Lote 18
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Arte sacra

GIULIO STARACE (GENRO DO CONDE MATARAZZO E GRANDE ESCULTOR ITALIANO RADICADO EM SÃO PAULO NO FINAL DO SEC. XIX) SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA GRANDE E FORMIDÁVEL ESCULTURA EM BRONZE ORMOLU ESTILO E ÉPOCA ART DECO COM SUA PEANHA EM MADEIRA REPRESENTANDO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA. ESTILO E ÉPOCA ART DECO. LINDAS FEIÇÕES. ROSTO MAGNIFICO!. A PEANHA É CONSTRUIDA EM MADEIRA NO ESTILO NEO GÓTICO. POR UM SÉCULO ESTA IMAGEM, AO LADO DA OFERTADA NO LOTE ANTERIOR, REPRESENTANDO O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, PRESIDIRAM O MAGNIFICO LIVING DO PALACETE ERGUIDO NO INICIO DO SEC. XX POR FERNANDO AUGUSTO NOGUEIRA FILHO, GENRO DO BARÃO DE PARANAPANEMA, JOAQUIM CELESTINO DE SOARES ABREU (1822-1888) E SOBRINHO DO BARÃO DE ATALIBA NOGUEIRA, JOÃO ATALIBA NOGUEIRA (1834-1821) . VIDE FOTO DO LIVING ONDE SE VE UMA DAS DUAS IMAGENS NOS CRÉDITOS EXTRAS DESSE LOTE. FERNANDO AUGUSTO NOGUEIRA FILHO, ERA CASADO COM DONA MARIA AMÉLIA DE TOLEDO SOARES (1878-1967), QUE ERA FILHA DO BARÃO DE PARANAPANEMA, SOBRINHA NETA DO BARÃO DE DESCALVADO, JOSÉ ELIAS DE TOLEDO LIMA (1816-1894), PRIMA DA BARONESA DE IBITINGA, DO CONDE ÁLVARES PENTEADO E SOBRINHA DA BARONESA DE ATIBAIA, GERTRUDES LEOPOLDINA SOARES QUE ERA IRMÃ DO BARÃO DE PARANAPANEMA. FERNANDO AUGUSTO NOGUEIRA FILHO DESCENDE EM LINHA DIRETA DE DOM SIMÃO DE TOLEDO PIZA, UM DOS PATRIARCAS DOS QUATRONCENTÕES PAULISTAS COM ASCENDÊNCIA LIGADA A CASA DOS CONDES DE OROPESA E DUQUES DE ALBA. EM SEU TESTAMENTO LAVRADO EM SÃO PAULO EM 1666 BRASIL. VIDE NOS CREDITOS EXTRAS DESSE LOTE FOTOGRAFIA DO ESCULTOR. DEC. 1910. 46 CM DE ALTURA (ESCULTURA DO CRISTO) E 87 CM DE ALTURA (PEANHA)NOTA: Giulio Starace foi um escultor e arquiteto italiano nascido em Campânia, Napoli, em 1887. Vindo para o Brasil, se fixou em São Paulo, tendo se casado com moça da família Matarazzo. Suas principais obras fora da Itália estão em São Paulo e Poços de Caldas, onde se encontram as maiores esculturas. Sua maior escultura foi feita para o Instituto Oswaldo Cruz, sendo uma obra de 40 metros cúbicos em pedra, que não chegou a ser instalada. Não se sabe se por motivo financeiro, mas a grande obra ficou mesmo durante muito tempo guardada no atelier do artista. Ao que parece, depois de muito tempo passado da execução, só uma parte do trabalho foi instalada. Para Minas Gerais ele executou, nos anos 20, o monumento Minas ao Brasil (esq.), instalado primeiramente na Praça Darcy Vargas, aonde hoje se encontra o Relógio Floral, e só depois transferido para a Praça Pedro Sanches. Segundo relatório descritivo do próprio escultor, o monumento, que também tem o nome de Salus et Vita (Saúde e Vida), o melhor biotipo para representar um brasileiro saudável seria um indígena, assim ele se inspirou em um índio para esculpir a parte superior do monumento. Pouco abaixo há a segunda parte da obra. Um médico socorrendo uma mulher aparentemente enferma. No mesmo relatório, descreve Giulio Starace, simbolicamente seria a medicina socorrendo a humanidade. Depois, na base do monumento ele esculpiu figuras femininas com cântaros despejando água, associando a ideia de cidade das águas, como é conhecida Poços de Caldas, além de outros símbolos que representam o estado de Minas. Usando o mesmo modelo masculino, Starace fez ainda um monumento para a capital mineira que se encontra na Praça da Estação, cujo nome é O desbravador - Monumento à Civilização Mineira ou Monumento à Terra Mineira. Starace esculpiu ainda um monumento dedicado ao amor para um dos logradouros da cidade: um casal, em mármore, que tem certa semelhança com o Beijo, de Rodin. A escultura, que está em uma clareira ao pé da serra, ao lado de uma bela nascente de água que desce da Serra de São Domingos, em Poços de Caldas, recebeu o nome de Fonte dos Amores . Há também no hall das Thermas Antônio Carlos mais uma obra de Starace, que recebeu o nome de Rosas e espinhos. (esq.) Trata-se de uma escultura em bronze de aproximadamente um metro de altura. Tal obra seria fundida de forma ampliada para ser colocada em uma das praças de Poços de Caldas, porém, com mudanças políticas ocorridas nos anos de 1930 e a saída do governador Antônio Carlos de Andrada do poder, a ampliação da escultura não se realizou.A escultura original ficou guardada com a família do escultor, que faleceu em 1952, sendo doada nos anos de 1990 para a cidade. A escultura se encontra hoje, no principal salão de entrada das Thermas. Uma parte da grande obra do escultor encontra-se hoje na galeria Itaú Cultural, em São Paulo.

