODA A SIMBOLOGIA REMETE AO SIGNIFICADO DA PÁSCOA JUDAICA QUE APONTAVA PARA O SACRIFÍCIO DE CRISTO. A LEGENDA AD CENAM AGNI PROVIDE (O CORDEIRO NOS CONVIDA PARA SUA CEIA) faz referencia ao mais remoto cântico de páscoa cristã ainda do período ambrosiano no séc VI. Esse cântico era entoado nas vésperas desde o domingo de Páscoa até a Ascenção. O cântico faz a analogia do Cordeiro Pascal do Êxodo com a figura de Jesus Cristo. Pertenceu a igreja do Rosário de Campinas demolida criminosamente em 1956 pela administração pública para permitir ampliação da rede viária no centro da cidade. Os afrescos foram salvos e recuperados pelo médico campineiro José de Angelis, que trouxe da Europa um restaurador para preservar as obras de arte quando a igreja foi demolida. 103 X 62 cmNOTA O estilo Beuron mescla elementos do cristianismo primitivo, ornamentos bizantinos e cânones geométricos, bastante utilizados na Escola Alemã de Arte Sacra, entre 1870 e 1940. A Páscoa (ÊXODO: 12): OSenhordisse a Moisés e a Arão, no Egito:2Este deverá ser o primeiro mês do ano para vocês.3Digam a toda a comunidade de Israel que no décimo dia deste mês todo homem deverá separar um cordeiro ou um cabrito, para a sua família, um para cada casa.4Se uma família for pequena demais para um animal inteiro, deve dividi-lo com seu vizinho mais próximo, conforme o número de pessoas e conforme o que cada um puder comer.5O animal escolhido será macho de um ano, sem defeito, e pode ser cordeiro ou cabrito.6Guardem-no até o décimo quarto dia do mês, quando toda a comunidade de Israel irá sacrificá-lo, ao pôr-do-sol.7Passem, então, um pouco do sangue nas laterais e nas vigas superiores das portas das casas nas quais vocês comerão o animal.8Naquela mesma noite comerão a carne assada no fogo, com ervas amargas e pão sem fermento.9Não comam a carne crua, nem cozida em água, mas assada no fogo: cabeça, pernas e vísceras.10Não deixem sobrar nada até pela manhã; caso isso aconteça, queimem o que restar.11Ao comerem, estejam prontos para sair: cinto no lugar, sandálias nos pés e cajado na mão. Comam apressadamente. Esta é a Páscoa doSenhor. 12Naquela mesma noite passarei pelo Egito e matarei todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou oSenhor!13O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não os atingirá quando eu ferir o Egito. 14Este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes celebrarão como festa aoSenhor. Celebrem-no como decreto perpétuo.15Durante sete dias comam pão sem fermento. No primeiro dia tirem de casa o fermento, porque quem comer qualquer coisa fermentada, do primeiro ao sétimo dia, será eliminado de Israel.16Convoquem uma reunião santa no primeiro dia e outra no sétimo. Não façam nenhum trabalho nesses dias, exceto o da preparação da comida para todos. É só o que poderão fazer. 17Celebrem a festa dos pães sem fermento, porque foi nesse mesmo dia que eu tirei os exércitos de vocês do Egito. Celebrem esse dia como decreto perpétuo por todas as suas gerações.18No primeiro mês comam pão sem fermento, desde o entardecer do décimo quarto dia até o entardecer do vigésimo primeiro.19Durante sete dias vocês não deverão ter fermento em casa. Quem comer qualquer coisa fermentada será eliminado da comunidade de Israel, seja estrangeiro, seja natural da terra.20Não comam nada fermentado. Onde quer que morarem, comam apenas pão sem fermento. 21Então Moisés convocou todas as autoridades de Israel e lhes disse: Escolham um cordeiro ou um cabrito para cada família. Sacrifiquem-no para celebrar a Páscoa!22Molhem um feixe de hissopo no sangue que estiver na bacia e passem o sangue na viga superior e nas laterais das portas. Nenhum de vocês poderá sair de casa até o amanhecer.23Quando oSenhorpassar pela terra para matar os egípcios, verá o sangue na viga superior e nas laterais da porta e passará sobre aquela porta, e não permitirá que o destruidor entre na casa de vocês para matá-los. 24Obedeçam a estas instruções como decreto perpétuo para vocês e para os seus descendentes.25Quando entrarem na terra que oSenhorprometeu lhes dar, celebrem essa cerimônia.26Quando os seus filhos lhes perguntarem: O que significa esta cerimônia?,27respondam-lhes: É o sacrifício da Páscoa aoSenhor, que passou sobre as casas dos israelitas no Egito e poupou nossas casas quando matou os egípcios. Então o povo curvou-se em adoração.28Depois os israelitas se retiraram e fizeram conforme oSenhortinha ordenado a Moisés e a Arão. 29Então, à meia-noite, oSenhormatou todos os primogênitos do Egito, desde o filho mais velho do faraó, herdeiro do trono, até o filho mais velho do prisioneiro que estava no calabouço, e também todas as primeiras crias do gado.30No meio da noite o faraó, todos os seus conselheiros e todos os egípcios se levantaram. E houve grande pranto no Egito, pois não havia casa que não tivesse um morto. 