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GLORIFICAÇÃO DE CARLOS GOMES POR ERNST LOHSE MUITO RARA LITHOGRAFIA ALUSIVA DA TRASLADAÇÃO DO CORPO DO MAESTRO CARLOS GOMES DE BELÉM DO PARÁ PARA CAMPINAS. REPRESENTA A HERMA DE CARLOS GOMES MEDALHÃO EMOLDURADA POR COROA DE LOUROS ONDE ESTÃO REGISTRADAS AS PRINCIPAIS OBRAS DO ARTISTA: GUARANY, SALVADOR ROSA, CONDOR, MARIA TOUDOR, ODALEA, TOSCA. NA PARTE INFERIOR UM INDÍGENA ESTENDE EM DIREÇÃO AO COMPOSITOR UMA COROA DE LOUROS. A FIGURA DA PÁTRIA DO LADO DIREITO TEM A CABEÇA ABAIXADA E O ESTANDARTE COM O PAVILHÃO NACIONAL DA MESMA FORMA. TAMBÉM MUITA COROAS DE FLORES COM A REPRESENTAÇÃO DA CAMARA ARDENTE ONDE É EXPOSTO O CORPO DE CARLOS GOMES DENTRO DE SUA URNA. NA PARTE INFERIOR A INSCRIÇÃO: GLORIFICAÇÃO A CARLOS GOMES: SEGUEM HOJE DA AMAZONIA PARA PAULICÉA OS DESPOJOS MORTAES DE CARLOS GOMES MAS UMA PARTE DA SUA ALMA AQUI FICA ENCERRADA NA ANPHORA DOS NOSSOS CORAÇÕES. ESSA HOMENAGEM PHOSTUMA NÃO É MAIS DO QUE UM ÁTOMO DAS NOSSAS SAUDADES E DA NOSSA VENERAÇÃO POR ESTE EGRÉGIO VULTO. BELÉM PARÁ 8 10 96 . NAS LATERAIS DA LITHOGRAFIA EXISTEM AINDA AS INSCRIÇÕES: CARLOS GOMES ESTÁ PARA O MUNDO ARTÍSTICO COMO DEOS ESTÁ PARA O UNIVERSO TODO: CREOU E FEZ-SE ADMIRAR, BERTOLDO NUNES E NA OUTRA EXTREMIDADE: EU-FUI O DEOS DO UNIVERSO ELLE-NA-ARTE-FOI DEOS, MARQUES DE OLIVEIRA. O AUTOR DA LITHOGRAFIA, ERNST LOHSE (1873-1930) FOI FOTÓGRAFO, DESENHISTA E LITÓGRAFO DE EMÍLIO GOELDE, O FAMOSO NATURALISTA QUE VIVEU NO PARÁ DESDE 1880 E FOI RESPONSÁVEL PELA CATALOGAÇÃO DE CENTENAS DE ESPÉCIES DE VEGETAIS E ANIMAIS NA REGIÃO. ESSA LITHOGRAFIA É EXPREMAMENTE RARA, NÃO EXISTEM EXEMPLARES NA COLEÇÃO DA BIBLIOTECA NACIONAL NEM NAS COLEÇÕES DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. PROVAVELMENTE RESTAM POUQUISSIMOS EXEMPLARES. BRASIL, SEC. XIX. 97 X 7 CM. NOTA: Tão longe, de mim distante, onde irá, onde irá teu pensamento?Carlos Gomes decide retornar para o Brasil em 1895. Já bastante doente e em dificuldades financeiras, foi para o Pará para ocupar a diretoria do Conservatório de Música de Belém, cargo criado pelo governador Lauro Sodré para ajudá-lo.Começava então o último grande ato de sua vida. Pouco depois de ter voltado Carlos Gomes(11/07/1836 -16/09/1896) morreu em Belém, às 22 horas e 20 minutos de 16 de setembro de 1896. Seu corpo foi embalsamado, fotografado e, em seguida, exposto à visitação pública, cercado de flores e objetos como partituras e instrumentos, bem de acordo com a idealizada morte bela do Romantismo. Dois dias depois do falecimento, o corpo do maestro foi transferido para o Conservatório de Música de Belém e deveria ser enterrado naquela cidade. A pedido do presidente do Estado de São Paulo, Campos Sales, o corpo do compositor foi levado para Santos, com honras e transporte militares, a bordo do vapor Itaipu que não transportava apenas os restos de Carlos Gomes. Também conduzia o corpo de um mito que alimentara a imaginação de um Brasil singular até mesmo em suas representações. O seu corpo chegou ao porto de Santos mas seguiu para Campinas, a terra natal do compositor e maestro. Muitas comissões foram formadas para recebê-lo em Santos, incluindo àquelas das Casas Maçônicas, outras de ilustres médicos como Emilio Ribas e Theodoro Bayma, autoridades. O enterro foi realizado dia 27 de outubro de 1896 e, seis dias antes, Gabriel Prestes escreveu ao jornal OESP , na edição de 21 de outubro de 1896, que na ocasião da derradeira cerimônia a ser prestada ao maestro Carlos Gomes, uma comissão da Escola Normal de São Paulo e da Escola Modelo Caetano de Campos seguiria o féretro. A comissão da Escola da Praça foi integrada pelos seguintes representantes : professores Manoel Cyridião Buarque, Joaquim J. de Azevedo Soares, J.E. de Macedo Soares e dos alunos Antonio A. Aranha e João Escocia, que representaram a Escola Normal e não a direção da escola ; todos se dirigiram a Campinas onde o corpo do maestro foi enterrado. O enterro a princípio se fez na capela da Família Penteado. -Depois, surgiu a ideia de fazer um monumento-túmulo no marco zero da cidade, que ficou pronto em 1905.A pedra fundamental foi colocada em 1903 pelo aviador Santos Dumont, que retornou ao município, anos depois de ter estudado no colégio Culto à Ciência. Santos Dumont foi convidado para colocar a pedra fundamental no túmulo. O museu de Campinas ainda conserva a pá que foi usada para assentar a pedra fundamental. Um conserto de gala beneficente foi organizado em Londres, no Britten Theatre, para marcar os 100 anos da morte do artista.Também foram organizados concertos nos EUA e na Itália por essa ocasião.