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Tipo: Arte sacra

GIULIO STARACE (GENRO DO CONDE MATARAZZO E GRANDE ESCULTOR ITALIANO RADICADO EM SÃO PAULO NO FINAL DO SEC. XIX) SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA GRANDE E FORMIDÁVEL ESCULTURA EM BRONZE ORMOLU ESTILO E ÉPOCA ART DECO COM SUA PEANHA EM MADEIRA REPRESENTANDO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA. ESTILO E ÉPOCA ART DECO. LINDAS FEIÇÕES. ROSTO MAGNIFICO!. A PEANHA É CONSTRUIDA EM MADEIRA NO ESTILO NEO GÓTICO. POR UM SÉCULO ESTA IMAGEM, AO LADO DA OFERTADA NO LOTE ANTERIOR, REPRESENTANDO O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, PRESIDIRAM O MAGNIFICO LIVING DO PALACETE ERGUIDO NO INICIO DO SEC. XX POR FERNANDO AUGUSTO NOGUEIRA FILHO, GENRO DO BARÃO DE PARANAPANEMA, JOAQUIM CELESTINO DE SOARES ABREU (1822-1888) E SOBRINHO DO BARÃO DE ATALIBA NOGUEIRA, JOÃO ATALIBA NOGUEIRA (1834-1821) . VIDE FOTO DO LIVING ONDE SE VE UMA DAS DUAS IMAGENS NOS CRÉDITOS EXTRAS DESSE LOTE. FERNANDO AUGUSTO NOGUEIRA FILHO, ERA CASADO COM DONA MARIA AMÉLIA DE TOLEDO SOARES (1878-1967), QUE ERA FILHA DO BARÃO DE PARANAPANEMA, SOBRINHA NETA DO BARÃO DE DESCALVADO, JOSÉ ELIAS DE TOLEDO LIMA (1816-1894), PRIMA DA BARONESA DE IBITINGA, DO CONDE ÁLVARES PENTEADO E SOBRINHA DA BARONESA DE ATIBAIA, GERTRUDES LEOPOLDINA SOARES QUE ERA IRMÃ DO BARÃO DE PARANAPANEMA. FERNANDO AUGUSTO NOGUEIRA FILHO DESCENDE EM LINHA DIRETA DE DOM SIMÃO DE TOLEDO PIZA, UM DOS PATRIARCAS DOS QUATRONCENTÕES PAULISTAS COM ASCENDÊNCIA LIGADA A CASA DOS CONDES DE OROPESA E DUQUES DE ALBA. EM SEU TESTAMENTO LAVRADO EM SÃO PAULO EM 1666 BRASIL. VIDE NOS CREDITOS EXTRAS DESSE LOTE FOTOGRAFIA DO ESCULTOR. DEC. 1910. 46 CM DE ALTURA (ESCULTURA DO CRISTO) E 87 CM DE ALTURA (PEANHA)NOTA: Giulio Starace foi um escultor e arquiteto italiano nascido em Campânia, Napoli, em 1887. Vindo para o Brasil, se fixou em São Paulo, tendo se casado com moça da família Matarazzo. Suas principais obras fora da Itália estão em São Paulo e Poços de Caldas, onde se encontram as maiores esculturas. Sua maior escultura foi feita para o Instituto Oswaldo Cruz, sendo uma obra de 40 metros cúbicos em pedra, que não chegou a ser instalada. Não se sabe se por motivo financeiro, mas a grande obra ficou mesmo durante muito tempo guardada no atelier do artista. Ao que parece, depois de muito tempo passado da execução, só uma parte do trabalho foi instalada. Para Minas Gerais ele executou, nos anos 20, o monumento Minas ao Brasil (esq.), instalado primeiramente na Praça Darcy Vargas, aonde hoje se encontra o Relógio Floral, e só depois transferido para a Praça Pedro Sanches. Segundo relatório descritivo do próprio escultor, o monumento, que também tem o nome de Salus et Vita (Saúde e Vida), o melhor biotipo para representar um brasileiro saudável seria um indígena, assim ele se inspirou em um índio para esculpir a parte superior do monumento. Pouco abaixo há a segunda parte da obra. Um médico socorrendo uma mulher