31Naquela mesma noite o faraó mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: Saiam imediatamente do meio do meu povo, vocês e os israelitas! Vão prestar culto aoSenhor, como vocês pediram.32Levem os seus rebanhos, como tinham dito, e abençoem a mim também. 33Os egípcios pressionavam o povo para que se apressasse em sair do país, dizendo: Todos nós morreremos!34Então o povo tomou a massa de pão ainda sem fermento e a carregou nos ombros, nas amassadeiras embrulhadas em suas roupas.35Os israelitas obedeceram à ordem de Moisés e pediram aos egípcios objetos de prata e de ouro, bem como roupas.36OSenhorconcedeu ao povo uma disposição favorável da parte dos egípcios, de modo que lhes davam o que pediam; assim eles despojaram os egípcios. 37Os israelitas foram de Ramessés até Sucote. Havia cerca de seiscentos mil homens a pé, além de mulheres e crianças.38Grande multidão de estrangeiros de todo tipo seguiu com eles, além de grandes rebanhos, tanto de bois como de ovelhas e cabras.39Com a massa que haviam trazido do Egito, fizeram pães sem fermento. A massa não tinha fermentado, pois eles foram expulsos do Egito e não tiveram tempo de preparar comida. 40Ora, o período que os israelitas viveram no Egitoafoi de quatrocentos e trinta anos.41No dia em que se completaram os quatrocentos e trinta anos, todos os exércitos doSenhorsaíram do Egito.42Assim como oSenhorpassou em vigília aquela noite para tirar do Egito os israelitas, estes também devem passar em vigília essa mesma noite, para honrar oSenhor, por todas as suas gerações. O CANTICO AD CENAM AGNI PROVIDE: Ad cenam Agni providi,stolis salutis candidi,maridos pós-trânsito Rubri Christo cananmus principi. O Cordeiro nos convida à sua mesa,vestida de branco por sua salvação; depois de passar o mar,celebremos Cristo, nosso líder.S 2 Cuius corpus sanctissimumem ara crucis torridum,sed e cruorem roseumgustando, Deo vivimus.Ao provar sua carne santa,queimada no altar da cruz,provando o vinho de seu sangue,vivemos da vida de Deus.S 3Protecti paschae vesperotem um angelo devastador,de Pharaonis asperosumus erepti imperio.Protegidos na noite de Páscoacontra o anjo exterminador,fomos arrancadosdo poder severo do faraó.S 4 Iam pascha nostrum, Christus est,agnus occisus innocens;sinceritatis azymaque carnem suam obtulit.É Cristo quem é a nossa Páscoa,inocente Cordeiro sacrificado;pão sem fermento de pureza,ele entregou sua própria carne.S 5 Ó vera digna hostia,por quam franguntur tartara,captiva plebs redimitur,redduntur vitae praemia! Ó vítima verdadeiramente perfeita que quebra a porta do inferno:os prisioneiros são redimidos,os bens da vida são devolvidos. PORQUE MOISÉS É MUITAS VEZES REPRESENTADO COM CHIFRES?: Se já visitou a Itália, é bem provável que tenha visto a famosa estátua de Moisés, sentado, esculpida por Miguel Ângelo, agora localizada na Igreja de S. Pedro em Cadeias, em Roma. Quão curioso é o aspecto dessa escultura do século 16, pois apresenta Moisés com chifres que se projetam da cabeça! De fato, diversos artistas têm retratado Moisés com chifres. Por quê? Será que a Bíblia fornece uma base para tal idéia? A tradução vulgata latina da Bíblia diz-nos que, depois de sua palestra com Deus no monte Sinai, o rosto de Moisés tinha chifres. (Êxodo 34:29, 30,35; vejaA Bíblia de Jerusalém,nota.) AVulgatagozava de muita popularidade em grande parte da cristandade e, por isso, influenciou a maneira de se entender certos textos. Contudo, a palavra hebraica traduzida tinha chifres tem também o significado de emitir raios ou resplandecer. (Veja a nota daBíblia Mensagem de DeusemÊxodo 34:29-35.) De acordo com oTheological Wordbook of the Old Testament(Manual Teológico de Termos do Antigo Testamento), a palavra denota o formato de chifre(s) em vez de a substância. E, quando encarados pictoricamente, raios de luz realmente assemelham-se a chifres. O fato de que o rosto de Moisés emitir raios é explicável, pois a glória de Jeová acabara de passar diante dele. (Êxodo 33:22;34:6,7) e este é o entendimento Paulo confirma que este é o entendimento correto ao escrever sobre a glória do rosto de Moisés, não dos seus chifres. 2Coríntios 3:7. Portanto, entender com exatidão a terminologia usada na Bíblia leva a um conhecimento mais aguçado do registro bíblico. Conseqüentemente, os chifres na famosa estátua de Moisés, esculpida por Miguel Ângelo, são simplesmente uma curiosidade artística cuja origem está num erro de tradução há muito corrigido.

