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Prata de Lei

FRANÇOIS BOUCHER PINTOR OFICIAL DO REI LOUIS XV, PROTEGIDO DA MARQUESA DE POMPADOUR, GOBLET EM PRATA DE LEI COM MARCAS PARA FRANÇA, SEC. XVIII E GRAVAÇÃO DE PERTENCIMENTO A FRANÇOIS BOUCHER TALVEZ O MAIOR ARTISTA DO SEC. XVIII NA EUROPA. FOI PATROCINADO PELA MADAME DE POMPADOUR, AJUDOU NA DECORAÇÃO DOS PALACIOS DE VERSAILLES, FONTAINEBLEAU E CHOISY, CHEFE DO ATELIER DE TAPEÇARIAS DE GOBELAINS E PRINCIPAL DECORADOR DE PORCELANAS REAIS. ESTE FABULOSO GOBLET FOI ADQUIRIDO EM PARIS NO INICIO DO SEC. XX. COM FEITIO CAMPANULAR TEM CORPO LISO E MARCAS DE CONTRASTE UTILIZADADAS NA FRANÇA NO SEC. XVIII. FRANÇA, SEC. XVIII. 9 X 8 CM,NOTA: François Boucher (Paris, 29 de Setembro de 1703 Paris, 30 de Maio de 1770) foi um pintor francês, talvez o maior artista decorativo do chamado setecento europeu. Seu pai era um artista desconhecido que, notando o talento de seu filho, manda-o estudar aos dezessete anos com François Lemoyne (16881737). Como seu aprendiz, Boucher fica apenas três meses e depois trabalha no ateliê-fábrica de Jean-François Cars (16611730), onde aprende técnicas de desenho e gravura. Trabalhou junto a Antoine Watteau (16841721), gravando 125 imagens para a Ouvre de Watteau patrocinado por Jean de Julienne (1686-1766). Com esse trabalho de gravador, Boucher tem contato com Watteau que irá influenciar muito em sua obra. Em diversos sentidos Boucher é o maior discípulo de Watteau: delicado, vivo, alegre, desde cedo encantado em sua visão da vida, permanece, contudo, natural. Em 1723, Boucher ganha o Prêmio de Roma, sendo premiado com uma viagem para Roma, paga pela Academia Francesa, que acontecerá apenas em 1728. Na Itália, onde Boucher passa quatro anos, ele estuda artistas como Rubens (15771640), Caravaggio (15711610), Rembrant (16061669), Giovanni Benedetto Castiglione (16091664) e Tiepolo (16961770). Porém, uma grande características das obras de Boucher que seguirá em toda sua carreira será a Itália arcádica, rememorada na tranquilidade da distância, com templos em ruínas e montanhas azuis . De volta a Paris, Boucher começa a trabalhar intensamente. Primeiramente, consegue entrar na Academia Real de Pintura e Escultura de Paris devido a seu quadro intitulado Rinaldo e Armida, que é baseado num poema romântico da primeira cruzada, em que Rinaldo é prisioneiro de Armida, mas este acaba se apaixonando pela feiticeira. Boucher começa a ficar mais famoso e recebe propostas de trabalhos como decorador de quarto da Rainha da França, Maria Leczinska (17031768), e desenha cenários e figurinos de Ópera, especialmente para o seu amigo Charles-Simon Favart (17101792). Também desenha tapeçarias para a fábrica de Beauvais, como La pêche chimuise,que fora exposta no Salão de Paris em 1742. Michael Levey comenta: La pêche chimuise possui extraordinária convicção artistica e mostra quanto era poderosa sua imaginação. No entanto, ele era apenas mais um dos pintores do período que se especializava em temas decorativos (LEVEY, 1998, pg. 164). Outra obra de Boucher para a fábrica de tapeçarias é The Collation, sendo esta apenas uma de oito tapeçarias chamadas de Fêtes Italiennes (Cenas italianas), feitas entre 1734 e 1736 para um nobre. Em 1740, Boucher faz um