aparentemente enferma. No mesmo relatório, descreve Giulio Starace, simbolicamente seria a medicina socorrendo a humanidade. Depois, na base do monumento ele esculpiu figuras femininas com cântaros despejando água, associando a ideia de cidade das águas, como é conhecida Poços de Caldas, além de outros símbolos que representam o estado de Minas. Usando o mesmo modelo masculino, Starace fez ainda um monumento para a capital mineira que se encontra na Praça da Estação, cujo nome é O desbravador - Monumento à Civilização Mineira ou Monumento à Terra Mineira. Starace esculpiu ainda um monumento dedicado ao amor para um dos logradouros da cidade: um casal, em mármore, que tem certa semelhança com o Beijo, de Rodin. A escultura, que está em uma clareira ao pé da serra, ao lado de uma bela nascente de água que desce da Serra de São Domingos, em Poços de Caldas, recebeu o nome de Fonte dos Amores . Há também no hall das Thermas Antônio Carlos mais uma obra de Starace, que recebeu o nome de Rosas e espinhos. (esq.) Trata-se de uma escultura em bronze de aproximadamente um metro de altura. Tal obra seria fundida de forma ampliada para ser colocada em uma das praças de Poços de Caldas, porém, com mudanças políticas ocorridas nos anos de 1930 e a saída do governador Antônio Carlos de Andrada do poder, a ampliação da escultura não se realizou.A escultura original ficou guardada com a família do escultor, que faleceu em 1952, sendo doada nos anos de 1990 para a cidade. A escultura se encontra hoje, no principal salão de entrada das Thermas. Uma parte da grande obra do escultor encontra-se hoje na galeria Itaú Cultural, em São Paulo.

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Informações

Lance

    • Lote Vendido
Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    O presente instrumento, denominado "Termos e Condições do Leilão", tem por objetivo regular a participação de usuários (arrematantes) no sistema online de leilões.

    1. As obras que compõem o presente LEILÃO, em exposição , foram periciadas pelos organizadores que,solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2. Em caso eventual de engano na expertise de obras, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feitaem até 5 dias após o fim do leilão e/ou acesso à mercadoria. Findo este prazo, não mais serão admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3. Obras estrangeiras serão sempre vendidas como "Atribuídas".

    4. O Leiloeiro(a) não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo.

    As obras serão vendidas "NO ESTADO" em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação.

    Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão.

    Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas, nem servirá de alegação para descumprir o compromisso firmado.

    6. O leilão obedecerá rigorosamente à ordem dos lotes apresentada no catalogo. Todos os lotes poderão receber lances prévios antes da data de realização do pregão(*).