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Tipo: Arte sacra

THOMAZ SCHEUCHL A PÁSCOA DE ISRAEL AD CENAM AGNI PROVIDE - FRAGMENTO DE AFRESCO DA IGREJA DO ROSÁRIO DE CAMPINAS - Magnífica pintura mural estilo Beuron bastante difundido pelos monges beneditinos por todo o mundo. A obra foi pintada pelo artista e monge Thomaz Scheuchl, o mesmo pintor da Capela do Colégio no Mosteiro de São Bento (em São Paulo) e a de Monte Casino, na Itália. Se apresenta em tons terra e ocre e possui filamentos dourados. Representa a instituição da Páscoa por Deus na véspera da partida do povo de Israel libertado do jugo egípcio. Na mesa está Moisés distinguido por sua representaçãocom chifres, seu irmão Arão E DOIS OUTROS PERSONAGENS. EM FRENTE A MOISÉS UM CORDEIRO PRESTES A SER IMOLADO. TAMBÉM UMA CESTA COM PÃES AZIMOS E UM COPO DE VINHO. NAS JANELAS ATRÁS DO CENÁRIO UM CANDEEIRO E A LUA INDICANTO TRATAR-SE DA NOITE QUE PRECEDEU A LIBERTAÇÃO DO POVO DE ISRAEL. TAMBÉM DE OUTRA JANELA VISLUMBRA-SE O ANJO EXTERMINADOR ENVIADO POR DEUS PARA EXECUTAR A DÉCIMA PRAGA, A MORTE DOS PRIMOGÊNITOS. TODA A SIMBOLOGIA REMETE AO SIGNIFICADO DA PÁSCOA JUDAICA QUE APONTAVA PARA O SACRIFÍCIO DE CRISTO. A LEGENDA AD CENAM AGNI PROVIDE (O CORDEIRO NOS CONVIDA PARA SUA CEIA) faz referencia ao mais remoto cântico de páscoa cristã ainda do período ambrosiano no séc VI. Esse cântico era entoado nas vésperas desde o domingo de Páscoa até a Ascenção. O cântico faz a analogia do Cordeiro Pascal do Êxodo com a figura de Jesus Cristo. Pertenceu a igreja do Rosário de Campinas demolida criminosamente em 1956 pela administração pública para permitir ampliação da rede viária no centro da cidade. Os afrescos foram salvos e recuperados pelo médico campineiro José de Angelis, que trouxe da Europa um restaurador para preservar as obras de arte quando a igreja foi demolida. 103 X 62 cmNOTA O estilo Beuron mescla elementos do cristianismo primitivo, ornamentos bizantinos e cânones geométricos, bastante utilizados na Escola Alemã de Arte Sacra, entre 1870 e 1940. A Páscoa (ÊXODO: 12): OSenhordisse a Moisés e a Arão, no Egito:2Este deverá ser o primeiro mês do ano para vocês.3Digam a toda a comunidade de Israel que no décimo dia deste mês todo homem deverá separar um cordeiro ou um cabrito, para a sua família, um para cada casa.4Se uma família for pequena demais para um animal inteiro, deve dividi-lo com seu vizinho mais próximo, conforme o número de pessoas e conforme o que cada um puder comer.5O animal escolhido será macho de um ano, sem defeito, e pode ser cordeiro ou cabrito.6Guardem-no até o décimo quarto dia do mês, quando toda a comunidade de Israel irá sacrificá-lo, ao pôr-do-sol.7Passem, então, um pouco do sangue nas laterais e nas vigas superiores das portas das casas nas quais vocês comerão o animal.8Naquela mesma noite comerão a carne assada no fogo, com ervas amargas e pão sem fermento.9Não comam a carne crua, nem cozida em água, mas assada no fogo: cabeça, pernas e vísceras.10Não deixem sobrar nada até pela manhã; caso isso aconteça, queimem o que restar.11Ao comerem, estejam prontos para sair: cinto no lugar, sandálias nos pés e cajado na mão. Comam apressadamente. Esta é a Páscoa doSenhor. 12Naquela mesma noite passarei pelo Egito e matarei todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou oSenhor!13O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não os atingirá quando eu ferir o Egito. 