de seus quadros mais famosos, Triunfo de Vênus, que fora exposto no Salão de Paris do mesmo ano. A cena do quadro é encantadora, exuberante e descontraída, com seres aquáticos a se divertirem. Outra obra de Boucher que foi exposta no Salão, porém em 1742, foi Diana descansando após o banho, na qual a deusa é simplismente uma garota de encantadora beleza, numa pose provocante, que brinca com algumas pérolas (LEVEY, 1998, 166). Esta obra foi a primeira pintura de Boucher a ser exposta no Museu do Louvre, em 1852. O que definiu o trabalho de Boucher e que o ajudou imensamente a alcançar fama, foi a adoração de Madame de Pompadour (17211764) pelos seus trabalhos e o fato de ela tê-lo acolhido e protegido, o que ocorreu por volta de 1745, pois é nesta época que começa a surgir diversos retratos de Pompadour feitos pelo artista. Muitos dos quadros pintados nesta época por Boucher são destinados a Pompadour, tendo como exemplo: O sono interrupto (1750), A toalete de Vênus (1751) e Nascer do Sol (1753), além dos vários retratos que pintou da amante de Luís XV (17101774). Há diversos retratos de Madame Pompadour pintadas por Boucher, encontrados atualmente em museus como: Museu Victoria and Albert (Londres) que data de 1758, Museu Fogg Art (Cambrigde), datando também de 1758, Wallace Collection (Londres), de 1759; porém, um dos mais comentados e conhecidos quadros é o que se encontra na Alte Pinakothek em Munique na Alemanha. Sobre este retrato, Levey comenta: Ela está num interior esplêndido , há uma ênfase acentuada de buscas intelectuais, ainda que livros, penas e papéis se misturem com pares de rosas propositadamente caídos. não é nenhuma beleza sem intelecto. Outra obra que mostra uma característica dos quadros de Boucher é a Menina reclinada, de 1752, na qual ele pintava a carnação feminina com uma sensualidade deliciosamente saudável (CHIELVERS, 2007). A mulher representada neste quadro seria Louisa OMurphy, outra amante de Luis XV. Outro quadro que tem os mesmos elementos é LOdalisque Brune, de 1745, na qual Boucher retrata sua mulher, fato que teria levado Diderot a acusá-lo de prostituir a própria mulher. Em 1755, François Boucher vira diretor da Tapeçaria Real de Gobelins, criando tapeçarias pra diversos palácios, como Versailles. Uma das obras que criou na época como diretor de Gobelins é a tapeçaria Cupido e Psyche, desenvolvida junto com Maurice Jacques (17121784). Esta tapeçaria é parte de um conjunto de quatro peças, que ficava no quarto da Duquesa de Bourbon (1750-1822). Cada peça representa uma cena de amor entre deuses. Um ano muito importante para a carreira de Boucher foi 1765, quando se tornaria o primeiro pintor do rei da França e Diretor da Academia Real de Paris. Nessa época, Boucher já estava sendo atacado por críticas, já que o estilo predominante na arte estava mudando. O seu principal crítico seria Diderot, por sua artificialidade e suas cores estereotipadas; em vez de utilizar modelos novos, baseava-se em seu próprio repertório, e objetava que a natureza era demasiada verde e mal-iluminada. Mesmo com as críticas finais, Boucher representou muito bem todo o espírito rococó com suas pinturas mitológicas, suas cores delicadas e mulheres seminuas. François Boucher morreu no ano de 1770 em Paris.

