Lote 262
Carregando...

Tipo:
Porcelana

DOM CRISTÓVÃO PEREIRA DE CASTRO (1733- 1805) FIDALGO, CAPITÃO-GENERAL E GOVERNADOR DE MACAU DE 1797 A 1800. PRATO EM PORCELANA DA COMPANHIA DAS INDIAS, REINADO QIANLONG ((1736-1795). ABA COM BORDA RECORTDA DECORADA COM FRISOS EM OURO, SALMÃO E AZUL. DELIMITANDO A CALDEIRA E A ABA GUIRLANDA COM FOLHAS EM AZUL E FIO EM OURO. NA CALDEIRA, RESERVA COM BRASÃO SOBRE COROA DE DUQUE. O BRASÃO TEM ARMAS EM ESCUDO BIPARTIDO SENDO UMA METADE COM FUNDO EM BRANCO E SEIS ESTRELAS EM AZUL E A OUTRA TEM FUNDO EM VERMELHO COM CRUZ EM OURO DA ORDEM DE CRISTO. SÃO ARMAS DE CASTRP E PEREIRA. SOB O BRASÃO COROA DE DUQUE. REPRODUZIDO NA PAGINA 184 DO LIVRO A PORCELANA CHINESA E OS BRASÕES DO IMPÉRIO POR NUNO DE CASTRO. TAMBÉM ESTA REPRODUZINO NO LIVRO DE VARELA SANTOS: "PORTUGAL NA PORCELANA DA CHINA - 500 ANOS DE COMÉRCIO", VOLUME IV. LISBOA: ARTEMÁGICA, 2010, PP. 1275-1277. CHINA, CIRCA DE 1790. 25 CM DE DIAMETRO (mínimo fio de cabelo na aba praticamente imperceptível)NOTA: Carta escrita por Ebenezer Townsend Jr., supercargo (oficial dos navios mercantes, encarregado da carga e dos assuntos comerciais da viagem) a bordo do Neptune (1) na sua viagem pelo Pacifico Sul, Cantão e Penang, entre 1796-1799. Ebenezer era natural dos Estados Unidos da América e traçou um relato sobre o aspecto de Macau a época em que Dom Cristóvão Pereira de Castro era Governador: Caro IrmãoÀ 1 P.M. (24 de Outubro) ancorámos na rada de Macau numa profundidade de cinco braças e fomos a terra buscar um piloto para Cantão a nossa primeira tarefa foi ir visitar o Governador CRISTÓVÃO PEREIRA DE CASTRO e a seguir o Comodoro dos navios ingleses na Taipa, que eram então comandados pelo Capitão Turner. Suponho que não tínhamos obrigação de ir cumprimentar este inglês, mas é costume, e eu senti satisfação ao ouvir ali um cavalheiro inglês que havia estado algum tempo na América. Há grande número de belos edifícios. A cidade é muralhada e muito bem fortificada. O chamado porto interior é bom com cerca de 13 pés de água, mas as fragatas ancoram na Taipa. Há agora treze navios de velas redondas e vários barcos menores no porto interior. O tufão não lhes causou prejuízos, pois o porto é como um lago. Os barcos que aqui estão carregam de cem a centenas de toneladas.No verão é lugar de residência para os sobrecargos e empregados da East India Company, visto que nessa estação não se faz negócio em Cantão, e aqui podem viver mais economicamente e mais agradavelmente do que em Cantão. Eu, porém, vi pouco que me agradasse. Vi poucas mulheres portuguesas nas ruas, mas elas estavam de tal forma cobertas com um véu que eu não posso dizer se eram bonitas ou feias; porém, se é verdade o que dizem, eu poderia ter examinado mais intimamente as suas feições por uma pequena compensação.Comprámos ovos e laranjas cem por meio dólar e bom vinho no hotel uma garrafa por 75 centavos de dólar. Há cerca de doze igrejas (3) e uns 4.000 habitantes (4) no máximo; eles vão à igreja, mas são falhos de iniciativa. No início o estabelecimento era muito florescente; mas a riqueza, que o ergueu, foi provavelmente a causa do seu declínio; tornaram-se faustosos e enervados