14Este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes celebrarão como festa aoSenhor. Celebrem-no como decreto perpétuo.15Durante sete dias comam pão sem fermento. No primeiro dia tirem de casa o fermento, porque quem comer qualquer coisa fermentada, do primeiro ao sétimo dia, será eliminado de Israel.16Convoquem uma reunião santa no primeiro dia e outra no sétimo. Não façam nenhum trabalho nesses dias, exceto o da preparação da comida para todos. É só o que poderão fazer. 17Celebrem a festa dos pães sem fermento, porque foi nesse mesmo dia que eu tirei os exércitos de vocês do Egito. Celebrem esse dia como decreto perpétuo por todas as suas gerações.18No primeiro mês comam pão sem fermento, desde o entardecer do décimo quarto dia até o entardecer do vigésimo primeiro.19Durante sete dias vocês não deverão ter fermento em casa. Quem comer qualquer coisa fermentada será eliminado da comunidade de Israel, seja estrangeiro, seja natural da terra.20Não comam nada fermentado. Onde quer que morarem, comam apenas pão sem fermento. 21Então Moisés convocou todas as autoridades de Israel e lhes disse: Escolham um cordeiro ou um cabrito para cada família. Sacrifiquem-no para celebrar a Páscoa!22Molhem um feixe de hissopo no sangue que estiver na bacia e passem o sangue na viga superior e nas laterais das portas. Nenhum de vocês poderá sair de casa até o amanhecer.23Quando oSenhorpassar pela terra para matar os egípcios, verá o sangue na viga superior e nas laterais da porta e passará sobre aquela porta, e não permitirá que o destruidor entre na casa de vocês para matá-los. 24Obedeçam a estas instruções como decreto perpétuo para vocês e para os seus descendentes.25Quando entrarem na terra que oSenhorprometeu lhes dar, celebrem essa cerimônia.26Quando os seus filhos lhes perguntarem: O que significa esta cerimônia?,27respondam-lhes: É o sacrifício da Páscoa aoSenhor, que passou sobre as casas dos israelitas no Egito e poupou nossas casas quando matou os egípcios. Então o povo curvou-se em adoração.28Depois os israelitas se retiraram e fizeram conforme oSenhortinha ordenado a Moisés e a Arão. 29Então, à meia-noite, oSenhormatou todos os primogênitos do Egito, desde o filho mais velho do faraó, herdeiro do trono, até o filho mais velho do prisioneiro que estava no calabouço, e também todas as primeiras crias do gado.30No meio da noite o faraó, todos os seus conselheiros e todos os egípcios se levantaram. E houve grande pranto no Egito, pois não havia casa que não tivesse um morto. 31Naquela mesma noite o faraó mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: Saiam imediatamente do meio do meu povo, vocês e os israelitas! Vão prestar culto aoSenhor, como vocês pediram.32Levem os seus rebanhos, como tinham dito, e abençoem a mim também. 33Os egípcios pressionavam o povo para que se apressasse em sair do país, dizendo: Todos nós morreremos!34Então o povo tomou a massa de pão ainda sem fermento e a carregou nos ombros, nas amassadeiras embrulhadas em suas roupas.35Os israelitas obedeceram à ordem de Moisés e pediram aos egípcios objetos de prata e de ouro, bem como roupas.36OSenhorconcedeu ao povo uma disposição favorável da parte dos egípcios, de modo que lhes davam o que pediam; assim eles despojaram os egípcios. 37Os israelitas foram de Ramessés até Sucote. Havia cerca de seiscentos mil homens a pé, além de mulheres e crianças.38Grande multidão de estrangeiros de todo tipo seguiu com eles, além de grandes rebanhos, tanto de bois como de ovelhas e cabras.39Com a massa que haviam trazido do Egito, fizeram pães sem fermento. A massa não tinha fermentado, pois eles foram expulsos do Egito e não tiveram tempo de preparar comida. 