    Contudo, o lance vencedor será registrado somente durante o pregão ao vivo (data e horário divulgado no catálogo).

    É somente nesta data que o Leiloeiro(a) "baterá o martelo", formalizando cada lote como "Lote vendido".

    Os lances efetuados após a apresentação do lote no pregão, terão seu aceite ou não submetidos ao crivo do Leiloeiro(a) responsável.

    7. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que poderá ser feito por funcionário autorizado pelo Leiloeiro(a).

    8. O Leiloeiro(a) colocará, a titulo de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: Para a participação nos leilões online faz-se necessário possuir um cadastro válido e ativo.

    Caso não possua cadastro, este poderá ser efetuado diretamente através do site do respectivo leilão, sendo certo que este deverá ser atualizado sempre que necessário.

    8.1.1 O acesso ao sistema de leilões online pelo usuário poderá ser cancelado ou suspenso a qualquer tempo e sob o exclusivo critério do Leiloeiro(a), não havendo direito a qualquer reclamação ou indenização.

    8.2. O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante,

    acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem efetuados.

    Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, os quais somente poderão ser anulados e/ou cancelados de acordo com autorização do leiloeiro(a) responsável.

    8.3. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site),devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9. O Leiloeiro(a) se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10. Adquiridas as obras e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro(a); o que não cria novação.

    12. As obras adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 72 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro(a), (5%).

    Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e efetuar o bloqueio da respectiva cartela até respectiva quitação de taxas e multas equivalentes.

    13. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes.

    O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação pelo arrematante da empresaresponsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio, ficando o Leiloeiro(a) e as Galerias e/ou Organizadores isentos de qualquer responsabilidade em caso de extravio, furto e/ou dano à mercadoria.

    14. O Leiloeiro(a) reserva-se ao direito de cancelar o lance, caso o arrematante adote posturas consideradas ofensivas, desrespeitosas ou inapropriadas, seja antes ou durante a realização de leilão.

    Poderá haver cancelamento de qualquer oferta de compra, sempre que não for possível comprovar a identidade do usuário ou caso este venha a descumprir quaisquer condições estabelecidas no presente contrato,dentre elas, a utilização de cadastros paralelos objetivando se eximir das responsabilidades previstas neste Termo.

    15. - O arrematante assume neste ato, expressamente, que responderá, civil e criminalmente, pelo uso de qualquer equipamento, programa ou procedimento que vise interferir no funcionamento do site.

    16. - O arrematante, ao clicar ACEITO declara ter lido e aceito o conteúdo do presente "termos e condições", sem nenhuma oposição, inclusive, não tem ressalva a fazer sobre as condições aqui estabelecidas.

    Também declara ter capacidade, autoridade e legitimidade para assumir responsabilidades e obrigações através do presente instrumento.

    17. Todas as controvérsias oriundas ou relacionadas ao presente Termo, deverão ser resolvidas, primeiramente, por negociação e/ou mediação entre as Partes.

    Não logrando êxito, a controvérsia poderá vir a ser resolvida por interpelação judicial.

    18. A Parte interessada em iniciar o procedimento de negociação/mediação deverá comunicar a outra parte por escrito, detalhando a sua reclamação, bem como apresentando proposta para a solução da questão,sendo concedido prazo de até 10 (dez) dias para a outra Parte apresentar sua manifestação.

    Fica eleito o foro do estado do xxxxxxxxx Comarca da Capital, para dirimir qualquer controvérsia oriunda deste instrumento não equacionada via negociação e/ou mediação,com a expressa renuncia a outro por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

    Leilão - forma de alienação de bens.

    *Pregão - forma de licitação pública, em data e horário pré-definidos, onde é validado a escolha do melhor candidato pelo respectivo leiloeiro(a) responsável.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    À vista, acrescido da taxa do leiloeiro de 5 %.

    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser informada através do e-mail de cobrança.

    Não aceitamos cartões de crédito.

    Para depósitos em cheque, as peças serão liberadas para retirada/envio somente após a compensação.

  • FRETE E ENVIO

    Enviamos através dos Correios para todo o Brasil.

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes.

    Em caso de envio por transportadoras, esta deverá ser providenciada pelo Arrematante.