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Tipo: Gravuras

GLORIFICAÇÃO DE CARLOS GOMES POR ERNST LOHSE MUITO RARA LITHOGRAFIA ALUSIVA DA TRASLADAÇÃO DO CORPO DO MAESTRO CARLOS GOMES DE BELÉM DO PARÁ PARA CAMPINAS. REPRESENTA A HERMA DE CARLOS GOMES MEDALHÃO EMOLDURADA POR COROA DE LOUROS ONDE ESTÃO REGISTRADAS AS PRINCIPAIS OBRAS DO ARTISTA: GUARANY, SALVADOR ROSA, CONDOR, MARIA TOUDOR, ODALEA, TOSCA. NA PARTE INFERIOR UM INDÍGENA ESTENDE EM DIREÇÃO AO COMPOSITOR UMA COROA DE LOUROS. A FIGURA DA PÁTRIA DO LADO DIREITO TEM A CABEÇA ABAIXADA E O ESTANDARTE COM O PAVILHÃO NACIONAL DA MESMA FORMA. TAMBÉM MUITA COROAS DE FLORES COM A REPRESENTAÇÃO DA CAMARA ARDENTE ONDE É EXPOSTO O CORPO DE CARLOS GOMES DENTRO DE SUA URNA. NA PARTE INFERIOR A INSCRIÇÃO: GLORIFICAÇÃO A CARLOS GOMES: SEGUEM HOJE DA AMAZONIA PARA PAULICÉA OS DESPOJOS MORTAES DE CARLOS GOMES MAS UMA PARTE DA SUA ALMA AQUI FICA ENCERRADA NA ANPHORA DOS NOSSOS CORAÇÕES. ESSA HOMENAGEM PHOSTUMA NÃO É MAIS DO QUE UM ÁTOMO DAS NOSSAS SAUDADES E DA NOSSA VENERAÇÃO POR ESTE EGRÉGIO VULTO. BELÉM PARÁ 8 10 96 . NAS LATERAIS DA LITHOGRAFIA EXISTEM AINDA AS INSCRIÇÕES: CARLOS GOMES ESTÁ PARA O MUNDO ARTÍSTICO COMO DEOS ESTÁ PARA O UNIVERSO TODO: CREOU E FEZ-SE ADMIRAR, BERTOLDO NUNES E NA OUTRA EXTREMIDADE: EU-FUI O DEOS DO UNIVERSO ELLE-NA-ARTE-FOI DEOS, MARQUES DE OLIVEIRA. O AUTOR DA LITHOGRAFIA, ERNST LOHSE (1873-1930) FOI FOTÓGRAFO, DESENHISTA E LITÓGRAFO DE EMÍLIO GOELDE, O FAMOSO NATURALISTA QUE VIVEU NO PARÁ DESDE 1880 E FOI RESPONSÁVEL PELA CATALOGAÇÃO DE CENTENAS DE ESPÉCIES DE VEGETAIS E ANIMAIS NA REGIÃO. ESSA LITHOGRAFIA É EXPREMAMENTE RARA, NÃO EXISTEM EXEMPLARES NA COLEÇÃO DA BIBLIOTECA NACIONAL NEM NAS COLEÇÕES DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. PROVAVELMENTE RESTAM POUQUISSIMOS EXEMPLARES. BRASIL, SEC. XIX. 97 X 7 CM. NOTA: Tão longe, de mim distante, onde irá, onde irá teu pensamento?Carlos Gomes decide retornar para o Brasil em 1895. Já bastante doente e em dificuldades financeiras, foi para o Pará para ocupar a diretoria do Conservatório de Música de Belém, cargo criado pelo governador Lauro Sodré para ajudá-lo.Começava então o último grande ato de sua vida. Pouco depois de ter voltado Carlos Gomes(11/07/1836 -16/09/1896) morreu em Belém, às 22 horas e 20 minutos de 16 de setembro de 1896. Seu corpo foi embalsamado, fotografado e, em seguida, exposto à visitação pública, cercado de flores e objetos como partituras e instrumentos, bem de acordo com a idealizada morte bela do Romantismo. Dois dias depois do falecimento, o corpo do maestro foi transferido para o Conservatório de Música de Belém e deveria ser enterrado naquela cidade. A pedido do presidente do Estado de São Paulo, Campos Sales, o corpo do compositor foi levado para Santos, com honras e transporte militares, a bordo do vapor Itaipu que não transportava apenas os restos de Carlos Gomes. Também conduzia o corpo de um mito que alimentara a imaginação de um Brasil singular até mesmo em suas representações. O seu corpo chegou ao porto de Santos mas seguiu para Campinas, a terra natal do compositor e maestro. Muitas comissões foram formadas para recebê-lo em Santos, incluindo àquelas das Casas Maçônicas, outras de ilustres médicos como Emilio Ribas e Theodoro Bayma, autoridades. O enterro foi realizado dia 27 de outubro de 1896 e, seis dias antes, Gabriel Prestes escreveu ao jornal OESP , na edição de 21 de outubro de 1896, que na ocasião da derradeira cerimônia a ser prestada ao maestro Carlos Gomes, uma comissão da Escola Normal de São Paulo e da Escola Modelo Caetano de Campos seguiria o féretro. A comissão da Escola da Praça foi integrada pelos seguintes representantes : professores Manoel Cyridião Buarque, Joaquim J. de Azevedo Soares, J.E. de Macedo Soares e dos alunos Antonio A. Aranha e João Escocia, que representaram a Escola Normal e não a direção da escola ; todos se dirigiram a Campinas onde o corpo do maestro foi enterrado. O enterro a princípio se fez na capela da Família Penteado. -Depois, surgiu a ideia de fazer um monumento-túmulo no marco zero da cidade, que ficou pronto em 1905.A pedra fundamental foi colocada em 1903 pelo aviador Santos Dumont, que retornou ao município, anos depois de ter estudado no colégio Culto à Ciência. Santos Dumont foi convidado para colocar a pedra fundamental no túmulo. O museu de Campinas ainda conserva a pá que foi usada para assentar a pedra fundamental. Um conserto de gala beneficente foi organizado em Londres, no Britten Theatre, para marcar os 100 anos da morte do artista.Também foram organizados concertos nos EUA e na Itália por essa ocasião.