40Ora, o período que os israelitas viveram no Egitoafoi de quatrocentos e trinta anos.41No dia em que se completaram os quatrocentos e trinta anos, todos os exércitos doSenhorsaíram do Egito.42Assim como oSenhorpassou em vigília aquela noite para tirar do Egito os israelitas, estes também devem passar em vigília essa mesma noite, para honrar oSenhor, por todas as suas gerações. O CANTICO AD CENAM AGNI PROVIDE: Ad cenam Agni providi,stolis salutis candidi,maridos pós-trânsito Rubri Christo cananmus principi. O Cordeiro nos convida à sua mesa,vestida de branco por sua salvação; depois de passar o mar,celebremos Cristo, nosso líder.S 2 Cuius corpus sanctissimumem ara crucis torridum,sed e cruorem roseumgustando, Deo vivimus.Ao provar sua carne santa,queimada no altar da cruz,provando o vinho de seu sangue,vivemos da vida de Deus.S 3Protecti paschae vesperotem um angelo devastador,de Pharaonis asperosumus erepti imperio.Protegidos na noite de Páscoacontra o anjo exterminador,fomos arrancadosdo poder severo do faraó.S 4 Iam pascha nostrum, Christus est,agnus occisus innocens;sinceritatis azymaque carnem suam obtulit.É Cristo quem é a nossa Páscoa,inocente Cordeiro sacrificado;pão sem fermento de pureza,ele entregou sua própria carne.S 5 Ó vera digna hostia,por quam franguntur tartara,captiva plebs redimitur,redduntur vitae praemia! Ó vítima verdadeiramente perfeita que quebra a porta do inferno:os prisioneiros são redimidos,os bens da vida são devolvidos. PORQUE MOISÉS É MUITAS VEZES REPRESENTADO COM CHIFRES?: Se já visitou a Itália, é bem provável que tenha visto a famosa estátua de Moisés, sentado, esculpida por Miguel Ângelo, agora localizada na Igreja de S. Pedro em Cadeias, em Roma. Quão curioso é o aspecto dessa escultura do século 16, pois apresenta Moisés com chifres que se projetam da cabeça! De fato, diversos artistas têm retratado Moisés com chifres. Por quê? Será que a Bíblia fornece uma base para tal idéia? A tradução vulgata latina da Bíblia diz-nos que, depois de sua palestra com Deus no monte Sinai, o rosto de Moisés tinha chifres. (Êxodo 34:29, 30,35; vejaA Bíblia de Jerusalém,nota.) AVulgatagozava de muita popularidade em grande parte da cristandade e, por isso, influenciou a maneira de se entender certos textos. Contudo, a palavra hebraica traduzida tinha chifres tem também o significado de emitir raios ou resplandecer. (Veja a nota daBíblia Mensagem de DeusemÊxodo 34:29-35.) De acordo com oTheological Wordbook of the Old Testament(Manual Teológico de Termos do Antigo Testamento), a palavra denota o formato de chifre(s) em vez de a substância. E, quando encarados pictoricamente, raios de luz realmente assemelham-se a chifres. O fato de que o rosto de Moisés emitir raios é explicável, pois a glória de Jeová acabara de passar diante dele. (Êxodo 33:22;34:6,7) e este é o entendimento Paulo confirma que este é o entendimento correto ao escrever sobre a glória do rosto de Moisés, não dos seus chifres. 2Coríntios 3:7. Portanto, entender com exatidão a terminologia usada na Bíblia leva a um conhecimento mais aguçado do registro bíblico. Conseqüentemente, os chifres na famosa estátua de Moisés, esculpida por Miguel Ângelo, são simplesmente uma curiosidade artística cuja origem está num erro de tradução há muito corrigido.

