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Pinturas e Gravuras

PINTURA GUÓHUÁ - AS QUATRO BELEZAS DA CHINA ANTIGA PINTURA SOBRE PAPEL DE ARROZ. EMOLDURADAS EM ESTRUTURA DE MADEIRA DOBRÁVEL. REQUINTADA PINTURA, EM QUATRO PAINÉIS DOBRAVEIS. CHINA, REINADO GUANGXU, SEC. XIX. 180 X 100 CM. (pequenos danos no papel)NOTA: Asquatro belezasouquatro grandes belezas são quatromulhereschinesas, conhecidas pela beleza deles.Seus nomes eram Xi Shi, Wang Zhaojun, Diaochan e Yang Guifei.A escassez de registros históricos sobre eles significava que grande parte do que se sabe delas hoje foi grandemente alimentado pelalenda.As quatro de alguma forma capturam de algum modo a atenção de um rei ou imperador em suas eras respectivas. Eles ganharam notoriedade pela influência que exerciam sobre reis e imperadores e, conseqüentemente, a maneira como suas ações impactarama história chinesa.Três das Quatro Belezas deixaram os reinos de joelhos e suas vidas acabaram em tragédia. As Quatro Grandes Belezas viveram em quatro dinastias diferentes, cada uma com centenas de anos de distância.Em ordem cronológica, eles são: Xi Shi(c. 7 a 6 de século aC,período de Primavera e Outono), dela se dizia que era tão fascinante que o peixe esqueceria como nadar e afundaria abaixo da superfície ao ver seu reflexo na água (vide no painel Xi Shi ajoelhada na beira de um lago) . Wang Zhaojun(século I aC,Dinastia Han Ocidental), dizia-se ser tão bonita que sua aparência atrai pássaros em vôo que caiam do céu. Diaochan(c. 3º século, período tardioHan oriental/Três Reinos), dizia-se ser tão luminosamente adorável que a própria lua se esquivaria com vergonha quando comparada ao rosto dela. Ao contrário das outras Belezas, não há evidências de que ela realmente existisse historicamente. Yang Guifei(719-756,Dinastia Tang), dizia-se possuir um rosto que envergonhava todas as flores (veja no painel sua representação segurando ramos de uma cerejeira florida) . SOBRE A PINTURA guóhuà: A principal diferença entre as pinturas orientais e as ocidentais está no uso do traço como base para a expressão artística. O cerne da pintura chinesa está nos quatro tesouros do estúdio: o pincel, a tinta, o papel e os tinteiros. O estilo tradicional de pintura na China é chamado deguóhuà,que significa nacional ou pintura nativa. Essa pintura tradicional está intrinsecamente relacionada com as técnicas de caligrafia. Geralmente utiliza-se a técnica sumi-ê ou pigmentos coloridos. Não se costuma usar tintas a base de óleo. A pintura, em sua origem, era uma técnica artesanal que visava a decoração, a historiografia didática ou religiosa. No entanto, ela adquire um status diferente durante o período dasSeis Dinastias, período que engloba as dinastias chinesas durante o período dos Três Reinos, dinastia Jin e dinastia Norte-Sul (220 589 d.c.). É quando surgem, ao lados dos artesãos, os pintores letrados, que irão utilizar na pintura técnicas de caligrafia. Essa evolução tem seu apogeu no período Tang (618 906 d.c.). Praticada pela elite política, social e intelectual dos letrados, a pintura se torna muito estimada. A representação de personagens históricos é um tema recorrente no sec. XIX e as telas dobráveis foram largamente empregadas com esse fim.