Peça

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FRANÇOIS BOUCHER PINTOR OFICIAL DO REI LOUIS XV, PROTEGIDO DA MARQUESA DE POMPADOUR, GOBLET EM PRATA DE LEI COM MARCAS PARA FRANÇA, SEC. XVIII E GRAVAÇÃO DE PERTENCIMENTO A FRANÇOIS BOUCHER TALVEZ O MAIOR ARTISTA DO SEC. XVIII NA EUROPA. FOI PATROCINADO PELA MADAME DE POMPADOUR, AJUDOU NA DECORAÇÃO DOS PALACIOS DE VERSAILLES, FONTAINEBLEAU E CHOISY, CHEFE DO ATELIER DE TAPEÇARIAS DE GOBELAINS E PRINCIPAL DECORADOR DE PORCELANAS REAIS. ESTE FABULOSO GOBLET FOI ADQUIRIDO EM PARIS NO INICIO DO SEC. XX. COM FEITIO CAMPANULAR TEM CORPO LISO E MARCAS DE CONTRASTE UTILIZADADAS NA FRANÇA NO SEC. XVIII. FRANÇA, SEC. XVIII. 9 X 8 CM,NOTA: François Boucher (Paris, 29 de Setembro de 1703 Paris, 30 de Maio de 1770) foi um pintor francês, talvez o maior artista decorativo do chamado setecento europeu. Seu pai era um artista desconhecido que, notando o talento de seu filho, manda-o estudar aos dezessete anos com François Lemoyne (16881737). Como seu aprendiz, Boucher fica apenas três meses e depois trabalha no ateliê-fábrica de Jean-François Cars (16611730), onde aprende técnicas de desenho e gravura. Trabalhou junto a Antoine Watteau (16841721), gravando 125 imagens para a Ouvre de Watteau patrocinado por Jean de Julienne (1686-1766). Com esse trabalho de gravador, Boucher tem contato com Watteau que irá influenciar muito em sua obra. Em diversos sentidos Boucher é o maior discípulo de Watteau: delicado, vivo, alegre, desde cedo encantado em sua visão da vida, permanece, contudo, natural. Em 1723, Boucher ganha o Prêmio de Roma, sendo premiado com uma viagem para Roma, paga pela Academia Francesa, que acontecerá apenas em 1728. Na Itália, onde Boucher passa quatro anos, ele estuda artistas como Rubens (15771640), Caravaggio (15711610), Rembrant (16061669), Giovanni Benedetto Castiglione (16091664) e Tiepolo (16961770). Porém, uma grande características das obras de Boucher que seguirá em toda sua carreira será a Itália arcádica, rememorada na tranquilidade da distância, com templos em ruínas e montanhas azuis . De volta a Paris, Boucher começa a trabalhar intensamente. Primeiramente, consegue entrar na Academia Real de Pintura e Escultura de Paris devido a seu quadro intitulado Rinaldo e Armida, que é baseado num poema romântico da primeira cruzada, em que Rinaldo é prisioneiro de Armida, mas este acaba se apaixonando pela feiticeira. Boucher começa a ficar mais famoso e recebe propostas de trabalhos como decorador de quarto da Rainha da França, Maria Leczinska (17031768), e desenha cenários e figurinos de Ópera, especialmente para o seu amigo Charles-Simon Favart (17101792). Também desenha tapeçarias para a fábrica de Beauvais, como La pêche chimuise,que fora exposta no Salão de Paris em 1742. Michael Levey comenta: La pêche chimuise possui extraordinária convicção artistica e mostra quanto era poderosa sua imaginação. No entanto, ele era apenas mais um dos pintores do período que se especializava em temas decorativos (LEVEY, 1998, pg. 164). Outra obra de Boucher para a fábrica de tapeçarias é The Collation, sendo esta apenas uma de oito tapeçarias chamadas de Fêtes Italiennes (Cenas italianas), feitas entre 1734 e 1736 para um nobre. Em 1740, Boucher faz um de