Informações

Lance

    • Lote Vendido
Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1ª. As peças que compõem o presente LEILÃO, foram cuidadosamente examinadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2ª. Em caso eventual de engano na autenticidade de peças, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não será mais admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3ª. As peças estrangeiras serão sempre vendidas como Atribuídas.

    4ª. O Leiloeiro não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5ª. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As peças serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação. Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão. Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas nem servirá de alegação para descumprir compromisso firmado.

    6ª. Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catalogo.

    7ª. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que será feito por funcionário autorizado.

    8ª. Os Organizadores colocarão a título de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

    8.2. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9ª. O Organizador se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10ª. Adquiridas as peças e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11ª. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro; o que não cria novação.

    12ª. Em caso de litígio prevalece a palavra do Leiloeiro.

    13ª. As peças adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 48 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro, (5%). Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.

    14ª. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes. O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação da empresa responsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio.

    15ª. Qualquer litígio referente ao presente leilão está subordinado à legislação brasileira e a jurisdição dos tribunais da cidade de Campinas - SP. Os casos omissos regem-se pela legislação pertinente, e em especial pelo Decreto 21.981, de 19 de outubro de 1932, Capítulo III, Arts. 19 a 43, com as alterações introduzidas pelo Decreto 22.427., de 1º. de fevereiro de 1933.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    A vista com acréscimo da taxa do leiloeiro de 5%.
    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser enviada por e-mail após o último dia do leilão.
    Não aceitamos cartões de crédito ou débito.
    O pagamento deverá ser efetuado até 72 horas após o término do leilão sob risco da venda ser desfeita.

  • FRETE E ENVIO

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes. Veja nas Condições de Venda do Leilão.
    Despachamos para todos os estados. A titulo de cortesia a casa poderá embrulhar as peças arrematadas e providenciar transportadora adequada