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PINTURA GUÓHUÁ - AS QUATRO BELEZAS DA CHINA ANTIGA PINTURA SOBRE PAPEL DE ARROZ. EMOLDURADAS EM ESTRUTURA DE MADEIRA DOBRÁVEL. REQUINTADA PINTURA, EM QUATRO PAINÉIS DOBRAVEIS. CHINA, REINADO GUANGXU, SEC. XIX. 180 X 100 CM. (pequenos danos no papel)NOTA: Asquatro belezasouquatro grandes belezas são quatromulhereschinesas, conhecidas pela beleza deles.Seus nomes eram Xi Shi, Wang Zhaojun, Diaochan e Yang Guifei.A escassez de registros históricos sobre eles significava que grande parte do que se sabe delas hoje foi grandemente alimentado pelalenda.As quatro de alguma forma capturam de algum modo a atenção de um rei ou imperador em suas eras respectivas. Eles ganharam notoriedade pela influência que exerciam sobre reis e imperadores e, conseqüentemente, a maneira como suas ações impactarama história chinesa.Três das Quatro Belezas deixaram os reinos de joelhos e suas vidas acabaram em tragédia. As Quatro Grandes Belezas viveram em quatro dinastias diferentes, cada uma com centenas de anos de distância.Em ordem cronológica, eles são: Xi Shi(c. 7 a 6 de século aC,período de Primavera e Outono), dela se dizia que era tão fascinante que o peixe esqueceria como nadar e afundaria abaixo da superfície ao ver seu reflexo na água (vide no painel Xi Shi ajoelhada na beira de um lago) . Wang Zhaojun(século I aC,Dinastia Han Ocidental), dizia-se ser tão bonita que sua aparência atrai pássaros em vôo que caiam do céu. Diaochan(c. 3º século, período tardioHan oriental/Três Reinos), dizia-se ser tão luminosamente adorável que a própria lua se esquivaria com vergonha quando comparada ao rosto dela. Ao contrário das outras Belezas, não há evidências de que ela realmente existisse historicamente. Yang Guifei(719-756,Dinastia Tang), dizia-se possuir um rosto que envergonhava todas as flores (veja no painel sua representação segurando ramos de uma cerejeira florida) . SOBRE A PINTURA guóhuà: A principal diferença entre as pinturas orientais e as ocidentais está no uso do traço como base para a expressão artística. O cerne da pintura chinesa está nos quatro tesouros do estúdio: o pincel, a tinta, o papel e os tinteiros. O estilo tradicional de pintura na China é chamado deguóhuà,que significa nacional ou pintura nativa. Essa pintura tradicional está intrinsecamente relacionada com as técnicas de caligrafia. Geralmente utiliza-se a técnica sumi-ê ou pigmentos coloridos. Não se costuma usar tintas a base de óleo. A pintura, em sua origem, era uma técnica artesanal que visava a decoração, a historiografia didática ou religiosa. No entanto, ela adquire um status diferente durante o período dasSeis Dinastias, período que engloba as dinastias chinesas durante o período dos Três Reinos, dinastia Jin e dinastia Norte-Sul (220 589 d.c.). É quando surgem, ao lados dos artesãos, os pintores letrados, que irão utilizar na pintura técnicas de caligrafia. Essa evolução tem seu apogeu no período Tang (618 906 d.c.). Praticada pela elite política, social e intelectual dos letrados, a pintura se torna muito estimada. A representação de personagens históricos é um tema recorrente no sec. XIX e as telas dobráveis foram largamente empregadas com esse fim.

Informações

Lance

    • Lote Vendido
Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1ª. As peças que compõem o presente LEILÃO, foram cuidadosamente examinadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2ª. Em caso eventual de engano na autenticidade de peças, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não será mais admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3ª. As peças estrangeiras serão sempre vendidas como Atribuídas.

    4ª. O Leiloeiro não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5ª. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As peças serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação. Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão. Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas nem servirá de alegação para descumprir compromisso firmado.

    6ª. Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catalogo.

    7ª. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que será feito por funcionário autorizado.

    8ª. Os Organizadores colocarão a título de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

    8.2. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9ª. O Organizador se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10ª. Adquiridas as peças e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11ª. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro; o que não cria novação.

    12ª. Em caso de litígio prevalece a palavra do Leiloeiro.

    13ª. As peças adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 48 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro, (5%). Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.

    14ª. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes. O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação da empresa responsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio.

    15ª. Qualquer litígio referente ao presente leilão está subordinado à legislação brasileira e a jurisdição dos tribunais da cidade de Campinas - SP. Os casos omissos regem-se pela legislação pertinente, e em especial pelo Decreto 21.981, de 19 de outubro de 1932, Capítulo III, Arts. 19 a 43, com as alterações introduzidas pelo Decreto 22.427., de 1º. de fevereiro de 1933.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    A vista com acréscimo da taxa do leiloeiro de 5%.
    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser enviada por e-mail após o último dia do leilão.
    Não aceitamos cartões de crédito ou débito.
    O pagamento deverá ser efetuado até 72 horas após o término do leilão sob risco da venda ser desfeita.

  • FRETE E ENVIO

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes. Veja nas Condições de Venda do Leilão.
    Despachamos para todos os estados. A titulo de cortesia a casa poderá embrulhar as peças arrematadas e providenciar transportadora adequada