seus quadros mais famosos, Triunfo de Vênus, que fora exposto no Salão de Paris do mesmo ano. A cena do quadro é encantadora, exuberante e descontraída, com seres aquáticos a se divertirem. Outra obra de Boucher que foi exposta no Salão, porém em 1742, foi Diana descansando após o banho, na qual a deusa é simplismente uma garota de encantadora beleza, numa pose provocante, que brinca com algumas pérolas (LEVEY, 1998, 166). Esta obra foi a primeira pintura de Boucher a ser exposta no Museu do Louvre, em 1852. O que definiu o trabalho de Boucher e que o ajudou imensamente a alcançar fama, foi a adoração de Madame de Pompadour (17211764) pelos seus trabalhos e o fato de ela tê-lo acolhido e protegido, o que ocorreu por volta de 1745, pois é nesta época que começa a surgir diversos retratos de Pompadour feitos pelo artista. Muitos dos quadros pintados nesta época por Boucher são destinados a Pompadour, tendo como exemplo: O sono interrupto (1750), A toalete de Vênus (1751) e Nascer do Sol (1753), além dos vários retratos que pintou da amante de Luís XV (17101774). Há diversos retratos de Madame Pompadour pintadas por Boucher, encontrados atualmente em museus como: Museu Victoria and Albert (Londres) que data de 1758, Museu Fogg Art (Cambrigde), datando também de 1758, Wallace Collection (Londres), de 1759; porém, um dos mais comentados e conhecidos quadros é o que se encontra na Alte Pinakothek em Munique na Alemanha. Sobre este retrato, Levey comenta: Ela está num interior esplêndido , há uma ênfase acentuada de buscas intelectuais, ainda que livros, penas e papéis se misturem com pares de rosas propositadamente caídos. não é nenhuma beleza sem intelecto. Outra obra que mostra uma característica dos quadros de Boucher é a Menina reclinada, de 1752, na qual ele pintava a carnação feminina com uma sensualidade deliciosamente saudável (CHIELVERS, 2007). A mulher representada neste quadro seria Louisa OMurphy, outra amante de Luis XV. Outro quadro que tem os mesmos elementos é LOdalisque Brune, de 1745, na qual Boucher retrata sua mulher, fato que teria levado Diderot a acusá-lo de prostituir a própria mulher. Em 1755, François Boucher vira diretor da Tapeçaria Real de Gobelins, criando tapeçarias pra diversos palácios, como Versailles. Uma das obras que criou na época como diretor de Gobelins é a tapeçaria Cupido e Psyche, desenvolvida junto com Maurice Jacques (17121784). Esta tapeçaria é parte de um conjunto de quatro peças, que ficava no quarto da Duquesa de Bourbon (1750-1822). Cada peça representa uma cena de amor entre deuses. Um ano muito importante para a carreira de Boucher foi 1765, quando se tornaria o primeiro pintor do rei da França e Diretor da Academia Real de Paris. Nessa época, Boucher já estava sendo atacado por críticas, já que o estilo predominante na arte estava mudando. O seu principal crítico seria Diderot, por sua artificialidade e suas cores estereotipadas; em vez de utilizar modelos novos, baseava-se em seu próprio repertório, e objetava que a natureza era demasiada verde e mal-iluminada. Mesmo com as críticas finais, Boucher representou muito bem todo o espírito rococó com suas pinturas mitológicas, suas cores delicadas e mulheres seminuas. François Boucher morreu no ano de 1770 em Paris.