Peça

Visitas: 823

Tipo: Porcelana

DOM CRISTÓVÃO PEREIRA DE CASTRO (1733- 1805) FIDALGO, CAPITÃO-GENERAL E GOVERNADOR DE MACAU DE 1797 A 1800. PRATO EM PORCELANA DA COMPANHIA DAS INDIAS, REINADO QIANLONG ((1736-1795). ABA COM BORDA RECORTDA DECORADA COM FRISOS EM OURO, SALMÃO E AZUL. DELIMITANDO A CALDEIRA E A ABA GUIRLANDA COM FOLHAS EM AZUL E FIO EM OURO. NA CALDEIRA, RESERVA COM BRASÃO SOBRE COROA DE DUQUE. O BRASÃO TEM ARMAS EM ESCUDO BIPARTIDO SENDO UMA METADE COM FUNDO EM BRANCO E SEIS ESTRELAS EM AZUL E A OUTRA TEM FUNDO EM VERMELHO COM CRUZ EM OURO DA ORDEM DE CRISTO. SÃO ARMAS DE CASTRP E PEREIRA. SOB O BRASÃO COROA DE DUQUE. REPRODUZIDO NA PAGINA 184 DO LIVRO A PORCELANA CHINESA E OS BRASÕES DO IMPÉRIO POR NUNO DE CASTRO. TAMBÉM ESTA REPRODUZINO NO LIVRO DE VARELA SANTOS: "PORTUGAL NA PORCELANA DA CHINA - 500 ANOS DE COMÉRCIO", VOLUME IV. LISBOA: ARTEMÁGICA, 2010, PP. 1275-1277. CHINA, CIRCA DE 1790. 25 CM DE DIAMETRO (mínimo fio de cabelo na aba praticamente imperceptível)NOTA: Carta escrita por Ebenezer Townsend Jr., supercargo (oficial dos navios mercantes, encarregado da carga e dos assuntos comerciais da viagem) a bordo do Neptune (1) na sua viagem pelo Pacifico Sul, Cantão e Penang, entre 1796-1799. Ebenezer era natural dos Estados Unidos da América e traçou um relato sobre o aspecto de Macau a época em que Dom Cristóvão Pereira de Castro era Governador: Caro IrmãoÀ 1 P.M. (24 de Outubro) ancorámos na rada de Macau numa profundidade de cinco braças e fomos a terra buscar um piloto para Cantão a nossa primeira tarefa foi ir visitar o Governador CRISTÓVÃO PEREIRA DE CASTRO e a seguir o Comodoro dos navios ingleses na Taipa, que eram então comandados pelo Capitão Turner. Suponho que não tínhamos obrigação de ir cumprimentar este inglês, mas é costume, e eu senti satisfação ao ouvir ali um cavalheiro inglês que havia estado algum tempo na América. Há grande número de belos edifícios. A cidade é muralhada e muito bem fortificada. O chamado porto interior é bom com cerca de 13 pés de água, mas as fragatas ancoram na Taipa. Há agora treze navios de velas redondas e vários barcos menores no porto interior. O tufão não lhes causou prejuízos, pois o porto é como um lago. Os barcos que aqui estão carregam de cem a centenas de toneladas.No verão é lugar de residência para os sobrecargos e empregados da East India Company, visto que nessa estação não se faz negócio em Cantão, e aqui podem viver mais economicamente e mais agradavelmente do que em Cantão. Eu, porém, vi pouco que me agradasse. Vi poucas mulheres portuguesas nas ruas, mas elas estavam de tal forma cobertas com um véu que eu não posso dizer se eram bonitas ou feias; porém, se é verdade o que dizem, eu poderia ter examinado mais intimamente as suas feições por uma pequena compensação.Comprámos ovos e laranjas cem por meio dólar e bom vinho no hotel uma garrafa por 75 centavos de dólar. Há cerca de doze igrejas (3) e uns 4.000 habitantes (4) no máximo; eles vão à igreja, mas são falhos de iniciativa. No início o estabelecimento era muito florescente; mas a riqueza, que o ergueu, foi provavelmente a causa do seu declínio; tornaram-se faustosos e enervados

Informações

Lance

    • Lote Vendido
Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1ª. As peças que compõem o presente LEILÃO, foram cuidadosamente examinadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2ª. Em caso eventual de engano na autenticidade de peças, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não será mais admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3ª. As peças estrangeiras serão sempre vendidas como Atribuídas.

    4ª. O Leiloeiro não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5ª. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As peças serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação. Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão. Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas nem servirá de alegação para descumprir compromisso firmado.

    6ª. Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catalogo.

    7ª. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que será feito por funcionário autorizado.

    8ª. Os Organizadores colocarão a título de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

    8.2. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9ª. O Organizador se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10ª. Adquiridas as peças e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11ª. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro; o que não cria novação.

    12ª. Em caso de litígio prevalece a palavra do Leiloeiro.

    13ª. As peças adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 48 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro, (5%). Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.

    14ª. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes. O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação da empresa responsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio.

    15ª. Qualquer litígio referente ao presente leilão está subordinado à legislação brasileira e a jurisdição dos tribunais da cidade de Campinas - SP. Os casos omissos regem-se pela legislação pertinente, e em especial pelo Decreto 21.981, de 19 de outubro de 1932, Capítulo III, Arts. 19 a 43, com as alterações introduzidas pelo Decreto 22.427., de 1º. de fevereiro de 1933.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    A vista com acréscimo da taxa do leiloeiro de 5%.
    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser enviada por e-mail após o último dia do leilão.
    Não aceitamos cartões de crédito ou débito.
    O pagamento deverá ser efetuado até 72 horas após o término do leilão sob risco da venda ser desfeita.

  • FRETE E ENVIO

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes. Veja nas Condições de Venda do Leilão.
    Despachamos para todos os estados. A titulo de cortesia a casa poderá embrulhar as peças arrematadas e providenciar transportadora adequada