Informações

Lance

Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1ª. As peças que compõem o presente LEILÃO, foram cuidadosamente examinadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2ª. Em caso eventual de engano na autenticidade de peças, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não será mais admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3ª. As peças estrangeiras serão sempre vendidas como Atribuídas.

    4ª. O Leiloeiro não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5ª. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As peças serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação. Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão. Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas nem servirá de alegação para descumprir compromisso firmado.

    6ª. Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catalogo.

    7ª. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que será feito por funcionário autorizado.

    8ª. Os Organizadores colocarão a título de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

    8.2. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9ª. O Organizador se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10ª. Adquiridas as peças e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11ª. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro; o que não cria novação.

    12ª. Em caso de litígio prevalece a palavra do Leiloeiro.

    13ª. As peças adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 48 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro, (5%). Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.

    14ª. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes. O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação da empresa responsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio.

    15ª. Qualquer litígio referente ao presente leilão está subordinado à legislação brasileira e a jurisdição dos tribunais da cidade de Campinas - SP. Os casos omissos regem-se pela legislação pertinente, e em especial pelo Decreto 21.981, de 19 de outubro de 1932, Capítulo III, Arts. 19 a 43, com as alterações introduzidas pelo Decreto 22.427., de 1º. de fevereiro de 1933.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    A vista com acréscimo da taxa do leiloeiro de 5%.
    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser enviada por e-mail após o último dia do leilão.
    Não aceitamos cartões de crédito ou débito.
    O pagamento deverá ser efetuado até 72 horas após o término do leilão sob risco da venda ser desfeita.

  • FRETE E ENVIO

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes. Veja nas Condições de Venda do Leilão.
    Despachamos para todos os estados. A titulo de cortesia a casa poderá embrulhar as peças arrematadas e providenciar transportadora adequada