Informações

Lance

Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    O presente instrumento, denominado "Termos e Condições do Leilão", tem por objetivo regular a participação de usuários (arrematantes) no sistema online de leilões.

    1. As obras que compõem o presente LEILÃO foram periciadas pelos organizadores que,solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2. Em caso eventual de engano na expertise de obras, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feitaem até 5 dias após o fim do leilão e/ou acesso à mercadoria. Findo este prazo, não mais serão admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3. Obras estrangeiras serão sempre vendidas como "Atribuídas".

    4. O Leiloeiro(a) não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.

    5. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo.

    As obras serão vendidas "NO ESTADO" em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível, mas sem obrigação.

    Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão.

    Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas, nem servirá de alegação para descumprir o compromisso firmado.

    6. O leilão obedecerá rigorosamente à ordem dos lotes apresentada no catalogo. Todos os lotes poderão receber lances prévios antes da data de realização do pregão(*).

    Contudo, o lance vencedor será registrado somente durante o pregão ao vivo (data e horário divulgado no catálogo).

    É somente nesta data que o Leiloeiro(a) "baterá o martelo", formalizando cada lote como "Lote vendido".

    Os lances efetuados após a apresentação do lote no pregão, terão seu aceite ou não submetidos ao crivo do Leiloeiro(a) responsável.

    7. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que poderá ser feito por funcionário autorizado pelo Leiloeiro(a).

    8. O Leiloeiro(a) colocará, a titulo de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: Para a participação nos leilões online faz-se necessário possuir um cadastro válido e ativo.

    Caso não possua cadastro, este poderá ser efetuado diretamente através do site do respectivo leilão, sendo certo que este deverá ser atualizado sempre que necessário.

    8.1.1 O acesso ao sistema de leilões online pelo usuário poderá ser cancelado ou suspenso a qualquer tempo e sob o exclusivo critério do Leiloeiro(a), não havendo direito a qualquer reclamação ou indenização.

    8.2. O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante,

    acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem efetuados.

    Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, os quais somente poderão ser anulados e/ou cancelados de acordo com autorização do leiloeiro(a) responsável.

    8.3. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site),devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9. O Leiloeiro(a) se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10. Adquiridas as obras e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro(a); o que não cria novação.

    12. As obras adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 72 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro(a), (5%).

    Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e efetuar o bloqueio da respectiva cartela até respectiva quitação de taxas e multas equivalentes.

    13. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes.

    O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação pelo arrematante da empresaresponsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio, ficando o Leiloeiro(a) e as Galerias e/ou Organizadores isentos de qualquer responsabilidade em caso de extravio, furto e/ou dano à mercadoria.

    14. O Leiloeiro(a) reserva-se ao direito de cancelar o lance, caso o arrematante adote posturas consideradas ofensivas, desrespeitosas ou inapropriadas, seja antes ou durante a realização de leilão.

    Poderá haver cancelamento de qualquer oferta de compra, sempre que não for possível comprovar a identidade do usuário ou caso este venha a descumprir quaisquer condições estabelecidas no presente contrato,dentre elas, a utilização de cadastros paralelos objetivando se eximir das responsabilidades previstas neste Termo.

    15. - O arrematante assume neste ato, expressamente, que responderá, civil e criminalmente, pelo uso de qualquer equipamento, programa ou procedimento que vise interferir no funcionamento do site.

    16. - O arrematante, ao clicar ACEITO declara ter lido e aceito o conteúdo do presente "termos e condições", sem nenhuma oposição, inclusive, não tem ressalva a fazer sobre as condições aqui estabelecidas.

    Também declara ter capacidade, autoridade e legitimidade para assumir responsabilidades e obrigações através do presente instrumento.

    17. Todas as controvérsias oriundas ou relacionadas ao presente Termo, deverão ser resolvidas, primeiramente, por negociação e/ou mediação entre as Partes.

    Não logrando êxito, a controvérsia poderá vir a ser resolvida por interpelação judicial.

    18. A Parte interessada em iniciar o procedimento de negociação/mediação deverá comunicar a outra parte por escrito, detalhando a sua reclamação, bem como apresentando proposta para a solução da questão,sendo concedido prazo de até 10 (dez) dias para a outra Parte apresentar sua manifestação.

    Fica eleito o foro do estado do xxxxxxxxx Comarca da Capital, para dirimir qualquer controvérsia oriunda deste instrumento não equacionada via negociação e/ou mediação,com a expressa renuncia a outro por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

    Leilão - forma de alienação de bens.

    *Pregão - forma de licitação pública, em data e horário pré-definidos, onde é validado a escolha do melhor candidato pelo respectivo leiloeiro(a) responsável.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    À vista, acrescido da taxa do leiloeiro de 5 %.

    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser informada através do e-mail de cobrança.

    Não aceitamos cartões de crédito.

    Para depósitos em cheque, as peças serão liberadas para retirada/envio somente após a compensação.

  • FRETE E ENVIO

    Enviamos através dos Correios para todo o Brasil.

    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes.

    Em caso de envio por transportadoras, esta deverá ser providenciada pelo Arrematante.